Pular para o conteúdo
21/11/2024 09:59:04 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4394 – 30/07/2024

SESSÃO ORDINÁRIA

 

 

Presidência: Sr. Davi André de Almeida.

 

Às 18h o senhor presidente vereador Davi de Almeida assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Eleonora Peters Broilo, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Jorge Cenci, Juliano Luiz Baumgarten, Mauricio Bellaver, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Pintos Brunet, Tiago Diord Ilha e Valmor Vargas dos Santos.

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Boa noite a todos. Pedir que os vereadores se posicionem para que a gente possa dar início a nossa sessão. Vereador Amarante. Declaro aberto os trabalhos da presente sessão ordinária. Dada a verificação do quórum informo a presença 15 vereadores nesta sessão plenária com a ordem do dia 30 de julho de 2024. Nós vamos fazer uma inversão de pauta e nós vamos então começar pelo espaço de requerimentos.

 

 

REQUERIMENTOS

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Requerimento nº 28/2024: congratulações a Alessandro Paulo da Silva. A palavra está à disposição do vereador Calebe Coelho pelo tempo de até 5 minutos.

VER. CALEBE COELHO: Senhor presidente, peço que seja retirado de pauta esse requerimento por enquanto. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Retirado de pauta então o requerimento nº 28/2024: congratulações a Alessandro Paulo da Silva. Requerimento nº 30/2024: solicitação de realização de audiência pública. A palavra está à disposição do vereador Gilberto do Amarante pelo tempo de até 5 minutos.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite senhor presidente, vereadores e vereadoras, a gauchada que estão aqui esta noite, seu Ataídes e 1ª prenda e os demais que estão aqui nos assistindo. Quero dizer a presidente que conforme a nossa conversa e até sua sugestão a vinda da CSG para falar dos projeto ou dos requerimentos que foi feito para essa Casa e entregue para a CSG sobre as sugestões de obras no trajeto aqui da 453 até a Vila Razzera que são obras complementares, retornos, passarelas e uma passagem subterrânea eles virão para tratar deste assunto e outros assuntos a exemplo de passarelas na área urbana aqui do município de Farroupilha assim como os acessos e outras obras complementares da RSC-122 e da RST-453. E vamos então convidar a comunidade ou todos aqueles que são envolvidos porque de certa forma tanto a área urbana de nosso município e a área rural será envolvida, não vou dizer que serão contemplados porque as obras estão em contrato e vamos acreditar que sim essas obras serão realizadas. Como eu sempre digo as obras da RST duplicações e obras complementares aqui da RST-453 que compete aqui da do acesso da Via dos Romeiros a RST-453 até a 470 próximo da Telasul será feita a sua duplicação e obras complementares até o início de 2026. Assim está em contrato com o governo estadual. E queremos assim como nós vereadores tenho certeza e toda a comunidade de Farroupilha que essa obra se realize até este prazo e é isto que também a gente vai monitorar e claro cobrar o que foi o que estava previsto nos contratos pela CSG junto ao governo do estado que foi muito debatido em assembleia inclusive nessa Casa e na cidade de Farroupilha e com outras entidades; assim como as obras complementar que envolve todo o nosso município. Então para tanto senhor presidente eu peço a votação desse requerimento. Muito obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadoras/vereadores, cidadãos/cidadãs que se fazem aqui presentes, o meio tradicionalista, imprensa; um cumprimento especial a 1ª prenda Stephanie que tá aí também, os patrões, o peões aí também, a Cláudia, o Pedro Pedrozo nosso ex-prefeito municipal, enfim, todos que nos acompanham daqui e também dos seus lares. Acho que é importante Amarante esse debate sim porque é uma continuidade de um trabalho; não adianta nós termos feito uma reunião com os moradores, uma reunião com a CSG, aí junta nos juntamos por várias vezes para debater e foi desenvolvido/estudado um documento e através deste documento nós chegamos ao que era mais fácil mais próximo da realidade. E como o senhor tinha feito o convite para então o Paulo não é Paulo o Ricardo Peres, o Ricardo Peres vir e por conta organização não pode estar presente na segunda-feira por que não uma audiência pública e fazer esse debate. Eu acho que essa salutar para prestar contas à comunidade. E hoje ainda hoje mesmo eu recebi o contato do morador lá do Rio Burati vereador Amarante e ele me disse assim ‘vereador a situação aqui próximo ao posto tá horrível, tá horrível tá perigoso vem aqui nós precisamos fazer alguma’. Daí eu expliquei porque há também a necessidade de chegar à informação né Tadeu. Tem que chegar e dizer aqui é uma rodovia estadual hoje está sob a concessão dos pedágios da concessionário Caminhos da Serra Gaúcha por 30 anos eles têm um cronograma de obras e será feita a duplicação da 470 ali da 453 não da 470 e há uma necessidade de ter acesso também passarela/obras complementares como o senhor fala. Então eu acho que é salutar fazer esse debate. E nós precisamos presidente pastor Davi que depois que for aprovado que tiver organizado esta audiência pública que a nossa comunicação, o Gabi, consiga disparar para maior número de pessoas da comunidade, entidades, grupos e também a imprensa que está aqui presente – TV Serra, jornal Farroupilha, rádio Miriam – ajude a divulgar porque nós precisamos desse plenário cheio lotado. Porque não é só uma forma de esclarecimento, mas também nós vamos lembrar nós vamos cobrar do pedágio. Não é porque a gente tem alguns avanços significativos, mas o nosso interesse está na comunidade de Farroupilha, é a que nós iremos lutar. Então obviamente que eu voto favorável ao seu requerimento, é de suma importância, e vamos debater e vamos cobrar porque nós estamos falando de vidas e elas precisam atenção urgente. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores.  Se nenhum vereador quiser mais fazer o uso da palavra colocamos em votação o requerimento nº 30/2024. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Encerrado o espaço de requerimentos.

