16/04/2024 19:05:50 - Farroupilha / RS

Requerimento 336/2021 – Roque Severgnini (PSB)

22/11/2021: Protocolado

30/11/2021: Aprovado

REQUERIMENTO 336/2021

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publica todos os meses, o Boletim Hortigranjeiro, do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). O estudo analisa a comercialização exercida nos entrepostos públicos de hortigranjeiros, que representam um dos principais canais de escoamento de produtos in natura do país.

A conjuntura mensal é realizada para as hortaliças e as frutas com maior representatividade na comercialização efetuada nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país e que possuem maior peso no cálculo do índice de inflação oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, os produtos analisados são: alface, batata, cebola, cenoura, tomate, banana, laranja, maçã, mamão e melancia.

Para o setor de sementes de hortaliças e de frutas, o Boletim Hortigranjeiro é um importante meio de informação, haja vista que é um “termômetro”, no que se refere ao consumo de hortaliças e frutas no país.

Com base nestas informações, é possível traçar ações, bem como o planejamento de comercialização de vendas de sementes, dada sua importante sazonalidade.

Porém, de alguns meses para cá, observou que não há disponibilização dos dados do CEASA de Porto Alegre, por parte da CONAB no referido Boletim mensal. Por se tratar de um dos maiores entrepostos do país, com diagnósticos de extrema relevância, os números globais acabam ficando distorcidos. Também ressaltamos que sem estas informações aqui do nosso estado, oculta-se a importante informação de consumo e sazonalidade destas hortaliças e frutas.

Desta feita, o vereador abaixo firmado solicita que seja encaminhada ao CEASA (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul), cuja gestão compete a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, por meio dessa Casa Legislativa as seguintes requisições:

Envio de informações sobre o processo de captura destes dados entre a CONAB e CEASA Porto Alegre e que responda quando estes números voltarão a fazer parte do Boletim Hortigranjeiro.

Farroupilha/RS, 22 de novembro de 2021.

Nestes termos,

Pede deferimento.