Pular para o conteúdo
30/04/2024 01:34:22 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4311 – 29/08/2023

SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: Sr. Mauricio Bellaver.

 

Às 18h o senhor presidente vereador Mauricio Bellaver assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Davi André de Almeida, Edson Luiz Paesi, Eleonora Peters Broilo, Eurides Sutilli, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Juliano Luiz Baumgarten, Marcelo Cislaghi Broilo, Sandro Trevisan e Thiago Pintos Brunet.

 

 

PRES. MAURICIO BELLAVER: Boa noite a todos. Declaro aberto os trabalhos da presente sessão ordinária. Dada a verificação do quórum informo a presença de 14 vereadores nesta sessão plenária com a ordem do dia 29 de agosto de 2023; ausente os vereadores Tiago Ilha e Thiago Brunet. Ordem do dia.

 

 

ORDEM DO DIA

 

 

PRES. MAURICIO BELLAVER: Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo executivo nº 26/2023 que autoriza a abertura de crédito especial. Pareceres: Constituição, Justiça e Redação Final favorável; Orçamento, Finanças e Contas Públicas favorável; Jurídico favorável. A palavra está disponível dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Senhor presidente, boa noite. Boa noite colegas. Boa noite a todos que estão aqui nos assistindo. O projeto de lei nº 26 de 27/7/2023 que autoriza abertura de crédito especial é um projeto muito simples, porém importante no que diz respeito à abertura de crédito especial de que trata o presente projeto. Ele é referente à transferência de recursos pelo governo do estado para a qualificação e o aprimoramento de gestão do sistema único de assistência social – SUAS – conforme o decreto estadual nº 56520 de 24/5/2022. Assim sendo solicitamos a apreciação e consequente a aprovação do citado projeto de lei. senhor presidente, peço que seja posto em votação nesta noite.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Felipe Maioli. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Se nenhum vereador quiser mais fazer uso da palavra coloco em votação a solicitação do vereador Felipe Maioli para que o projeto seja votado nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Em votação o projeto de lei do executivo nº 26/2023 que autoriza a abertura de créditos especiais. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 27/2023 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Município o encontro de corais e o concerto de natal do grupo Canarinhos da Serra. Pareceres: Constituição, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos vereadores. Com a palavra o vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Senhor presidente, mais uma vez então conforme o senhor já leu e para o conhecimento de todos com o propósito de proporcionar a música e a arte para as crianças e adolescentes do interior o grupo Canarinhos da Serra tem suas atividades de forma permanente com o objetivo de ampliar as atividades, aperfeiçoar a técnica grupal e individual dos coristas conforme, desculpa, aprimorar a técnica individual dos coristas, formar solistas, tenores e musicistas. o encontro de corais do grupo Canarinhos da Serra é uma realização própria e objetiva a integração e união dos cantores infantojuvenis de Farroupilha e região. o concerto natalino do grupo Canarinhos da Serra que acontece na igreja da comunidade de Vila Jansen valoriza e traz o público para o nosso interior; no programa destacam-se canções de caráter natalino trabalhando ainda clássicos da música brasileira e internacional. propiciar bons momentos de cultura e lazer é essencial para a formação de uma sociedade mais sensível em um ambiente balizador de boa formação e convívio. diante da grandiosidade destes eventos solicitamos a acolhida e aprovação desta proposição por parte dos colegas, a qual trará ainda mais prestigio e visibilidade ao nosso município. senhor presidente, peço que seja colocado em votação nesta noite o projeto nº 27, de julho/2023. obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Felipe Maioli. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, colegas vereadoras/vereadores, quero cumprimentar todos os cidadãos/cidadãs que se fazem aqui presentes, pessoal da CDL todos associados, 36º comando da brigada militar/major Giovani em seu nome saúdo os demais soldados, pessoal também da comunidade da Vila Jansen que acompanha, imprensa aqui representada pelo Leandro Adamatti. quero dizer que é um projeto sim que é reconhecer um evento que já vem alguns anos acontecendo e ser o autorizativo ao município não só reconhecer, mas valorizar e puder poder redirecionar aporta financeiro como ajuda porque vai se tornar um evento oficial do município; assim lá quando chegar a hora de organizar a prefeitura poderá contribuir legalmente, tem a prerrogativa. Então hoje além de nós estarmos reconhecendo o evento vereador Maurício, que foi uma proposição tua, a qual lhe cumprimento, além de reconhecer o evento a gente vai tá dizendo ‘ó prefeitura vocês podem ajudar agora na consonância da lei’. então eu falava ontem na noite nessa Casa e vou continuar sustentando Farroupilha pode, precisa e merece mais. E eu falo efusivamente no sentido de termos uma secretaria de cultura para aprofundar para valorizar todas as manifestações culturais sejam elas de qualquer grupo – seja de um grupo de coral, seja através da poesia, seja através das artes plásticas. por quê? Porque isso que transforma isso que mobiliza faz com que as pessoas sintam-se partes de uma cidade viva. então eu quero dizer parabéns pela proposição, nós votamos favorável porque se trata de algo pontual e importante para reconhecer às famílias a escola as escolas né e obviamente as crianças e os alunos que durante um bom período tem que ler tem que se preparar tem que se dedicar para depois ir lá apresentar certo. então parabéns, voto favorável. quero também só para antes de finalizar senhor presidente cumprimentar o secretário de saúde Clarimundo e também o doutor Isaías Girardi, presidente do PSB/Farroupilha. Obrigado senhor presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Juliano. só para lembrar a chegada do vereador Thiago Brunet às 18:10. E a palavra está com o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite senhor presidente. Boa noite vereadores/vereadoras. Saudar aqui major Giovani, o secretário Clarimundo e em nome do major Giovani toda a equipe da brigada militar, pessoal aqui da CDL. e claro falar um pouquinho dos Canarinhos de Farroupilha que nos últimos anos tem feito o natal a parte lá na Jansen; até no último natal eu estive lá. Eu acho que o nosso interior está de parabéns Maurício pelo Natal que também fazem naquela região, e com certeza o interior todo é convidado e convive naqueles dias com os Canarinhos; e que também estão e representam Farroupilha na nossa região. Vocês cantam lá e também são convidados aqui na nossa região na época de Natal. E com a aprovação dessa lei é possível também lá pelas tantas pagar/ajudar no lanche que é distribuído para as crianças né, no transporte né que vocês representam o município em toda a Serra. Teve ocasião que foram até não sei se vocês foram junto também, mas saíram fora da nossa região tipo Arvorezinha, eu sei que se se apresentaram lá numa ocasião os Canarinhos aqui da cidade de Farroupilha também. e eu sei que além de ser a parte de cantar/de apresentar as crianças também aprendem a se colocar diante das pessoas, a falar ao público, a quebrar alguns paradigmas que às vezes outras pessoas que não se envolvem no canto não se envolve diante do público levarão para toda a vida é dificuldade que as crianças de desenvolvem no cantar. Então isso é muito educativo, aprendizado para a vida toda. além claro né nós temos aqui a Ana Carolina que começou nos Canarinhos, meus filhos também tiveram um período passaram pelos Canarinhos aqui da cidade, vocês são da Jansen, mas que também são Canarinhos da mesma forma tem o mesmo princípio do qual a Ana Carolina também hoje é uma cantora e começou nos Canarinhos. Mas independente do sucesso de cantor que possa ser todo o desenvolvimento da criança e o aprendizado que leva para vida toda. então parabéns e parabéns a ti Maurício que propôs essa lei.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Amarante. passo a presidência para o nosso vice-presidente.

