Pular para o conteúdo
29/04/2024 13:37:53 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4280 – 09/05/2023

SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: Sr. Maurício Bellaver.

 

Às 18h o senhor presidente vereador Mauricio Bellaver assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Davi André de Almeida, Eleonora Peters Broilo, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Juliano Luiz Baumgarten, Marcelo Cislaghi Broilo, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Pintos Brunet, Tiago Diord Ilha e Volnei Arsego.

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Boa noite a todos. Declaro aberto os trabalhos da presente sessão ordinária. Dada a verificação do quórum informo a presença de 15 vereadores nesta sessão plenária com a ordem do dia 9 de maio de 2023. Ordem do dia.

 

ORDEM DO DIA

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 09/2023 que altera a lei complementar nº 12/2002 com mensagem retificativa. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Orçamento, Finanças e Contas Públicas favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Boa noite senhor presidente, peço que o projeto de lei do executivo municipal permaneça em 1ª discussão.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: O projeto nº 09/2023 fica em 1ª discussão. Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 09/2023 que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de/com estampido ou qualquer outro efeito sonoro ruidoso no município de Farroupilha. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadoras/vereadores, quero cumprimentar todos os cidadãos/cidadãs que se fazem presentes nesta noite, imprensa. Eu quero pedir que este projeto permaneça na Casa. Eu ainda não encontrei a alternativa viável do debate público o quão a matéria exige então solicito que permaneça em 1ª discussão. Obrigado, senhor presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Juliano. Permanecerá na Casa. Em 1ª discussão o projeto nº 15/2023 que fixa restrições para a nomeação de cargos comissionados e conselheiros municipais. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento  e Bem-Estar favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadores. Bom, o projeto nº 15 de minha autoria um projeto que faz bastante tempo que tá na Casa já conhecimento de todos têm todos os pareceres favoráveis tanto da comissão de infraestrutura, comissão de legislação, justiça e redação final, parecer jurídico e inclusive é uma matéria já conhecida pelos meus colegas parlamentares que foi apresentada ainda no ano 2021, na ocasião foi reprovado, e eu resgatei o projeto, porque ele é de suma importância para a gente tentar resguardar algumas coisas e inclusive no ano passado nós aprovamos um projeto de lei oriundo do poder executivo que se eu não me engano foi sugerido pelo meu colega vereador Marcelo Broilo que era para endurecer a questão nas contratações, perdão, nos chamamentos dos agentes concursados, enfim, dos servidores que tratava da questão da violência doméstica e familiar. Então o projeto o que que ele está? ele tá um pouco mais amplo, mas ele é direcionado aos cargos comissionados e conselheiros. Então ele trata do quê? De vedar todos eles que sejam condenados em improbidade administrativa, injuria racial, racismo e homofobia, violência doméstica e familiar, crime contra os direitos da criança e do adolescente, crime contra os direitos da pessoa idosa e crime contra os direitos da pessoa com deficiência. Então foi feito também retirado e feito alguns ajustes pois o outro projeto constava o caso dos conselheiros tutelares, mas como eles