Ata 4369 – 07/05/2024
SESSÃO ORDINÁRIA
Presidência: Sr. Davi André de Almeida.
Às 18h o senhor presidente vereador Davi de Almeida assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Eleonora Peters Broilo, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Jorge Cenci, Juliano Luiz Baumgarten, Mauricio Bellaver, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Pintos Brunet e Valmor Vargas dos Santos.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Boa noite a todos. Declaro aberto os trabalhos da presente sessão ordinária. Dada a verificação do quórum informo a presença de 14 vereadores nesta sessão plenária com a ordem do dia 7 de maio de 2024; ausente o vereador Tiago Ilha com falta justificada. Ordem do dia.
ORDEM DO DIA
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 06/2024 que altera a lei municipal nº 4.311, de 24/3/2017. Pareceres: Constituição, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. A palavra está com o vereador Calebe Coelho.
VER. CALEBE COELHO: Senhor presidente, o projeto de lei nº 6 de 5/4/2024 ele reestrutura o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo – FUMDTUR, e da outras providências. A atualização legal proposta tem por finalidade a inclusão da Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio – AVACC e dos Parques de Farroupilha no COMTUR, as quais apresentaram pedido e tiveram sua aprovação. Tais entidades são representativas do setor, com atuação em projetos de desenvolvimento turístico em segmentos diversos. Ademais, faz-se necessária a retirada de três entidades que não participam das reuniões desde 2022, quando foram notificadas, conforme consta no controle de frequência, e a adequação da representação das secretarias municipais de acordo com a estrutura administrativa e organizacional atual. Sendo assim então senhor presidente gostaria que o presente projeto fosse colocado em votação ainda esta noite.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe coelho E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. A palavra com o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, colegas vereadoras/vereadores, quero cumprimentar também a imprensa, o Adamatti. Só manifestar meu voto obviamente favorável porque os conselhos eles são de suma importância e eu já trabalhei bastante essa temática, tentei instituir uma legislação para organizar. E nós precisamos um olhar mais atencioso para os conselhos que ajudam muito e a maior parte dos conselheiros, ou seja, 50% né, que o conselho é paritário, eles são voluntários seja indicações da sociedade civil seja escolhidos por foro próprio. Então e é importante e existia uma defasagem de alguns os órgãos que não vinham participando do COMTUR como o caso da secretaria de desenvolvimento econômico, trabalho e renda que nem existe mais né então precisava dar um F5 na legislação. Então por isso quero já deixar uma sugestão que para o próximo governo, independente de quem seja o prefeito ou prefeita, que se cria um órgão específico para atender e dar fomento dar ajuda aos conselhos para melhorar; tem muita coisa que pode ser desenvolvida junto à sociedade civil, mas precisa estar organizado. Voto favorável, obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Colocamos em votação a solicitação do vereador Calebe Coelho para que o projeto seja votado nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em votação o projeto de lei do executivo nº 06/2024 que altera a lei municipal nº 4.311 de 24/3/2017. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 07/2024 que altera a lei municipal nº 4.192 de 9/12/2015. Pareceres: Constituição, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Calebe Coelho.