 

 

 

MOÇÕES

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA:  Não há moções. Está encerrado o espaço de moções. Eu vou seguir com a pauta na inversão até que a gente aguarde então nossos convidados a chegarem. Passamos ao espaço de comunicação de liderança pelo tempo de 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.

 

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Com a palavra o líder de bancada. Ok, seguimos aqui então. Líder de bancada alguém gostaria de fazer a sua manifestação. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, eu tenho dois assuntos de suma importância para a gente falar nesse espaço. Rose, tem duas fotos ali; nós fizemos um debate fizemos uma cobrança e estava caindo lá o muro do Colégio Cinquentenário lá então eu fiz a cobrança aqui o pessoal da secretaria de educação foi lá, foi lá demorou botou um reforço aí depois da insistência da cobrança eles foram lá derrubaram o muro que estava caindo botaram tapumes faz quase um mês que foram colocados os tapumes e nada do muro. Pode passar a outra foto. Então vejam só que teve vários dias de tempo bom e não foi feito, estamos findando o recesso escolar e não foi feito o muro e é algo simples é algo não pode passar batido já deveria ter sido resolvido isso. Então estamos falando de uma matéria extremamente simples e a prefeitura tem material a prefeitura tem mão de obra só que eu acho que tá faltando vontade de fazer porque não tem outra explicação. Então eu quero aqui cobrar o poder executivo municipal que façam logo esse muro resolvam, é algo tão simples sabe. Então tá lá não tem um vão levantado de muro, um vão, está ali as fotos eu estive lá in loco olhando. Então é as coisas tá encharcando já tá tendo problemas, tapumes daqui a pouco vai cair os tapumes. então assim ó isso é uma obra para três dias no máximo ser concluído. Mas tudo bem. O outro assunto que eu quero falar envolve a questão do bairro Nova Vicenza de um problema na galeria que foi afetado, piorou a situação por conta das chuvas lá principalmente do dia 29 e 30 de abril e nós estivermos no começo do mês conversando com o escritório do governo federal dizendo tá aqui uma situação grave uma demanda porque este local passa embaixo de algumas casas, essa tubulação tá ruim e pode danificar estruturas, tá bem grave a situação bem complexa. Pois bem, a prefeitura fez um projeto o governo federal solicitou alterações o governo teve o retorno fez as os encaminhamentos só que triplicou o valor que tá pedindo; o governo federal indeferiu, e não justificou porque triplicou o valor. Projeto mal feito gente tem que trabalhar mais sério, não dá para fazer assim dessa forma; não vai levar tentando inventar números, trocando, triplicando. Não vai dar. Então o que que é o momento baixar a cabeça e trabalhar sério. Se antes lá com aquele um milhão cento e poucos mil reais que estava previsto resolve e lá na justificativa que nós ouvimos do governo federal era o quê? Contemporizar, contextualizar e mostrar porque tinha acontecido e deveria ser feito de tal forma; mas não dá para triplicar o valor não vai vir o recurso do governo federal. Então lamento.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. E a palavra está à disposição do líder de bancada. Com a palavra o vereador Gilberto do Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Senhor presidente, eu quero falar também desta galeria do Nova Vicenza que na ocasião em reuniões os demais vereadores também estiveram presente ficou definido que sim se apresentaria o projeto do qual foi esboçado lá duas dois formatos de projeto, dois modelos de projeto, e que os recursos daquele primeiro momento seria buscado uma alternativa do governo federal sim pelas questões do município estar em situação de emergência ou então o município faria esta obra. Mas pelo que eu vi as coisas andarem e nenhuma coisa e nem outra vai ser feito pelo menos no prazo que foi discutido naquele dia. Então olha só como pode enviar um projeto para o governo federal pedindo legal o valor de um milhão cento e poucos mil e aí o governo federal pede para fazer um ajuste nesse projeto. Como é normal isso, se for da Caixa Econômica Federal qualquer projeto que tu envia para o estado ou governo federal ou até mesmo na Caixa Econômica Federal deles pedirem alguns ajustes da obra. Mas não reajustar aquele projeto três vezes mais o valor e sem justificativa. Então por isso não tem provavelmente nem um milhão e pouco do qual foi mencionado foi pedido num primeiro momento e nem os três milhões que foi pedido num segundo momento e sem justificativa. Então essas coisas muitas vezes fazem lembrar olha me joguem dinheiro aqui de helicóptero que eu vou fazer as obras; não, esses órgãos eles exigem projetos por quê? Porque a gente ouve no nosso Brasil inteiro que há muito desvio de dinheiro público/de verba pública porque as coisas às vezes não são bem ajustadas, e mesmo bem ajustadas às vezes acontece isso. Então volto a dizer que é lamentável uma citação dessa e quem perde como um todo é aquela comunidade que não está dormindo em casa não estão porque tem famílias que não dormem suas residências de medo né, uma nuvem está no céu eles têm medo porque a rede tá lá toda arrombada, e pessoas/crianças que moram ali ao redor também sentem esta mesma preocupação e tem esse mesmo medo; e continuarão até buscar a solução aí pelo ou entregar a solução que é dever do poder público. Muito obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA:  Obrigado vereador Gilberto do Amarante. E está aberto o espaço para o líder de bancada. Está encerrado o espaço de liderança. Vamos retomar a pauta então com a ordem do dia.