VICE-PRES. DAVI DE ALMEIDA:  Com a palavra o vereador Maurício Bellaver.

VER. MAURICIO BELLAVER: Obrigado. Quero cumprimentar a brigada que é sempre tá na ativa aí e cumprimentar a Daniele Possa né que tá é sempre voluntária também e toda o pessoal do Canarinhos – Canarinhos da Serra, que tem minha sobrinha Maria Eduarda, minha prima – e que são guerreiros todos os amigos nossos, e os Brunetta também cumprimentar e o Clarimundo também. A Associação dos Canarinhos da Serra teve sua semente plantada no ano de 2018 quando Ana Paula Baggio, mãe da corista Isadora Baggio, conhecendo o maestro Celso Fortune num concurso de solistas em Bento Gonçalves; em março de 2019 iniciou a atividade no grupo com cerca de 30 vozes de meninos e meninas na Vila Jansen. atualmente agora são 23 vozes e o Maestro Rodrigues. E para quem vai assistir eles toda segunda-feira eles têm ensaio. e vai sair um cantor aí nessa turma aí pode escrever e vai subindo mais. então pais que vocês levam os filhos deixam de trabalhar em casa de repente chove cinco dias da semana e naquele naquela segunda-feira ver o filho ensaiar depois num fim de semana ver o filho cantar não tem o que pague. todos vocês aqui falaram bonito, mas eles falam bem mais bonito – cantam e despertam. eu fui no em novembro eu fui ver eles cantar e eu falei para minha esposa quem dera nossa menina cantar assim né; mas vamos torcer que vá vai entrar no grupo. então as pessoas não vou falar o presidente/o vice, mas assim todos vocês estão de parabéns para as crianças cantar e incentivar e sem recurso que isso ver o filho/a filha, mas o filho/a filha vai, temos mais de 30 então, é muito ver o filho/a filha cantar para nós é uma coisa, mas botar o filho e a filha lá em cima daquelas escadas da Vila Jansen, Amarante, e nós lá embaixo olhando né isso não tenho o que pague. então vocês têm a vocação. eu já não consigo fazer isso aí só basta eu ver e aqui de cima eu faço espalhar para as pessoas que lá na Vila Jansen, no interior de Farroupilha, tem umas pessoas pequeninha que cantam muito bem. Era isso senhor presidente.

VICE-PRES. DAVI DE ALMEIDA:  Obrigado vereador Maurício Bellaver. eu devolvo a palavra e a presidência a vossa excelência.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Mais algum vereador quer fazer uso da palavra. Com a palavra o vereador Sandro Trevisan.

VER. SANDRO TREVISAN: boa noite e obrigado presidente. Boa noite senhores vereadores/senhoras vereadoras. cumprimentando nosso comandante Giovani cumprimento a todos presentes e de forma muito especial parabenizar aos Canarinhos da Serra. hoje em dia eu vivo com adolescentes diariamente e eles estão o tempo inteiro com o celular na mão e WhatsApp, Insta e Tik Tok o tempo inteiro, e é uma tendência né. acredito que vocês estão fazendo algo que é mudar bastante essa realidade; a gente precisa disso a gente precisa um tempo em que abandonar o celular, deixa de lado, num grupo se integra faz algo desse tipo: cantar, se unir famílias. o apoio das famílias porque levar é mais um compromisso num período da nossas vidas que tudo é compromisso, a gente tem compromisso que todo momento né. mas não; se tira um tempo para se fazer algo que acaba sendo de certa forma um lazer alguma coisa importante boa/prazerosa. Eu acho que isso é aprender a viver, aprender a pegar algumas coisas que não são tão gigantes que não são algo que envolvem um dinheiro ou riqueza para poder viver bem para poder realmente se fazer algo que gosta. e as crianças se animam né quando eles têm incentivos e quando que eles percebem que estão conseguindo estão num grupo estão engajados fazem amigos eles se envolvem, eles se envolvem demais e começam a gostar muito disso. E é esse o foco que a gente precisa. Às vezes a gente fica sonhando com tanta coisa absurda, utópica, e as coisas são extremamente prazerosas e importantes. parabenizar o pessoal da Jansen aí, parabenizar principalmente as famílias que dão um apoio um suporte, claro, e as crianças que fazem o show delas. aquelas escadarias lá é um lugar bem interessante né fica bem bacana porque é posicionada lá e lá fica um lugar sensacional para poder se cantar. O Roque tá até olhando eu acho que conhece conhece bem, o Roque já foi várias vezes para a quele lugar. Então só parabenizar, dizer que é a homenagem que essa Casa pode fazer, o projeto parabéns ao nosso presidente que que articulou na verdade de certa forma para que viesse o projeto para essa Casa e pudéssemos junto contigo presidente essa simples homenagem, mas uma homenagem de coração mesmo. Meus parabéns. Obrigado presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Sandro Trevisan. Com a palavra a vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Boa noite a todos. Boa noite nosso presidente. boa noite 36 BPM e em nome no nome do comandante Giovani eu cumprimento a todos; aos representantes do CDL da mesma maneira em nome da sua presidente Maria Creni eu cumprimento a todos. a todas as pessoas que nos acompanham, aos Canarinhos e seus familiares daqui eu não consigo vê-los, mas sintam-se todos cumprimentados. eu gostaria de dizer o seguinte: que o engrandecimento pessoal dessas crianças é algo fantástico. essas crianças aprendem que existe algo mais além de aparelhos como celulares, televisores e etc. e tal; eles aprendem que elevar as suas vozes e as suas almas a uma outra dimensão não é apenas bom para eles, mas eles estão fazendo com que pessoas que os ouvem também se sintam maravilhadas com o evento. Então não é apenas por eles que a gente acha que esse projeto é muito bom; não, é pelo que eles trazem a todas as pessoas que os ouvem, é pelo que eles trazem a todos aqueles que de uma maneira ou de outro de outra imaginam seus filhos, seus familiares, seus amigos ali naquela posição onde estão os nossos pequenos cantores que estão naquele momento cantando para tantas pessoas e também para Deus. então nós temos apenas que dizer parabéns, parabéns e parabéns. Muito obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereadora Eleonora Broilo. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Se nenhum vereador quiser mais fazer uso da palavra coloco em votação a solicitação do vereador Felipe Maioli para que o projeto seja votado nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Em votação o projeto de lei do executivo nº 27/2023 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município o encontro de corais e o concerto de natal do grupo Canarinhos Da Serra. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Em 2ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 31/2023 que regulamenta a presença das doulas nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos de saúde do município. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos vereadores. Com a palavra o vereador Felipe Maioli