possuem um regime próprio então na alteração fora excluído a presença dos mesmos. Então é um projeto simples, mas um projeto que ele vem a buscar a ter sim uma seletividade maior e organizar para que não seja tolerado qualquer tipo de violência seja ela qualquer grupo/qualquer faixa etária pois é de suma importância; e ainda mais quando se trata de nomeações livres e inclusive partindo do chefe do executivo municipal. Portanto em meio a tudo isso que a gente já discutiu em meio que foi falado já é matéria conhecida eu peço que vote nessa noite. Têm vários projetos meus que estão na Casa e a intenção tem alguns que tem que liberar para mim protocolar outros. Obrigado, senhor presidente, peço votação nesta noite.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Juliano Baumgarten. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Com a palavra o vereador Marcelo Broilo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado, senhor presidente. Boa noite colegas vereadores e vereadoras, público que nos assiste seja bem-vindos, pessoal de casa, imprensa. Bom, em relação ao projeto de lei do legislativo nº 15, na minha avaliação, Juliano, falando do que eu penso a respeito realmente no ano anterior eu fiz uma alteração da lei municipal de 2011 colocando justamente no item ‘k’ a parte da violência doméstica e familiar contra a mulher, certo. O que que eu penso? Poderemos avançar juntos nessa questão, porque o senhor cria uma outra lei para colocar mais restrições. E você trabalhou nisso está perfeito. Eu sugiro, colega Juliano, quem sabe alterar a lei municipal, sabe, deixar na Casa e a gente consegue colocar na lei que já existe mais atributos de restrições que o senhor coloca aqui, que está bem eu vejo assim, e não criar mais uma lei. Esse é o meu entendimento, colega Thiago também falou disso de não termos mais leis sobre o mesmo assunto, essa é minha opinião. Porque eu vejo como está aqui, Juliano, eu na minha avaliação não penso estar bem, acho que a gente pode colocar/alterar a lei e aprovar na lei já existente no município. Muito obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Marcelo Broilo. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Espaço liderança para o vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Vereador Marcelo, só para responder então. Uma coisa é diferente da outra. primeiro que essa lei ela é direcionada aos cargos comissionados e os conselheiros e a legislação em voga que eu citaste antes ela parte da premissa do executivo, porque inclusive fora mandado, o senhor mandou, como sugestão e depois voltou pelo executivo. E inclusive ontem na sessão eu falei e repito por inúmeras vezes eu mandei inúmeras sugestões de projetos de lei de diversos assuntos e para não ser injusto e não faltar com a verdade voltou uma única indicação que foi do PROMAP que alterou um artigo; o restante não voltou absolutamente nada, matérias importantes para o desenvolvimento da cidade, de saúde, de educação, de cultura, de segurança, de lazer, e daria para ficar aqui citando inúmeros, inúmeras e inúmeras sugestões foram mandadas. Eu vejo que vou discordar de ti que não tem como primeiro eu alterar uma lei que eu não tenho prerrogativa para isso e segundo que o senhor está confundindo a matéria aquela é direcionada aos agentes. Então eu acho que chegou o momento tem que votar esse projeto eu não vou retirar de pauta; se for o caso que for reprovar que se reprove e vamos adiante votar nessa noite. Obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Juliano. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Espaço de líder para o vereador Marcelo Broilo.

