04/05/2024 10:04:49 - Farroupilha / RS
Atualizado em 30 de novembro de 2023

Audiência trata da possível municipalização de séries iniciais

A pouco mais de 20 dias protocolado na Assembleia Legislativa, a PEC 299/23 de autoria do Governo Estadual prevê uma reorganização na rede Estadual de Ensino – entre as ações há a possibilidade de municipalização das séries iniciais. O tema foi tratado na noite desta quarta-feira em audiência pública na Câmara Municipal.

Para o encontro, ministrado pelo vereador Juliano Baumgarten, estiveram presentes a coordenadora da 4ª CRE, Viviani Vanessa Devalle, e a Secretária Municipal de Educação, Luciana Zanfeliz. Segundo elas, o tema é recente e não há como mensurar o impacto desta mudança. Viviani, salienta que a municipalização das séries, deverão ocorrer apenas se houver interesse da comunidade local sobre determinada Escola. Atualmente não a pedidos de Escolas em Farroupilha para mudança de esfera.

Luciana entende que as Escolas Estaduais no município cumprem seu papel com qualidade, porém  com a hipótese da municipalização, há de se assegurar os recursos do Estado para garantir a qualidade e eficiência da gestão das Escolas. Atualmente há cerca de 800 estudantes que seriam impactados com a mudança.

A manifestação popular se deu através da Solange Carvalho representante do CPERS que posiciona-se contrária a possível mudança, mas salienta que se for de interesse da comunidade após conhecimento de seus impactos, a CPERS não interferirá na mudança.