Pular para o conteúdo
21/01/2025 19:52:46 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4383 – 25/06/2024

SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: Sr. Davi André de Almeida.

 

Às 18h o senhor presidente vereador Davi de Almeida assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Eleonora Peters Broilo, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Jorge Cenci, Juliano Luiz Baumgarten, Mauricio Bellaver, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Pintos Brunet, Tiago Diord Ilha e Valmor Vargas dos Santos.

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Boa noite a todos. Declaro aberto os trabalhos da presente sessão ordinária. Dada a verificação do quórum informo a presença de 15 vereadores nesta sessão plenária com a ordem do dia 25 de junho de 2024. Ordem do dia.

 

 

ORDEM DO DIA

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 20/2024 que dispõe sobre a política municipal da pessoa idosa, e dá outras providências. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. E a palavra está com o vereador Calebe Coelho.

VER. CALEBE COELHO: Boa noite a todos, O projeto de lei nº 20 de 29/5/2024 é um projeto que dispõe sobre a política municipal da pessoa idosa, e da outras providências; é um projeto simples de alterações simples, porém muito importantes. O presente projeto visa a adequar a legislação municipal à lei federal nº 14.423 que alterou o Estatuto da Pessoa Idosa, substituindo as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente, com a intenção de promover a inclusão e o combate ao preconceito. Assim, é imprescindível a recepção da mencionada lei ao ordenamento jurídico municipal, a fim de assegurar direitos, criar condições para promover autonomia, integração e participação efetiva das pessoas idosas na sociedade. Ademais, esta proposição tem por objetivo promover a unificação das normas municipais que tratam de políticas da pessoa idosa, proporcionando um instrumento único para consulta. Senhor presidente, gostaria de pedir que se possível o projeto seja votado ainda essa noite e a posterior aprovação dos colegas. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe Coelho. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum vereador quiser mais fazer o uso da palavra colocamos em votação a solicitação do vereador Calebe Coelho para que o projeto seja votado nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todo senhores vereadores. Em votação o projeto de lei do executivo nº 20/2024 que dispõe sobre a política municipal da pessoa idosa, e dá outras providências.  Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores, cito ausente da bancada o vereador Roque Severgnini. Passo a palavra ao vereador Calebe Coelho.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Muito obrigado senhor presidente. Nesse momento então em 1ª discussão o projeto de lei do executivo o nº 21/2024 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município o evento ‘Serra e Campo’. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Davi, na tribuna.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe Coelho. Quero cumprimentar os demais vereadores nesta noite, também as pessoas que estão nos acompanhando, a imprensa aqui presente, autoridades; quero aqui em especial cumprimentar a ex-secretária Regina Ducati também, cumprimentando o Rogério que está aqui também, Fabrício Amaral, o Junior Pereira, o Gerson e Josmar Oliveira – todos fazem parte deste projeto Serra e Campo. Mas o que vem a ser o Serra e Campo? O presente projeto de lei tem por finalidade incluir no calendário oficial de eventos do município o evento Serra e Campo – uma festa folclórica que reúne festival de gineteada, festival de música e poesia, momentos de lazer e entretenimento para os munícipes e ainda auxilia no fomento do turismo da cidade. O evento de 2023 fez sucesso junto à comunidade, contando com mais de 1.500 pessoas que participaram pela cancha de rodeios do nosso município. Então senhores vereadores é um projeto que vai instituir esse evento ‘Serra e Campo’ que valoriza a nossa cultura, valoriza o folclore gaúcho, valoriza e incentiva cada vez mais as crianças/os jovens/os adultos a estarem participando desse evento. E aqui vereador Tiago Ilha o senhor que também defende a nossa tradição né eu creio que é uma noite muito especial para que nós senhores vereadores venhamos aprovar este projeto que é tão importante haja vista que nós recebemos pessoas de vários Estados, recebemos pessoas de outros países também aqui; em um dos vídeos que eu assisti me parece que tinha até um argentino né ali na gineteada. Ou seja nós estamos fomentando o turismo, estamos fomentando Farroupilha e estamos trazendo pessoas para nossa cidade Tadeu mostrando né os valores que nós temos a cultura que nós defendemos e como está vivo né esta chama gauchesca aqui na nossa cidade. Então é um evento que vai fomentar muitas coisas – o comércio, a estadia – né e nós vamos conseguir aqui divulgar um pouco mais dessa cultura. Por gentileza Rose eu queria ver se a possibilidade possível tu colocar o vídeo que mostra um pouquinho do que foi a gineteada, se não me engano eu acho que é do argentino mesmo. Olha que bacana poder participar de um evento tão grandioso que valoriza a cultura gaúcha. Eu não sei qual foi o prêmio dele, mas ele foi bem aí né Rogério. Então penso eu senhores que eu coloco para que esta Casa receba aqui então este projeto agradecendo também o prefeito municipal – Fabiano Feltrin e Jonas Tomazini – que enviaram para esta Casa esse projeto e que a gente possa então aprovar por unanimidade este projeto nesta noite. Muito obrigado a todos.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador Davi. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Vereador Tiago.

VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, colegas vereadores e vereadoras, quero cumprimentar todas as pessoas que hoje visitam a câmara municipal né e em especial os amigos daqui da tradição gaúcha aqui que representado né chegando agora também nosso presidente da associação. Ver a atividade sendo feita no parque de rodeios é um sonho para quem sonhou lá atrás ou melhor de rever né Rogério as atividades e encontrar o Alexandre e o Josmar de novo naquele lugar né. Esse vereador inclusive foi o que pleiteou os primeiros recursos secretária junto ao deputado Carlos Gomes para realizar esse sonho né de ter um evento sendo colocado. A gente sabe que ainda o lugar necessita de mais infraestrutura naturalmente, mas que o primeiro evento feito desde que foi consolidado o início da cancha não faltou com nada; um evento muito bem feito, organizado e que cada ano vai crescer. Obviamente que tem que se tornar um evento oficial porque um evento oficial dá a capacidade inclusive de que o município junto com a associação possa inclusive ajudar para que o evento inclusive financeiramente nos próximos edições porque ele se torna um evento oficial do município podendo inclusive a prefeitura colocar no seu orçamento recursos oriundos para ajudar financeiramente nesse evento. Veja a importância de aprovarmos esse projeto nessa noite. Porque quando a gente inclui um evento no calendário oficial do município não é só para estar no calendário oficial do município é para que ele oficialmente seja reconhecido e possa ser inclusive custeado ou uma parte ou na sua totalidade. Então o importante também deixar esse vamos dizer assim esclarecimento que o evento ganha com isso porque ele passa a ter a mesma igualdade orçamentária ou poderá ter a mesma igualdade orçamentária de qualquer outro evento do nosso município. É por isso que hoje é tão importante ter essa votação senhor presidente. Obviamente que nós somos favoráveis e nós aproveitamos também o ensejo para dizer que nós já contatei a maioria dos patrões né para contar de um projeto que já está protocolado aqui de nossa autoria que institui a política municipal de incentivo à cultura gaúcha no município de Farroupilha. Então nas próximas semanas nós vamos primeiramente no centro de tradições né também na associação Juarez para contar desse projeto que nós ensaiamos aqui a dois anos atrás aquele grande movimento que levou à cultura gaúcha para as escolas nas outras câmaras e que agora a gente retorna com uma um projeto que institui a política municipal de incentivo à cultura gaúcha. Muito obrigado senhor presidente.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador Tiago. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum… Vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, colegas vereadoras/vereadores, cumprimentar todos os nossos cidadãos/cidadãs presentes, o público voltado ao tradicionalismo, Rogério, professor Zilmar, citar as demais profes, direções, estudantes e familiares que se fazem presentes aqui nesta noite fria de temperatura mais calorosa e acolhedora por conta das matérias legislativas que a gente discute. Também quero prestar minha solidariedade Leandro Adamatti a ti, desejar recuperação e força ali, tua mãe não tá muito legal então estamos na torcida aí para que logo ela se recupere. Eu quero me somar as manifestações e obviamente que eu sou favorável. É aquilo que eu falava desde o primeiro dia do mandato tem até um provérbio chinês que diz o seguinte ‘não importa a cor do gato desde que ele caça o rato’. Quando o projeto é bom não tem porque e como e por que ser contra então ainda mais um projeto que tem o intuito de valorizar e fomentar a cultura gaúcha que é identitária nossa. A gente pega o próprio nome da cidade Farroupilha que surge lá prestes a comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. Então as nossas raízes não estão só entrelaçadas na cultura da imigração italiana, mas sim na formação e no fomento da tradição gaúcha. E a gente vê que é muito forte e latente na nossa comunidade seja através desse evento do ‘Serra e Campo’ que reuniu mais de 1.000 pessoas, quando eu li o projeto estava lá na justificativa, seja propriamente dito quando a gente vê a Semana Farroupilha; isso é bonito é bacana, valorizar, prestigiar. E claro nós temos tarefa um tema de casa que o próximo governo tem que investir mais, tem que tentar levar acesso, tem que levar infraestrutura para que as coisas fluam, para que as coisas por si só andem. Então foi dado o primeiro passo lá vereador Tiago quando tu buscaste o recurso, acho que é importante referendar, foi feito um projeto tem todo o tramite burocrático, mas tá acontecendo que bom tem nosso apoio nosso incentivo. Parabéns a todos envolvidos e é isso aí fomentando a cultura gaúcha para fora da cidade para os quatro cantos da nossa querência. Obrigado.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador Juliano. Mais algum vereador gostaria de se manifestar. se nenhum vereador… vereadora Clarice, por favor.

