Pular para o conteúdo
29/04/2024 05:14:14 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4282 – 16/05/2023

SESSÃO ORDINÁRIA

 

 

Presidência: Sr. Maurício Bellaver.

 

Às 18h o senhor presidente vereador Mauricio Bellaver assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Davi André de Almeida, Eleonora Peters Broilo, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Marcelo Cislaghi Broilo, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Pintos Brunet, Tiago Diord Ilha e Volnei Arsego.

 

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Boa noite a todos. Declaro aberto os trabalhos da presente sessão ordinária. Dada a verificação do quórum informo a presença de 14 vereadores nesta sessão plenária com a ordem do dia 16 de maio de 2023; ausente o vereador Juliano Baumgarten como falta justificada. Ordem do dia.

 

 

ORDEM DO DIA

 

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo [sic] nº 09/2023 que altera a lei complementar nº 12/2002 com mensagem retificativa. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Orçamento, Finanças e Contas Públicas favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Senhor presidente, boa noite, peço que o projeto do executivo nº 09 permaneça em 1ª discussão.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Felipe Maioli. O projeto nº 09/2023 fica em 1ª discussão. Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 09/2023 que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de/com estampido ou qualquer outro efeito sonoro ruidoso no município de Farroupilha. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: (INAUDIVEL)

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: O projeto fica em 1ª discussão.

Em 2ª discussão… Bom, em 2ª discussão o projeto do legislativo nº 15/2023 que fixa restrições para a nomeação de cargos comissionados e conselheiros municipais. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Orçamento, Finanças e Contas Públicas favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: senhor presidente e senhores vereadores. O vereador Juliano viajou a Brasília né e eu imagino que os projetos dele então possam ficar em primeira discussão, todos, embora ele não tenha me solicitado para que assim procedesse, mas creio que por uma questão mais lógica né a gente pudesse deixar então em primeira discussão todos eles que sejam de autoria do vereador. obrigado senhor presente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: obrigado vereador Roque Severgnini. O projeto nº 15 e nº 16 fica em 1ª discussão… Em 2ª discussão. em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo substitutivo nº 17/2023 que dispõe sobre a educação ambiental, instituindo a política de educação ambiental no município de Farroupilha. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Tiago Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, eu gostaria de permanecer em 1ª discussão o projeto nº 17.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Tiago Ilha. O projeto nº 17 fica em 1ª discussão. Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 18/2023 que institui no município de Farroupilha a Semana da Educação Alimentar Nutricional. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Caleb Coelho.