VER. MARCELO BROILO: Juliano, concordo em partes com sua fala, mas veja bem, lá eu falava da parte do executivo e legislativo, inclusive cargos comissionados ou não; eu sei que você coloca mais extensivo aos conselheiros municipais. Mas eu vejo que a lei se aplica na mesma maneira. Então de novo, pessoal, eu penso assim que precisamos sim de leis, mas precisamos cumpri-las então no meu entendimento até não é a primeira vez já falei para alguns pares que me intuito e uma missão também reduzir leis. Já fiquei à disposição inclusive do Executivo na parte tributária para a gente reduzir cento e poucas leis que estão em desuso e não tem o porquê tê-las e confundir seja o servidor seja a população. Então eu reitero da minha parte, não sei os demais colegas, mas como está aqui, Juliano, no meu entendimento votaria contra, mas acho que daria tempo ainda de o senhor incluir na outra lei; mas fica a seu critério também. Muito obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Marcelo Broilo. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Questão de ordem para o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: É que surgiu aqui uma divergência entre o vereador Marcelo e o vereador Juliano e acho que seria bom esclarecer. A lei, não cita a lei aqui, a lei que foi votada anteriormente ela atinge só os concursados ou também os CCs e conselheiros, tudo? Está tudo contemplado.

VER. MARCELO BROILO: (INAUDÍVEL)

VER. ROQUE SEVERGNINI: Tá bem.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Se nenhum vereador quiser mais fazer uso da palavra coloco em… questão de ordem para o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, então eu vou a pedido do meu colega aqui e vamos ver, vamos conversar nos próximos dias, Marcelo, ver se tem como fazer então a inclusão desses outros itens nessa legislação, porque o intuito é contribuir porque eu acho que tudo que nós pudermos coibir através da legislação para evitar problemas futuros eu acho que vem a somar; e não parte do pressuposto, porque vem da minha autoria vem como contribuição como cidadão. Então se for e tiver como a gente incluir esses outros itens eu acho que quem ganha é a cidade. Daí sim nesse viés eu acho que não há necessidade de mais uma lei, mas se tiver como. Obrigado, senhor presidente. Permanece então na Casa

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Juliano Baumgarten. O projeto nº 15/2023 passa em 2ª discussão. Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 16/2023 que altera a lei municipal nº 4.192 de 09/12/2005. Silêncio. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar favorável; Jurídico favorável. O projeto está com ‘vista’ ao vereador Marcelo Broilo, o qual passamos a palavra.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado novamente, senhor presidente. Bom, realmente pedi ‘vistas’ do projeto nº 16 do colega Juliano na semana anterior e após análise de importante tema que realmente é a análise do nosso código de posturas do nosso município e acreditando que podemos avançar e construirmos juntos, legislativo e executivo, como já fizemos em outras vezes né, Juliano, eu acho que permanecendo muitos itens que aqui estão, eu acho oportuno que você colocou, acho que podemos alterar e ajustar alguma coisinha que possa melhorar também a todos os munícipes. Então como eu conversei também com o nobre colega acredito então que podemos dessa forma senhor presidente a qual devolvo essa solicitação do pedido de ‘vistas’ sobre o PL nº 16 agora, após também ter conversado com o vereador proponente. Muito obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: A palavra está à disposição dos senhores vereadores Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadoras/vereadores. Bom, eu acho que só para uma coisa né para o nosso público que está nos acompanhando para explicar o que que é o pedido de ‘vistas’, porque é uma linguagem que não é vivenciada no seu dia a dia. Pedido de ‘vistas’ é: segura mais um pouco vamos discutir um pouco mais para não ser votada; é um instrumento jurídico, legal, presente para segurar mais uma semana para poder esclarecer dúvidas, sanar. Então só para só para o pessoal entender o que que é o pedido de ‘vistas’, o que que estão pedindo né. Eu conversei com o Marcelo e a gente vai segurar na pauta né, vamos segurar em 1ª discussão para ver o que pode se avançar, porque eu acredito que tá bem descrito e vem a somar. Eu acho que tá bem redondinho, mas vamos segurar mais uns dias por gentileza, senhor presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Juliano Baumgarten. O projeto nº 16/2023 permanece na Casa em 1ª discussão. Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 18/2023 que institui no município de Farroupilha a semana de educação alimentar nutricional. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Calebe Coelho.

VER. CALEBE COELHO: Senhor presidente, peço que permaneça mais uma semana na Casa esse projeto.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: O projeto nº 18/2023 permanece na Casa. Encerrado o espaço de discussão de projetos. Passamos a apresentação e deliberação dos requerimentos.

 

REQUERIMENTOS

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Requerimento nº 36/2023: congratulações a Ulysses Bertholdo Filho. A palavra está com o vereador Calebe Coelho pelo tempo de até 5 minutos.

VER. CALEBE COELHO: Senhor presidente, visto que o Ulysses ainda está competindo na Argentina então não é possível fazer essa esses votos congratulações hoje. Então peço que permaneça na Casa também tá.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Permanece na Casa. Requerimento nº 37/2023: congratulações a Édpo Muller. A palavra está com o vereador Calebe Coelho pelo tempo de até 5 minutos.

