26/04/2024 13:52:09 - Farroupilha / RS

Requerimento 171/2021 – Juliano Baumgarten (PSB)

21/05/2021: Aprovado

REQUERIMENTO Nº. 171/2021

Autor: Juliano Luiz Baumgarten (Bancada PSB)

Assunto: Moção de apoio à convocação dos excedentes no concurso da Brigada Militar do ano de 2017

O Vereador abaixo firmado solicita anuência dos demais para que seja a encaminhada ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, ao Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e ao Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul a MOÇÃO DE APOIO em anexo, que trata da convocação dos excedentes no concurso da Brigada Militar do ano de 2017.

Nestes termos,

pede deferimento.

Gabinete parlamentar, 21 de maio de 2021.

Juliano Luiz Baumgarten

Vereador Bancada PSB

MOÇÃO DE APOIO

A Câmara de Vereadores de Farroupilha, no uso de suas atribuições regimentais, aprovou, na Sessão do dia __  de maio de 2021, o Requerimento nº ___/2021, de autoria do vereador Juliano Luiz Baumgarten, da bancada do PSB, MOÇÃO DE APOIO à convocação dos excedentes no concurso da Brigada Militar do ano de 2017.

Esta moção justifica-se pelo seguinte: O efetivo ideal da Brigada Militar é de 37 mil servidores militares, existindo atualmente um pouco mais de 19 mil servidores, sendo este o pior índice de toda história da Brigada Militar. Com a saída anual de em média 700 a 800 servidores militares, o Rio Grande do Sul possui o 6º pior índice de policiais militares, onde há 20.405 servidores na proporção ao número de habitantes, o que representa 1 policial militar para cada 612 pessoas.

O concurso realizado dia 17 de Dezembro de 2017, onde foram aprovados 11.863 candidatos para o QPM-1/BM – Brigada Militar, ocorrendo o chamamento para as demais fases de 8.000 mil candidatos, onde ao fim de todas as fases foram Homologados na data de 3 de julho de 2018 apenas 4.556 candidatos para BM/RS, desses 11.863 candidatos, restam 3.863 candidatos EXCEDENTES (Aprovados fora das vagas), onde se faz necessário um planejamento para tal chamamento, levando em consideração que o estado se encontra em crise e que para nossa economia a utilização de todos aprovados do concurso de 2017 QPM-1/BM se faz necessário para o jus dessa economia e mesmo dessa forma não irá suprir as necessidades condizentes de servidores ativos do nosso estado.

A segurança é importante para todos e vemos as dificuldades constantes dos batalhões, em que, em sua grande maioria, falta contingente de soldados. Assim, defendemos um maior número de soldados nas ruas de nosso estado.

Farroupilha, 21 de maio de 2021.

Juliano Luiz Baumgarten

Vereador Bancada PSB