VER. CALEBE COELHO: Obrigado senhor presidente. Boa noite a todos. O projeto então são quatro temas que eu vou citar aqui: I – conscientizar a população acerca da importância da orientação e educação alimentar nutricional, através de ampla divulgação e exposição de materiais educativos citando a importância do consumo de frutas, hortaliças, grãos e legumes, utilizando-se, ainda, dos meios de comunicação acessíveis à população; – Auxiliar a promover campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras, debates e reuniões referentes à educação alimentar nutricional, alertando e esclarecendo acerca deste tema de saúde pública e sobre os riscos da alimentação industrializada; – Incentivar grupos de apoio para possibilitar a troca e compartilhamento de receitas saudáveis e acessíveis;– Contribuir para a redução e combate dos casos de obesidade, diabetes e doenças resultantes de uma alimentação inadequada no município de Farroupilha/RS. As ações descritas então no 2º artigo poderão ser realizadas também por instituições de ensino, entidades representativas de classe e pelas organizações da sociedade civil, isoladamente ou em parceria. Então senhor presidente é um projeto que visa mudar o que nós pensamos sobre alimentação visto que nos nossos dias é cada vez mais fácil conseguir uma alimentação inadequada né; as crianças têm a tendência de buscar alimentações rápidas, a propaganda é para alimentação industrializada. então nós precisamos voltar a chamar a atenção com relação a isso para que não se desenvolve doenças né. Eu me lembro que minha filha era bem pequenininha e ela era bonitinho até de ver ela comendo brócolis né, com a boca toda sujinha roendo um brócolis ali né. É claro que a gente pode transformar alimentos de forma mais gostosa né por isso que se incentiva então aqui a troca de receitas, enfim, que as pessoas possam conversar sobre isso. porque se nós não conversamos sobre isso principalmente com nossas crianças né elas vão acabar pegando os vícios que nós temos e isso vai acarretar na saúde posterior dela e que vai acabar caindo a qualidade de saúde né da vida delas. Então gostaria se possível de colocar em votação esse projeto que é muito importante. Obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Calebe Coelho. mais alguém quer fazer uso da palavra. com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite senhor presidente, vereadores/vereadoras, Calebe o promotor aqui da lei, as atletas aqui que estão hoje presentes na Casa, os demais que estão nos assistindo. Quero dizer Calebe sim que eu votarei favorável, mas esses programas serão feito pelo executivo municipal e terá uma semana de repente para tratar do assunto ou para instigar ou é rotineiramente ou o ano inteiro, enfim.  tem a semana de educação; não, ok. e nas escolas e outras entidades aqui pelo que eu vi você sugere e não, não é obrigado né. Ok. Obrigado senhor presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Amarante. mais alguém quer fazer uso da palavra. Se nenhum vereador quiser mais fazer uso da palavra coloco em votação a solicitação do vereador Calebe para que o projeto seja votado nesta noite. os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Em votação o projeto de lei do legislativo nº 18/2023 que institui no município de Farroupilha a Semana da Educação Alimentar Nutricional. os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. encerrado o espaço discussões de projeto. passamos a apresentação e deliberação dos requerimentos.

 

 

REQUERIMENTOS

 

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Requerimento nº 36/2023: congratulação a Ulysses Bertholdo. A palavra está com o vereador Calebe Coelho pelo tempo de 5 minutos.

VER. CALEBE COELHO: Senhor presidente, eu gostaria de retirar de pauta esse requerimento, esses votos de congratulações.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Requerimento nº 36/2023 retirado de pauta. requerimento nº 40/2023: congratulação a equipe Farroupilha ‘pedal das gurias’. a palavra está com o vereador Calebe Coelho pelo tempo de 5 minutos.

VER. CALEBE COELHO: Então meninas que bom ter vocês aqui e que bom ver vocês pela cidade, pelas estradas, pela praia, que deu uma inveja né que pedalada bonita né. um dia eu quero conversar com vocês para saber assim se vocês têm noção de quanto de quilometragem vocês já atingiram né; mas nesses 5 anos é capaz de já terem dado uma volta na Terra no total né porque vocês pedalam bastante pelo que eu tenho visto né. Então vendo o trabalho de vocês eu fiquei bem contente quando eu vi vocês na praia inclusive né eu pensei essa é uma atitude que nós temos que valorizar né. para que vocês possam ser exemplo e já são para outras pessoas né, tanto mulheres quanto homens né, mas é louvável ver que vocês estão fazendo isso. eu espero que um dia minha filha quem sabe minha esposa possa participar também né porque esse é o objetivo ter um número maior quanto mais pessoas melhores né. então eu estou enviando/sugerindo aqui votos de congratulações a equipe farroupilhense ‘Pedal das Gurias’, que celebra seus 5 anos de fundação no mês de maio, contando com 41 mulheres membros, marcando presença em inúmeros eventos do esporte e principalmente indo pedalar todos os finais de semana com trajetos diferentes e sendo assim, esta é uma forma de reconhecimento da nossa casa legislativa, e, este vereador, desde já agradece as atletas por estarem levando o nome do município consigo através da disciplina e dedicação ao esporte. e o poder legislativo se dispõe inteiramente a cooperar, colocando-se a disposição para ouvir o que for necessário. suas demandas né. então podemos também conversar sobre sugestões que vocês possam nos dar né, vai de repente nesse ano ou talvez no ano que vem nós já teremos uma ciclovia aqui né, só que vocês pedalam muito mais do que isso né. Fico realmente com muita uma inveja boa, do bem, se é que isso existe né, acho que não né. Então parabéns a vocês e estamos aqui hoje para parabenizá-las e enviar votos de congratulações tá bom. muito obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: obrigado vereador Calebe Coelho. A palavra está à disposição dos vereadores pelo tempo de até 3 minutos. Alguém quer usar. Com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Parabéns Calebe. nós subscrevemos, o partido PDT. eu vejo as meninas caminhando caminham muito também né; pedalam/caminham, quer dizer vocês estão aí com uma ginástica na parte aeróbica que se fala muito que traz muita saúde, enfim. Nós estava recentemente aqui falando na questão da educação alimentar, mas eu acho que aí vocês precisam de alimento bom/sadio para manter toda a força, garra, resistência no dia a dia de vocês. Parabéns. eu tenho certeza que a vida de vocês acho que é mais leve também né porque as coisas às vezes é absorvida no suor, na pedalada, na sua rotina que torna-se uma vida… é tão gostoso pedalar. eu tenho uma bicicleta lá em casa, mas agora tá com os pneus murchos e tem três lá em casa e às vezes a gente não tira tempo. mas como é importante vocês fazer o que vocês fazem. Tirar tempo é dar se tempo para si, coisa que a grande maioria de nós não faz; tirar aquele tempinho para gente pedalar surfar como se tivesse ao ar livre só com a gente só com vocês né. Então parabéns a vocês. Muito obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Amarante. mais algum vereador quer fazer uso da palavra. com a palavra o vereador Sandro Trevisan.