VER. CALEBE COELHO: Senhor presidente, o projeto de lei nº 7 que altera a lei municipal nº 4.192 ele instituiu o código de postura do município de Farroupilha, e dá outras providências. A presente proposição passa a permitir a criação de abelhas sem ferrão na zona urbana do Município com a finalidade de preservar o meio ambiente através da manutenção e promoção da biodiversidade. A introdução de abelhas nativas sem ferrão em áreas urbanas é fundamental uma vez que a polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes, além da reprodução de diversas plantas. Nesse sentido, contar com estas espécies em áreas urbanas é importante para que elas se multipliquem e, por meio desta interação, aumentem a produção de descendentes e continuem prestando o seu importante serviço ao meio ambiente. Visto então a importância desse projeto senhor presidente peço que seja colocado em votação ainda essa noite. Obrigado
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe coelho E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, colegas vereadores, o código de posturas ele é uma a ferramenta muito útil e muito importante, e é prerrogativa tanto do vereador quanto do poder executivo fazer alterações e adequações. E nós fizemos inúmeros debates sobre inúmeros temas. Estivemos inclusive aqui neste ano recebendo a associação dos apicultores onde eles expuseram um pouco do cuidado, da questão do manejo, até o próprio vereador Maurício por mais de uma vez fez manifestações mostrando a questão da preservação, do cultivo, da criação das abelhas; e óbvio que a gente sabe que algumas são danosas a saúde e essa sem ferrão ela vem a calhar no momento vem auxiliar podendo na prática ser criada a ser cultivada para ajudar a polinização e também acima de tudo mantendo o ecossistema vivo. Então a gente é favorável sim porque isso é de fato uma legislação pertinente ao momento que a gente condiz. Obrigado senhor presidente
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Em votação a solicitação do vereador Calebe Coelho para que o projeto seja votado nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em votação o projeto de lei do executivo nº 07/2024 que altera a lei municipal nº 4.192 de 9/12/2015. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 08/2024 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município a ‘Copa Prime de Jiu-Jitsu’. Pareceres: Constituição, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Calebe Coelho.
VER. CALEBE COELHO: A ‘Copa Prime de Jiu-Jitsu’ ela encontra-se em sua 29ª edição, sendo a competição gaúcha mais tradicional no cenário da modalidade esportiva, consagrada pela mídia e pelos atletas como o melhor evento da região do Sul do Brasil da categoria. Devido ao êxito do evento realizado na temporada de competições da Copa Prime em 2023, a presente proposição objetiva que a competição esteja oficialmente presente no calendário oficial de eventos do Município a partir de 2024. Sendo assim então solicito que se possível seja colocado em votação ainda essa noite o projeto nº 08.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe Coelho. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Colocamos em votação a solicitação do vereador Calebe Coelho para que o projeto seja votado nessa noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todo os senhores vereadores. Em votação projeto de lei do de lei do executivo nº 08/2024 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município a ‘Copa Prime de Jiu-Jitsu’. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 09/2024 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município a ‘Minirrústica Alusiva à Diabetes Infantil’. Pareceres: Constituição, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Calebe Coelho.
VER. CALEBE COELHO: Bem, a presente proposição objetiva uma maior conscientização sobre a doença, alertando à comunidade sobre a importância de identificar e reconhecer os sintomas do diabetes em crianças e adolescentes, vez que seu diagnóstico precoce permite um controle mais adequado da doença, retardando ou até evitando o aparecimento de complicações. A ‘Minirrústica Alusiva à Diabetes Infantil’ é o primeiro evento deste formato no país e já conta com duas edições que ocorreram nos anos de 2022 e 2023 com expressiva adesão. O evento será realizado anualmente em novembro, considerado como o mês do ‘diabetes azul’. Senhor presidente, peço então que seja colocado em votação projeto nº 9 ainda essa noite. Muito obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe Coelho. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra a vereadora Eleonora Broilo.