VER. FELIPE MAIOLI: Não é o Juliano.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Com o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadores, permanece em 2ª discussão. Obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Projeto nº 31/2023 permanece em 2ª discussão. Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 32/2023 que institui o dia municipal da agroecologia. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, o projeto nº 32 da minha autoria que institui o dia municipal agroecologia eu tinha apresentado no ano que se passou; não obteve aprovação da Casa. e depois aqui no dia 25 de julho deste ano esta casa legislativa reconheceu e outorgou ao agricultor Pedro Lovato, um dos expoentes da agroecologia na cidade, então eu resolvi desarquivar o projeto e protocolar de novo porque se trata de uma cultura importante. Se trata então de algo milenar, lá dos primórdios, onde que é o quê? questão que há um conhecimento de passado, de geração em geração, que é um conceito que sim tem ganhado força e tem ganhado proporções ao longo dos anos. e principalmente quem toca essa questão da agroecologia são os pequenos produtores oriundos da agricultura familiar. Plantam pela questão do da sua própria subsistência bem como do cultivo e há sim vaga e espaço no mercado como qualquer outro produto seja oriundo do agronegócio seja da agroecologia; mesma coisa se a gente pegasse um produto que é produzido em determinada indústria e fosse comercializado no varejo. tem espaço para todos. Esse é um mercado que contempla. e esse projeto ele é simples e o que que ele busca? que todos os anos no dia 3 sejam realizados atividades da prática da agroecologia como, por exemplo: simpósios, workshops, exposições, informações para o nosso munícipe/nosso cidadão ter a possibilidade de compreender um pouco da prática bem como no seu próprio consumo. também é importante salientar que é uma prática sustentável. então é um projeto simples não menos importante e eu peço aprovação nessa noite do meus colegas para que possamos fomentar a agroecologia como mais um dos setores na nossa cidade. obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra. Se nenhum vereador quiser mais fazer uso da palavra coloco em votação a solicitação do vereador Juliano Baumgarten para que o projeto seja votado nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Em votação o projeto de lei nº 32/2023 que institui o dia municipal da agroecologia. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Encerrado o espaço de discussão de projetos. Passamos a apresentação e deliberação dos requerimentos.

 

 

REQUERIMENTOS

 

 

PRES. MAURICIO BELLAVER: requerimento nº 71/2023: congratulações a CDL. Com a palavra o vereador Felipe Maioli pelo tempo de até 5 minutos.

VER. FELIPE MAIOLI:  Obrigado presidente. momento muito especial que estou vivendo em poder participar desse dessa homenagem. algumas palavras simples, mas gostaria de dizer aqui e encaminhar votos de congratulação a CDL/Farroupilha que no dia 27/8/2023 completou 52 anos de fundação. em nome da presidente Maria Creni Lopes Noll estendo os votos a toda sua diretoria, conselho fiscal e demais membros. em 27/8/1971 reuniram-se nas dependências do Clube do Comércio empresários lojistas e fundaram a CDL – Clube de Dirigentes Lojistas de Farroupilha. Em 19758 a CDL/Farroupilha foi decretada de utilidade pública, teve um decreto né gerando, como eu posso dizer, essa entidade esses votos que foram muito importantes. A CDL foi criada com o objetivo de integrar e desenvolver o trabalho entre o comércio lojista de criar clima propício para troca de pontos de vista, de melhorar o conhecimento técnico de seus associados, de realizar e manter serviços de utilidade para o comércio lojista, também criou o SPC – serviço de proteção ao crédito. a CDL é responsável por contribuir com o crescimento da nossa cidade e diante de tudo isso merece nossas congratulações. em meu nome e em nome da bancada do MDB – aqui representado pela doutora Eleonora e pelo colega Marcelo – e em nome da secretária de desenvolvimento econômico, turismo e inovação – a secretária Regina; que eu tenho que abrir essa esse meu coração eu diria assim para ela por quê? Porque eu sou simplesmente um representante, estou aqui representando as pessoas e representando todas as classes da nossa sociedade e a Regina – secretário de turismo – foi a que me procurou para prestar essa homenagem ao CDL. Então nada mais justo que creditar a ideia à secretária Regina. eu simplesmente estou sendo a ponte para que isso esteja acontecendo neste momento. isso é um orgulho para mim poder ser a ponte para isso acontecer. homenagear esta instituição e desejar sucesso em todas as suas atividades e nas muitas histórias ainda que essa entidade tem para registrar na nossa cidade. então eu quero dar os parabéns, espero que todos nossos colegas votem favorável a este requerimento que está proporcionando esta homenagem e dizer que vocês são a inspiração para toda a cidade de Farroupilha. parabéns e muito obrigado pela oportunidade.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Felipe Maioli. A palavra está à disposição dos senhores vereadores pelo tempo de 3 minutos. Com a palavra vereador Kiko Paesi.

VER. EDSON PAESI: Obrigado senhor presidente. eu peço licença para falar em nome da bancada progressista – meus colegas Sandro, Clarice e Calebe. uma entidade que tem consolidado uma trajetória de 52 anos sempre atuante na comunidade como elo entre o lojista, autoridades e a própria comunidade; e pensando também que o cliente que é o que mantém o mercado ele é acima de tudo um ser humano. E isso se comprova também a essência da empatia nessa entidade pelas ações que ela desenvolve; ações inclusive que algumas vezes eu tive a honra de participar também – eu juntamente com a minha família. então cumprimentar vereador Felipe e a secretaria Regina por essa merecida homenagem a essa importante entidade da nossa cidade. são anos de construção de uma história de participação com a comunidade, com o respeito aos colaboradores, porque o empresário sabe se algum estabelecimento o êxito que ele conquista ele depende de toda uma cadeia de boa gestão um bom quadro de colaboradores e muito bem valorizado; e que não é apenas vender um produto para o seu cliente, mas sim oferecer soluções e colocar-se como amigo do cliente. importante homenagem e que eu não estarei aqui no centenário, creio que nenhum de nós, mas certamente essa entidade aqui estará nessa ou em alguma outra casa comemorando o centenário sim. Parabéns, muito obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Kiko Paesi. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Quero parabenizar aqui o Felipe Maioli. em nome da Maria Creni Noll homenagear o CDL, Itamar de Faveri – meu vizinho de bastante tempo – e todo o grupo do CDL. O CDL ele é uma entidade que ele trabalhou muito recentemente aí no na época da pandemia para dar força ao seu associado, para dar entusiasmo para não desanimar e apostar né; naquele momento difícil eu sei que vocês tiveram muitas reuniões e fizeram muito para o nosso comércio de Farroupilha para estar e para continuar forte como sempre foi. O CDL o comércio de Farroupilha ele vem sempre num crescimento numa evolução e esta evolução ela é trazida muitas vezes pelo fomento pela força pelo entusiasmo das entidades que traduzem isso em enfeites junto ao nosso comércio, em transformações né em transformar os momentos difíceis em oportunidades muitas vezes. eu sei que muitos setores do nosso município na época da pandemia teve oportunidade de crescer né, tiveram o desenvolvimento/crescimento buscaram novas alternativas. e o CDL assim com vocês estando na frente buscaram isso junto aos seus associados junto ao nosso comércio de Farroupilha. então parabéns e sucesso, mais 50 anos pela frente de vida e de fomento para o comércio do município de Farroupilha e da nossa cidade.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Amarante. Com a palavra o vereador Thiago Brunet.