VER. CLARICE BAÚ: Boa noite presidente. Boa noite colegas vereadores, a todos que estão aqui hoje nos prestigiando presencialmente e aqueles que nos assistam dos seus lares forma remota. Quero só parabenizar nosso presidente Davi por ter essa ideia nesse projeto de lei evento ‘Serra e Campo’; instituir no calendário oficial. Tudo que é oficial é obrigatório então temos a maior probabilidade que as coisas aconteçam e que consigam então realmente estabelecer aqui uma cultura gaúcha cada vez melhor. Então vai trazer a valorização, vai fomentar, vai incentivar, inclusive novos protagonistas da nossa cultura gaúcha; isso que é importante dar continuidade né, termos a sucessão de toda essa nossa cultura gaúcha. Então só quero parabenizar, sucesso sempre nesse evento ‘Serra e Campo’ e vida longa a todos.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereadora Clarice. Vamos ouvir o vereador Jorge.

VER. JORGE CENCI: Senhor presidente, colegas vereadores, quero aqui saudar todos que aqui estão nos prestigiando; e também quero fazer uma saudação especial a nossa à minha ex-colega secretária Regina, diretores, professores, alunos, pais, familiares que aqui estão que receberão uma bela homenagem tendo em vista a representação que vocês fazem por Farroupilha e de Farroupilha fora dela. Esse projeto vereador é bem importante sim tendo em vista que ele cultua e fortalece tradicionalismo aonde aqui eu quero saudar o Juarez Valer né, presidente da Associação Farroupilha de Tradição Gaúcha, e estendo aos demais colegas tradicionalistas – Rogério e todos – que aqui estão. Eu acho que as culturas independente de quais são elas devem ser fortalecidas e com essa proposta certamente a cultura gaúcha ela tende a se fortalecer cada vez mais. E também é importante dizer né que o parque de rodeios foi um sonho de vocês né e entregue para vocês e para quem cultua e também quem gosta desta tradição e das ações que por elas são realizadas. Então parabéns a todos. É uma é uma demanda antiga que vocês conquistaram e com esse projeto aqui a gente avança para que a tradição gaúcha não se apague. Obrigado senhor presidente.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador Jorge. mais algum vereador gostaria de se manifestar. Vereador PC, por favor.

VER. VALMOR DOS SANTOS: Boa noite senhor presidente, senhores vereadores e vereadoras, os demais presentes na Casa aqui, os professores e diretores que nos visitam aí, alunos também tem aqui e em especial ao grupo ‘Serra e Campo’. Quero dizer e dar os parabéns ao vereador Tiago Ilha quando ele se empenhou em buscar um recurso para que essa obra saísse, que isso a gente tem que reconhecer, e também a importância que o senhor teve nesse projeto pastor Davi. Porque esse um projeto que visa divulgar ainda mais a nossa cultura já é bastante evoluída aqui em Farroupilha, deve ser uma das maiores do Rio Grande do Sul o tradicionalismo aqui né. Então eu quero dizer que esse é um projeto que a gente tem prazer de votar. Porque só em ver essas pessoas é que o tanto que lutaram para hoje chegar a esse ponto aqui de ter a casa deles meio que ainda provisória, mas tá já andando né e com muito êxito. Então é assim ó eu quero agradecer, agradecer por tudo o que vocês fizeram e por vocês ter lutado até agora. Eu faço parte de um grupo tradicionalista, do Rancho Criolo, acho que o Juarez já sabe o Juarez já andamos conversando sobre isso aí né. Então assim é muito gostoso quando a gente tá lá porque é um lugar acolhedor é um lugar onde as pessoas têm respeito um com os outros, onde a cultura ela é uma cultura que ela é levada a todo mundo – é jovem, criança, adultos. Então assim ó é muito bom ter esse projeto. eu quero dizer que eu voto sim e votaria quantas vezes for preciso um projeto dessa magnitude aí tá bom. Muito obrigado aí.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador. Mais algum vereador gostaria de se manifestar. Vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite vereadores/vereadoras, a todos que estão presente, os pais, os alunos, professores, diretores das escolas de nosso município. Quero dizer parabenizar o pastor Davi pela iniciativa pelo projeto, é um projeto que traz regulamentar a cancha de rodeio, regulamentar a edição aí do ‘Serra e Campo’, mas claro que tudo isso para tornar-se lei com resultado tem que vir os recursos né; a questão das condições, das instalações, dos locais. Então eu lembro que nós tinha lá um espaço muito bom que foi retirado então esse espaço lá pelas tantas poderia ter sido negociado para permanecer naquele local e que vocês poderiam fazer proveito disso. Agora temos construir algo lá inclusive um local maior, enfim, que possa acolher todos porque eu imagino que naquele local no último rodeio de vocês, eu não sei como foi a instalações de vocês, porque tinha a cancha muito bem tá bonita tá legal o espaço, mas tem que ter as acomodações principalmente para quem vem né. Eu sei que muitos gaudérios, gaúchos, eles vem e traz a sua barraca traz o seu espaço junto com seus cavalos, mas é importante este local para estender um evento maior. E precisamos trabalhar inclusive até de repente como o Tiago Ilha trouxe essa emenda parlamentar através do Carlos Gomes que nós possamos trazer de repente até trabalhar daqui para frente emendas para fazer o espaço dar condições. E claro que o executivo municipal pode trabalhar com recursos do próprio município para fornecer né a questão da infraestrutura de ali da própria do acesso né, pavimentação, ou então uma boa regularização na pavimentação no local. Então era isso parabenizar vocês que lutam. E que bom tivemos uma época o ENART que era muito forte em Farroupilha e agora estamos criando um novo espaço né. Mas nunca deixamos a tradição né Rogério o nosso espaço gaudério aqui em nossa cidade. Muito obrigado

