Pular para o conteúdo
26/04/2024 14:52:33 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Moção 020/2022 – Calebe Coelho (PP)

01/11/2022: Protocolado

08/11/2022: Aprovado

Moção____ /2022

                                                                                                                             

O Vereador signatário, após ouvida a Casa, requer a Vossa Excelência que, nos termos do Artigo 121, §1º, III, do Regimento Interno desta Casa Legislativa (Resolução 010/2021), seja enviada a MOÇÃO DE REPÚDIO pela manifestação de  Eduardo Bueno, através do seu canal “Buenas Ideias”, ainda, que seja encaminhada cópia desta Moção para os seguintes:

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Jair Messias Bolsonaro;

Ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio Grande do Sul Ranolfo Vieira Junior;

Ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Justiça e Segurança Pública Anderson Torres;

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul Valdeci Oliveira;

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Nacional de Justiça Luiz Fux.

Tendo em vista, a repercussão do vídeo publicado no canal “Buenas Ideias”, na data de 31/10/2022, onde Eduardo Bueno declarou falas xenofóbicas quanto a Serra Gaúcha e seu povo.

Ante ao exposto, apresento a presente moção quanto às referidas declarações do escritor Eduardo Bueno, de tal forma que o mesmo desrespeitou e desprezou com um roteiro vexatório e xenofóbico contra cidades e pessoas que recebem o mundo e levam o nome do Rio Grande do Sul para além de nossas fronteiras.

 

Nestes termos,

Pede e Espera Deferimento

Sala de Sessões, 01 de Novembro de 2022.

 

 

 

CALEBE COELHO

Vereador da Bancada do PP

 

 

 

 

MOÇÃO DE REPÚDIO

 

 

 Moção de Repúdio Ao Supremo Tribunal Federal, pela manifestação do escritor Eduardo Bueno.

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha, no uso de suas atribuições regimentais, aprovou, na Sessão do dia 08 de Novembro de 2022, a Moção nº ___/2022, de autoria do Vereador Calebe Coelho, da Bancada do PP, que envia MOÇÃO DE REPÚDIO ao Supremo Tribunal Federal, pela manifestação do escritor Eduardo Bueno.

Pronunciamos, por meio desta MOÇÃO, o nosso repúdio quanto às referidas declarações do escritor, pelo fato que ocorreu no dia 31 de Outubro de 2022, onde Eduardo Bueno publicou um vídeo em seu canal “Buenas Ideias” e proferiu o seu ódio: “E a Serra Gaúcha? O lugar mais brega do Brasil. […] Não tem lugar mais brega, mais retrogrado e ridículo que a Serra Gaúcha.” manifestou ainda que ”Nenhum rico de verdade vai naquela merda com aqueles pórticos, aquela comida horrorosa, caríssima, aquela arquitetura bavaroza, aquele espetáculo de natal patético.”.

Importante ressaltar que tal posicionamento xenofóbico é crime, conforme previsto o art. 140, § 3º do Código Penal, sendo assim, o Vereador Signatário repudia tal fala violenta e incitadora de ódio a um povo trabalhador, uma terra próspera que gera empregos e riqueza para todo Estado, a um povo acolhedor com seus turistas e também a aqueles que criam raízes, a um povo que recebe e leva o nome do Rio Grande do Sul para além de nossas fronteiras.

Ante o exposto, a Casa manifesta Moção de Repúdio quanto às referidas declarações de Eduardo Bueno, que tentou menosprezar a Serra Gaúcha e seu povo com seus gracejos políticos, tendo em vista que o mesmo foi xenofóbico e infringiu o Código Penal.

 

 

 

 

 

CALEBE COELHO

Vereador da Bancada do PP