Requerimento 337/2021 – Clarice Baú (PP)
22/11/2021: Protocolado
30/11/2021: Retirado
Requerimento 337 /2021
A Vereadora signatária, após ouvir a Casa, requer a Vossa Excelência que seja realizada Sessão Solene nesta Casa Legislativa, em homenagem ao aniversário de 65 anos de fundação da Rádio Miriam Caravaggio, em consonância com o Regimento Interno e Resolução n° 510 de 08 de maio de 2013.
HISTÓRICO E ALGUNS DADOS PARA OS VOTOS DE CONGRATULAÇÕES
A Rádio Miriam Caravaggio completou no dia 21/11/2021, 65 anos de fundação. A emissora foi idealizada por Dom Benedito Zorzi, segundo bispo da Diocese de Caxias do sul. Em 26 de agosto de 1953, ele escreveu uma carta ao presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, pedindo a concessão de uma emissora de rádio para a diocese.
Menos de um ano após a carta ao presidente, em 22 de março de 1954 foi constituído o contrato social da Rádio Miriam Ltda. Em 9 de agosto do mesmo ano, Dom Benedito Zorzi ratificou o pedido de autorização para a instalação da rádio ao presidente da República.
Em 28 de janeiro de 1955 a Diocese de Caxias do Sul recebe a autorização do governo federal para instalar uma emissora de rádio com 100 watts. Em 8 de junho de 1956, a Rádio Miriam começou a operar, em carácter experimental das 0 horas às 6 horas. No dia 21 de novembro do mesmo ano ocorreu a inauguração oficial. Em 11 de março de 1958 a Rádio Miriam obteve a autorização para operar com 250 watts e, em 11 de julho do mesmo ano começou a operar com 250 watts.
A planta transmissora localiza-se em Caravaggio, a 6 quilômetros da cidade de Farroupilha, desde a instalação. Em 1961, a Rádio Miriam começou a operar, na cidade, num posto de transmissão. Em 1969 o estúdio foi transferido para a cidade de Farroupilha, na Rua Rui Barbosa, 96.
Em 14 de outubro de 1979 a Rádio Miriam, começou a operar com 1 quilowatt e em dezembro de 1989 com 5 quilowatts. Em 1999, devido à necessidade de informatização da Rádio, foi construído um estúdio auxiliar em Caravaggio, sendo inaugurado aos 8 de setembro do mesmo ano, onde permanece até hoje.
Em 27 de setembro de 2004 a Anatel autorizou a Rádio Miriam a operar com 9 quilowatts e a erguer uma antena com 129 metros, substituindo a antiga de 58 metros. Em 12 de março de 2005 a Rádio Miriam iniciou a operar com 9 quilowatts. Desde 2017, a Rádio Miriam, incorporou o nome Caravaggio e passou a se chamar oficialmente de Rádio Miriam Caravaggio. Seguindo essa longa e digna história, em breve a emissora estará migrando sua programação para a Frequência Modulada, ou seja FM com o sinal 95.7.
Dom Benedito queria com a radiodifusão católica em Caravaggio, aumentar o número de peregrinos com a propagação das transmissões religiosas. A presença da Rádio, no centro religioso do bispado maior e mais importante do Sul do Brasil, garante a divulgação constante dos eventos religiosos e o contato educativo com os fiéis. Dom Benedito idealizava para a Rádio Miriam a importante meta de formação cristã da família, da educação religiosa e solidária dos ouvintes. Além disso, a permanência da população na zona rural. O envolvimento da Rádio com os problemas da comunidade tem como objetivo auxiliá-los a tornar possível a subsistência fora do meio urbano. Através da emissora, a igreja penetra nos lares com seus ensinamentos e propicia a divulgação dos problemas que afligem seus fiéis em busca de possíveis soluções.
IDENTIDADE
A Rádio Miriam tem sua identidade constituída fundamentalmente por três aspectos: é uma rádio com características especificas de linguagem, legislação, administração e aspectos da realidade local e global; católica para evangelizar direta e indiretamente de acordo com as Diretrizes da Igreja Católica Apostólica Romana; da Diocese de Caxias do Sul e Santuário de Caravaggio no que se refere a sua programação e administração.
MISSÃO
Evangelizar através da divulgação e promoção dos valores éticos e evangélicos, tendo presente a cultura e a religiosidade do povo cristão, especialmente a devoção a Nossa Senhora de Caravaggio.
PRINCÍPIOS
– Fidelidade ao Evangelho;
– Identificação com os valores da cultura regional;
– Lealdade aos ideais de seus fundadores e às orientações diocesanas;
– Parceria com instituições sociais em ações que promovem o bem comum;
– Aprimoramento constante na programação e de seu corpo profissional;
– Veracidade em toda sua grade de programação;
– Interação com o público ouvinte.
OBJETIVOS
– Prestar à comunidade regional e internautas um serviço público de informação e formação de qualidade;
– Desencadear a reflexão acerca das grandes questões que afetam a comunidade;
– Promover o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, e tudo o que diz respeito à Diocese de Caxias do Sul, à Coordenação de Pastoral, às pastorais, movimentos da Igreja Católica e as comunidades;
– Contribuir com as iniciativas que visam à promoção do bem comum.
Nestes termos,
Pede e Espera Deferimento.
Sala de sessões, 22 de novembro de 2021.
CLARICE BAÚ
Vereadora da Bancada do PP