VER. THIAGO BRUNET: Boa noite senhor presidente e demais colegas vereadores, a todos que estão até o momento, major Giovani obrigado pela sua presença, grupo Canarinhos da Serra já tive o prazer e a oportunidade em assistir é fantástico mesmo vocês fazem a diferença, parabéns. mas queria aqui parabenizar aos 52 anos né, em nome da presidente Maria Creni Lopes Noll a gente parabeniza todos que trabalham para que a instituição/a entidade hoje seja uma talvez o coração da cidade né. eu digo que aonde é que tá o coração da nossa cidade? tá no meio das lojas. Estava vendo aqui a etimologia da palavra ‘loja’ né: estabelecimento comercial que vende produtos. setor terciário hoje, setor de serviço, é o que mais cresce no mundo; engoliu a indústria já e vai engolir o agronegócio logo logo. Dizem que o ser humano vai deixar de ser importante vai deixar de ser necessário vai ser trocado pelas máquinas, mas o mundo não diz isso. O setor terciário é o que mais cresce no mundo e Farroupilha não é diferente; então isso deve muito a vocês. O Adelino Colombo uma vez disse numa entrevista e olha que eu não sou empresário, mas eu sou eu gosto de guardar algumas frases e ele disse assim: que antigamente quando ele começou a vender o que valia era o produto, se tu tivesse o produto que vem da indústria ali ia vender; se tu tivesse TV ninguém tinha ia vender. hoje o que faz a diferença é o atendimento é o serviço; vai vender quem tiver o melhor serviço vai vender quem atender melhor. e por isso que o ser humano é insubstituível. nós não existe igual nós né; podem tentar inteligência artificial com várias formas, mas nunca vão chegar à complexidade que é o ser humano. Então parabéns a todos vocês que representam essa classe tão importante e que eu graças a Deus tenho a convicção de que sempre defendi inclusive no pior momento de vocês na pandemia sempre defendi que as lojas estivessem abertas e que o ‘lockdown’ era de certa forma preconceituoso contra as lojas da nossa cidade. Então parabéns e contem comigo sempre.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Thiago Brunet. Mais alguém…  Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente e senhores vereadores, quero aqui dizer que falo em meu nome e nome do professor vereador Juliano. e nesse momento então me dirigir ao CDL ou a CDL na pessoa da Dona Maria Creni, nossos cumprimentos e os parabéns por essa jornada que está fazendo frente a CDL. e é interessante porque as entidades elas sempre ficam né a gente passa, é igual a Câmara de Vereadores aqui é igual a prefeitura, a gente é passageiro logo termina o nosso mandato, mas a Câmara fica a CDL fica. A primeira CDL que a gente tem notícia no Brasil elas se constituiu em 1955; em 1960 foi feita a Confederação Nacional da CDL e depois então Farroupilha já em 71 já tinha aqui. Então Farroupilha sempre andou rápido e isso é importante porque a entidade por mais que às vezes alguém não quer participar, mas ela está ali para dar o apoio para dar aquele suporte; e quem participa de uma entidade sabe disso. lá nós da OAB né doutora Clarice a gente tenta participar porque é importante você conviver com a sua entidade. E uma entidade que tem 52 anos vereador Felipe, parabéns já pelo requerimento pela homenagem, não sei se a secretária do desenvolvimento está aqui não a vejo, mas isso dá para a cidade uma ferramenta importante que às vezes o gestor público pode usar ou não né. Eu lembro que na pandemia, como bem lembrou aqui o vereador Thiago Brunet, o CDL, o Sindilojas e outras entidades, Sindigêneros, enfim, sempre houve muita reunião muita reunião e sempre se debateu muito em relação a isso. a própria Câmara de Vereadores a gente ficava debatendo o que seria ‘serviço essencial’ né. Nós aprendemos muito também com isso. e o CDL sempre foi muito importante de estar junto nessa caminhada. Porque tem uma escritora de nome Clarice Lispector que ela diz o seguinte: sozinho a gente pode andar mais rápido, mas junto a gente… como é que é? “sozinho a gente pode andar mais rápido, mas junto a gente pode ir mais longe” né me fugiu aqui a frase, mas é isso. Então é isso aí sozinho às vezes alguém acha que vai sobreviver, pode até de repente ir mais rápido, mas não vai ir tão longe porque ninguém sobrevive sozinho, ninguém é tão autossuficiente que não vai precisar de alguém. e nós precisamos estar todos juntos nesse nosso município chamado Farroupilha. parabéns Felipe pelo seu requerimento votaremos a favor e subscrevemos inclusive. Obrigado

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Roque Severgnini. Mais alguém quer fazer uso da palavra. se nenhum vereador quiser mais fazer uso da palavra coloco em votação no requerimento nº 71/2023. os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores e subscrito por todas as bancadas. Requerimento nº 73/2023: congratulações a brigada militar. a palavra está com o vereador Calebe Coelho pelo tempo de até 5 minutos.

VER. CALEBE COELHO: Boa noite a todos. gostaria de agradecer a presença de todos que estão aqui, mas em especial o pessoal do 36º batalhão de polícia militar que comemora então 17 anos de atuação na Serra; e para que fique registrado então nessa Casa um breve resumo. O policiamento em Farroupilha iniciou na década de 70 quando a unidade pertencia a 10ª BPM de Vacaria; o prédio era situado na Rua Júlio de Castilhos na área central da cidade. Em 9/9/1974 com a criação do 12º BPM em Caxias o local passou a ser denominado como 3º pelotão da 3ª companhia PM de Bento Gonçalves. Nessa época as atividades administrativas eram no prédio situado na Rua Independência. Em 16/6/1998 Farroupilha passou a contar com o efetivo de uma companhia pertencendo ainda a Bento Gonçalves. Em 27/7/1998 o OPM passou a ligar diretamente o comando regional de polícia ostensiva da serra – CRPO/Serra – e em 1º/4/2004 com a nova organização da brigada militar a 3ª companhia PM em Farroupilha passou a ter responsabilidade territorial sobre os municípios de Carlos Barbosa, Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar. na data de 27/7/2006 passou a ser denominado 36º batalhão de polícia militar com responsabilidade territorial sobre os municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Ipê. A decisão era uma resposta ao crescimento populacional e a demanda da comunidade por policiais mais próximos. além das ações de segurança desenvolvidas por meio de monitoramento por câmeras, do policiamento comunitário, da patrulha escolar, da força tática, da agência local de inteligência e das companhias de policiamento ostensivo o 36º batalhão se destaca pelo trabalho social e educativo do PROERD e pelas atuações preventivas da Patrulha Maria da Penha. São atividades que ajudam a reduzir vários índices de criminalidade na área de abrangência da unidade neste ano. atualmente comandado pelo major Giovanni Gomes e o sub major Fernandes. Então senhores e senhoras muito obrigado por tudo por todo o trabalho que vocês vêm desenvolvendo na nossa cidade e outras cidades. e estou fazendo esse requerimento então para que seja enviado o voto de congratulações ao 36º batalhão de polícia militar que celebrou seus 17 anos de atuação na Serra. Muito obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Calebe Coelho. A palavra está à disposição dos senhores vereadores pelo tempo de 3 minutos. Com a palavra o vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Obrigado presidente. não podia deixar passar essa oportunidade em parabenizar o 36º batalhão em nome do major Giovani, parabenizar toda sua equipe pelos 17 anos; e dizer que, dizer não agradecer por cuidar da nossa segurança. E cabe a nós que estamos aqui hoje ocupando, de passagem como vereador Roque falou, uma cadeira no legislativo ajudar a propagar aquela frasezinha aquelas duas palavrinhas que é utilizado naqueles cartazes tão belos que foram criados né: somos amigos da segurança. então com esta pequena fala parabéns e obrigado por cuidar de todos nós. Parabéns e obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Felipe Maioli. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadores, eu quero me somar então as manifestações aqui do dos meus colegas. cumprimentar o proponente vereador Calebe pela lembrança pela recordação dos 17 anos; e quando a gente vê que ele comentou sobre a questão do histórico a gente vê que marca o tempo, 17 que anos veio que chegaram que estabeleceram e conforme as particularidades e as regiões foram se desenvolvendo. se a gente pegar a história do município, de vários não só de Farroupilha, mas eram divididos em vários distritos; por exemplo, Farroupilha teve uma parte ali a região da Linha Jansen Linha Jacinta que essa região que era distrito de Montenegro, tinha uma outra parte que pertencia a Caxias – Nova Vicenza/Nova Milano, e assim sucessivamente. E conforme foi passando o tempo foi desenvolvendo foram aparecendo algumas questões que precisavam de outro olhar. e sim o 36º batalhão veio porque existia uma necessidade de ter uma sede nessa cidade pelo crescimento e para também acolher e abrigar toda a nossa região. Então é digno de parabéns e como o meu colega vereador Felipe antecedeu sim a Câmara dá para se dizer sem sombra de dúvidas falo vou reverberar essa legislatura que por inúmeras vezes a gente tratou/discutimos em fóruns/audiências/reuniões inclusive aqui a Brigada. Então parabéns pelos 17 anos e Farroupilha orgulha de ter um corpo atuante e pronto para auxiliar e cuidar do nosso cidadão. obrigado senhor presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. com a palavra o vereador Sandro Trevisan.