 

 

ORDEM DO DIA

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 17/2024 que institui a política municipal de incentivo à cultura gaúcha no município de Farroupilha. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Tiago Ilha, na tribuna.

VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, colegas vereadores e vereadoras. Quero primeiro agradecer senhor presidente que sua gentileza de fazer essa inversão de pauta para que a gente pudesse dar um tempinho esse horário das 18h né um sufoco para todos nós e a gente tinha pessoas importantes que conseguiram chegar que representam a tradição gaúcha na nossa cidade né. E eu quero começar agradecendo primeiramente sempre a Deus a oportunidade de estar aqui na condição de vereador da nossa cidade e na pessoa dos meus filhos do Gustavo e Gabriel né que vocês percebem que levam e preservam o mesmo amor que sempre nutriu a minha vida né e estão aqui representando a nossa família, em nome da minha esposa Carla e da Betina que também estão nos seus afazeres e daqui a pouquinho estão chegando e da Teodoro que tá lá na casa dos avós passando as férias né; mas o Guto e o Gabi dividem comigo o dia a dia do trabalho e o amor né que nós temos por essa tradição gaúcha que sempre foi o que me moveu e o que me trouxe até aqui nessa casa legislativa inclusive né. Só nasci politicamente porque tinha um amor tinha um projeto e tinha uma vontade de ver ao nosso tradicionalismo sempre num lugar de destaque meus amigos, foi isso que me fez chegar e sentar nessa cadeira não foi nada mais do que isso. Foi a oportunidade que as pessoas me deram de estar aqui representando. E hoje é um dia histórico porque eu estou levando ao conhecimento de vocês e trazendo a votação desse importante projeto. Eu quero primeiramente aqui saudar as pessoas que já chegam aqui com a gente, essa gauchada tão querida, especial aqui o Juarez Valer que é o presidente da Associação da Tradição Gaúcha – esse importante movimento né Juarez que buscamos trazer de juntar e trabalhar de forma conjunta todos os CTGs da nossa cidade, que já tem trazido muitos feitos inclusive já realizando eventos, apoiando eventos, organizando movimentos que outrora estavam esquecidos; então na tua pessoa quero cumprimentar toda a diretoria e agradeço o carinho de vocês. Ao Rogério coordenador da Semana Farroupilha meu amigo né meu sempre instrutor; tivemos uma história bonita junto o Rogério que também já foi patrão do CTG Ronda Charrua, amigo de tanta gauchada. Eu quero saudar aqui o Fabrício Amaral que é o presidente do Campo e Serra – um desses eventos importantes já chegaram para ficar na cidade; a Vanda que é do departamento cultural da 25ª região tradicionalista; representantes aqui também do Ronda Charrua. Meu amigo Ataíde Pereira, patrão do CTG Aldeia Farroupilha, um amigo de tantos anos que sempre incentivou muito esse vereador e os seus projetos e sempre tem sido uma pessoa importante trazendo a sua sugestão; ao nosso patrão do CTG Rancho de Gaudérios, meu amigo Alexandre e sua esposa, também a prendinha que acompanha aí, a Helena né, prendinha Helena que é prenda dente de leite do CTG. Ao Gustavo meu filho e o Gabriel que também são integrantes do CTG Aldeia Farroupilha/dança da invernada, a Marinês né patroa que também tive a felicidade como vereador trazer aqui né uma homenagem importante de mulher farroupilhense, a Stefany que é a nossa primeira prenda da 25ª região tradicionalista que com uma maestria representa a nossa cidade e a nossa região né Vanda que tem feito um trabalho bem importante. Meu amigo Valdecir Zamboni, patrão do CTG Ronda Charrua, um amigo que sempre me incentivou muito né sempre nos trouxe muita força para representar a tradição. Ao nosso sempre Prefeito Pedro Pedrozo, meu amigo pessoal, a Cláudia sua esposa, meu padrinho né; Pedrozo que sempre foi um professor para nós da tradição gaúcha né talvez aqui tem diversos alunos do Pedrozo né que nos conheceu de muita tenra idade e o Pedrozo e eu sempre sonhamos sonhos de ver na nossa cidade né. Sempre sonhamos juntos, aqui a maioria das pessoas que estão aqui sonhamos juntos. Queria saudar meu amigo Buiu né que é um dos tradicionalistas que sempre me aproximou muito dessa lida campeira, e eu me lembro que nós estávamos lá na casa do falecido do Lúcio né com uma comitiva de integrantes que sonhavam em ter o Parque do Rodeio; estávamos num dia como hoje de inverno lá no final de tarde e sonhando com um momento de ter lá o parque de rodeios e nós fomos buscar esse recurso. A associação se mobilizou e se organizou, o Serra e Campo veio para ficar e já se realizou um belíssimo evento nesse parque de rodeios que ainda precisa né Juarez ter muita infraestrutura. E a gente acredita muito tem aqui dois postulantes ao cargo né tá aqui o pré-candidato Pedro Pedrozo e pré-candidato o Brunet que estão já se colocando à disposição da comunidade. Mas a gente acredita muito que esse sonho, queria pedir um espaço de livro senhor presidente.