VER. ELEONORA BROILO: Boa noite a todos, imprensa, meu presidente, todos os vereadores, vereadora Clarice. Eu acho que ninguém em sã consciência votaria contra esse projeto visto que a diabete infanto juvenil assim como falamos ontem no autismo ela também vem aumentando. Por que que isso está acontecendo? É questão de uma pesquisa muito profunda, mas vem aumentando; e o diabete tipo 1 ou infanto juvenil ele é muitas vezes inicialmente, inicialmente, silencioso, mas quando ocorre a primeira crise mesmo normalmente bota o paciente em perigo, aquele paciente fica em risco de vida né. Então quanto mais pessoas estiverem a par de quais são os sintomas, como tem que se preocupar, quando procurar uma ajuda, é muito importante; é por isso que a minirrústica alusiva a diabete infanto juvenil é de extrema importância e que seja aprovado. Obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereadora Eleonora Broilo. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, colegas vereadoras/vereadores, eu quero me manifestar de forma rápida e singela, mas não menos importante. Lá em janeiro/2021 quando eu assumi nas minhas primeiras manifestações eu disse e reiterei e reitero: todo projeto que ele tiver interesse público e coletivo eu votarei favorável. E eu sempre cito né Adamatti não importa a cor do gato desde que ele casse o rato. E em sã consciência eu voto favorável, só que essa sã consciência faltou semana passada na derrubada do veto para cuidar do clima, para cuidar de eventos catastróficos. Então eu sigo com a minha sã consciência com a consciência bem tranquila e prezando pelo coletivo então voto favorável. Que bom que o Executivo manda esse projeto para a Casa que assim a gente consegue fomentar e referendar de estar registrado como lei porque assim que a gente consegue evoluir. Política pública não só se faz com programa é mais garantido para quando os organizadores forem lá fazer, bater na porta da secretaria que condiz com a pasta nós precisamos de apoio e aí vai ter o aval jurídico o aval legal para poder ser um balizador né Tadeu. Então isso é importante porque muitas vezes essas leis por mais singelas que elas são, mas elas fazem a diferença. Voto favorável.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Gilberto do Amarante.
VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite presidente. Boa noite nossa imprensa. Boa noite aqueles que estão em suas casas. Quero dizer que eu volto favorável sim a esse projeto. Como o vereador Juliano falou todo o projeto que é bom nós vamos favorável. E eu fui questionado sim na rua inclusive pessoal aqui que está aqui, o Verona, como foi derrubado o projeto do vosso vereador; realmente vou votado contra, de proteção as calamidades que nós estamos vivendo neste momento. Uma organização, é uma forma de se organizar somente isso. Mas quero dizer que sim todo o projeto que é favorável à comunidade votarei favoravelmente. Eu sinto muito pelo teu projeto não ter sido aprovado na semana passada; é uma questão para organizarmos, prepararmos. Voto favorável presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Colocamos em votação a solicitação do vereador Calebe Coelho para que o projeto seja votado nessa noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todo os senhores vereadores. Em votação projeto de lei do de lei do executivo nº 09/2024 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município a ‘minirrústica alusiva à diabetes infantil’. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 10/2024 que institui o Plano Municipal de Esporte – PME. Pareceres: Constituição, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Calebe Coelho.
VER. CALEBE COELHO: Bem, o esporte é uma ferramenta auxiliar no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. As políticas públicas relacionadas ao esporte e ao lazer desempenham um papel de extrema importância no desenvolvimento e no bem-estar de uma sociedade. Elas não somente incentivam a participação em atividades físicas, mas também têm impactos significativos em diversas áreas, como saúde, economia e igualdade social. Ao criar espaços e oportunidades para as pessoas se reunirem e interagirem essas políticas fortalecem os laços sociais e contribuem para a formação de uma comunidade. Essas políticas também tem a capacidade de promover a inclusão e a diversidade ao garantir que todos tenham acesso igualitário a atividades físicas, independentemente de idade e gênero, origem ética ou condição física, elas combatem a exclusão e contribuem para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Sendo assim então senhor presidente solicito que o projeto de lei º 10 seja colocado em votação ainda esta noite. Obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe Coelho E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, colegas vereadoras/vereadores, eu quero manifestar que eu acho que é importante a gente fazer o debate acerca principalmente de um plano. Na condição de diretor de departamento de juventude quando fiz parte do governo Claiton/Pedrozo nós conseguimos avançar com robustez e implantar o plano municipal de juventude. Só que infelizmente o mesmo não foi colocado na prática. E eu fico a primeira pergunta será que esse vai ser colocado na prática? Porque tem tantos outros tantos planos municipais que não a gente não tá vendo acontecer. E eu cito, por exemplo, juventude, tem a própria questão de saúde e tem outros tantos que a gente poderia referendar aqui. Então esse é o questionamento. E outra outro ponto, até cedo um aparte se alguém puder me ajudar com o debate e responder, foi feita alguma audiência pública para debater com a comunidade sobre isso apresentando o plano municipal. Porque eu acho importante a participação principalmente dos atletas dos esportistas; que o esporte sim ele é saúde é vida, a gente sabe todas as benesses os benefícios, mas acho importante a construção. Então eu gostaria de fazer esses dois questionamentos se alguém puder me responder. Vai ser colocado em prática ou vai ser mais uma lei só por ter uma lei; e segundo o projeto teve audiência pública, foi amplo debatido com a comunidade. Se alguém puder me responder eu agradeço. Obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Gilberto do Amarante.