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado. Mais algum vereador gostaria de se manifestar. Vereador Roque, por favor.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente e senhores vereadores, eu gostaria de aproveitar aqui e cumprimentar o nosso ex-vereador Silvio Chies que está aí, tive o prazer de ser vereador contigo aqui nessa Casa; espero que volte para cá né Silvio. E saudar a todos que aqui se encontram nessa noite especialmente o pessoal que representa a nossa cultura gaúcha né do evento Serra e Campo, que é um evento que nós devemos prestigiar e apoiar; porque eu não acho que é o poder legislativo e nem o poder executivo que deve criar os eventos. A cultura gaúcha deve ter os seus eventos e o poder público deve apoiar os eventos né. Eu acho que sempre que tu vai lá e tenta criar eu acho que não é uma boa lógica, eu acho que a boa lógica é a cultura gaúcha cria os seus eventos e o poder executivo deve apoiar. E eu lembro muito bem aqui de um evento que nasceu da cultura gaúcha que foi a Farroupilha Bem Gaúcha inclusive né vereador Tiago e que hoje é uma marca da nossa cidade é uma marca do tradicionalismo e que a gente infelizmente vê ela bem pequenininha sendo divulgada hoje; mas é uma marca do tradicionalismo não é uma marca da prefeitura ou do poder legislativo. Então eu quero render aqui a minha homenagem a todos esses que fazem a cultura gaúcha porque parece fácil né, mas não é; parece fácil mas não é. Se você vai ver por trás de toda uma organização dos CTGs ou de outro movimento existe um trabalho muito árduo né do dia a dia, de noites a dentro, dos finais de semana, da dedicação até de investimento financeiro muitas vezes né. Tem muita gente que às vezes gostaria de cultuar mais inclusive e participar mais e às vezes não consegue também por conta disso. Então nós temos aqui o dever de reconhecer, de homenagear, de reconhecer e de apoiar quem pratica e faz da cultura gaúcha um movimento que orgulha cada vez mais o nosso Estado e principalmente nesse momento que o Estado do Rio Grande do Sul está passando pelo que está passando. A gente percebe o quanto que o Estado do Rio Grande do Sul é querido inclusive pela sua cultura né, de norte a sul todos os cantos do país reconhece o Rio Grande do Sul e reconhece essa necessidade e ajuda. Então parabéns, parabéns a todos né. Como disse o vereador Juliano aqui cada canto tem os CTGs e não é só no Brasil que tem os CTGs, os CTGs está pelo mundo afora. Obrigado. Parabéns ao trabalho de vocês.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador. Mais algum vereador gostaria de se manifestar. Colocamos em votação a solicitação do vereador Davi para que o projeto seja votado ainda esta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos. Em votação projeto de lei do executivo nº 21/2024 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município o evento ‘Serra e Campo’. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Em 1ª discussão o projeto de decreto legislativo nº 14.000/2024 que institui a medalha mérito Farroupilha do poder legislativo municipal. Nesse momento estou solicitando então que a Casa mantenha em 1ª discussão esse projeto, pois eu entrei com uma emenda substitutiva nº 1 ao projeto de decreto que altera o nome da medalha. Então permanece em 1ª discussão. Encerrado o espaço de discussão de projetos. Espaço dos requerimentos.

 

 

REQUERIMENTOS

 

 

VICE-PRES. CALEBE COELHO:  Requerimento nº 26/2024: congratulações aos medalhistas da olimpíada de matemática. A palavra está à disposição da vereadora Eleonora Broilo pelo tempo de até 5 minutos. na tribuna? Por favor, microfone então na tribuna.

VER. ELEONORA BROILO: Obrigado. Boa noite a todos. Boa noite aos meus colegas vereadores, ao meu presidente, boa noite a imprensa, melhoras a sua mãe Adamatti. Uma boa noite a todos os familiares e alunos que estão aqui pela importância da participação na 18ª olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas. Boa noite dona Regina Ducati nossa ex-secretária do turismo. Uma boa noite aos tradicionalistas, sejam todos muito bem-vindos, as professoras que aqui se encontram vejo umas carinhas conhecidas, as professoras e todos muito boa noite. Então o requerimento nº 26 diz o seguinte: ‘a vereadora signatária, após ouvida a Casa, requer a vossa excelência que seja enviado votos de congratulações aos estudantes do munícipio medalhistas na 18° olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas – OBMEP’. Vejam essa olimpíada ocorreu no Rio de Janeiro e é uma olimpíada nacional então nossos medalhistas estão de parabéns, muito mais do que só parabéns é duplamente os parabéns de todos. Eu vou citar o nome de todos porque dada a importância dessa conquista, vamos combinar que matemática é uma matéria difícil e a maioria de nós não tem a mínima ideia de como resolver os problemas matemáticos, então é um é um é algo muito importante que eu considero para educação na nossa cidade. Então vamos lá medalha de ouro: Felipe Koch Marques – Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, Gabriel Ghedini Bertuol – Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Caravaggio; medalhistas de prata: Breno Lovatel Basso – EMEF Padre Vicente Bertoni, Maria Eduarda Bellaver – EMEF Antônio Minella, não está aqui, Kevin de Sousa da Silva – Escola Estadual de Ensino Médio São Pio X; medalhistas de bronze: Eduarda Crocoli Sonza – EMEF Santa Cruz, Lorenzo Chiele da Silva – EMEF Nova Sardenha, Arthur Gollin Battistin – EMEF Nossa Senhora de Caravaggio, Guilherme Augusto Rucks – EMEF Ângelo Chiele, Henrique Vieira Ramos – EMEF Presidente Dutra, Gustavo Bellaver Ribeiro – EMEF Nova Sardenha, Gabriel Periolo da Silva – EMEF Santa Cruz, Ismael Campeol Capeletti – EMEF Presidente Dutra, Theo Chies Perotoni – EMEF Ângelo Chiele, Camila Sotili – Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fetter, Pietro de Oliveira Bortolini – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Maria Luísa Soares da Cunha – Colégio Estadual São Tiago, Iasmin de Lima de Oliveira – Colégio Estadual Farroupilha. Sendo assim, esta é uma forma de reconhecimento da nossa Casa Legislativa para parabenizá-los por estarem levando o nome do município em uma competição a nível nacional através da educação. Nesses termos eu peço, vou usar meu espaço de líder então.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Espaço de liderança.