PRES. DAVI DE ALMEIDA:  Espaço de liderança ao vereador Tiago Ilha

VER. TIAGO ILHA: Porque nós também queria citar aqui a Cinara e o pessoal do Chilenas que estão chegando por causa do trânsito, já me avisaram aqui também, com isso nós temos toda a cidade e os seus principais líderes representados. Pois bem meus amigos, hoje esse vereador se sente muito honrado de apresentar o projeto de lei que institui a política municipal de incentivo à cultura gaúcha na cidade Farroupilha. É uma prerrogativa de lei professor Zilmar, junto nós sonhamos muito de ter uma lei que pudesse ser o grande alicerce disso tudo Jorge do jornal Farroupilha, Leandro aqui da TV Serra, meus amigos da Rádio Miriam, o pessoal do jornal Informante né um abraço carinhoso a vocês, Muller da Rádio Spaço que esteve aqui também agora pouco. Hoje proseava com o Paulinho das Quebradas, meu padrinho também de vida, dizendo da importância de ter esse projeto de lei porque ele traz nos seus artigos 1, 2, 3, 4 e 5 o grande alicerce para de posse disso os nossos próximos governantes possam não ter mais gente a gente sempre teve uma coisa quanto comunidade tradicionalista e de certa forma verdadeira um empecilho não pode porque não pode porque o jurídico não deixa. A gente já teve vários momentos assim e realmente algumas situações realmente passavam por questões jurídicas obviamente. Então o projeto de instituir a política pública de incentivo ele consegue. São objetivos dessa política pública: – incentivar a inserção de crianças e jovens em Centros de Tradições Gaúchas para manter viva a cultura gaúcha no município; veja só a importância disso; – fomentar os eventos ligados à tradição gaúcha, valorizando as danças, comidas, vestimentas e campeonatos típicos; – apoiar os grupos tradicionalistas em sua organização e infraestrutura; – incentivar a realização de eventos tradicionalistas nas escolas; – conscientizar a população acerca importância de valorizar a cultura gaúcha; – promover concursos e premiações que fortaleçam a tradição gaúcha. As ações descritas nessa lei poderão ser realizados pelo poder público, por instituições de ensino, entidades representativas de classe, conselhos municipais e pela organização da sociedade civil isolada ou em parceria. A presente lei ainda poderá ser regulamentada como eu falei anteriormente pelo prefeito que se avizinha aí. Então nós acreditamos que esse sonho precisa ser sonhado junto então eu quero dizer para vocês que hoje meu coração se enche de alegria e eu peço aos meus colegas vereadores e essa Casa que possa colocar em votação em regime de urgência bem como a sua aprovação Tadeu desse marco histórico para o tradicionalismo na nossa cidade. Obrigado senhor presidente.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Tiago Ilha. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadoras/vereadores, mais uma vez cumprimentar todas e a todos os presentes. Queria fazer um cumprimento especial ao professor Zilmar que é da lida do tradicionalismo, Valer, enfim, todos os demais para mim repetitivo, enfim, e também não me equivocar com nomes. Vereador Tiago Ilha parabéns pelo projeto pela iniciativa, obviamente que o senhor terá o apoio da bancada do PSB, a bancada do PSB votará favorável porque é uma matéria importante. É algo identitário do nosso povo da nossa realidade. Se a gente fizer uma fazer uma análise a gente vai ver por que que Farroupilha tem o nome de Farroupilha. Lá em 1934 quando aquela comitiva emancipacionista bateu lá no palácio Piratini para falar na época com o então interventor Flores da Cunha ‘não, não dá mais para ser Nova Milano num canto Nova Vicenza no outro, Nova Sardenha e os demais distritos que faziam parte das outras cidades que já davam uma luz e já diziam opa tá aqui, aqui da espaço para uma cidade. E essa cidade tomou corpo tomou força por que? Pelo simples fato da pujança da organização. Mas e como é que nós vamos colocar o nome? nós vamos colocar o nome porque no ano que vem nós vai contemplar os 100 anos da Revolução Farroupilha. Então ali nós começamos a cultura tradicionalista lá com o nosso nome, isso é legal. E fora que nós somos uma região de muitos migrantes e imigrantes. Nós temos o público que há muitos anos mora aqui, nós temos os povos originários, mas a nossa cidade é multicultural e eu tenho certeza absoluta que mais de 80% consome todos os dias da cultura gaúcha seja no habito do chimarrão seja lá na questão da música gaúcha, na dança, entre outros símbolos que são parte da nossa história. É fundamental que a gente tem o marco e institua uma política. E fica aqui além deste teu projeto fica aqui um pedido e esperança de dias melhores onde se apoie mais a cultura gaúcha. Apoie né Stefany a gente conversava longas vezes que há um incentivo de apoiar as invernadas Pedrozo, que há incentivo de tirar muitos jovens que junto lá com a cultura com a tradição com a arte não estão envolvidos no uso da droga, da violência, da marginalidade e é isso que transforma com uma cultura. Então é fundamental. E parabéns mais uma vez voto favorável e sempre que tiver qualquer projeto que for para algo positivo como é este óbvio que terá o nosso apoio nosso aplauso. Então parabéns. Que bom mais, só para concluir, mais um marco da cultura gaúcha e nós ficamos felizes de estar aqui e dizer votamos favorável. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Jorge Cenci.