VER. GILBERTO DO AMARANTE: Eu gostaria sim se tivesse o líder do governo ou alguém que explanasse; se foi se teve audiência, se teve uma discussão com a nossa comunidade. Gente, é de extrema importância fazer essa discussão. Como a gente recebeu a aqui a equipe da MOAB ontem falando do autismo, que ninguém debateu com eles, será que o esporte também; aonde que nós estamos envolvendo a nossa comunidade como um todo para decidir as coisas. Porque esse governo ele está agora ele de repente não estará mais no próximo pleito. Como foi debatido? Porque isso aqui é para o povo não é para o governo que está aqui hoje. É isso que nós temos que levantar. Nós estamos aqui para legislar para a comunidade e para nós fazer certo nós temos que escutar a comunidade. Estão escutando a comunidade? Eu duvido. Então eu acho que tá na hora sim de sentar com as nossas com as pessoas envolvidas nos esportes. Eu participo de um clube aqui de esporte em Farroupilha, eu não fui chamado, aliás, eu não a equipe da qual eu faço parte não foi chamado; ninguém foi chamado para debater. Então eu acho sim não estamos debatendo as questões do nosso município, não estamos, ou seja, elas pequena ou grande; há uma pessoa ou um grupo de pessoas que decidem sem pegar informações da nossa comunidade. isso é extremamente necessário. Esses governos o governo que tá aí ele passa ele não é permanente. As pessoas que moram no nosso município são permanente, muitos nasceram outros vieram e estão aqui hoje. Cedo sim
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Aparte para o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Obrigado vereador Amarante. Eu acho que é muito importante a sua manifesta e eu quero pedir vistas porque até agora não tive as duas perguntas simples: se vai ser colocado em prática e se teve audiência pública. Então senhor presidente peço que permaneça na Casa com vistas porque eu acho que a gente o mínimo que a gente precisa saber são essas informações básicas para avançar com o debate e com projeto. Obrigado
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. Pelo aparte concedida ao vereador Juliano pedido de vistas encerramos a discussão e aí fica o pedido de vistas. questão de ordem ao vereador… pode usar o espaço.
VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, veja bem o pessoal fica um pouco perturbado parece que quando um vereador questiona né, deveria de agradecer. Aqui deveria estar o pessoal da coordenação do esporte aqui. É um marco histórico para o município. Mas cadê o pessoal da coordenadoria do esporte? estariam eles fazendo, aliás, tem um comentário que estão entregando rancho nos bairros. Não sei se são eles, mas tem um pessoal entregando rancho à noite nos bairros né; não sei porque não fazem de dia a entrega desses ranchos né. Chegou denúncias inclusive aí que estão fazendo entrega de rancho à noite até às 122h. Seria bom que alguém esclarecesse isso. Eu não tô afirmando tô dizendo que chegou a denúncia e o vereador inclusive tem direito de preservar a fonte de quem denunciou. Mas voltando, talvez esteja muito ocupado. Mas então assim teria que ter aqui o pessoal do esporte para explicar essa situação de como constituir o plano porque eu acho muito importante que um plano desse tenha o acompanhamento da coordenação/da diretoria do esporte, que venha aqui para nessa Casa explicar. Então eu faço, com o pedido do vereador Juliano, que a Câmara convide o pessoal da secretaria do esporte/da diretoria de esporte, enfim, para falar sobre o plano se isso for possível. Obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Roque. Então diante da questão de ordem do vereador nós vamos fazer o pedido então para que eles possam estar aqui conosco. E encerramos a discussão do projeto nº 10 e deixamos ele então com vistas. Encerrado o espaço de discussão de projetos. Espaço dos requerimentos.
