19/04/2024 14:01:42 - Farroupilha / RS

Moção 016/2022 – Volnei Arsego (PL)

28/07/2022: Protocolado

09/08/2022: Aprovado

Moção ____ /2022

O Vereador signatário, após ouvida a Casa, requer a Vossa Excelência que, nos termos do Artigo 121, §1º, I, do Regimento Interno desta Casa Legislativa (Resolução 010/2021), seja enviada a MOÇÃO DE APLAUSOS a Empresa Moinho Rio Burati Ltda., na pessoa de Fernando José Dal Ponte, pelo aniversário de 78 anos de fundação, que foi comemorado no mês de Julho de 2022, e merece o reconhecimento e os aplausos desta Casa Legislativa, pelo 78º aniversário da Empresa, desde já este vereador parabeniza e deseja muito sucesso a Empresa Moinho Rio Buratti, que é um orgulho para nosso município.

Nestes termos,

Pedem e Esperam Deferimento

Sala de Sessões, 28 de julho de 2022.

VOLNEI ARSEGO

Vereador da Bancada do PL

MOÇÃO DE APLAUSOS

Moção de Aplausos à Empresa Moinho Rio Buratti Ltda.

A Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha, no uso de suas atribuições regimentais, aprovou, por unanimidade na Sessão do dia 02 de Agosto de 2022, a Moção nº ___/2022, de autoria de Volnei Arsego, da Bancada do PL, e subscrito pelas Bancadas do MDB, PP, PL, PDT, PSB, Republicanos e Rede Sustentabilidade, que envia MOÇÃO DE APLAUSOS a Empresa Moinho Rio Buratti Ltda.

Manifestamos, por meio desta MOÇÃO, os nossos Aplausos a esta Empresa, que recentemente completou 78 anos de fundação, e que tem uma linda história.

Tudo começou no ano de 1944, onde o Senhor Jose Dal Ponte e sua esposa Maria Magdalena Bianchi Dal Ponte adquiriram a propriedade na comunidade de Rio Burati, 3º distrito de Farroupilha/RS, onde iniciou os trabalhos no Moinho.

Nesta propriedade já existia uma barragem com muralha de pedras feita aproximadamente no ano de 1900, usada para gerar força em uma pequena “tafona” (moinho de pedra para subsistência de Luiggi Arsego e família, e depois de Antônio Biscaro e família que residiam naquela localidade).

Logo ao chegar na Comunidade o Senhor José, Magdalena, sua esposa, e sua família de quatro filhos e duas filhas iniciaram os trabalhos de agricultura e no Moinho. Passaram a se dedicar na produção de farinha de milho e trigo para a pequena região de Farroupilha, Bento Gonçalves e arredores.

Em 1950 iniciaram um projeto apto para um novo Moinho próximo ao local onde tudo iniciou. Neste prédio mais amplo, já de alvenaria, foi instalado a nova roda d’agua para ampliar um pouco a força mecânica, visto que os novos equipamentos foram instalados com o objetivo de crescer um pouco mais.

No decorrer dos anos, sempre com muita dedicação e fé, principalmente na “Santa Catarina” – Protetora Dos Moinhos, o Moinho foi sendo aprimorado, foi substituído a roda da água por turbina hidráulica onde além de produzir força mecânica para o Moinho fazia através de um “dínamo” energia elétrica para as famílias vizinhas.

Os quatro filhos sempre acompanharam o pai na profissão e se dedicaram em ampliar a empresa. Na década de 1960 a 1970 foi substituído o método de moagem feito na pedra por um moderno feito em cilindros mas sempre produzindo os dois tipos de Farinha (milho e trigo).

Em 1990 foi desativado a produção da farinha de trigo e dedicando-se exclusivamente na produção de farinha de milho. Desde os princípios a família buscava a melhor qualidade possível da farinha, resultando hoje em uma farinha conceituada em grande qualidade.

As gerações foram partindo, e o Senhor Fernando José Dal Ponte, 3ª geração da família, por herdar este amor ao Moinho passou a compartilhar nas funções da empresa, e em meados do ano de 2000, era responsável pelo setor de venda.

Desde então a empresa conseguiu adquirir alguns concorrentes e ampliou seu tamanho consideravelmente. Novos produtos foram lançados e alguns novos em projeto. Sempre com a Missão de proporcionar a melhora farinha de milho e afins para seus consumidores. Hoje o Moinho, está automatizado e adequado a todas legislações pertinentes.

Portanto, este vereador entende, e os demais que subscrevem também, que esta Casa Legislativa parabeniza, através deste documento, a Empresa pelos seus 78 anos.

VOLNEI ARSEGO

Vereador da Bancada do PL