VER. JORGE CENCI: Senhor presidente, colegas vereadores, quero saudar a todos que aqui nos acompanham, Pedrozo, Ataídes, Tasioneiro, Zamboni, Rogério, Valer e também, fugiu, o Zé Omar. E saudando a eles quero saudar a todos que aqui nos prestigiam. Falar em cultura gaúcha vereador eu acho que é muito importante e a valorização da tradição gaúcha quem está inserido neste meio certamente tem uma cultura e um tratado com as pessoas de forma diferenciada. E cada passo cada processo que se propõe certamente virão a contribuir com a melhoria de condição da lida né de lidar um como o outro, mas principalmente na formação de pessoas formação de cidadãos que certamente respeitarão colegas, os amigos e talvez até alguém que seja um possível inimigo. Então certamente sou favorável ao projeto 17 que cria no município e fortalece no meu ver a cultura gaúcha no município de Farroupilha e com este projeto entidades os entes envolvidos diretamente possam fortalecer as suas instituições, seus grupos tradicionalistas e também levar o município de Farroupilha para fora que é esse também um dos objetivos levando a cultura e fortalecendo os vínculos do município com a cultura e também demonstrando a nossa o nosso potencial para todos os entes do estado e do país. Então parabéns a todos parabéns pelo projeto, sou favorável ao projeto. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador do senhor presidente Jorge Cenci. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Gilberto do Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Quero parabenizar aqui o Tiago Ilha e dizer com certeza Tiago voltarei favorável. Porque Brasil afora nós não somos reconhecidos como as nossas etnias ou da onde nós viemos se somos migrantes ou imigrantes ou somos de outro Estado, mas que utilizamos da terra do Rio Grande ou da nossa terra e fizemos dela a nossa cultura, nosso método, nosso meio de viver. Porque no período em que eu morei no nordeste uma das coisas que mais nós nos orgulhávamos naquele Estado naquele local era utilizar uma pilcha gaúcha; e o que todos daquele estado viam em nós através da nossa fala é justamente a nossa cultura, o nosso jeito de ser gaúcho. Diante das tragédias que nosso Estado viveu recentemente observa-se que Brasil afora e de certa forma auxiliador de nosso Estado voluntário para com o nosso estado, viu os gaúchos, levavam junto viam nossa tradição então qualquer coisa que nós temos no nosso Rio Grande do Sul está vinculado aos nossos laços a nossa tradição gaúcha. Por isso que nós somos chamados em qualquer lugar do Brasil ‘olha o gaúcho olha o jeito do gaúcho olha o comportamento do gaúcho olha o churrasco do gaúcho’. Então nós diferenciamos sim por nossa cultura. E eu acho que é nesses movimentos Tiago que muitas vezes nós temos que ser gaúcho porque não tem aquele que está vereador Jorge eu tenho certeza que a sua questão é o envolvimento, todos nós envolvendo ou não com nossa tradição nós somos Gaúcho basta ser do Rio Grande porque assim que nós somos reconhecidos por tudo que nós fizemos por tudo que nós construímos; e construímos já muito neste Brasil afora. Quero dizer aqui saudar os patrões o Zamboni, o Ataídes, o Alexandre, Tasioneiro que é um grande aliada e todos os demais patrões que aqui estão e que carregam essa bandeira do nosso gauchismo aqui no estado de Brasil afora. Muito obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Thiago Brunet.

VER. THIAGO BRUNET: Boa noite senhor presidente e demais colegas vereadores. Queria aqui saudar a presença das lideranças, os patrões do tradicionalismo gaúcho da nossa cidade é importante você vocês estarem aqui, é importante levarem a nossa tradição para dentro do CTGs e para o Brasil afora e o mundo afora porque afinal de contas nós estamos em mais de 100 países né; tem em Tóquio, tem em Londres tem em Nova York onde tu for no mundo vai ter lá um CTG vai ter um Centro de Tradições Gaúchas. Tiagão, parabéns, parabéns porque pela humildade que tu tem de entender que tu representa o tradicionalismo gaúcho hoje aqui no nosso parlamento. Tu, é louvável da tua parte e tem uma frase que tu sempre diz ‘só sabe para onde vai quem sabe de onde veio’. Então eu acho que hoje tu constrói um tijolinho na tua trajetória política porque isso vai ficar marcado, hoje é um dia histórico como tu mesmo falaste né para tua pessoa para tua passagem política, mas também para o município de Farroupilha. Eu sou um fã do tradicionalismo gaúcho embora vocês poucas vezes vão me ver pilchado né, não tenho esse hábito sou de Livramento tenho parentes, primos, tios, que vêm do campo, mas eu não tenho esse hábito então não eu não posso fazer isso. Seria uma uma situação assim de falta de respeito inclusive se todo dia eu aparecesse pilchado até porque Paixão Cortez dizia diz ‘ser gaúcho é um estado de espírito’ ser gaúcho é tu ter nas tuas bases familiares fé, levar isso para tua família buscar sempre ser correto, ser honesto, ser gentil e isso sim Tiagão tu sabe que eu tento fazer e tento buscar ser com os meus amigos com os meus familiares e a todos aqueles que me rodeiam. Então mais uma vez eu só para ratificar aqui e te parabenizar por esse lindo projeto e dizer a todos aí que estamos todos de parabéns no dia de hoje. Queria agradecer aqui a minha bancada também por permitir que a gente né leve aí a palavra. Muito obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Thiago Brunet. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, senhores vereadores, cumprimentar a todos, cumprimentar o movimento tradicionalista da nossa cidade em nome aqui do CTGs, dos grupos, enfim, né, cumprimentar aqui os patrões, as prendas, cumprimentar o vereador Tiago Ilha pela proposição, cumprimentar a Claudia, ex-primeira-dama, Pedro Pedrozo nosso ex-prefeito, Isaías Girardi presidente do PSB. Pedroso que tenha olhando par ao Pedrozo não dá para não ver a cultura gaúcha estampada né e todos vocês que aqui estão. A gente que de vez em quando visita os CTGs visita os grupos conversa com os tradicionalista a gente sabe do quanto que vocês se dedicam pela cultura gaúcha né. Então nós aqui da Câmara de Vereadores instituir um projeto de lei de incentivo à cultura gaúcha é nós referendar tudo aquilo que vocês vem fazendo, mas é um pouco mais do que isso também é uma expectativa de a gente poder ajudar mais o nosso tradicionalismo na prática né. Porque fazer um discurso em homenagem ao tradicionalismo não é muito difícil basta você dar uma lida em um ou dois livros por aí, dar uma decorada de algumas frases, buscar alguns ícones da cultura gaúcha e tá feito. O difícil é quando você tem a missão e a responsabilidade na prática provar que você quer investir e defender a cultura gaúcha. É quando se apresenta o lado mais difícil né de tocar a cultura gaúcha que precisa estar presente o poder público né incentivando a cultura com todas as suas forças. Eu lembro da nossa Semana Farroupilha, da Farroupilha bem Gaúcha, coisa linda né; a gente sabe que tá andando muita coisa, mas acho que a gente pode fazer muito mais pela cultura gaúcha gosto do nosso município. Podemos buscar espaços dentro do CTGs dos físicos inclusive do CTGs que muitas vezes os próprios CTGs têm dificuldade de manter as suas estruturas porque não é barato fazer cultura gaúcha, não é barato, precisa ter o auxílio do poder público municipal e entender que esses espaços não estão ali construídos apenas para satisfazer um desejo de quem ali está na patronagem de quem está comandando naquele momento. Mas são espaços, eu vou pedir o espaço de liderança.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Espaço de liderança

