Pular para o conteúdo
26/04/2024 18:47:59 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Indicação 001/2022 – Marcelo Broilo (MDB)

 

INDICAÇÃO 001/2022

 

O Vereador signatário, após ouvida a Casa, requer à Vossa Excelência que seja encaminhado ao Executivo Municipal, a sugestão de aquisição, pelo município, de cerca de 100 aparelhos oxímetros, como estratégia de saúde, a fim de ser disponibilizado à população vulnerável/baixa renda através das unidades básicas de saúde, para que seja utilizado nos pacientes de Covid-19 e outras doenças respiratórias, durante tratamento domiciliar.

 

Essa indicação ao Executivo Municipal tem o objetivo de disponibilizar à sociedade oxímetros para que façam o monitoramento da saturação de oxigênio no sangue, ou seja, a porcentagem de oxigênio que está sendo transportada na circulação sanguínea, evitando enormes problemas posteriores como internações e prejuízos à vida.

 

Com a pandemia do Covid-19, a importância da disponibilidade desses aparelhos foi potencializada. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu que pacientes com Covid-19 que estejam em casa monitorem seus níveis de oxigênio com o aparelho, uma vez que o Oxímetro de dedo é de suma importância para casos de emergência ou para quadros de problemas respiratórios. A sugestão também leva em conta o fato deste vírus poder gerar, em alguns casos, a hipóxia silenciosa, em que ocorre uma diminuição da saturação de oxigênio no sangue sem que o paciente apresente o desconforto respiratório. Em muitos casos da doença, a hipóxia silenciosa pode ocorrer especialmente em pessoas com mais de 60 anos. A consequência disso é que o paciente só vai apresentar sintomas quando a saturação de oxigênio está muito baixa. Algumas vezes, já é tarde demais.

 

Ter um oxímetro em casa é importante, pois quanto antes for detectada a hipóxia e iniciado o tratamento, melhor as perspectivas de recuperação do paciente com Covid-19 ou outras enfermidades. Vale lembrar que por mais que a pandemia esteja diminuindo, dificilmente no curto prazo, deixaremos de nos preocuparmos, bem pelo contrário, cuidarmos cada vez mais, sendo que o referido aparelho também auxilia em outras doenças.

 

Embora não tenhamos um tratamento específico para COVID-19, após meses de pandemia, algumas abordagens medicamentosas e de suporte tem sido bem sucedidas para minimizar os riscos para o paciente. Iniciar o tratamento imediatamente com oxigênio e auxílio de medicamentos pode evitar a internação em UTI. Portanto, quanto antes for detectada a hipóxia e iniciado o tratamento melhor as perspectivas. É importante dizer que esses resultados foram obtidos em pacientes com sintomas de COVID-19, e que também é útil em relação a outras doenças respiratórias.

 

Sugestão de aparelho oxímetro:

 

Características técnicas:

– Tela de LED colorido de fácil leitura

– Tamanho aproximado: 63,5x34x35 mm

– Indicador de pulso (frequência cardíaca) e saturação de SpO2

– Fácil uso, apenas um botão

– Inclui cordão para o pescoço

– Barra Gráfica

– Indicação da carga da bateria, pode usar por 18 horas contínuas

– Desligamento automático após 8 segundos sem uso

Dados técnicos:

– Parâmetros: SpO2 e pulso

– Faixa de medição de saturação: 35 a 99% – Precisão: +/- 2%

-Faixa de medição de pulso: 30 – 250 BPM – Precisão +/- 3bpm

 

 

 

 

Sala de sessões, ____de_____________ de 2021

 

 

 

 

 

Marcelo Broilo

Vereador da Bancada do MDB