VER. SANDRO TREVISAN: Boa noite presidente, senhores vereadores, senhoras vereadoras, público presente. Parabéns Calebe pela homenagem feita ao grupo ‘pedal das gurias’. a gente sabe que é importante saúde e como foi agora dito muitas vezes a gente não tira esse tempo para cuidar da própria saúde né. Negligência. quero de forma de forma rápida aqui te dar parabéns ‘Lide’; parabéns, é alguém aqui do grupo de vocês que eu conheço muito e que bom que tá pedalando também. E parabéns a todos vocês. E dizer que na verdade não é só uma questão de saúde né, se junta um grupo e esse grupo se torna um grupo de amigos/de amigas e isso é muito bom. a gente trata da saúde e também do psicológico né porque é muito bom ter esse grupo de amigos, esse grupo de pessoas que a gente pode conviver pode compartilhar várias experiências. Parabéns mesmo, tudo de bom, tomara que o grupo fica muito grande.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado Sandro Trevisan. mais alguém quer fazer uso da palavra. Com a palavra a vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ: Boa noite presidente. Boa noite colegas vereadores, a todos que estão aqui hoje nos prestigiando, aqueles que nos assistem de forma remota, imprensa, nossos assessores. que bom, parabéns Calebe pela iniciativa de dos votos de congratulações que são votos de aplausos. é importante o que você fazem, eu sou aposentada como professora de educação física então não precisa falar da importância que é o esporte, qualquer que seja né. eu também tenho uma bicicleta, mas assim não tô com uma performance que vocês se não entraria no grupo, mas daí teria que trocar o nome né ‘pedal das gurias’ não ia fechar muito bem né Mari. Acho que teria que trocar o nome, mas tudo bem. mas parabéns, não desistam vocês estão com um grupo muito bom. E essa questão social também é importante que vocês fazem né e também a questão do condicionamento físico. parabéns e continuem.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereadora Clarice Baú. com a palavra o vereador Volnei Arsego.