VER. ROQUE SEVERGNINI: Mas são espaços que foram construídos a duras penas por famílias. Eu vejo aqui o patrão Ataíde e a sua esposa há quantos anos que tá tocando lá o CTG Aldeia Farroupilha; me lembro quando vocês começaram que não era aqui no Primeiro de Maio era mais para o interior né. E assim o Chilenas me lembro quando se instalou, o Ronda que é o nosso pai velho ali, o Rancho de Gaudérios e tantos outros que se reúnem aí na Semana Farroupilha, a gente encontra grupo de tudo que é lado né de uma forma ou de outra dando a sua contribuição para a cultura gaúcha. Então isso que o vereador Tiago Ilha apresenta é também de nosso entendimento nós já temos conversado muito sobre isso. a gente está montando um trabalho muito interessante de apoio à cultura gaúcha para o nosso município. E eu também acho cultura e o incentivo é bom quando a gente ouve os que participam porque daqui a pouco o prefeito não precisa necessariamente ser pode até nem ser gaúcho, por exemplo, eu nem sou gaúcho nasci no Paraná, mas cheguei no Rio Grande do Sul com menos de um ano de idade, mas eu gosto muito da cultura gaúcha. Mas não importa né se é gaúcho ou não é gaúcho o importante é que quando tenha a oportunidade faça pela cultura gaúcha. Porque botar a gurizadinha dentro de um CTG dentro de um espaço não é uma coisa muito simples né. A gente vê quantos e quantas atividades e quantas e quantas promoções preciso se fazer para se manter fazendo a cultura gaúcha. Então eu quero aqui em nome do PSB hipotecar aqui a nossa o nosso compromisso e a nossa esperança de dias melhores para a cultura gaúcha. Parabéns vereador Tiago, parabéns a todos que no dia a dia com chuva com sol com vento com frio com feriado, com dificuldades seguram firme essa bandeira do tradicionalismo. Parabéns.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Roque Severgnini. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum vereador quiser mais fazer o uso da palavra colocamos em votação a solicitação do vereador Tiago Ilha para que o projeto seja votado nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. em votação projeto de lei do legislativo nº 17/2024 que institui a política municipal de incentivo à cultura gaúcha do município de Farroupilha. Os vereadores que estiverem…

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Encaminhamento de votação ao vereador Tiago Ilha. VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, em beiradas de fazermos o ato final de votação eu gostaria também de mais uma vez agradecer a presença de todos os tradicionalismos tradicionalistas aqui, a todos os amigos né que acreditaram e deram oportunidade desse vereador de estar aqui. Dizer que a partir de hoje a gente vai viver um novo marco e eu gostaria de pedir licença senhor presidente a Casa para que ao final da sessão de hoje que já se encaminha para o fim aqui a gente possa convidar todos os tradicionalistas que estão aqui que representam a nossa sociedade tradicionalista para fazer uma foto que professor Zilmar vai ser histórica né; eu fiz questão de trazer meus filhos aqui hoje porque eu disse para eles que vai passar o tempo e vocês vão olhar lá que a gente junto escreveu patrão Alexandre história na nossa cidade e isso já é o dever cumprido de estar sentado nessa cadeira. Então eu agradeço mais uma vez a Deus e a vocês essa oportunidade. Então obviamente que somos favoráveis né senhor presidente.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Tiago Ilha. Então colocamos em votação o projeto de lei do legislativo nº 17/2024 que institui a política municipal de incentivo à cultura gaúcha no município de Farroupilha. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Nós vamos nesse momento senhores suspender a sessão por 2 minutos para nós fazermos um registro com toda a gauchada nessa noite aqui tá certo. Então podem subir aqui no plenário e nós vamos fazer uma foto de registro. (SESSÃO SUSPENSA) Retomamos então a nossa sessão ordinária nesta noite e já passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações do seu gabinete ou assunto de interesse coletivo.

