Pular para o conteúdo
01/07/2025 01:43:09 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 24 de junho de 2025

Atrasos nos prazos e na liberação de recursos dificultam obras

Após quase 14 meses das enchentes que assolaram o Estado gaúcho, comunidades do interior farroupilhense ainda sentem os prejuízos da ação climática em suas estradas. Diante disso, o Secretário de Obras do Município, Matheus Paim esteve na Câmara de Vereadores, a pedido do vereador Roque Severgnini, para esclarecer duas obras específicas: A FR 56 em Linha Jacinto e o pontilhão da FR 17, em Linha Machadinho.

O secretário aponta atraso nas obras. A FR 56, popularmente conhecida como Gamba Longa sofre pelo não cumprimento dos prazos da empresa licitada. Notificações foram emitidas desde março deste ano, havendo o reingresso das máquinas em 19 de maio. Por conta desta omissão a Prefeitura Municipal aplicou uma multa de R$ 13 mil reais, valor previsto no contrato. Atualmente, as obras seguem sendo realizadas em ritmo dependente ao clima da nossa região.

A segunda obra, um pontilhão em Linha Machadinho está inserida no rol de ações emergências enviadas ao Governo Federal. Segundo Paim, o pedido de recursos havia sido encaminhado no final do mês de maio de 2024, sendo acrescido maiores detalhes em julho do mesmo ano. Por parte da Prefeitura Municipal, já houve processo licitatório e empresa vencedora. Ambas aguardam a emissão de portaria de liberação dos recursos federais para dar início.

A fiscalização dos prazos e resultado das obras são realizados por um fiscal, engenheiro de formação, que busca também comunicar-se com a comunidade frequentemente sobre as obras, explica o secretário. Não há estimativa de término das obras.

Programação