29/03/2024 10:28:53 - Farroupilha / RS

Moção 002/2023 – Juliano Baumgarten (PSB)

01/02/2023: protocolado

14/02/2023: rejeitado por maioria dos votos

votos contrários: Bancadas do MDB (Eleonora Broilo, Felipe Maioli, Marcelo Broilo), PP (Calebe Coelho, Clarice Baú, Sandro Trevisan, Claudiomir Gulden), Rede (Davi de Almeida), PL (Eurídes Sutilli), Republicanos (Tiago Ilha) e vereador Thiago Brunet (PDT)
votos favoráveis: Bancadas do PSB (Juliano Baumgarten, Roque Severgnini) e Gilberto do Amarante (PDT)

MOÇÃO Nº. ___/2023

Autor: Juliano Luiz Baumgarten (PSB)

Assunto: Moção de Repúdio

O Vereador abaixo firmado solicita a anuência dos demais pares para que seja encaminhada à Presidência da República, à Presidência da Câmara dos Deputados Federais e à Presidência do Senado Federal, considerando os anseios sociais, assim como o interesse público, a Moção de repúdio aos atos violentos do dia 08 de janeiro de 2023 promovidos por bolsonaristas, conforme documento em anexo.

Nestes termos,

pede deferimento.

Gabinete parlamentar, 1º de fevereiro de 2023.

Juliano Luiz Baumgarten

Vereador Bancada PSB

MOÇÃO DE REPÚDIO

Moção de repúdio aos atos violentos do dia 08 de janeiro de 2023 promovidos por bolsonaristas.

A Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha, no uso de suas atribuições regimentais, aprovou, na Sessão do dia ___ de fevereiro de 2023, de autoria do Vereador Juliano Luiz Baumgarten (PSB), a seguinte:

No dia 08 de janeiro de 2023 (ano corrente), um grande grupo de bolsonaristas invadiu e depredou as sedes dos poderes da República em Brasília, capital federal, em uma clara tentativa de promover um golpe de Estado. Salienta-se a natureza bolsonarista do movimento, inexistindo “infiltrados”, já que tudo foi amplamente registrado e os participantes esbravejavam constantemente o discurso promovido ao longo dos anos por Bolsonaro.

Queremos externar que o Estado Democrático de Direito não admite ataques e é inegociável, devendo ser defendido por todos os brasileiros. E que tais atos não passaram de “crimes brutais”, das mais variadas espécies, perpetrados por extremistas, golpistas e terroristas, que além de causarem grande prejuízo ao patrimônio econômico e cultural do Brasil, atingiram a reputação de nosso país.

No entanto, apesar de tudo, as instituições continuam firmes e funcionais, a República e a democracia ainda estão de pé, mostrando todo seu vigor. Temos certeza de que a maioria da população, como demonstrado por pesquisas, repele veementemente os atos consumados, não amparando tais aventuras.

Queremos, neste momento ímpar, prestar a mais ampla e irrestrita solidariedade aos três poderes, assim como desejamos e reforçamos que todos os criminosos sejam investigados, processados e condenados na forma da lei que tanto ignoram e desprezam, de forma rápida e rigorosa. Ainda, procuramos alertar que outras ações devem ser tomadas para que isso nunca mais se repita.

Farroupilha/RS, 1º de fevereiro de 2023.

Juliano Luiz Baumgarten

Vereador da Bancada PSB