VER. ELEONORA BROILO: Eu me esqueci o nome de uma menina: Laura Barbizan – EMEF Santa Cruz. Bem, então nesses termos eu peço deferimento dos meus nobres colegas para esta importante congratulação a esses alunos que levaram nome da nossa cidade a nível nacional. Eu só tenho que agradecer a todos e dizer vocês são o máximo, continuem assim, continue a nos dar esse orgulho continue a nos dar essa esperança nos nossos jovens. Muito obrigado e boa noite.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereadora. Mais algum vereador gostaria de se manifestar. Vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Acho que é de suma importância parabenizar todas e a todos os estudantes né referendados aqui através de um requerimento. A bancada do PSB subscreve. Eu acho que é importante, falo em nome do meu colega vereador Roque e obviamente meu nome, porque é importante. Todo ato de educação ele vem carregado de amor já dizia Paulo Freire e acho que a gente tem que valorizar os aprendizados e a doutora Eleonora falava da dificuldade da matemática, mas são aptidões diferentes que ainda cito do na mesma linha o nosso patrono da educação brasileira Paulo Freire ‘não há saber mais ou saber menos há saberes diferentes’. Já pensou se todo mundo só soubesse matemática e não soubesse português e não soubesse história a gente seria numa linha quase igual. Mas não, nós somos todos cada um traz uma história e cada um traz o seu conhecimento. Acho que é importante saudar e quero citar um por um só, só vou abreviar: Felipe, Gabriel, Breno, Maria Eduarda, o Kevin, Eduarda, o Lorenzo, o Arthur, o Guilherme, Henrique, o Gustavo, Gabriel, Ismael, a Laura, o Théo, a Camila, o Pietro, a Maria Luiza e Yasmin. E são várias as escolas né: Santa Cruz, Nossa Senhora de Caravaggio, Padre Vicente Bertoni, Antônio Minella, São Pio X, Nova Sardenha, Ângelo Chiele, Presidente Dutra, Carlos Fetter Instituto Federal, São Tiago e o Estadual. E o mais legal de uma olimpíada é que ela tem todo um contexto histórico por detrás de si, eu falo com propriedade pela minha formação enquanto professor de história, aluno do Zilmar né Zilmar, historiador de formação e também de registro e eu acho que é importante referendar, aliar o pedagógico o lúdico ao aprendizado como uma ferramenta. Porque cada aluno cada aluna viu não só como apenas uma avaliação, mas e como uma forma diferente de aprendizado. e claro não só citar o esforço de cada um cada uma, mas lembrar do papel do professor e da professora todo dia na sala de aula porque ninguém sabe nada sozinho. E o professor é que forma todas as profissões, ele que é o responsável lá carregado de amor de cuidado de empatia podendo desenvolver com cada um e cada uma. E é importante que tem que se fortalecer uma rede, olhar com mais carinho a questão pedagógica, mais autonomia, dar liberdade para as escolas poderem trabalhar com as aptidões olhando cada realidade; cada rede cada escola é constituída de um grupo diferente não tem como dizer que todas elas são iguais. Porque uma tá mais vinculado a um grupo social outra a outro determinado. Eu vou pedir depois quando findar o meu tempo meu espaço liderança senhor presidente. Então é isso que nos faz crescer e desenvolver e é importante estimular porque a gente consegue ver…

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Espaço de liderança.

VER. JULIANO BAUMGARTEN:  …nos olhos de cada estudante e principalmente dos pais os familiares o orgulho de ver seu filho/sua filha estando aqui e dizer poxa é importante. Porque nós precisamos cada vez lutar por maior investimento maciço na educação para que todos que aqui tenham a oportunidade de dar sequência nos estudos e buscar fomentar porque muitos diz ‘a educação não é cara, cara é a ignorância’. Então nós precisamos investir cada vez mais e fomentar. Fora isso vem com a linha eu fico muito feliz de ver e quem sabe muitos dos estudantes que aqui estão farão o uso de uma universidade federal da Serra Gaúcha que eu tenho lutado que eu tenho batalhado todos os dias, até me sinto às vezes repetitivo, mas é importante de dizer de fomentar que agora é hora de fazer com que isso aconteça para a gente poder. E olha só aquilo que eu falei do contexto histórico as olimpíadas quando ela surgiram lá em 776 antes de Cristo na Grécia ela surgiram como uma homenagem aos deuses do Olimpo, ou seja, todos os atletas na época estavam lá para referendar dentro daquele culto dentro daquela crença; hoje eles estão em outros em outras provas de batalha, mas com afinco visando o quê? O conhecimento a formação do cidadão. Então eu quero parabenizar a todas e a todos, muito obrigado por vocês estarem aqui a gente fica muito feliz de ver a presença. Sempre continuem estudando se alguém se algum colega próximo então tem dificuldade sempre tenta ajudar, sempre colabore com os professores, valorizem, respeitem, isso nós precisamos multiplicar porque eles que são a nossa base da sociedade e é isso que a gente tem lutado. Então parabéns vocês são dignos de aplausos não somente desse vereador, mas de todo o poder legislativo de Farroupilha. Muito obrigado e boa noite.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado. Vamos ouvir o vereador Davi.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Mais uma vez boa noite senhor presidente e senhores vereadores. Quero cumprimentar a cada um dos alunos, mas também as famílias que estão aqui porque nós temos a família que nós construímos então se tem bons alunos aí é porque tem uma família que dá suporte para que eles possam participar. E no nome do Téo ali né quero cumprimentar ali o Theo, meu amigo, quero cumprimentar a todos vocês. Dizer que alegria ver o Presidente Dutra aqui também recebendo uma medalha, eu que fui aluno do Presidente Dutra e hoje estou aqui presidindo desta Casa, muito orgulho de ver você aqui também. Claro que não era bom em matemática eu era a melhor educação física né, mas com a ajuda dos colegas consegui chegar viu diretor a vereadora doutora, o olhar de diretora né tem a doutora Clarice e ela já fica feliz ver os alunos aqui. Então gente é parabenizar a todos, vereadora Eleonora pela proposição também. É muito bacana a gente receber a nossa comunidade aqui e poder homenagear a cada um de vocês. Tenho certeza que vão levar para a vida de vocês e continuem assim trazendo cada vez mais títulos aí para nossa cidade. Muito obrigado senhor presidente

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador Davi. Mais algum vereador gostaria de se manifestar. Vereador Jorge.

VER. JORGE CENCI: Senhor presidente, quero saudar novamente a todos que aqui nos acompanham. Me permitam então saudar o Rodrigo Nascimento, diretor da Escola de Nova Sardenha, e também a Ana Cláudia, diretora da Escola Presidente Dutra, né pastor Davi a qual eu também tive oportunidade de estudar lá até a 4ª série há muito tempo atrás. Então saudando a vocês quero saudar os demais presidentes e diretores de escolas, também extensivo a cada familiar que aqui está acompanhando seus filhos ou familiares. E certamente é um orgulho deve ser um orgulho e será um orgulho para toda a história de cada um de vocês porque disputar e ter uma nota boa em matemática não é para qualquer. Então parabéns a vocês aos professores que também induziram e contribuíram para que este momento e essa conquista fosse possível. E nós aqui né da bancada do MDB estamos muito felizes também né vereadora Eleonora, não falo em nome do Felipe que também vai usar a palavra, mas orgulhosos por vocês. E continuem com essa caminhada que certamente farão a diferença na vida de muitos cidadãos farroupilhense e galgarão belos aminhos e belas conquistas na sua história e na sua vida. Então obrigado pela atenção de cada um e certamente parabéns e continuem evoluindo e avançando. Obrigado.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador Jorge. Mais algum vereador gostaria de fazer uso da palavra. Vereadora Clarice.

VER. CLARICE BAÚ: Obrigado presidente. Boa noite a todos novamente. E merecida homenagem é desta Casa, é singela, mas bem merecida. Porque nós sabemos a importância quando se está numa competição, todos os desafios e chegar então a ter essa conquista e principalmente falando em matemática. Vocês viram que todos os vereadores que falaram falaram que matemática é difícil então a gente sabe que é muito importante realmente receber medalhas nesta área. E dizer também que não é só uma medalha uma conquista né, mas é para o crescimento na vida desses jovens. E bem falou o pastor Davi os nossos filhos são a extensão dos pais, são nossas extensões né, eles nos representam. Toda escola deve estar orgulhosa, fui diretora 15 anos de escola, a gente sabe a importância quando a gente vê que os nossos alunos estão no caminho certo estão conquistando o seu espaço né em todo toda essa questão principalmente com matemática. Então nós temos orgulho de todos esses jovens já citados aqui fazerem parte do nosso município e representar como representaram o nosso município nacionalmente. Continuem assim, não desistem e continuam sempre nos dando orgulho. Obrigado. Parabéns.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereadora Clarice. Vamos ouvir agora o vereador Sandro, por favor.