VER. VOLNEI ARSEGO: Obrigado senhor presidente. Aos vereadores dessa Casa meu boa noite. Bicicleta uma vez quase nem era enxergada né, uma coisa que começou a virar hobby das próprias pessoas né e além de ser hobby ela nos traz uma satisfação de saúde e de prazer. Que a gente já marca o sábado, próximo sábado, para ir ne, onde é que nós vamos né. É bem assim. eu tenho conhecimento de vários grupos e de pessoas de uma boa idade vereadora Clarice que eles pedalam todo fim de semana e mais algumas horas durante a semana. E assim eles têm uma vida de jovens porque isso vai renovando as células até como vocês sabem e isso nos traz um bem. O meu filho eu vou citar da família ele pedala até 100 quilômetros, é o mínimo que agregam a etapa. então ele chega e diz para mim: então pai tá na hora do senhor desenferrujar né. só que a gente não tira esse capricho vereadores de a gente tirar o tempo né perder meio-dia no final de semana; porque elas fazem isso, perdem meio dia no final de semana, mas isso vai dando conhecimento de vida vai dando conhecimento de lugares novos que cada vez elas trajetam um trajeto para fazer e vai curtindo a vida ao mesmo tempo. parabéns a vocês. Vocês estão em 41 membros né? Então logo, logo isso já começa porque isso aí é uma cadeia alimentar cada vez vai convidando e chegando mais gente né. Vocês vão trazendo para o grupo de vocês nem sempre as mesmas pessoas podem acompanhar o passeio, mas é assim mesmo né. Parabéns pela atitude de vocês. uma pena que eu não participo dessa pedalada. é só começar né. obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Volnei Arsego. com a palavra o vereador Calebe Coelho.

VER. CALEBE COELHO: Espaço de líder né senhor presidente. Então meninas eu estava me lembrando de uma coisa agora eu vi um estudo uma vez que dizia que para onde a gente olha acessa áreas do nosso cérebro. Então, por exemplo tem o CVV – centro de valorização à vida – que as pessoas ligam para pedir ajuda e a primeira coisa que a pessoa que atende diz “para onde que você tá olhando”. “Ah, tô olhando para baixo”. “Olha para cima”. porque quando a gente tá olhando para cima tá acessando um canal que é bom no cérebro não é uma coisa ruim. e vocês já notaram que quando vocês pedalam vocês estão olhando para cima porque vocês inclinada e é como se estivesse assim né. Então é por isso que pedalar é tão bom sabe, da aquele prazer a perna queima né tem aquele aquela tá no limite do músculo né. e eu já tentei andar de moto né fazer trilha, mas eu tinha pena da moto então não queria sujar a moto né. E quando eu comecei a pedalar eu percebi que o pedalar era o meu coração e a perna, se eu ia eu tinha que voltar. Se é a moto é o motor da moto. então é um desafio que vocês têm a cada dia a cada nova pedalada de sair e ter que voltar e ainda conviver com aquelas situações de perigo né no trânsito, as pessoas que não respeitam. Que bom que vocês já têm roupas claras né que isso ajuda um pouco né, tem também as luzinhas que ajudam né. mas quero sugerir a vocês que vocês já sabem é evidente né todo cuidado do mundo né porque vocês têm pessoas para quem voltar em casa né. Então é um prazer muito grande e acho que todas as pessoas deveriam experimentar um pouquinho. na cidade tem um rapaz que ele tem um problema já teve câncer e ele não pode pedalar, mas ele criou um triciclo né e ele usa porque é um prazer né. então pedalar é tudo de bom. Então a recomendação é só para se cuidem né que a gente quer vocês pedalando por muitos anos né. E recomendação para a população também: que a população respeite mais o ciclista né porque a gente acha que o trânsito é de quem tá no carro né e na verdade a gente precisa levar em conta as pessoas que estão menos favorecidas né, menos defesas digamos assim né como os as pessoas que caminham e as pessoas que pedalam. então só essa recomendação tá. muito obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Calebe. mais alguém quer fazer uso da palavra. Com a palavra o vereador Thiago Brunet.

