Pular para o conteúdo
26/04/2024 06:57:28 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Moção 019/2022 – Volnei Arsego (PL)

07/10/2022: Protocolado

11/10/2022: Aprovado

 

 

Moção ____ /2022

O Vereador signatário, após ouvida a Casa, requer a Vossa Excelência que, nos termos do Artigo 121, §1º, I, do Regimento Interno desta Casa Legislativa (Resolução 010/2021), seja enviada a MOÇÃO DE APLAUSOS a Empresa Irmãos Chesini Ltda, tendo como nome fantasia Adega Chesini,, pelo aniversário de 62 anos de fundação, que foi comemorado neste ano de 2022, e merece o reconhecimento e os aplausos desta Casa Legislativa, pelo 62º aniversário da Empresa, desde já este vereador parabeniza e deseja muito sucesso a Empresa Irmãos Chesini Ltda, que é um orgulho para nosso município.

 

Nestes termos,

Pede e Espera Deferimento

Sala de Sessões, 07 de outubro de 2022.

 

 

 

 

VOLNEI ARSEGO

                                              Vereador da Bancada do PL          

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                    

 

 

 

 

 

MOÇÃO DE APLAUSOS

 

 

 Moção de Aplausos à Empresa Irmãos Chesini Ltda.

 

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha, no uso de suas atribuições regimentais, aprovou, por unanimidade na Sessão do dia 11 de outubro de 2022, a Moção nº ___/2022, de autoria de Volnei Arsego, da Bancada do PL, e subscrito pelas Bancadas do MDB, PP, PL, PDT, PSB, Republicanos e Rede Sustentabilidade, que envia MOÇÃO DE APLAUSOS a Empresa Irmãos Chesini Ltda.

Manifestamos, por meio desta MOÇÃO, os nossos Aplausos a esta Empresa, que recentemente completou 62 anos de fundação, e que tem uma linda história.

A história da elaboração de vinhos da família Chesini remonta ao início do século passado. Em meados de 1930, Felippe Tomaz Chesini, filho de imigrantes italianos, da região do Vêneto, norte da Itália, casou-se com Amália Mazzarol e o casal se estabeleceu numa localidade no interior do município de Farroupilha, pertencente ao terceiro distrito. Tiveram 9 filhos.

Empreendedor, Felippe cultivava uvas e elaborava vinho para seu próprio consumo e da família. Montou uma ferraria, tocada pela força da água do rio que passava no local. Em uma visita do vigário da paróquia ao lugar, este sugeriu dar o nome de Vila Rica àquela pequena comunidade, pois seria um lugar de progresso. Posteriormente, iniciou um frigorífico de frangos, que hoje também leva onome da família.

Era um homem generoso e de forte espirito comunitário. Doou terras para construção da escola, para o cemitério e para a construção do ginásio de esportes da comunidade de Vila Rica.

Em 1960, quando a produção de uvas se tornou maior, e seus filhos cresceram a ponto de ajudar no sustento de casa, decidiu erguer um pavilhão para transformar estas uvas que cultivava, em vinho. Apesar das dificuldades da época, nada abalou a convicção de vinificar sua produção de uvas. O primeiro vinho comercializado, sob a denominação de Felippe Chesini & Filhos, foi o vinho tinto seco, vendido inicialmente a granel para terceiros. A partir de 1974, a razão social da vinícola passou a ser Irmãos Chesini Ltda, que perdura até hoje.

Felippe sempre teve preocupação com a qualidade dos vinhos, afinal estes vinhos, levavam o nome da própria família, Chesini, sendo que essa determinação foi fator primordial para o crescimento e sustentação da empresa ao longo dos anos.

No ano de 1988 Felippe Thomaz Chesini faleceu, deixando seus oito filhos na sociedade da vinícola, quadro societário que se mantém até os dias atuais com representantes das oito famílias.

A partir do ano de 2001, sob a administração da terceira geração, a empresa iniciou um processo de modernização. Inúmeros investimentos em tecnologia geraram uma diversificação dos produtos oferecidos ao consumidor. Além de grappa e vinhos de mesa, a vinícola passou a elaborar vinhos finos, espumantes e suco de uva, e adotou o nome fantasia Adega Chesini.

No ano de 2003 a Adega Chesini inaugurou uma estrutura voltada ao enoturismo e assim passou a receber turistas, oferecendo, além da visitação e degustação dos vinhos, refeições para grupos, dentro da vinícola, com cardápio típico italiano, iniciando assim uma nova fase na história.

A partir daí, os investimentos em enoturismo foram se intensificando, com a criação do espaço “Nossa História” uma espécie de memorial onde estão expostas fotos da família, ferramentas, máquinas e utensílios utilizados ao longo da história da família. A empresa conta ainda com um espaço para exposição das premiações conquistadas em concursos de vinhos, premiações que crescem a cada ano.

A Adega Chesini orgulha-se por preservar as pipas mais antigas desde a fundação da vinícola pelo patriarca Felippe, o que encanta os turistas.

O varejo ganhou uma atenção especial num espaço maior, com móveis construídos com a própria madeira de pipas, onde são comercializados os produtos que a vinícola elabora. O jardim ganhou uma infraestrutura para receber as pessoas e assim poder oferecer uma melhor experiência em meio a natureza.

A empresa é associada à Afavin – Associação de Vinícolas de Farroupilha, entidade que no ano de 2015 conquistou a Indicação de Procedência Farroupilha, junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, fazendo com que os produtos derivados das uvas moscatos, pudessem conquistar o Selo da IP-Indicação de Procedência. No caso da Adega Chesini, o Vinho fino branco moscato e o Vinho fino moscatel espumante, levam este reconhecimento, que é muito valorizado em todas regiões produtoras de vinhos do mundo.

Hoje a Adega Chesini elabora mais de 30 produtos entre vinhos, grappa, espumantes e suco de uvas, em uma centena de variações de itens/embalagens. Recebe milhares de turistas mensalmente, provenientes dos mais diversos estados do Brasil e inclusive de países vizinhos, que visitam a Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho, atrás das belezas da nossa terra, seus vinhos e sua cultura.

São décadas de história de amor pelo vinho, com muito trabalho, mas o principal, é o legado familiar do patriarca Felippe Tomaz Chesini, que transpassa gerações.

Portanto, este vereador entende, e os demais que subscrevem também, que esta Casa Legislativa parabeniza, através deste documento, a Empresa pelos seus 62 anos.

 

 

 

VOLNEI ARSEGO

Vereador da Bancada do PL