 

 

ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra vereador Tiago Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, fazia tempo que eu não falava tanto né, logo eu. Mas senhor presidente hoje então na nossa nosso espaço de vereador mais uma vez dizer de que a comunidade tradicionalista sempre viveu um sonho, me lembro que quando começamos no ano de 2013 começamos o Farroupilha Bem Gaúcha muitos artistas daquele dia que estão aqui hoje vivendo junto conosco que bom reencontrar tantos amigos – Valdemar Bergamin, que nostalgia lembrar né um momento tão importante que nós vivemos juntos. E mais uma vez dizer que hoje nós estamos vivendo um momento muito importante e a prerrogativa dessa lei agora ela da condição para que possa ter o próximo passo né de posse depois da sanção devidamente da lei senhor presidente e colegas vereadores a gente possa utilizar essa ferramenta tão importante né para que os nossos próximos governantes possam ter um instrumento único, objetivo e importante né de talvez como disse o vereador Roque dar uma nova cara ao tradicionalismo gaúcho na cidade né incentivando, trazendo e organizando, colocando estruturas, ajudando com as estruturas né colocando condições. Porque hoje liderar um CTG aqui todos os patrões/patroas sabem né o quanto é difícil só deixar aquela porta aberta né, o quanto é difícil, e nós entes públicos municipais precisamos ter a nossa coparticipação nosso presidente e tenho certeza que a partir desse instrumento nós teremos um momento novo e importante para a história da nossa tradição gaúcha na cidade. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Tiago Ilha. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Thiago Brunet.

VER. THIAGO BRUNET: Senhor presidente, apenas para trazer a informação aqui para todos colegas vereadores e para quem nos assiste hoje na Venezuela depois do sequestro de Fred Superlano, um dos principais nomes da oposição de forma assim, as cenas são fortes eu queria passar aqui, mas o presidente não me permitiu tá, a cena é muito forte tá, e após algumas pessoas vinculadas ao exército tá se reuniram capitões [sic] da forças armadas bolivarianas da Venezuela emitem comunicado e dizem é hora de tomar as decisões certas neste momento histórico não há dúvida que Edmundo González foi eleito presidente da Venezuela. Então nós temos aí a chance fazer com que o país volte a ser uma democracia e dessa forma pare de fazer com que as pessoas fujam do governo e inclusive venham aqui na nossa cidade. Eu tenho feito se vocês pegar o jornal né o Informante ou o jornal Farroupilha vocês vão ver que na semana passada nasceram três venezuelanos aqui na nossa cidade; é um problema social muito grande para todos os países da América Latina. Então venho aqui senhor presidente pedir para que essa Casa a gente que nós somos pequenos perto de tudo que está acontecendo, mas pedir para que emitam aí alguma coisa em repulsa ao governo brasileiro que nesse momento assume e torna veredito o governo da Venezuela. Eu não sei como é que ele vai fazer né porque se realmente isso mudar não sei se o governo também vai achar que é um governo né legal. Eu acho que não é e acredito que nessa Casa aqui a maioria acho que não é. Peço aí para que as pessoas vinculadas ao governo ‘taxamor’ aí que possam né talvez buscar com as suas lideranças um pedido de apoio para que o governo brasileiro se pronuncie e que não diga não a ditadura venezuelana. Muito obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Thiago Brunet. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, eu quero também comungar com as palavras do vereador Thiago e dizer que a gente não concorda com governo ditatoriais com governos falastrões que usam do seu cargo para manipular as pessoas como é o caso do Maduro e o caso de tantos outros inclusive nós temos aqui próximo da gente também. Quero também dizer que o governo federal erra em reconhecer a vitória do Maduro e aqui nessa casa o único que não tá no governo federal aqui é o PL os outros todos estão inclusive o seu partido Thiago que eu mais tem Ministério lá. Então eu te convoco para que tu lidere esse movimento e faça um documento e nós vamos assinar e envie inclusive recomendações ao seu partido que faz parte do governo federal com vários ministérios lá. Então eu acho que tá errado, nós não temos não temos que ser conivente com esse tipo de político que quer se perpetuar no governo que quer perpetuar no poder e nós temos na nossa essência a democracia; as pessoas devem exercer os seus mandatos com eleições limpas eleições sérias e não fazendo uso do governo para manipular instituições para fechar Congresso Nacional, para comprar a suprema corte ou para guilhotina ministros da suprema corte. A gente tem que respeitar todas as instituições começando respeitando o próprio poder legislativo que é o nosso aqui. Então me uno e podem fazer um documento que nós assinamos embaixo de repúdio a qualquer um que apoiar esse tipo de governo ditatorial. Era isso senhor presidente, muito obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Roque Servegnini. E eu quero colaborar aqui só dizendo que não foi eu que não deixei tá, não tem ditador aqui tá gente não se preocupe, ditador é o Maduro, é só o regimento que não permite né; sobre mostrar o vídeo das redes sociais o regimento não permite então eu conversei com o doutor e o regimento não permitiu. Com a palavra os senhores vereadores; vereador Gilberto do Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Quero a gente não ia mais entrar no debate hoje, mas eu acho que é importante a gente conversar sobre alguns assuntos. Eu discordo do presidente Lula se ele reconheceu muito tá, independente de quem seja o governo não pode existir ditadura nem de esquerda e nem de direita. Porque muitas hoje há uma ditadura sim na Venezuela de esquerda como tem outros tantos países que há uma ditadura de direita então não pode. Ditadura é o que nós vivemos no nosso passado quando nós era criança onde nós tinha pouco e nada porque não havia desenvolvimento neste país. Porque os países do mundo inteiro com a nossa economia aberta como é nós somos estancado. Ontem mesmo eu disse a Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, mas o seu petróleo não vale nada porque não tem para quem vender. Então discordo, discordo disso. Mas tem uma questão que eu posso falar aqui. Quando vereadores aqui citam do lado de cá nós temos o vereador Tiago que é republicanos, PDT e outros partidos, mas que nós sim estão com o Lula hoje talvez nem todos como a sua grande vontade nossa política aqui dessa Câmara de Vereadores, mas todos os partidos; o PDT tem um ministério, o MDB tem três ministérios dos mais influentes ministério do país, o PP que é o partido do vereador Thiago que então era do PDT que uma coisa que nós usamos muito na sua campanha era licitude porque o PDT não tinha não tinha não tinha envolvimento com petrolão e tudo mais, o PP é um dos que mais só nós voltar no passado é um dos partidos que mais tinha envolvimento com o petrolão que mais processado foram na época. Então aqui às vezes tem vereador que quer falar do sujo ou do mal lavado. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA:  Obrigado vereador Amarante. Com a palavra a vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ: Boa noite presidente. Boa noite a todos os colegas vereadores, a todos que estão aqui hoje nos prestigiando e aqueles também que nos assistem dos seus lares. Continuando só para continuar o assunto da questão da eleição da Venezuela queria deixar para uma reflexão: veja a carta que a executiva nacional do PT divulgou. Estou com a fonte do CNN Brasil diz o seguinte: ‘A executiva nacional do PT divulgou comunicado em que trata Nicolás Maduro como presidente reeleito e cumprimenta o povo venezuelano pela jornada democrática do último domingo (28). “Em nome da democracia né” O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo no dia 28 de julho de 2024 em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza que o conselho nacional eleitoral que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba nos prazos e nos termos previstos na constituição da bolivariana da Venezuela’ disse a executiva do partido em comunicado. Em seguida a manifestação do PT enfatiza ‘a necessidade de diálogo de Maduro com os opositores, mas crítica ingerência externa no processo’. Deixo só essa carta do PT que o PT é o partido do nosso presidente. Mandar um tipo de carta assim validando a democracia como foi lidado as eleições lá. Deixo para reflexão. Obrigado presidente.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereadora Clarice Baú. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, bom, eu quero primeiro reforçar o que eu falei ontem para quem não estava ou não acompanhou: repudiamos qualquer tipo de ditadura. A democracia é soberana em qualquer estado em qualquer país. Se tem alguém que defende uma ditadura não tem que estar no parlamento. Acabou, pronto. Dado o recado. E o partido erra.  O PT erra de defender a Venezuela pronto. Eu não tenho ditador de estimação como alguns tem. O problema é deles e que tomem escorraça e que tomem palavras não agradáveis, aí é problema é deles. Mas eu repúdio a ditadura. E vamos cobrar o que tiver que cobrar a diplomacia. Mas cabe também lembrar olha o caso aqui da galeria, eu estive lá no escritório do governo federal e eu estive dialogando para tentar resolver um problema de várias famílias. Eu fui lá bati na porta disse tá aqui o problema, mas o governo municipal não fez a parte. Então tem que fazer a parte né tem que fazer o tema de casa. A gente busca as instituições. E tinha uma questão que tinha ficado em dúvida em débito ontem que a situação ia trazer para nós que era as explicações sobre o trator de esteira da prefeitura prestando serviço particular em propriedade privada. Acho que a gente tem que fiscalizar todo o globo terrestre, a geopolítica, mas nós não podemos esquecer de Farroupilha. E aí? saiu a ordem de serviço lá que estavam fazendo servicinho politicagem lá? Se saiu a ordem de serviço é o quê? Atestado, atestado de rolo. Então nós queremos resposta. Nós vamos vá para o ministério público e nós queremos explicação; é recurso público máquina que poderia estar sendo utilizada nas estradas para as pessoas terem o acesso. Não, fazendo favorzinho. Então eu também gostaria de ouvir uma resposta semana passada nós fizemos a denúncia aqui e o que que foi feito. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Maurício Bellaver.