VER. THIAGO BRUNET: Boa noite senhor presidente, demais colegas vereadores. Apenas para fazer aqui uma fala rapidinha primeiro parabenizando por vocês né por praticarem esse esporte estarem na cidade representando Farroupilha, isso com certeza tem uma importância política para nós. e segundo queria dizer que o meu filho está sempre andando de pedal aí pela cidade tá e esses dias ele me convidou para nós fazer 18 quilômetros – saímos de Bom Principio fomos para Feliz, andamos ali pelo interior; cara, sem contar a questão do exercício físico, a questão de lazer entendeu, de paisagem de poder descansar, olhar um pouco. e eu disse capaz que eu vou conseguir fazer 18 quilômetros né. E consegui né. Fazia tempos que eu não andava peguei uma bicicleta e aí eu quero dizer assim que a tecnologia nos ajuda né porque não são as mesmas bicicletas de 20 anos atrás né. Nossa, tu anda com aquelas bicicletas gente elas pedalam parece que tem um motorzinho parece que vai tu não fica com dor nas pernas não fica com dor nas costas. assim são bicicletas boas que tem hoje porque na época eu jamais imaginei que ia conseguir andar 18 quilômetros. mas nem no meu ápice lá quando tinha 15/16 anos não andava porque a bicicleta era rígida era dura, pneu duro, os aros, sei lá. Eram diferentes.  Mas claro aí veio a parte assim que esses dias meu filho queria comprar eu fui ali para comprar bicicleta: quanto que é? ah doutor varia. varia de quanto? Tem de mil três mil essas mais melhorzinha, mas vai até cinquenta mil. Eu digo: mas o que é isso né. Deixa o carro aqui e sai com uma bicicleta. então assim gente o esporte que ficou caro né, não, foi a época em que para andar de bicicleta tu pegava aí ganhava uma bicicleta comprava uma bicicleta por 200 pila e saia andando. Então hoje tem que ter todos os EPIs né para a gente se cuidar obviamente né do peito, da cervical, o capacete e a bicicleta também que hoje em dia acabou não é mais um esporte barato. é um esporte bem caro e por isso que vocês né tem que também ir ali e se esforçar, muitas vezes comprar um material que tá no valor bem acima da média né vocês sabem disso. Mas vale a pena. vale a pena pelo esforço, vale a pena pelas paisagens, pelo lazer e principalmente pela questão física que nos ajuda bastante. E eu tenho bastante pacientes né que vão com infecção urinária com né leucorreias de repetição pela questão do suor então assim, depois, sempre, tem que tomar banho tem que manter seco o ambiente porque se não tem infecções urinárias e leucorreias de repetição. Porque tenho pacientes ciclistas que andam direto e que a gente teve que até fazer alguns trabalhos de prevenção aí tá. parabéns gurias, felicidades.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Thiago Brunet. Com a palavra o vereador Davi.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Boa noite senhor presidente. Boa noite senhores vereadores, as pessoas apanhando on-line e também ao pedal das gurias né. Estava aqui dando uma olhadinha no Instagram e é muito legal né; vários lugares aqui que vocês vão né e é impressionante. Parabenizar vocês né por essa atitude de vocês estarem em comunhão pedalando promovendo acho que momentos de muita alegria né de estarem juntas ali. acho que isso promove muitas coisas né, é a saúde física/mental/emocional é tudo num composto. E parabenizar também aqui o Calebe pela inciativa, a gente subscreve também. e deixar aqui só o carinho a todas vocês. Muito Obrigado presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Davi. Com a palavra o vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Presidente obrigado. Eu queria dar um boa noite a todos vocês. Queria primeiro parabenizar o Calebe pela iniciativa. Agradecer a doutora Eleonora e o Marcelo por me dar a honra de poder falar em nome da bancada. Queria dizer que o que vocês fazem é extremamente importante para as futuras gerações porque vocês incentivam. Então esse processo de dar os primeiros meus passos as primeiras pedaladas além de fazer bem para vocês que é só olhar nos rostos de vocês que vocês são felizes vocês são alegres; o esporte traz isso felicidade/alegria. e o mais importante é que tudo isso passa para as crianças para as pessoas que não têm tanta vontade de praticar esporte e aí observam vocês na rua começa a ‘opa, vamos lá porque que a gente não pode também’. Isso que é extremamente importante. Então o pedal está crescendo muito. já outros governos já iniciaram pistas de caminhada/ de ciclovias, agora está se dando uma continuidade isso acho que extremamente importante para nossa cidade locais apropriados para a prática. então só tenho a desejar a vocês muita saúde para continuar pedalando por muitos e muitos anos ainda pela frente. Eu não podia deixar de falar também que a nossa Casa está sendo cada vez mais frequentada por jovens né Gabriel Pegoraro. Gabriel Pegoraro é um cara aí que pratica muito esporte também, muito bom te ver aqui, aluno exemplar nota 10 sempre fazia todos os trabalhos né Gabriel nunca deu problema; mas está aí firme e forte tá. Bom te ver aí. obrigado presidente. Obrigado e parabéns pelo que vocês fazem.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado Felipe Maioli. mais alguém quer fazer… mais alguém quer fazer uso da palavra. Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente e senhoras vereadoras/senhores vereadores. Cumprimentar a imprensa, demais pessoas que nos assistem aqui do plenário e de suas casas. e cumprimento especial as ‘gurias do pedal’ aí. a Vanusa mandou dizer que desistiu porque a lombar não permitiu mais viu, mas a Vanusa fez parte com vocês. Bom, primeiro que a bicicleta obviamente que aqui na nossa região é um pouco mais complicado né, mas ela é um transporte sustentável e econômico também se a gente for analisar pelo ponto de vista do transporte em si e da mobilidade urbana né. porque em muitas cidades é incentivado o uso da bicicleta, mas porque a topografia também permite. nós aqui se formos incentivar a bicicleta vai ser difícil para chegar no trabalho né então vamos lá com o que dá para fazer que é a questão mais de saúde né. Que andar de bicicleta tem a sensação de bem-estar, reduz o stress, fortalece a resistência muscular, promove a qualidade do sono e acelera o metabolismo. Eu sei disso sabe por quê? Porque eu li, eu não ando de bicicleta eu não gosto muito de andar de bicicleta, não é muito meu um dos prazeres. Faço academia e tudo, mas bicicleta não é meu forte. Mas eu sei que vocês começaram num grupo pequeno, tá crescendo, e bom, toda prática que possa auxiliar numa melhor qualidade de vida nós temos que sempre incentivar né. Porque toda aquela prevenção ela resulta depois né num gasto menor de dinheiro público na própria saúde pública né. e isso é importante porque além de reunir um grupo que tem toda a questão afetiva, social, tem também da questão esportiva e também do melhoramento da qualidade de vida. cidades turísticas, por exemplo, como você vai para o Rio de Janeiro você vai lá e anda de bicicleta com uma facilidade; põe o teu aplicativo ali vai lá e desbloqueia a bike e vai andar né. tem para todos os gostos. e isso demonstra que cada vez mais essa prática deve e pode ser incentivada pelo setor público também. O Thiago Brunet aqui, o doutor Thiago vereador, falou que as bicicletas estão caras. eu só conheci só andei com tipo dois tipos de bicicleta: uma que tinha o freio na mão e outro freio no pedal. Era tudo que tinha quando nós era gurizada né. tinha o freio na mão e no pedal né Calebe. Então parabéns ao Calebe aí pela proposição. e continuem, continuem que é importante tá bom. Obrigado