VER. SANDRO TREVISAN: obrigado presidente. Rapidamente então cumprimentando a ti comandante Giovani cumprimento a toda a família né, é uma grande família, e parabenizar por 17 anos logo logo estamos de maior né. Fora as brincadeiras à parte né eu posso falar em nome dos vereadores que está aqui falo também em nome da Clarice, do PP, do vereador Kiko que também parabenizam a brigada pelo trabalho que vem fazendo. a gente com o tempo vem vendo toda essa trajetória que tem hoje é o 36º aqui na nossa cidade e não tem como ser diferente né, pois a gente tem consciência absurda da parte importante das nossas vidas que a brigada faz. E a população toda ela se sente segura com a brigada; a brigada faz um trabalho de extrema importância e esses vereadores aqui, eu acho que agora eu posso falar em nome de todos os vereadores né, eles têm certeza absoluta do trabalho essencial e do bom trabalho que fazem. Então a gente tem e na história do passar do tempo a gente viu muita coisa né, a gente sabe da falta muitas vezes de efetivo, muitas vezes das condições, da falta de equipamento; enfrentam problemas né, mas esse problemas são alguma coisa que estão sendo resolvido dá um jeito aqui dá um jeito lá. e de certa forma é agradecer mesmo a importância do trabalho que vocês prestam a toda essa comunidade, a gente tem certeza de que esse é um trabalho de extrema importância e atribui a isso um valor muito grande. Obrigado e parabéns. venham mais aniversários. Obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Sandro Trevisan.  Com a palavra vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, cumprimento de maneira toda especial agora nossa brigada militar em nome do major Giovani e toda sua equipe né, homens e mulheres que cuidam da nossa segurança, de modo especial ao policiamento ostensivo né do nosso município através do 36º BPM. foi feito aqui alguns relatos históricos né eu acabei vendo aqui que em 70 até 70 nós pertencíamos ao 10º BPM de Vacaria né; é onde o Becker a gente mandou ele para lá né, querido, um baita profissional. mas a brigada militar né ela criou diversos programas ou diversas ações ou diversos mecanismos capazes de auxiliar ainda mais no policiamento né, por exemplo, o POE né tá dentro da brigada, o pelotão mirim, o PROERD que eu considero muito importante; quem não teve um filho que passou pelo PROERD junto as escolas, sempre muito bem orientado e as crianças vindo para casa e contando tudo que aprende no PROERD. eu lembro que 93/94 por aí, eu era presidente de bairro e depois fui presidente da união de bairros, e não vou lembrar aqui quem comandava aqui em Farroupilha e a gente fazia algumas reuniões nos bairros e nós pedíamos para os donos de mecânicas ir nas reuniões para nós fazer parceria para o pessoal arrumar a viatura da Brigada; não tinha conserto das viaturas. Era uns Fiatzinho, uns golzinho, uns celtinha, sei lá, e a gente fazia essas parcerias. E a Brigada foi evoluindo de um modo que hoje a gente vê uma Brigada bem estruturada bem comandada dando respostas rápidas a todo tipo de delinquência que a nossa cidade vive. e vive por conta de que é uma cidade que se enrobusteceu, cresceu né, está geograficamente situada onde que há certas facilidades para chegar; mas a Brigada tem dado respostas rápidas e isso demonstra o quanto nós temos que valorizar o servidor público da segurança assim como todos né, mas nesse caso especificamente os servidores da nossa brigada militar da segurança que arrisco diariamente né independente de estar a serviço ou não né a sua vida para garantir a segurança de outro. E que bom que a gente pode ter esse amparo. obviamente que se achar que você vai estar 100% seguro você vai estar 100% enganado né porque não é possível você estar 100% seguro ainda que você tiver dentro do próprio quartel né; não tem como né. mas o importante senhor presidente, para concluir, é que a gente tenha a sensação de segurança, que a gente tenha certeza de que numa eventualidade a gente pode contar com a nossa força de segurança ostensiva ou então a polícia judiciária que é a polícia civil; estamos falando aqui da brigada militar. Então parabéns. e também para concluir e perdão presidente pelo alongamento esse essa boa relação que tem a brigada militar com os poderes da nossa cidade e também com a polícia civil, com bombeiros, tudo, porque junto a gente consegue somar mais força para combater a violência na nossa cidade. Obrigado e parabéns.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Roque Severgnini. Com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE:  Saudar aqui então a nossa saudosa brigada militar de Farroupilha através do nosso major Giovanni e todo a equipe que na verdade trabalha na organização de nossa cidade na questão da ordem né. que muitas vezes a Brigada podemos até às vezes passar despercebido, mas na hora do apuro a gente vai sempre lá no 190 né e pede socorro e sempre estão ou então nos dão a alternativa do que a gente tenha que fazer naquele momento. em relação da organização de nossa cidade major nós somos uma região da Serra, o centro da Serra Gaúcha como município, eu sei que às vezes o efetivo não é tudo que a cidade precisava precisa e precisava né. Mas por termos o batalhão aqui na nossa cidade vocês sempre resolvem, no apuro vocês buscam né vocês sempre se somam a mais, multiplicam, buscam a alternativa de muitas vezes até mesmo parecer que temos um grande efetivo e às vezes tem mesmo e é verdade nós temos que passar para nossa população que tem um grande efetivo em alguns momentos. e em alguns momentos vocês fazem parecer que nós temos o efetivo de forma de que mostramos que tem segurança. eu até outro dia estava num outro município quase com a mesma população de Farroupilha e lá eles não tem um batalhão e como é diferente as tratativas, como a segurança é muito diferente. Então parabéns a vocês que estão na frente deste trabalho nesta organização nesta ordem do nosso município, nosso capitão, e que mantemos a paz sempre no nosso município e que não deixamos né e que vocês não deixam bandalizar ou desorganizar aquilo que vocês vêm mantendo a ordem há tanto tempo no nosso município. então Parabéns, sucesso e que muitos outros 17 anos se complete e quem sabe até o batalhão aqui de Farroupilha ainda aumente mais ainda os municípios com a organização de vocês. então parabéns.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Amarante. Com a palavra o vereador Davi.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Muito obrigado presidente. Eu quero mais uma vez major Giovanni Gomes, nosso comandante do 36º batalhão, parabenizar pelo trabalho toda a equipe que está aqui ou parte da equipe né que está aqui hoje à noite. e parabenizar o trabalho a ousadia de vocês, como me antecedeu aqui o vereador Roque, dizendo da rapidez da ação que vocês têm né em algumas abordagens pontuais que são de uma extrema necessidade de uma resposta para a comunidade a gente vê todos os dias essa resposta; se a gente pegar os noticiários/os jornais a brigada militar todos os dias está ali identificando as pessoas, é um assalto ou drogas ou, enfim, coisas que de grande relevância a gente vê uma atuação muito pontual. embora ainda tenha algumas pessoas produzindo politicagem nessa cidade e falando algumas asneiras nos microfones que a gente vê. E uma das respostas que o senhor deu, no dia 18 de agosto o senhor deu uma resposta dizendo assim: está se fazendo e a comunidade é parceira. uma resposta pronta de alguém que tá pensando na segurança da população, de alguém que está pensando na segurança de toda a comunidade – seja urbana ou interior – a gente vê a brigada militar presente e isso nos traz muita alegria. e no que depender desta Casa daquilo que nós pudermos apoiar dentro da legalidade com certeza o faremos e estaremos aqui prontos a servi-los também. então mais uma vez parabéns e que Deus continue abençoando vocês.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Davi. Com a palavra a vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ: Boa noite presidente. Boa noite colegas. Boa noite a todos que estão aqui hoje nos prestigiando inclusive aqueles que nos prestigiam dos seus lares. quero aqui também parabenizar então o grupo Canarinhos da Serra sejam bem-vindos agora com este dia né que vai fazer parte dos eventos municipais; a CDL também parabenizar por todo o trabalho pelo excelente trabalho que faz junto ao nosso município. Em especial então aqui a brigada militar em nome do Major, agora fugiu o nome, Giovani, ouvi todos falar né, mas isso é a idade. Que a gente tem aqui acompanhado o trabalho há muito tempo e eu só quero fazer aqui uma ressalva que meu colega aqui me antecedeu falou na questão de todo o trabalho da Brigada da pronta resposta sempre que a gente tem tido da Brigada e também dessa questão de nós termos e sentirmos né a segurança que vocês todos nos oferecem; mas eu quero que também parabenizar a Patrulha Maria da Penha. nessa questão da violência doméstica vocês sabem que o nosso município não é só privilégio de Farroupilha os índices são bem grandes né são alarmantes, inclusive tem aumentado, e a gente tem feito um trabalho. Aqui na Câmara de Vereadores a gente tem trazido a voz das mulheres vítimas de violência doméstica e tenho a certeza que a Patrulha Maria da Penha já está inserida nessa rede de apoio no combate e no enfrentamento da violência doméstica. então acho que todos né – tanto executivo, legislativo né, o judiciário e junto com as forças de segurança – a gente tem feito a diferença. trabalhei muito tempo junto a coordenadoria da mulher e na época nós não tínhamos a Patrulha Maria da Penha; eu ouvia Bento tem e será quando né nós vamos ter aqui em Farroupilha. já temos né há bastante tempo e tem feito um trabalho de excelência porque eu atendo e converso né com as mulheres vítimas de violência e elas agradecem muito; que salvam muitas vidas inclusive com o patrulhamento com a presença da Maria com a Patrulha Maria da Penha. Então parabéns, sucesso sempre, vida longa a nossa Brigada que ano que vem então vamos aqui homenagear os 18 anos. Obrigada.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereadora Clarice Baú. Mais alguém quer fazer usar a palavra. Com a palavra o vereador Kiko Paesi.