VER. SANDRO TREVISAN: Obrigado senhor presidente, senhores vereadores, senhoras vereadoras, público aqui presente, autoridades. Parabenizar vereadora Eleonora por proporcionar esse momento aqui na Câmara de Vereadores parabenizando esses medalhistas. E claro que a gente precisa parabenizar os pais que incentivam em casa, pois se não tiverem incentivo tudo para. Os professores, com certeza os professores têm culpa nesse processo diríamos assim. Incentivar nossos alunos é o que se tem de mais importante. muitas vezes a gente fica batalhando batalhando tentando empurrar alguma coisa com métodos que são forçados e acredito eu, pois estou em sala de aula em tempo praticamente integral, e não é por aí; eles precisam ser incentivados. Claro tem que ser dado a eles apoio e professores estão em sala de aula fazendo isso. A vocês medalhistas e todo mundo fala na matemática e acha que ela é difícil, não é uma coisa tão simples, contudo é muito bom trabalhar com matemática. Porque se alguém falar alguma besteira tu prova matematicamente que aquela pessoa está equivocada. Ou se eu falar alguma besteira matematicamente já vi alunos dizendo ‘professor tu tá errado aí’. E eu vou ver de novo e estão certo. Ela tem essa parte que abrir é muito interessante é muito bonita. E vou falar para vocês uma coisa as pessoas simplesmente às vezes me indigno pelo ato delas olharem e dizer o seguinte ‘matemática para quê?’ Não sei até hoje para que serve a formula de bhaskara. E se a gente pensar que a fórmula de Bhaskara é realmente o que a matemática representa, encontrar zeros uma função quadrática, a gente realmente meus amigos não sabem o que é matemática faz. A matemática é o alicerce desse mundo que nós vivemos. Se a gente tem luz elétrica hoje aqui é em função de cálculos matemáticos extremamente complexos; se a gente usa óculos que a física então analisa todo o material aonde uma luz faz uma curva todos esses cálculos são matemáticos; a física é maravilhosa, mas se tirarmos dela a ferramenta matemática ela praticamente deixa de existir; se nós tirarmos a matemática da nossa vida do nosso cotidiano, somos  em 8 bilhões de pessoas no planeta, com certeza 70% das pessoas morrem de fome, pois a estrutura matemática inserida na sociedade é que dá sustento a esse movimento, o movimento econômico de produção de alimentos de produção de máquinas. Na medicina, na medicina ela salva a vida do tempo inteiro, pois os aparelhos que existem lá computacionais, já terminando presidente. Ah, espaço de líder.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Espaço de líder.

VER. SANDRO TREVISAN: Utilizando a matemática em sistema computacionais e os computadores/nossos celulares eles são extremamente matemáticos. A física estuda as ondas estuda como são enviadas como é a recepção da informação e a matemática é que realmente faz todos os cálculos e torna isso possível. Nós estaríamos sem automóveis, sem luz, sem contabilidade, sem nada dessa estrutura tecnológica que temos até hoje. E se parece que isso não é tão importante voltamos um século atrás e vamos analisar como o próprio celular, que a base dele é matemática é física e química, e vamos ver qual era a expectativa de vida das pessoas há um século atrás e daí hoje vamos fazer uma nova pesquisa e analisar qual é a expectativa de vida. Ela tem os seus problemas com certeza a tecnologia. Que a matemática, física, química, claro e todos os processos que envolveram, mas no final dessa história em um século a expectativa de vida aumentou drasticamente. Então meus queridos vocês estão mexendo, trabalhando, entendendo, resolvendo e ganhando prêmios em função de algo que é magnífico e realmente é determinístico na sociedade, na economia e na tecnologia como um todo. Entender, ganhar prêmios, estudar matemática é brilhante. Parabéns. Parabéns aos pais que incentivam, parabéns aos professores que estão todo dia lá ajudando/contribuindo. E Farroupilha fica orgulhoso de vocês por ter recebido por terem recebido essa homenagem que é maravilhosa. E nunca esqueçam quando alguém falar que matemática é simplesmente resolver fórmula de Bhaskara diga a pessoa ‘acho que você não conhece a matemática’. Porque a matemática que eu conheço, pode dizer, a matemática que nós conhecemos ela é quem domina o planeta; e se ela não existir as pessoas num percentual extremamente significativo vão deixar de existir também. Parabéns. Eu falo isso porque eu sou professor e adoro matemática tá. Meus parabéns, uma boa noite a todos vocês.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Vereador Tiago Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, eu queria, obrigado pela o amor demonstrado pela fala do meu colega Sandro demonstra o que eu quero falar hoje aqui. A gente tem muitos professores aqui né e alguns pais e alunos têm algumas profissões na nossa sociedade que elas são presentes que Deus colocou no coração de quem decidiu essa profissão; e para mim uma das que tá no topo da cadeia é ser professor. Essa é um dom que Deus colocou no coração de cada um de vocês escolheu essa profissão. Porque todo mundo por mais preparado o professor de matemática muitas vezes é psicólogo, muitas vezes é pai, muitas vezes é mãe, muitas vezes é avô não é; então encontra isso todos os dias. E quando eu vi aqui os alunos serem chamados eu pude perceber não só nos pais quanto principalmente nos professores nas equipes diretivas a felicidade transbordada por ver o aluno da sua escola recebendo o reconhecimento. Porque se tem uma coisa e aí eu falo para os alunos que ninguém tira da gente tudo a gente ganha e tudo a gente perde só existi uma coisa que a gente nunca vai perder na vida: é o conhecimento. Valorizem isso. Se tem o maior tesouro que um pai de vocês pode dar para vocês é acesso ao conhecimento; isso a vida jamais vai tirar de vocês. Tudo a gente ganha e tudo a gente perde, mas uma coisa que a gente jamais vai perder é o conhecimento. Então valorizar a educação é mais do que o nosso dever quanto estarmos aqui na condição de vereador, mas sim a nossa obrigação então contem conosco sempre nessa valorização aqui na nossa cidade. Obrigado senhor presidente.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador. Vamos ouvir o vereador Thiago Brunet, por favor.