VER. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado senhor presidente, já que o senhor me olhou então vamos lá. Boa noite a todos que estão aí, os assessores. Vereador Juliano se o senhor quer a resposta vai perguntar para fonte né. Melhor coisa. Nós aqui nós trabalhamos como precisa aqui. Falar da Venezuela eu cheguei a trabalhar e é vizinho meu tem três casal de lá da Venezuela, o que eles falam de lá é de ficar triste e chorar também. E de doer no coração. E quando que ele escutou que de novo ganhou aí ele disse ‘pensava em voltar para lá, mas agora vou tentar levar mais gente para cá porque lá passa necessidade. Ele trabalhava numa refinaria e agora ele trabalha numa câmara fria embalar pêssego, maça, essas coisas. Então é bem complicado como eles passam lá e bem triste e a gente não a gente vai fazer um documento alguma coisa vereador Thiago, mas só vamos fazer né porque não vai adiantar muito, mas nós vamos fazer o quê no alcance nosso. Mas é bem complicado a história de lá. Muito obrigado senhor presidente.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Maurício Bellaver. A palavra está à disposição dos vereadores. Está encerrado o espaço de explicação pessoal. Espaço do presidente pelo tempo de até 5 minutos.

 

ESPAÇO DO PRESIDENTE

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Abre mão. Encerrado o espaço do presidente. Nada mais a ser tratado nesta noite declaro encerrados os trabalhos da presente sessão. Uma boa noite a todos.

 

 

 

 

Davi André de Almeida

vereador presidente

 

 

 

Felipe Maioli

vereador 1º secretário

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.