VER. EDSON PAESI: Obrigado senhor presidente. havíamos combinado com o nosso colega Sandro que ele falaria o nome da bancada, mas eu gostaria de fazer um adendo. quando se refere a nossa querida brigada militar e eu falo também de todas as forças policiais do nosso país eu lamento profundamente quando instituições de grande respaldo nacional ou internacional, formadores de opinião, intelectuais, hostilizam as forças militares/as forças policiais do nosso país que travam uma batalha ferrenha no combate à criminalidade. por baixo dessas fardas a qual todos nós respeitamos, mas que alguns têm medo e se tem medo é porque tem algo preso lá atrás né, enfim, por que que tem medo, há homens e mulheres como nós, que tem suas famílias, e arriscam suas vidas para defender as nossas vidas. a ordem na sociedade. e quando vemos que num confronto forças de segurança contra criminosos muitas vezes em desvantagem bélica perante os criminosos que após todas tratativas, esgotar todos os recursos, um criminoso vem a óbito a gente vê uma grande repercussão midiática colocando o policial como vilão e aquele criminoso com uma extensa ficha criminal como a vítima. Aí a gente vê uma rebelião a gente vê ataque ao patrimônio público/ao patrimônio privado, incêndios a ônibus, e lá estão as forças de segurança mantendo a ordem arriscando suas vidas. a gente vê muitos protestos quando um, como falei, quando um criminoso vem a óbito – de grande representações de grupos sociais e tal – agora quando muitas vezes um policial no confronto com o criminoso vem a óbito a repercussão é mínima; e quem está no funeral daquele policial quem está no protesto daquele policial? seus entes queridos mais próximos e seus colegas. Então isso é triste. E meu reconhecimento a esses heróis com ou sem farda, que mesmo sem a farda quando dão flagrante num ato de violência estão lá arriscando a sua vida para manter a ordem. Parabéns aos senhores e vida longa. e a nós, de nossa parte, o respeito e o reconhecimento à nossa gloriosa brigada militar.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Kiko Paesi. Com a palavra o vereador Marcelo Broilo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado senhor presidente. Boa noite colegas vereadores, pessoas que nos assistem presencialmente, pessoal de casa, nossa imprensa, especial pelo grupo Canarinhos da Serra, não os enxergo, mas parabéns e agora o projeto aprovado ao qual estendo ao nosso executivo municipal pela sensibilidade em retornar a essa casa legislativa. Ao CDL parabéns Maria Creni/Alessandra Chiele pelos 52 anos; agradeço também, a parceira do nosso ‘me respeita’ nunca vou esquecer, muito obrigado. em relação ao 36º batalhão em nome do major Giovani parabéns a toda a corporação. eu digo sempre que a nossa cidade, Farroupilha, está muito bem protegida; então continuem assim como protagonistas em nossa defesa. eu digo sempre qual o nosso propósito major qual o nosso qual a nossa missão de não só fazer o nosso possível e sim o nosso melhor. tenho certeza disso, vida longa, contem com essa Casa também com todos os vereadores e sucesso parabéns novamente muito obrigado por tudo.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Marcelo Broilo. Com a palavra a vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Bem, eu já cumprimentei a todos então vou direto ao assunto. Nós também tínhamos combinado que um falaria em nome de toda a bancada, mas dada a importância desse requerimento eu não posso me abster de falar. eu gostaria de cumprimentar a todos do 36 BPM, em nome do Major Giovani então dizer que me sinto totalmente representada e totalmente segura nessa nossa cidade. os senhores com certeza trouxeram uma aquisição importantíssima para nós e vieram ao encontro do nosso reconhecimento. Eu acho que a integração e o desenvolvimento do vosso trabalho com certeza engrandece a nossa vida, com certeza assegura que nós possamos viver uma vida mais segura. Então eu só posso agradecer aos senhores, sem me alongar por mais, e também sem me alongar dizer que eu vejo nesta plateia uma menina que nasceu comigo né e se tornou uma menina tão bonita né e junto né com a Maria Cleni também eu vejo a mãe de pacientes e eu só posso dizer o quanto eu me sinto gratificada pela profissão que eu tenho. eu agradeço a todos, muito obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Muito obrigado vereadora Eleonora Broilo. Mais algum vereador quer fazer uso da palavra. Se nenhum vereador quiser fazer mais uso da palavra coloco em votação ou requerimento nº 73/2023. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores e subscrito por todas as bancadas. Requerimento nº 74/2023: solicitação a ANEEL. A palavra está com o vereador Gilberto do Amarante pelo tempo de até 5 minutos.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Rose, coloca aquele videozinho aqui na no telão. na verdade é uma coisa bem simples senhores vereadores, é um requerimento para a ANEEL solicitando a troca de um poste ali no pátio da Linha Ely, que a parte cima ele está ele está totalmente rompido. e o executivo municipal esteve porque ali no pátio entre a igreja e o salão está sendo feito uma pavimentação, eles vão fazer ali uma praça, e o que eles não querem é que depois que estiver pronta esta pavimentação esta pracinha tenha que trocar os postes e que aí venha a danificar aquilo que eles estão fazendo de parte particular junto com a comunidade né. e também ali o executivo municipal junto com uma RGE pediram para que o município pague esse posse, mas esse poste está comprometido e estando comprometido é de responsabilidade da RGE fazer a substituição. Então conversei com o Rafael, ele mandou uma equipe técnica lá para examinar, e vamos ver se nos próximos dias eles fazem essa troca porque a obra que eles estavam fazendo está parada/ esperando/aguardando a substituição desse poste. Então peço a votação de todos e enviaremos então esse requerimento para a RGE e para a ANEEL. Muito obrigado senhor presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Amarante. A palavra está à disposição dos senhores vereadores pelo tempo de 3 minutos. Se nenhum vereador quiser fazer mais uso da palavra coloco em votação o requerimento nº 74/2023. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Encerrado o espaço de requerimentos. Passamos ao espaço destinado as moções.