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Roque Severgnini. com a palavra o vereador Tiago Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, colegas vereadores e vereadoras. eu quero hoje também somar aqui à bancado do republicano as gurias né por essa por esse exemplo que vocês estão dando de exercício, de saúde, de bem-estar, de conviver né e de procurar fazer a sua parte como um exemplo. vocês tão fazendo mais do que somente né cuidar do corpo/da mente vocês estão usando isso como um exemplo para a sociedade. E é isso que a Câmara de Vereadores está reconhecendo aqui né Calebe. É o exemplo que vocês estão dando para tantas outras pessoas que já passaram pela cabeça de fazer “ah, mas como pé que eu começo”. Agora mesmo a Clarice falava né como é que eu começo; eu preciso começar. e vocês com o trabalho de vocês, vocês servem de inspiração para que outras pessoas possam fazer não só a prática do pedal, mas outras tantas que que tem para se fazer né. Então parabéns né para todas vocês aí né, fico muito feliz de estar na condição de vereador e junto também com o vereador Calebe subscrever esse requerimento né. O meu abraço e a nossa homenagem. e depois também coloco como sugestão vereador Calebe e presidente para gente fazer uma foto com as gurias aqui ao final da sessão. Obrigado senhor presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereador Tiago Ilha. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Se nenhum vereador quiser mais fazer uso da palavra coloco em votação o requerimento nº 40/2023. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores e subscrito por todas as bancadas. Encerrado o espaço de requerimentos. Passamos ao espaço destinado a moções.

