06/05/2024 04:58:59 - Farroupilha / RS

Indicação 075/2023 – Juliano Baumgarten (PSB)

INDICAÇÃO Nº. ______/2023

O Vereador abaixo firmado, em conformidade com o art. 188 do Regimento Interno (Resolução 010/2021), solicita para que seja encaminhada a Prefeitura Municipal de Farroupilha, a apresentação do aluno Felipe Weber Bonorino Antunes do 8° ano da Escola Vivian Maggioni que participou do “Vereador por um dia “que se encontra anexa.

Gabinete parlamentar, 24 de outubro de 2023.

Juliano Luiz Baumgarten

Vereador Bancada PSB

Boa Noite a todos!

Primeiramente quero cumprimentar a todos os vereadores e autoridades presentes, em especial ao vereador escolhido Juliano (Baumgarten).

Também gostaria de cumprimentar toda a comunidade farroupilhense, as escolas presentes e com gratidão a Escola Vivian Maggioni, neste ato representado pela Diretora Simone, Vice Milena e pelo professor de Geografia Eduardo Almeida Mientkewicz.

Gostaria de adentrar novamente e de forma lastimável em uma temática que deveria ser um compromisso de todos, não só com a nossa cidade, mas sim com o planeta. A questão do meio ambiente; Sustentabilidade e Produção de lixo são problemas que o planeta vem enfrentando há muito tempo, porém como em todas as grandes dificuldades nós devemos começar de algum lugar visando também aonde queremos chegar. Então porque não começar agora e aqui mesmo?

O problema da produção de lixo e o descarte correto deles é extremamente grave, todavia também é fácil de perceber que a cidade e os bairros, com destaque para o São José, sofrem bastante com isso.

A questão que trago é como podemos evitar que lugares baldios não se tornem uma montanha de lixo? Trago essa questão não apenas pela minha própria visão, mas isso é uma demanda que afeta toda a comunidade e o planeta.

Apresentado o problema, gostaria de manifestar uma possível solução que poderia ao menos, a curto prazo, diminuir essas poluições tanto ambientais quanto visuais.

A ideia inicial é fazer uma limpeza nas áreas afetadas (que são muitas). Para isso deveríamos juntar pessoas qualificadas para esse serviço e fazer uma limpeza genuína nesses lugares. Quando digo deveríamos, me refiro a todos, mas principalmente as instituições responsáveis pelo recolhimento de lixo da cidade. Sabemos que Catadores de lixo sofrem muito, visto que as pessoas, apesar de entenderem o problema ainda não conseguem compreender o tamanho da responsabilidade que temos em nossas mãos. Então trarei mais um questionamento: Temos o direito de deixar o planeta praticamente em “ruínas” sabendo que existem gerações que estão por vir? Do meu ponto de vista, isto é uma questão Ética de todos. Por isso digo que deveríamos, me incluindo nisso, a começar a fazer algo e logo.

Após a limpeza deverá ocorrer uma fiscalização desses locais onde se encontram as maiores “montanhas de sujeira”. Após isso, também precisará ocorrer uma sinalização do problema relacionado ao Lixo nessas áreas, como por exemplo: Placas de sinalização, Cartazes e possivelmente Palestras (incluindo passeios) sobre o assunto nas Escolas.

A proteção do meio ambiente é algo essencial para a vida na Terra. Muitos problemas advêm do lixo. Sabemos que o lixo quando não descartado de maneira correta pode trazer uma série de problemas de saúde e até mesmo psicológicos, visto que um ambiente sujo tende a deixar as pessoas cada vez mais deprimidas, e obviamente em relação as áreas verdes que são essenciais não só para os humanos, mas também para toda a nossa biodiversidade, visto que elas fornecem uma redução dos efeitos da poluição, dos ruídos e agem diretamente na redução na temperatura e na velocidade dos ventos.

Como eu já citei anteriormente, um passeio até a Ecofar para os alunos conhecerem como é o processo de separação do lixo, reciclagem e principalmente da quantidade de lixo produzido seria algo bastante interessante. Lembrando que esse problema só será solucionado com conhecimento e compreensão dos problemas intrínsecos nas relações de consumo. Todos sabemos que esse problema só será resolvido com conhecimento e autonomia para compreender que todos devem fazer a sua parte.

Também quero agradecer mais uma vez a todos presentes neste momento, é uma honra representar a Escola Vivian Maggioni no projeto Vereador por um Dia, levando em conta que Nós, Jovens e Estudantes temos grandes Ideias e um Futuro maior ainda para construir

Sou muito grato por esse momento pois me dá a oportunidade de expor, não só a minha preocupação para com todo esse problema, mas a de todos que se preocupam com a vida na Terra. Para finalizar, gostaria de falar que Aristóteles já apresentou uma ideia de felicidade, e essa felicidade só pode ser alcançada quando todos ao nosso redor, inclusive o planeta estiver bem. E se não fizermos nada logo estaremos sempre em busca de algo que talvez nunca possamos encontrar.

Obrigado!