 

 

MOÇÕES

 

 

PRES. MAURICIO BELLAVER: Não há. Encerrado o espaço das moções. Passamos ao espaço de comunicação de liderança pelo tempo de 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.

 

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA

 

 

PRES. MAURICIO BELLAVER: Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, nesse espaço eu gostaria de fazer uma prestação de contas do nosso trabalho de hoje à tarde do qual nós ontem nos pronunciamos aqui do acesso das empresas lá da Linha Julieta. Estiveram presente hoje às 15:30 o vereador Chico Sutilli, vereador professor Juliano, vereador Gilberto Amarante e este vereador. fizemos uma reunião importante com os empresários lá representante da Tecnovidro, a Tecnova, a Rodofort e também o representante do sítio do seu Hélio Pasqual; e mais uma empresa que não pode se fazer presente, mas justificou. a situação é bastante complicada, ao nosso ver a uma alguma coisa que aconteceu que não deveria ser levado para esse lado da emoção. Quando se é Prefeito tem que ser administrar para todos né e não é o que está acontecendo porque estão se fazendo ali exceções para atender aqueles empresários quando a gente sabe que há serviço sendo feito para particulares com lei e sem lei também, com lei e sem lei também. nós vamos fazer uma busca dessas informações e vamos trazer para essa Casa que está se tratando com uma exceção aquelas importantes empresas que lá estão. Relatos uma de uma empresa que está tendo um prejuízo de R$ 300.000,00/mês por conta disso. está aqui o Leandro Adamatti, representando a TV Serra, que lá esteve junto também. Há esse relato: R$ 300.000,00/mês de prejuízo porque o prefeito decidiu que lá não dá para arrumar a estrada. uma outra empresa deixou de trazer para Farroupilha um investimento/de aporte de construção de uma nova planta que poderia gerar entre 150 e 180 empregos. não é brincadeira para o prefeito mandar um representante/um porta-voz falar por ele que não dá para fazer porque é particular. 40 anos que foi implantado aquela estrada. A saber passaram por essa época o prefeito Avelino Maggioni no 1º mandato, depois Wilson Cignachi, depois Clóvis Zanfeliz, Paulo Dalzochio, Maggioni no 3º mandato, Pasqual por dois mandatos, Ademir Baretta por um mandato, Claiton Gonçalves por dois mandatos, e agora o prefeito Feltrin disse que não dá mais para patrolar porque virou estrada particular. Nós faremos um requerimento apresentaremos ele na terça-feira, na semana que vem, solicitando urgente uma audiência, para concluir senhor presidente, solicitando urgente uma audiência com o senhor prefeito municipal para tratar desse delicado e importante tema que dialoga diretamente com o desenvolvimento econômico e emprego da nossa cidade. fica aberto para que todos possam assinar esse documento solicitando ao querido prefeito uma audiência com os empresários e a Câmara de Vereadores. faremos durante a semana o requerimento e votaremos na próxima semana. Obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Roque Severgnini. Mais alguém? a palavra está com o vereador Gilberto do Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Vereador Roque, só para registrar, nós tivemos juntos e uma coisa que eu vi, importante, e que deve ser considerado pelo Executivo é que ali está rolando um processo judicial que me parece que já não tem mais comunicação entre empresário e Executivo e sim entre advogados. Isso é muito ruim, isso é extremamente ruim. E o que eles estão levantando, a causa que eles estão levantando lá também é estranho e isso vai vir eles vão trazer essa identificação junto ao judiciário que não poderia não precisava ser assim. Mas eu quero falar também que eu estive hoje falando com a CSG – a concessionária de pedágios da Serra Gaúcha de Farroupilha – para dar continuidade então ao acesso ali da Linha São Miguel que o Executivo então fez a terraplanagem/fez a britagem então falta agora a parte que segundo o Márcio, engenheiro, já está todos os materiais – as placas, os tachões – e fará pintura e nesta semana; que ele estava esperando que o Executivo u informasse que ficou pronto a terraplanagem, mas o Executivo eu falei com o secretário a terraplanagem está pronta então eles vão fazer aí a parte e depois então consolidar o acesso ali da Linha São Miguel. então obrigado senhor presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Amarante. Mias alguém quer fazer uso da palavra. Não havendo mais manifestação está encerrado o espaço de liderança. Passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações de seu gabinete ou assunto de interesse coletivo.

 

 

ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

 

PRES. MAURICIO BELLAVER: Com a palavra o vereador Davi.

VER. DAVI DE ALMEIDA: senhor presidente, apenas para registrar nesta Casa, sábado, dia 26, eu estive acompanhando a entrega de uma importante obra de 542 metros no valor de R$ 1.024.000,00 ali para toda a comunidade farroupilhense, mas em especial a comunidade ali do Primeiro de Maio, Monte Verde e também da Cooperativa Vitória que é então o asfaltamento de duas importantes ruas: a Severino Fontanella e a Leopoldo dos Santos ali no Monte Verde. então foi feita a entrega pelo poder executivo, sábado. eu queria que tu registrasse Rose colocando a foto, não sei se ela tá numa qualidade boa, meu telefone, mas dá para ver aí o registro. então ficou bem bacana né, estavam ali muitos moradores né estava também presente o presidente Mauro ali do Monte Verde, a presidente Sandra do Primeiro de Maio. então é mais uma obra que está sendo executada e entregue para a nossa comunidade. Muito obrigado senhor presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Davi. Com a palavra o vereador Marcelo Broilo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado senhor presidente. então pastor Davi só para endossar tive o privilégio né de estarmos juntos no sábado, 11h, duas importantes obras né; demanda de muitos anos na comunidade e que bom segue a linha desse Executivo em concretizar e entregar várias e várias obras a nossa cidade. E gostaria então senhores de convidá-los para amanhã, 18h, na nossa casa legislativa para audiência pública do projeto de nº 30 do executivo municipal dispondo sobre a política de incentivo ao desenvolvimento econômico e turístico do município de Farroupilha instituindo o E-Farroupilha e dando outras providências. então estão todos convidados: comunidade, as pessoas que nos assistem e o pessoal de casa também. muito obrigado presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Marcelo Broilo. Com a palavra o Juliano Baumgarten

