07/05/2024 22:14:27 - Farroupilha / RS

Moção 004/2023 – Juliano Baumgarten (PSB)

10/02/2023: Protocolado

14/02/2023: rejeitado por maioria dos votos

votos contrários: Bancadas do MDB (Eleonora Broilo, Felipe Maioli, Marcelo Broilo), PP (Calebe Coelho, Clarice Baú, Sandro Trevisan, Claudiomir Gulden), Rede (Davi de Almeida) e PL (Eurídes Sutilli)
votos favoráveis: Bancadas do PSB (Juliano Baumgarten, Roque Severgnini), PDT (Gilberto do Amarante, Thiago Brunet) e Republicanos (Tiago Ilha)

MOÇÃO Nº. ___/2022

Autor: Juliano Luiz Baumgarten (PSB)

Assunto: Moção de Repúdio

O Vereador abaixo firmado solicita a anuência dos demais pares para que seja encaminhada à Presidência da Câmara dos Deputados Federais, considerando os anseios sociais, a Moção de repúdio à fala do Deputado Federal Mauricio Marcon (Podemos) sobre a Bahia, conforme documento em anexo.

Nestes termos,

pede deferimento.

Gabinete parlamentar, 10 de fevereiro de 2023.

Juliano Luiz Baumgarten

Vereador Bancada PSB

MOÇÃO DE REPÚDIO

Moção de repúdio à fala do Deputado Federal Mauricio Marcon (Podemos) sobre a Bahia.

A Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha, no uso de suas atribuições regimentais, aprovou, na Sessão do dia __ de fevereiro de 2023, de autoria do Vereador Juliano Luiz Baumgarten (PSB), a seguinte:

No dia 05 de fevereiro de 2023 (ano corrente), o Deputado Federal Mauricio Marcon (Podemos), em “live” (ao vivo), em sua rede social Instagram, proferiu a seguinte manifestação: ”A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é.”

Primeiramente, queremos externar que o nobre Deputado Federal foi extremamente “infeliz” em sua fala, demonstrando um enorme preconceito com a Bahia e com o Haiti, que merecem nosso total respeito, além de um profundo desconhecimento da realidade e da história destes lugares, assim como uma visão elitista de mundo.

Devemos dizer quer a Bahia e o Haiti padecem de problemas próprios do terceiro mundo, o que é inegável, tais como a desigualdade social e o crescimento econômico limitado e sem sustentabilidade, frutos das mazelas históricas, das políticas públicas desacertadas e da má-organização do trabalho e investimentos. Problemas esses que atingem muitos outros lugares, inclusive a região de onde veio o nobre Deputado, e que causam sujeira, pobreza e criminalidade.

No entanto, não é possível dizer que a Bahia e o Haiti são iguais, já que as particularidades/singularidades precisam ser analisadas e tratadas de formas específicas, rumo à superação das ditas mazelas. E isso também não permite dizer que tudo que exista nesses lugares é algo sem qualidade e que não merece ser prestigiado, já que são inúmeros os belíssimos pontos que podem ser visitados, exemplos não faltam.

Ademais, não podemos deixar de expressar que as manifestações populares, que talvez não alcancem o “gosto” de alguns, por não corresponderem aos ditames imperativos (padrões) vigentes no mundo capitalista globalizado, de cunho ocidental, possuem grande valor e significado para outros, e que também merecem ser reverenciados e não julgados como algo negativo.

Como anunciado amplamente pela imprensa, portanto, algo notório e público, a crítica foi feita pelo Deputado ao comentar o volume de votos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado da Bahia, já que Lula venceu a corrida presencial com 72% dos votos válidos e só perdeu em dois dos 417 municípios baianos.

Portanto, além do que já foi dito, pode-se ver a dificuldade do Deputado em aceitar o resultado eleitoral, agindo de forma antidemocrática, ferindo até mesmo o decoro parlamentar, quando na realidade deveria sim desejar o sucesso do governo que assumiu e lutar por ideias diferentes, a partir de suas concepções políticas, por meio de discussões e argumentos, e não através de emanações sem fundamentos fáticos, resultado da desinformação e de valores perniciosos de cunho pessoal.

Visto isso, queremos, neste momento, prestar a mais ampla e irrestrita solidariedade a Bahia e Haiti, assim como desejamos e reforçamos que todos os preconceitos e a desinformação sejam combatidos por todos os meios, seja legais ou educacionais. Também postulamos que os Deputados Federais ajam e se manifestem de forma condizente com o importante cargo que ocupam, defendendo sempre a nação brasileira e a Constituição da República.

Farroupilha/RS, 10 de fevereiro de 2023.

Juliano Luiz Baumgarten

Vereador da Bancada PSB