REQUERIMENTOS
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Não há. Encerrado o espaço dos requerimentos. Espaço das moções.
MOÇÕES
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Moção nº 08/2024: reconhecimento ao delegado de polícia Éderson Bilhan, ao comandante da brigada militar tenente coronel Giovani Gomes, ao perito do instituto geral de perícia Airton Kraemer, ao delegado penitenciário Aguilar Lafortune, ao juiz de direito Enzo Carlo di Gesu, ao ministério público através de seus promotores Rodolfo Grezzana e Cláudia Formolo, e ao corpo de bombeiros tenente Rodrigo Morais, pelo excelente trabalho desenvolvido na área de segurança. A palavra está à disposição do vereador PC pelo tempo de até 5 minutos.
VER. VALMOR DOS SANTOS: Boa tarde vereadores, boa tarde boa noite, aliás, presidente, boa noite vereadoras. Presidente, em razão dos acontecimentos dos fatos anteriores que vem agora acontecendo a dificuldade que nós temos que reunir esse pessoal para estar então eu peço que seja retirado da pauta esse projeto essa moção tá bom. Obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador PC. Então retirado da pauta o requerimento nº 08/2024. Encerrado o espaço das moções. Passamos ao espaço de comunicação de liderança pelo tempo de 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.
ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Com a palavra o líder de bancada. Com a palavra o vereador Roque Severgnini.
VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, nós no dia de hoje eu imagino que não é diferente para todos os demais vereadores a gente tem recebido muitas e muitas solicitações de ajuda nos bairros, mas principalmente no interior. É da questão da falta de iluminação, desculpa, da falta de energia elétrica, do patrolamento, da retirada de entulho, de cascalho, de tubos, enfim, uma infinidade de pedidos; de pessoas se prontificando até para tentar ajudar. E eu ouvi hoje ao meio-dia uma entrevista do prefeito na Rádio Spaço FM e eu até ouvi mais do que uma vez para ver se realmente ele teria dito isso. Eu sei que as pessoas fica bastante nervosas, mas nós que somos líderes políticos/detentores de mandato precisamos dar um exemplo e seguir a calma, aquilo que se espera de um executivo. Mas disse o prefeito “as pessoas estão pedindo para morrer né, eu vou falar de Farroupilha agora; aqui em Farroupilha tem muita gente pedindo para morrer”. Isso não é uma fala de um prefeito né. Nós não podemos compactuar com isso né. Que no momento de tristeza, de dor, de desespero, de perdas, o prefeito dizer que as pessoas em Farroupilha estão pedindo para morrer. Prefeito, o senhor é o líder nosso, o senhor é o nosso prefeito é o nosso comandante; acima do senhor não tem ninguém aqui em Farroupilha em termos de poder de execução. Foi infeliz a fala. Eu sugiro que o prefeito peça desculpa para a população de Farroupilha. Ele tá preocupado com o Estado; ele abre uma fala dizendo que ele tá preocupado com o Estado do Rio Grande do Sul e que aqui em Farroupilha as pessoas estão pedindo para morrer. Olha, se um agricultor quer que desobstrua a estrada que leva ele para propriedade para fazer/cuidar do seu parreiral. Uma senhora me ligou aqui do Machadinho que ela tem que descer e fazer a volta lá pela Sardenha, descendo por lá para depois subir para ir trabalhar na Tramontina por causa que tem uma uma terra lá que precisaria ser tirada. Essa é a compreensão dela. Vocês acham que essas pessoas estão pedindo para morrer. É de uma infelicidade assim de uma bravata com a questão das pessoas. Não é possível que a gente tenha alguém que use do momento de desespero das pessoas, as pessoas não esperam isso do prefeito você não espera isso de um líder. Então foi muito infeliz essa fala. Imagino que tenha sido num momento de destempero, de desespero, enfim, mas não ficou legal. Foi uma fala muito infeliz do senhor prefeito municipal dizendo que em Farroupilha as pessoas estão pedindo para morrer.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Roque Severgnini. E a palavra está à disposição do líder de bancada. Com a palavra o vereador Gilberto do Amarante.