VER. THIAGO BRUNET: Boa noite senhor presidente, demais colegas vereadores, todos que nos prestigiam, Adamatti, funcionários da Casa e aqueles que nos assistem pela televisão e nas redes sociais. Bom, primeiramente eu queria parabenizar também o Sandro tá porque deu uma aula de matemática aqui para todos nós. E eu aqui vendo ficou todo mundo assim eu te olhando, muito bom, parabéns. Momento delicado né momento delicado da nossa educação né. Eu sou filho de professora neto de professora e falo sempre aqui né se hoje conseguir chegar onde eu cheguei foi pela educação foi pelo estudo pela dedicação e hoje a gente vê uma inversão de valores muito grandes, uma dificuldade dos professores atuar como professores mesmo. Uma dificuldade bem grande em parte por causa dos pais, em parte por causa dos pais da culpa dos pais, da superproteção muitas vezes que nós damos as nossas crianças, pela sociedade do consumo atual, enfim, muitos questionamentos aí a gente pode fazer. Mas eu acho quando a gente tem uma olimpíada que faz com que as nossas crianças se dediquem, estudem, busquem o conhecimento isso sim é um momento na nossa sociedade aí na nossa educação que nós estamos incentivando a produção científica. Hoje nós somos países de 3º mundo justamente porque a nossa produção científica é muito baixa; a nossa média básica em matemática é abaixo de 5, nós temos a pior nota do mundo em matemática, uma das piores notas, o professor Juliano acho que sabe muito bem disso tem uma escala que mede os países e nós em matemática, física, essas questões de cálculos estamos nos piores do mundo ou pelo menos daqueles que a gente pode avaliar estatisticamente. E a matemática ela avalia e avaliza a concentração do aluno. Alguns estudos mostram inclusive que o aluno que tem boas notas em matemática tem mais concentração, mais facilidade de aprendizado e terá um futuro teoricamente social melhor do que as outras simplesmente pelo fato da concentração. No momento onde as crianças muitas vezes hoje sofrem de transtorno de ansiedade, de dificuldade de concentração; talvez a doença do século das crianças hoje TDAH né o que que é? Falta de concentração falta de praticar matemática. Meu filho me deu uma prova de matemática esses dias e eu queria matar ele. Ele botou assim resposta: dois e alguns quebrados. digo como cara, mudou agora não é mais uma ciência exata a matemática agora. ela pode ser. então a gente brinca, mas, dois e alguns quebrados ele botou isso aí tá. então assim a gente tem que incentivar os nossos filhos tá. Eu quero parabenizar os pais tanto quanto aos filhos. Parabéns para vocês, vocês são o nosso orgulho, em nome da casa legislativa em nome deste vereador eu entendo que se a gente não pode dar um mundo melhor para os nossos filhos a gente pode sim dar um filho melhor para o nosso mundo; mas sempre sabendo o filho que tem. Eu sei que em matemática o meu não vai ser campeão. Tudo bem. Uma boa noite para vocês.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador. Vamos ouvir o vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Boa noite a todos. hoje então eu vou me deter a parabenizar: parabéns a todos os tradicionalistas, Juarez Valer em teu nome eu quero parabenizar a todos que estão aqui nesse nessa noite pelo trabalho que vocês desempenham; diretor Rodrigo da Escola Nova Sardenha em teu nome parabenizar a todos os diretores das escolas do município de Farroupilha; a mãe Márcia ao pai Barbisan em nome de vocês todos os pais que são o suporte para os filhos estarem aonde estão hoje, então em nome de vocês quero parabenizar a todos os pais que fazem em suas famílias; a professora Carla de matemática em teu nome parabenizar a todas as professoras que tanto se dedicam por esses alunos. E eu vou usar o aluno Gustavo, o Gustavo Bellaver Ribeiro, da Escola Nova Sardenha que estudou até os três anos numa escola de uma outra cidade de um outro Estado e está aqui hoje recebendo um prêmio; em teu nome quero parabenizar a todos os alunos que estão aqui recebendo prêmios. E dizer que hoje é um momento feliz, bacana, é um momento de festa e que vocês vão ter também momentos de dificuldades e é nessas horas que vocês vão mostrar realmente quem vocês são dando a volta por cima, se esforçando, estudando, respeitando, se empenhando para que esses momentos de orgulho que vocês estão dando para os pais, para os professores, para os avós, para os tios, enfim, para suas famílias se repita por muitos e muitos dias e muitos eventos também. Então parabéns a todos. E eu não ia deixar de como aqui é um plenário onde acontece muitas discussões e muitas brigas, mas vai ser uma discussão saudável. No meu ponto de vista professor Sandro a disciplina que domina o planeta é a educação física; a educação física é fundamental para nossa para nossa vida. Obrigado a todos. Parabéns para todos vocês. é que eu sou professor de educação física só para deixar… Um abraço. Obrigado. Parabéns.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador Maioli. Vamos ouvir o vereador Amarante, por favor.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite mais uma vez a todas e a todos. Quero dizer que eu sou esposo de professora há muito tempo e o que eu ouço lá em casa há muito tempo também é que a escola é um tripé formada por pais, professores e alunos aonde se busca um objetivo comum para com que a haja conquista com seus filhos né. Tive o prazer de participar de CPMs de escolas – Caravaggio, está aqui a diretora, Carlos Fetter, enfim, Instituto Federal a gente participou bastante também e sempre tive a disposição de outras escolas. A gente mora para o lado de do asfalto então a gente tem mais contato com aquelas escolas que é do dia a dia. Mas é a importância do pai estar presente, do pai, do CPM junto aos professores/diretores que estão aqui para a conquista daquilo que precisa nas estruturas nas questões elétricas na colocação de professores quando há falta para suprir e todos em busca do melhor para os alunos. E essa conquista de pais presente leva com que a escola sempre junto dando essa força para professores tenham êxito como nós estamos tendo já há alguns anos em Farroupilha. Esse crescimento na educação ela vem cada vez mais se realizando no nosso município. Porque se tem tantos alunos aqui que conquistaram a medalha de matemática é porque a nossa educação vem na evolução de todos os governos. E graça sim mais uma vez ao esforço/a dedicação de diretores e professores. Eu diria que é uma missão ser professor, é gostar, é se doar, é ser um pouco mãe, é ser um pouco pai, um pouco avô no seu dia a dia na escola. E isso tudo traz resultados. Então eu quero dizer que para os professores muitas vezes é atingir o seu objetivo nessa conquista dessa olimpíadas; para os pais é orgulho dos seus filhos, falar o meu filho foi medalhista, mas o meu filho estuda na escola tal, a professora do meu filho. E para o aluno ser mais uma conquista de tantas que vão ter aí. Boa noite.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado. Mais algum vereador gostaria de expressar sua opinião. Vereador PC, por favor.

VER. VALMOR DOS SANTOS: Mais uma vez boa noite presidente. quero também parabenizar os professores e os alunos que estão aí. eu sei que é uma luta uma luta importante porque todo mundo sonha com isso, mas poucos conseguem a não ser com muito trabalho muita dedicação e muito carinho dos pais também, da família, muito aconchego. porque não é assim às vezes as piazadas tão lá louco de preguiça de ir para escola e o pai tem que tá ali incentivando para levar né ‘não, vamos, vamos lá que o professor tá te esperando’. Às vezes dá uma discussãozinha no colégio o aluno já vem para casa ‘amanhã eu não vou ir’; ‘não, vai, vai porque tem que ir’. É assim lá tá lá para aprender e não só aprender matemática, educação física Felipe, mas aprender a educação, a como se comportar mais tarde, como tratar as pessoas né. Isso é importante. Eu quero também deixar dar um parabéns especial para o meu professor que está aqui o professor Zilmar. Obrigado hein,. Muito obrigado. Vocês sabem que quando eu ainda eu ainda venho de um tempo lá do interior lá que os professores eles tinham autonomia Tadeu de dar reguada na gente se tu não se comportasse e tinha umas régua assim grandona. Quando eu cheguei aqui eu olhei para o professor Zilmar que aquela barba eu disse esse louco vai vir com as réguas de novo. Não! mas não existe mais né. Mas muito obrigado, muito obrigado mesmo Zilmar por eu por eu estar aqui hoje, tu é responsável por isso né cara e eu tenho muito a te agradecer não só tu como outros professores que me deram educação que me ensinaram o que eu não sabia ainda né. Porque lá no interior tu não aprende muita coisa a não ser fazer olimpíada de bergamota né; sabe aquelas bergamotinha né eu participei bastante e a minha matemática não fechava nunca sabe porque eu era assim se era dois para dois eu tinha que ficar com três e um ficava com um então não fechava né. Mas foi gostoso foi gostoso passar por esse tempo e é gostoso ver vocês aqui. Parabéns aos pais parabéns aos professor, aos diretores gente. A gente até fica até sem palavras porque a gente começa a mexer com o tempo lá atrás e se emociona né cara porque é um tempo que machuca a gente né então eu vou parar por aqui. Parabéns para todos vocês aí. Obrigado aí.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador PC. Vamos ouvir o vereador Roque.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, senhores vereadores, fazer um cumprimento especial aqui à comunidade escolar, os professores, os alunos, os pais, porque no meu entendimento a escola é professores, pais e alunos; não é só a escola professores. Então quando o meu filho tem dificuldades é minha responsabilidade também entender, compreender, ouvir e tentar transmitir alguma coisa que eu possa melhorar para que ele possa ser um aluno melhor também. E hoje nós estarmos aqui falando de matemática, de olimpíadas de matemática, e termos conosco aqui os melhores isso é muito bom para nós. Porque como disse o vereador Juliano que, aliás, parabéns pela tua fala, quando se ouve um professor falando como o Juliano, a Clarice, o Sandro, Felipe, a gente orgulho de ter colegas professores aqui conosco; e também ter alunos que tiveram esse título nas olimpíadas é digno de elogios também. Eu meus filhos sempre gostaram de matemática. Eu tenho meu filho mais novo, Ramiro, que as melhores notas dele, estuda no IF, as melhores notas dele é de matemática né; em todas vai bem, mas uma das melhores é de matemática e não é o meu forte em matemática. Mas hoje como advogado eu também sinto que a matemática está presente no escritório da gente, tem cálculos para fazer, parece que não, mas tem cálculos para serem feitos. E a matemática ela é universal quem aprende matemática consegue lidar com problemas globais não é só para Farroupilha não é só para o Brasil, é para o planeta, matemática planetária. Não vai mudar os números, os números são os mesmos né, você vai compreender isso em nível global. Então parabéns em meu nome e nome aqui do meu colega professor Juliano, que já me pediu um aparte então eu cedo uma parte para ele para concluir a minha fala e parabéns a todos vocês a comunidade escolar: professores, alunos, pais, família que é muito importante.