 

 

MOÇÕES

 

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Não há moção. Passamos ao espaço de comunicações de liderança pelo tempo de 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.

 

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA

 

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Com a palavra o líder de bancada. Com a palavra Volnei Arsego.

VER. VOLNEI ARSEGO: Obrigado senhor presidente. Só queria comunicar que nós vamos ter uma reunião com a concessionária CSG na sexta-feira agora, às 16h, sobre o assunto Rio Burati. nós queremos debater, os moradores querem debater, com o engenheiro o diretor para que apresentam algum projeto para a comunidade; que demonstre como que vai ficar a situação deles e a gente vai acompanhar/vai conversar então sobre esse assunto. Espero que tenhamos pontos positivos nesse fato. Obrigado. às 16h na sede da concessionária.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: A reunião vai ser na sede da concessionária sexta-feira às 16h. mais alguém quer fazer o uso da palavra. não havendo manifestação está encerrado o espaço de liderança. passamos ao espaço de explicações pessoais aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações de seu gabinete ou assuntos de interesses coletivos.

 

 

ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER:  Com a palavra a vereadora Eleonora Broilo

VER. ELEONORA BROILO: Obrigado presidente. um boa noite a todos que nos assistem, em especial as meninas do ‘pedal das gurias’, nossos todos os nossos colaboradores, imprensa. Boa noite a todos. Bem, o que me traz para falar aqui para vocês hoje eu gostaria que todos prestassem atenção vereador Thiago, eu gostaria que todos prestassem atenção porque é de extrema importância para este menino que acho que todos conhecem: o Carlinhos. e o Carlinhos é um menino muito simpático menino que está sempre rindo, mas a vida dele foi muito atribulada. Ele nasceu com uma síndrome chamada Prader-Willi. Para quem não sabe o que é: é uma síndrome que tem uma compulsão há comida o que leva a uma obesidade mórbida e também consequentemente a isso doenças que vem como o diabetes. o Carlinhos ele perdeu o pai portanto ele depende exclusivamente da mãe, o pai morreu num acidente o pai foi atropelado né a alguns anos bem perto da casa, e ele depende exclusivamente então da mãe. o Carlinhos então ele precisa de um medicamento chamado ‘ozempic’ que deve ser bem conhecido do doutor Thiago é bem conhecido meu talvez os outros não conheçam, o mas é o medicamento que ajuda a manter o diabete sob controle e diminui absurdamente o apetite. Então esse menino precisa deste medicamento. é um medicamento caríssimo, custa R$ 300,00 a dose e ele precisa de duas ou três por mês. Já foi já está no Estado e tudo, mas às vezes demora um pouquinho para vir. Então ele está pedindo ali inclusive tem o CPF né para fazer um pix, eu já fiz minha contribuição, já coloquei nos grupos e espero que as pessoas se sensibilizem e mandem suas contribuições; qualquer valor é bem-vindo né. então está aí a minha a minha… a maior contribuição que eu posso dar a ele é essa né falar sobre ele e pedir a ajuda que ele precisa. muito obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado vereadora Eleonora Broilo. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Não havendo mais manifestação está encerrado o espaço para explicação pessoal. Espaço do presidente pelo tempo de 5 minutos para avisos e informações.

 

 

ESPAÇO DO PRESIDENTE

 

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Não tem nada para o presidente. Nada mais a ser tratado nesta noite declaro encerrado os trabalhos da presente sessão. Boa noite a todos.

 

 

 

 

Mauricio Bellaver

Vereador Presidente

 

 

 

Calebe Coelho

Vereador 1ª Secretário

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.