VER. GILBERTO DO AMARANTE: Quero me manifestar dizendo que estou trabalhando nesse momento sim não importa o que fazemos, mas eu me sinto bem porque estou fazendo algo por algo se alcançar para 10 para 20 para 30 pessoas, independente daquilo que a gente vai alcançar não estamos numerando também do que estamos fazendo. Não estamos fazendo vídeo do que estamos fazendo. Não é momento não preciso disso. E se isso contar como política ou não eu não quero que conte, não quero tirar proveito dessa desse momento que estamos vivendo de jeito nenhum. Agora quando eu vejo o nosso prefeito fazendo vídeo indo na igreja; eu vou na igreja todo domingo ou uma vez a cada 15 dias eu vou na igreja, vou rezar vou na missa. Me sinto bem fazendo isso, mas me sinto bem para mim. Eu não sou nenhum líder religioso pleno para rezar para os outros. sou uma pessoa como todos os outros como todos nós somos, um igual ao outro. Eu quero dizer que sim continuo hoje mesmo trabalhando com a equipe da prefeitura, trabalhamos juntos com a secretarias da agricultura e de obras. Mas quero dizer também que eu vejo muitos prefeito botando bota de borracha, botando lá um colete e indo a campo também, isso vai fazer a diferença nesse momento. É nós mostrar que nós estamos trabalhando junto. Ah, mas eu tenho que administrar. Muito bem, tem que administrar também, mas faça sua parte. Em vez de falar essas balela que fala vamos trabalhar; não vamos precisar fazer vídeo o tempo todo que estamos fazendo. Gente, por favor, não é momento. Não é momento de nós colhermos politicamente o que nós estamos vivendo em, ou seja, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, em qualquer lugar. Quem pensa nisso é extremamente egoísta, só pensa em si; e nós temos um líder aqui em Farroupilha que só pensa em si nesse momento. Vamos criar vergonha, vamos botar uma bota de borracha e vamos trabalhar, por favor. Obrigado presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. E a palavra está com o vereador Maurício Bellaver.
VER. MAURÍCIO BELLAVER: Boa noite senhor presidente. Boa noite colegas vereadores, imprensa. Sobre a fala do vereador Roque foi falado que eles tiraram as pedras e os cone tá, o pessoal tirou as pedras e os cones que estavam dando rachadura nas estradas né e sim perigoso para desmoronar e acontecer uma tragédia. A fala dele caiu mais para isso aí. E sim o Executivo tem que deixar informado a população como é que tá o andamento da cidade, do interior, estrada trancada; deixar informado como é que nós estamos na nossa cidade e como a cidade de Bento Gonçalves, Gravataí estão fazendo. Tem que ter o Executivo deixar nós informados e através das mídias sociais né. Então sobre a fala do Executivo foi que estavam tirando os cones e as pedras que estavam sinalizando que não podia passar e sim passando aí corre risco. Então era isso senhor presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Maurício Bellaver. E a palavra está à disposição do líder de bancada. Está então encerrado o espaço de liderança. Passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações do seu gabinete ou assunto de interesse coletivo.
ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL
PRES. DAVI DE ALMEIDA: E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. A palavra está com o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Nesse meu espaço aqui eu vou bem sucinto né porque eu também recebi algumas alguns questionamentos. Na verdade nesse momento a gente tem que fazer o uso da empatia e falar de forma didática com a população. Nós, deveria ter sido direcionado para a população: por favor, colaborem, compreendam o momento que estamos vivendo, é um momento que corre o risco de vida. Não de uma forma raivosa. Não tá tocando gado, não tá fazendo, nós estamos lidando com vidas de pessoas. Então nesse momento a gente sabe que as coisas não estão bem para ninguém, mas a gente tem que ter empatia tem que ter o cuidado, um trato melhor com o ser humano. Então um pouquinho mais de respeito com a população. Não precisa bravatas precisa comunicação clara e assertiva. É uma pena que o regimento interno não me permita eu reproduzir um áudio que veio lá do gabinete, que chegou até mim, de como que montaram um cenário de guerra lá para mostrar os mapas, bota a capa de chuva faz a cena, monta o cenário e desmonta; senão ia ficar feio. Mas infelizmente o regimento me veda isso então não tem como reproduzir. E por fim não menos importante quinta-feira às 15h no Sindigêneros nós teremos uma reunião do comitê pró universidade. Nós temos que discutir sim, o grupo/comitê que possui mais de 20 instituições da sociedade civil, quais serão os próximos passos que nós daremos ao trabalho; afinal é um trabalho coletivo então eu não tenho como dizer suspende, cancela, protela. Não, a gente tem um debate coletivo é importante ouvir todas as partes; se vamos dar uma pausa se vamos continuar, se vamos nos imbuir de alguma forma nesse contexto, enfim. Mas só para referendar 15h no auditoria na sala do Sindigêneros aqui pertinho na Rua Pinheiro machado. Obrigado senhor presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Está encerrado o espaço de explicações pessoais. Espaço do presidente pelo tempo de 5 minutos para avisos e informações.
ESPAÇO DO PRESIDENTE
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Nobres vereadores, então nós estamos colocando o nosso eu estive falando com a vereadora Clarice e nós estamos colocando então a nosso telefone de ouvidoria à disposição da comunidade se porventura algum munícipe precisar; nós como casa legislativa né e sendo esse elo também nós vamos colocar o nosso telefone à disposição da nossa comunidade como uma ação da casa legislativa; e posterior o nosso assessor de imprensa Gabriel vai estar colocando no grupo de vereadores para que seja então divulgado e também na rede social da Câmara. Também hoje ele vai nos entregar um ‘card’ né para que a gente possa divulgar na comunidade que aqui nós temos um local de arrecadações né o qual nós já deixamos claro na noite de ontem. Quero informar vossas excelências também sobre os processos da casa legislativa no tocante ao portal de compras em que a nossa procuradoria, nossos servidores, estão trabalhando para que a gente possa ter os nossos processos todos em andamento; nós temos mais de 30 processos esse ano que a gente precisa avançar na contratação das compras, enfim, por isso que alguns serviços ainda estão um pouquinho demorado, mas logo vai chegar a nossa rede de wi-fi e assim por diante as coisas que nós precisamos tá. Só para trazer informação para todos os senhores. Quero também reforçar aqui um pedido para vossas excelências quanto o tempo que cada um de vossas excelências tem para sua fala, já faz algum tempo que todos passam alguns segundos né quando encerra o tempo; então quero pedir que a gente venha cuidar do tempo que nós temos regimental para que a gente possa dar um bom andamento a nossa casa. Sendo assim, encerrado o espaço do presidente. Nada mais a ser tratado nesta noite declaro encerrados os trabalhos da presente sessão. Uma boa noite a todos.
Davi André de Almeida
vereador presidente
Felipe Maioli
vereador 1º secretário
OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.