VICE-PRES. CALEBE COELHO:  Aparte para vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN:  Obrigado meu colega vereador Roque. Só para concluir lembrar sempre educação parte de casa onde se aprende a conviver a se integrar e o português a matemática e o bê-á-bá, história, geografia e na escola. E sempre lembrar também direitos e deveres. Então tem que sempre lembrar disso. Obrigado.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Muito obrigado. vamos ouvir agora o vereador Tadeu, por favor

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Obrigado vereador Calebe. Queria dizer de que quanta riqueza nós temos nesta noite na nossa Câmara de Vereadores. É unanimidade de todos que se pronunciaram de reconhecer na matemática e nos talentos que Farroupilha tem de reconhecimento de gratidão a começar pela doutora Eleonora. Ela sabe o quanto é importante nós termos as notas. Nós fizemos da nossa vida uma eterna e todos os dias a matemática faz parte dessa eternidade. Ela conseguiu a dizer a cada aluno a importância do saber e a importância daquilo que eles tem de melhor que é a atenção aquilo que eles estão nos dando aula de lição nesta noite. Olha, para nós vereadores é importante termos na nossa mente que a palavra é essencial, pois hoje a palavra deu lugar aos números e por crianças dando para nós os exemplos. Então a cada um que recebeu a homenagem e que seus pais os seus responsáveis hoje tiveram algo que só a matemática define que é o orgulho transformado em nota. Que cada um de vocês seja o orgulho maior desta instituição chamada a maior instituição de todo o mundo que é família. Parabéns aos pais, aos alunos e a todos nós que nos curvamos diante da sabedoria de vocês. Parabéns e que Deus a continue a iluminar os números para todos as suas conquistas. Muito obrigado.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador. Mais algum vereador gostaria de fazer uso da palavra. Muito bem, colocamos em votação então o requerimento nº 26/2024. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como; estão aprovado por todos os vereadores. Gostaria de avisar os presentes então para aguardarem mais um pouquinho que assim que terminar a sessão nós vamos chamá-los para as fotos tá bom. Obrigado. Está encerrado o espaço de requerimentos. Espaço das Moções.

 

 

MOÇÕES

 

 

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Moção nº 14/2024: apoio ao projeto de lei nº 145/2024 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. E a palavra está à disposição do vereador Davi pelo tempo de até 5 minutos.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Senhor presidente, está moção nº 14/2024 ela apoia um projeto de lei do deputado Guilherme Pasin o qual quero cumprimentar o assessor Nestor Zanonato que está presente na Casa, também presidente de honra do PP, é uma moção que vem de encontro as calamidades que nós estamos vivendo e traz aqui algumas soluções. Moção de apoio ao projeto de lei nº 145/2024 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de autoria do deputado Guilherme Pasin ‘que cria a política estadual de apoio e fomento ao desassoreamento de rios, arroios, açudes, lagos, lagoas, lagunas e canais visando à prevenção e minimização dos efeitos e danos causados por enchentes, inundações e alagamentos no território gaúcho, reconhece a atividade de desassoreamento como de relevante interesse social do Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências’. A Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha no uso das suas atribuições regimentais então pede né aprovação juntamente comigo a vereadora Clarice Baú, vereador Calebe Coelho, vereador Thiago Brunet, ou seja, a bancada do PP, que seja votado então nesta noite para que a gente possa trabalhar esta proposição que é de prevenir e minimizar os danos causados por essas catástrofes naturais. Então senhores uma moção simples, mas muito relevante no momento a qual nós atravessamos. E a gente já ouve a chuva já nesse momento aqui em Farroupilha e já se preocupa né diante dos danos que estas catástrofes tem causado, desde o mês de maio a gente vem sofrendo com essas calamidades. Mas é um projeto que vem para se executar aí nos próximos tempos aqui no nosso Estado e que a gente possa também é prezar pela restauração do Estado do Rio Grande do Sul apoiando este projeto do deputado então Guilherme Pasin. Muito obrigado senhor presidente.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Vereador Juliano, por favor.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadoras/vereadores, mais uma vez saudar a todos e a todas. Importante né nesse momento delicado que a gente vive tentar achar a alternativas e um projeto de lei quando um vereador, deputado estadual, um federal ou um senador apresenta tem esse intuito independente de qual vertente/corrente ideológica. Eu sou favorável à proposta com certeza porque é uma alternativa. Depois obviamente está tramitando tem os ritmos tem os rituais legislativos da Assembleia e volto a afirmar tudo que é bom a gente apoia. Inclusive eu vou lembrar de uma coisa que talvez a maior parte não sabe eu apresentei o projeto de lei n 01/2024 que cria uma política de controle e preservação e controle e precauções, monitoramento a desastres climáticos; vejam só protocolei lá no comecinho de fevereiro aqui em Farroupilha. Primeiro foi aprovado foi para o gabinete do prefeito e o prefeito em vez de sancionar a lei inteira ele vetou e a Câmara manteve o veto. Ou seja voto favorável porque é bom, mas também a gente tem que ter coerência ou é o autor que escolhe. Então sempre vou lembrar até 31 de dezembro eu vou lembrar reprovaram, mantiveram o veto do prefeito num projeto que combatia enchentes que combatia desastres naturais em Farroupilha. Então tá. Obrigado senhor presidente.

VICE-PRES. CALEBE COELHO: Obrigado vereador. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Mais algum vereador gostaria de se manifestar. Muito bem, se nenhum vereador então quiser mais fazer uso da palavra colocamos em votação a moção nº 14/2024. Os vereadores que estiveram de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. E nesse momento está encerrado o espaço das moções e eu devolvo a presidência da Casa ao nosso presidente da Casa o vereador Davi.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe Coelho. Obrigado a todos que estão ainda neste momento. E passamos ao espaço de comunicação de liderança pelo tempo de até 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.