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, quero também me manifestar nesse meu espaço sobre a nossa ida até a localidade que o meu colega vereador advogado Roque antecedeu falou. lá é vexatório é vergonhoso, falta pouquinho de noção um pouquinho de sair do gabinete andar pela cidade e ir lá; é impossível que não consiga patrolar uma estrada. E aí teve algumas coisas que falou, o secretário disse que ia levar uns sacos para botar/tapar os buracos. Gente, a empresa que fatura e daí ‘tá vamos te levar um saco de asfalto para ti tapar o buraco’.  Não, isso é o cúmulo do cúmulo do cúmulo da incompetência não tem como não falar outra coisa. quando o proprietário ou gerente, enfim, não sei qual terminologia utilizar salientou que por conta de não ter o acesso se perdeu de gerar de 150 a 180 empregos é estar trabalhando pelo desenvolvimento econômico. É deu para ver o interesse em desenvolver a cidade, talvez algum empreendimento que seja seu porque é inadmissível que o prefeito não tenha capacidade de resolver isso. a gente falou ontem Roque repetiu nós vamos solicitar o histórico, enfim, das rotas das máquinas da prefeitura através de um pedido de informações e pela lei orgânica o município vai ser obrigado a encaminhar e nós vamos investigar. se for necessário acho que nós vamos fazer uma CPI das horas de máquina porque é inadmissível que não consegue botar uma patrola, uma retro, enfim, qual o maquinário para atender. obrigado senhor presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Para informar: então dando continuidade naquele trabalho que estou à frente aí nas ações, em alguns momentos tivemos aí com o vereador Roque também, com a RGE no interior. então no dia 4 será feito na Picada Storti ali no Caravaggio: será feito roçada trocas de postes; e no dia 5 será terminado um serviço que foi iniciado lá na Linha 30. também estive hoje vereador Marcelo Broilo na no final da Lucindo Lodi a pedido de uma moradora, que lá a gente já esteve há uns dois/três meses atrás que estava sendo feito o calçamento sem a drenagem; então feito umas duas quadras da drenagem e não foi feita a drenagem da última quadra. E os moradores lá como foi feito uma parte da obra então aquele final de quadra que a poucos metros eu não sei o porquê que não terminaram aquela drenagem; estava lá já com os equipamentos estavam lá tudo pronto para fazer e deixaram um pedaço para trás. então a moradora está cobrando inclusive mandei já comuniquei o Schmitz também, mandei o mesmo áudio da qual ela me mandou e depois eu estive lá também. então precisa terminar a parte da drenagem né e aí consolida/termina toda a obra. eu sei que foi inaugurada, mas aquele pedaço lá ficou para trás. Então termina toda a obra de um todo né. obrigado senhor presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Amarante. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Eu quero fazer um apelo aqui, não sei, talvez para o vereador Marcelo para que agilize o máximo para que o plano diretor da nossa cidade venha para a Câmara de Vereadores porque o plano diretor ele vai definir muita coisa. e uma das ideias que foi repassado para aqueles empresário é que teria que esperar o plano diretor. só que o plano diretor a gente tem notícia e a CDL provavelmente já deve ter debatido esse assunto também a gente tem notícia de que há mais de dois anos está se discutindo isso. e o plano diretor não é mérito ou demérito de ninguém de revisar ou não revisar. o estatuto da cidade, a lei nº 10.257/2001 é uma lei federal, ele obriga que todo gestor público tem que revisar o plano diretor de 10 em 10 anos, no mínimo de 10 em 10 anos, então ele está sendo revisado. e o plano diretor vai determinar muitos fatores inclusive o desenvolvimento econômico da nossa cidade, o serviço, o comércio, a indústria, a agricultura né; tudo pode ser definido pelo plano diretor inclusive o sistema viário da cidade. Porque às vezes parece que o plano diretor é só para tratar do sistema viário. não é. ele vai definir uma série de questões ambientais, APPS e tudo isso tem que discutir aqui na Câmara de Vereadores. só que se chegar aqui no afogadilho vai ter que ter o seu tempo para que os vereadores também possam se assenhorar dessas informações e debater o assunto e ter propriedade porque ao cabo quem vota são os vereadores. Então nós precisamos ter essas informações. Só que qual é a realidade hoje? a secretária pediu demissão, de urbanismo e meio ambiente, o secretário de gestão pediu demissão, o prefeito até que sabe está de férias. Então a gente está vivendo dias complicados, de inércia, e nós precisamos ser proativos, a gente precisa trabalhar e nós precisamos que venha para essa Casa o plano diretor para debater e aprovar. está aqui o meu amigo lá de Santa Cruz da Linha Jacinto que está esperando o plano diretor para poder erguer o seu empreendimento lá e não tem jeito de vir para cá. e se não vier para cá não vota e se não vota não é lei. obrigado senhor presidente.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Roque Severgnini. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Com a palavra o vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Belo tema colega Roque Severgnini, porque sei que você encaminhou a palavra ao colega Marcelo, está sendo cobrado. o Marcelo inclusive deu uma entrevista para uma rádio local hoje que um dos nossos objetivos é que o plano diretor venha para a Casa o mais rápido possível sim porque a mesma demanda que chega até o senhor chega até nós; e estamos cobrando dia após dia que se defina porque é uma exigência da sociedade. Então esse papel já foi feito já está sendo feito e estamos atentos sim a demanda e esperamos que venha o mais rápido possível. Obrigado.

PRES. MAURICIO BELLAVER: Obrigado vereador Felipe Maioli. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Não havendo mais manifestação está encerrado o espaço para explicações pessoais. Espaço do presidente pelo tempo de até 5 minutos para avisos e informações.

 

 

ESPAÇO DO PRESIDENTE

 

 

PRES. MAURICIO BELLAVER: deixar registrado aqui hoje o presidente dessa Casa recebeu do Vitor Brunetto e o Jorge Brunetto um abaixo-assinado que atrás do Santuário tem uma rua que sai do Santuário e vai até 448 – caminhos de pedra – e ali tá totalmente abandonado. e o que que é solicitação deles? É pedir para que o Estado devolva para o município ou faça alguma melhoria, pelo menos uma carga de pobre brita alguém dê né. Então, enfim, nós vereadores vamos e vamos cobrar também e fazer eles trabalhar que é o mínimo né que nós podemos fazer. E pedir para nossa TV Serra, o Leandro Adamatti, já que tem os Canarinhos dar uma entrevista aí né. E obrigado por vocês ficar até essas horas aqui acompanhando nós aqui e convido para depois subir ao palco para bater umas fotos. Encerrado o espaço do presidente. solicitamos aos as bancadas que indiquem vereadores para compor comissão especial para parecer e análise do projeto de emenda à Lei Orgânica nº 03/2023. Segunda-feira, dia 4, teremos sessão solene em honra/homenagem a semana da pátria. Nada mais a ser tratado nesta noite declaro encerrado os trabalhos da presente sessão ordinária. Boa noite a todos.

 

 

 

Mauricio Bellaver

Vereador Presidente

 

 

 

Calebe Coelho

Vereador 1ª Secretário

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.