25/04/2024 22:09:52 - Farroupilha / RS

Moção 002/2022 – Tiago Ilha (Republicanos)

04/03/2022: Protocolado

08/03/2022: Aprovado

MOÇÃO Nº. 002/2022

Autor: Tiago Diord Ilha (Republicanos)

Assunto: Moção de Aplausos ao Jornal do Almoço

O vereador que abaixo subscreve, com amparo no Regimento Interno, propõe ao egrégio Plenário, que seja encaminhada uma Moção de Aplausos ao Jornal do Almoço, pelos 50 anos no ar, na RBS TV, completos no dia 6 de março. A Moção de Aplausos será seguida por todos os edis componentes da Frente Parlamentar dos Vereadores Pela Tradição Gaúcha, em que Tiago Diord Ilha faz parte.

Nestes termos,

pede deferimento.

Gabinete parlamentar, 04 de março de 2022.

Tiago Diord Ilha

Vereador Bancada Republicanos

Moção

O Jornal do Almoço, hoje é um dos principais programas apresentados pela RBS TV. Foi ao ar pela primeira vez, no dia 6 de março de 1972, com um total de duas horas de duração, sendo os seus primeiros apresentadores, Cláudio Andara e Wilson Rivoire, no quadro “Notícias” e Tânia Carvalho, no quadro “Variedades”. Em meio século de atuação, o Jornal do Almoço passou por vários estágios, sendo inclusive apresentado em Santa Catarina, pela TV Catarinense, de Florianópolis, em 1979.

Desde então, passaram por sua bancada, apresentadores com uma história de amor ao jornalismo, como Celestino Valenzuela, Maria do Carmo, Lauro Quadros, Lasier Martins, Paulo Sant’Ana, Rosane Marchetti, Cristina Ranzolin e Cristina Vieira, entre tantos outros. Foram comentaristas, nomes importantes como Luiz Ernesto Lacombe, Bruna Colossi e Carolina Bahia.

O programa há vários anos recebe o título de “Top Of Mind”, da Revista Amanhã, como o mais lembrado pela população gaúcha. Isto se deve ao apelo popular que o Jornal do Almoço possui, com repórteres e apresentadores ligados às comunidades porto-alegrenses e gaúchas, mostrando os problemas encontrados nestes locais, bem como o que de bom estas localidades oferecem, como campanhas comunitárias, eventos e particularidades.

Desde o início da pandemia de Coronavírus, o Jornal do Almoço realiza uma grande cobertura em nível estadual, divulgando os números gerais de casos, mortes e desde o último ano, os de vacinas aplicadas na população gaúcha. É um trabalho de relevante importância para os gaúchos, que diariamente ficam informados sobre a pandemia e os cuidados a serem tomados com a doença que assola o mundo todo.

O esporte também é um dos diferenciais do Jornal do Almoço, divulgando os jogos da dupla Grenal, assim como os eventos esportivos gaúchos, além da participação de nossos atletas em eventos mundiais, como as Olimpíadas ou Paralimpíadas. A questão cultural também sempre pautou o programa, mostrando as diferenças entre as principais etnias que formam o Rio Grande do Sul, bem como os eventos realizados no Estado, como a sempre lembrada Festa da Uva, em Caxias do Sul; a Fenadoce, em Pelotas; O Natal Luz, em Gramado; a Festa do Mar, em Tramandaí; o Desafio Farroupilha e Os Melhores do Ano, de Giovane Grizotti; e, nos últimos meses, o evento que marcará os 250 anos de fundação de Porto Alegre.

O Turismo também é sempre mostrado no Jornal do Almoço, desbravando, em matérias especiais, os lugares mais bonitos do nosso solo gaúcho, como as nossas praias; o pampa; as Missões; a Serra Gaúcha e as belezas da região sul do Estado. Longas horas de viagem pelo Estado marcam o programa, mostrando recantos que muitas vezes, nós gaúchos, ainda não conhecemos.

Por tudo isso, o Jornal do Almoço, ao completar 50 anos de história, merece uma Moção de Aplausos, por estar junto ao povo gaúcho neste meio século de vida, nos informando, nos ensinando, e, acima de tudo, mostrando o quão o povo gaúcho é diferenciado e merece estar na pauta do programa mais visto do Rio Grande do Sul – e um dos principais do Brasil, tornando-se um “espelho” da nossa gente e da nossa cultura. Vida longa ao Jornal do Almoço!

Sendo o que tínhamos para o momento, desde já agradecemos a atenção dispensada.

Atenciosamente,

Tiago Diord Ilha