 

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Com a palavra o líder de bancada. a palavra está com o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, eu quero comentar sobre a universidade federal da Serra Gaúcha. Foi dado o primeiro passo inclusive na última quinta-feira, dia 20, nós estivemos reunidos aqui na Câmara de Vereadores onde nós ‘estartamos’ o debate sobre os cursos; o que que nós almejamos para a região da Serra Gaúcha. Foi se falado primeiro e lembrada a realidade produtiva como, por exemplo, a questão do polo metalmecânico, a questão vitivinicultura, o polo da moda que aqui Farroupilha é sim sem sombra de dúvidas uma precursora uma pioneira, foi falado também a questão do fomento da agroecologia e também fora falado na importância de cursos da área da saúde principalmente para atender e suprir uma necessidade das profissões como é o caso de fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais principalmente que trabalham com portadores do espectro autista. Então é referente importante da gente salientar e dizer que sim nós estaremos apresentando um documento na próxima quinta-feira na audiência e também estaremos levando junto ao MEC as opiniões. Além disso, destes cursos, vamos referendar também cursos de pós-graduação para educação, para formação continuada para atualizar e formar também novos docentes, além de cursos voltados à área das ciências humanas e sociais como, por exemplo, sociologia/história/ciência política para despertar e fomentar o senso crítico e a formação do cidadão. E também foi referendado e lutaremos para que o campus da universidade seja mais próximo de Farroupilha, a nossa luta é para que seja no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul onde que até final do ano serão desativadas as atividades da Universidade que migrará para a cidade universitária lá no outro lado de Caxias. Então nós vamos lutar para que seja mais próximo aqui de Farroupilha para atender não somente os nossos munícipes, mas também toda região sendo bem localizada geograficamente e fazendo uso de uma estrutura adaptada que comporta a realidade para que as atividades se ainda no ano de 2025 atendendo e sendo mais um espaço de educação pública gratuita e de qualidade. Obrigado senhor presidente.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. E a palavra está com líder de bancada. Está encerrado o espaço de liderança. Passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações do seu gabinete ou assunto de interesse coletivo.

 

 

ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Gilberto do Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Senhor presidente, eu quero só trazer um relato. Hoje o pessoal de Caravaggio me solicitou para pedir a desobstrução ali da do morro da Busa que liga a Caravaggio. Então é uma luta que eu sei que o vereador Roque tem trazido muito esse debate em relação aqui a comunidade de Salto Ventoso, mas aquela comunidade lá tá tendo muitos muitos transtornos inclusive quando dias atrás teve aquele que interrompeu aquele trecho ali entre a Busa que numa ponte ali que teve um uma danificação com as chuvas e o pessoal não sabia literalmente como acessar; tinha que fazer o trajeto aqui pela Forqueta. Então pedimos ao nosso executivo municipal que olhe esses trechos porque com as últimas chuvas todas que houveram não houve mais movimento de terra naquele local; inclusive a pavimentação asfáltica está limpa não tem nada, terra, está completamente limpo. O próprio Executivo lá retirou algumas plantas. Então o acesso só tem claro a prefeitura colocou lá cargas de pedras e terra para manter o local interrompido. Muito obrigado presidente.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, senhoras e senhores, eu quero reforçar aqui um pedido de audiência pública que eu fiz e foi aprovado aqui por esta Casa. No dia 3, na próxima quarta-feira, nós iremos debater aqui o problema causado pelas enchentes no nosso interior, no interior do nosso município. Será uma audiência importante. Nós temos muitos problemas no interior que não estão sendo resolvidos, o interior é a área mais afetada do nosso município, a gente recebe aqui dezenas mensagens por dia que relatam o problema das estradas – estrada que desmoronou, é bueiro que arrebentou, é local que não tem mais travessia, é atolador, é o ônibus que não passa, é estudante que fica pelo caminho, é estrada trancada. É problema de toda ordem. Então nós queremos nesta audiência pública no dia 3, às 19h, aqui nessa Casa contar com a presença de todos os agricultores do nosso município. Obviamente o convite é extensivo a todos; talvez nem todos conseguirão participar, mas é importante que participem e que a gente faça o bom debate nessa Casa e que a gente consiga encontrar soluções a exemplo do que foi encontrado né: a estrada que vai ao Salto Ventoso, a Estrada da Pedreira ali da mais da Linha Sete de Setembro, segundo informações trazidas pelo presidente dessa Casa no dia de amanhã deverão iniciar lá os trabalhos de desobstrução da via. Então considero uma vitória importante o nosso mandato do nosso poder legislativo, mas principalmente dos moradores ali daquela região. Era isso senhor presidente, muito obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Roque Severgnini. E a palavra está com o vereador Tiago Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, eu gostaria de retirar da pauta o projeto de nossa autoria nº 15/2024 que institui a política municipal de enfrentamento às mudanças climáticas porque nós estamos projetando e vamos protocolar ao pedido de uma audiência pública para trazer toda a comunidade para essa discussão e deixar o projeto ainda melhor. Então peço a retirada de pauta do projeto nº 015/24. Obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Tiago Ilha. Então retirado de pauta o projeto nº 15/2024. A palavra está com a vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Senhoras e senhores, eu quero renovar o convite que eu fiz ontem, eu vou renovar esse convite hoje sobre a roda de conversa que será realizado amanhã as sete da noite no salão nobre da prefeitura, às 19h, contando como convidados a doutora Gabriela Lehmen – médica de família, a psicóloga Silvana Felli – psicóloga da gravidez, parto, puerpério e parentalidade, e o doutor Paulo Dal Ponte – médico obstetra. Nós contamos com a presença de todos. Esse é um assunto prevalente e atual e nós gostaríamos então de contar com a presença de todos estendendo o convite a todos os vereadores e todas as pessoas aqui presentes Muito obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereadora Eleonora Broilo. A palavra está à disposição do senhor dos vereadores. Está encerrado o espaço… Ah, perdão PC, com a palavra.

VER. VALMOR DOS SANTOS: Senhor presidente, eu só quero fazer mais uma vez um convite ao pessoal que tá presente aí principalmente o pessoal campeiro lá, os gaúchos, que a gente tem um grupo de que a gente fabrica as marmitas aí no final de semana no sábado, na sexta de noite e no sábado, que é no salão do América e tá faltando gente. Para vocês ter uma ideia sábado nós estava em 13 para fazer 900 marmita né. Então se alguém puder, tiver um tempinho sábado de manhã, aparecer lá ou até doar alguma coisa para nós seria de suma importância. Porque a gente a gente forma faz as marmitas carrega elas quentinhas já vai para ser entregue aos seus devidos lugares por pessoas e pessoas né. Então é isso aí só, era só isso aí que queria. Muito obrigado.

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador PC. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Está encerrado o espaço de explicação pessoal. Espaço do presidente por até 5 minutos para aviso informações

 

 

ESPAÇO DO PRESIDENTE

 

 

PRES. DAVI DE ALMEIDA: Quero então reforçar o convite para a audiência pública dia 27/6, quinta-feira então, às 18h, que nós vamos estar discutindo sobre o projeto que visa ter a faixa refletiva na caçambas, e outras providências. Também quero reafirmar aqui a fala do vereador Roque Severgnini então ontem nós tivemos nesta Casa a presença de algumas comunidades e hoje em conversa com o Executivo então a partir de amanhã o tempo permitindo serão desobstruídas né as vias que dão destino ao Salto Ventoso, parcialmente uma via, e depois continuarão os processos né substituindo materiais, tirando o barro, colocando as pedras ali, fazendo a poda das árvores e assim vão dando seguimento com todo cuidado né; e pedimos que a população continue se cuidando haja vista que a chuva continua. Encerrado o espaço do presidente. Nada mais a ser tratado nesta noite declaro encerrados os trabalhos da presente sessão. Uma boa noite a todos.

 

 

 

Davi André de Almeida

vereador presidente

 

 

 

Felipe Maioli

vereador 1º secretário

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.