VER. CALEBE COELHO: Muito bem, então me dirijo aqui a família Muller nesse momento tão alegre, tão bonito pela atitude do nosso amigo Édpo né. Então estou solicitando que seja enviado votos de congratulações ao estudante de radiologia Édpo Muller, olha até o nome é de gente importante né Édpo olha só, que abriu mão de sua festa de formatura para comprar uma fantasia de Batman e assim desenvolver o projeto de realizar trabalhos voluntários que visa levar alegria para crianças, adultos e idosos em hospitais, casas geriátricas e demais instituições de saúde. Sendo assim essa é uma forma de reconhecimento da nossa casa legislativa para lhes aplaudir e desejar sucesso em seus trabalhos. E o poder legislativo municipal se dispõe inteiramente a cooperar colocando-se à disposição para ouvir suas demandas. Bem, conheço bem o trabalho que tu está fazendo e já vi em alguns lugares, não aqui né não é muito comum por aqui né, mas é um trabalho extremamente elogiável e com muita alegria que eu te falo isso. Tenho algumas sugestões: faça um registro, não deixa de anotar nenhum local né, porque vão ser muitos, com o passar do tempo tu vai acabar se perdendo, então anota direitinho; outra sugestão também é que quando a gente vai fazer esse trabalho nos hospitais não é só para os pacientes, é também para os médicos, para as enfermeiras, para as higienizadoras, para as cozinheiras, enfim, para todo mundo que lá está e tu vai perceber isso. Porque no meu caso, por exemplo, quando eu perco um aluno né ele parou de estudar ou ele foi para outro professor, enfim, né; nos hospitais muitas vezes quando se perde um paciente é porque essa pessoa não está mais entre nós, então é uma carga emocional muito grande, então tem que dar um carinho para todo mundo. E é um trabalho muito bonito né, chama muita atenção, não só as crianças, mas os adultos também ficam encantados né; a fantasia pelo que eu vi é maravilhosa não deve ter custado barato, a gente entende né, porque que tu não quis a tua festa, porque investir nessa roupa né… realmente foi investimento bastante grande. Então é um trabalho maravilhoso e olha eu te dou os parabéns e é por isso que estamos hoje aqui para te dar esses parabéns e enviar votos de congratulações. Sei que é uma honra para tua família justamente hoje no dia que teu vô e teu pai estão de aniversário; olha que coisa incrível, gente, avô e pai fizeram aniversário, parece combinado isso né. Então muito legal esse momento, parabéns, e faça com todo amor e carinho, porque é uma coisa que não é não é só para eles é para gente também né. A gente faz esse trabalho voluntário, porque precisa não só porque os outros precisam. Então que bom que tu tomou essa atitude. Então gostaria de colocar em votação e se mais algum colega também quiser se manifestar com relação a esse ato tão bonito do Édpo. Obrigado, senhor presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Calebe. A palavra está à disposição dos vereadores pelo tempo de até 3 minutos. Subscrevem todas as bancadas. Se mais nenhum vereador quiser fazer uso da palavra coloco em votação o requerimento nº 37/2023. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores e subscrito por todas as bancadas. Requerimento nº 38/2023: congratulações a Escola Holli Dance de Patinação. A palavra está com o vereador Gilberto do Amarante pelo tempo de até 5 minutos.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite, senhor presidente, boa noite vereadores/vereadoras, boa noite a todos que estão nesta noite nos assistindo. Ao Édpo Muller parabéns, parabéns pelo teu trabalho voluntário; acho que é um trabalho gostoso um trabalho que muitas vezes só quem faz sabe a satisfação né, Calebe, que sente em fazer; algo de bom sem pensar em lucros, sem pensar, só puramente pelo prazer de si, mas também levar o prazer para outras pessoas. Quero que essa noite então dar os votos de congratulações, me confundi aqui tá, aqui para a Escola Holli Dance de Patinação. Então juntamente com a professora Alessandra Machado Nobre e as alunas Samile Benvenutti, Bruna Machado Nobre e Mariana de Almeida Colbeich pela participação da 17° Copa Sobre Rodas de Patinação Artística em Cachoeirinha, onde lá também trouxeram medalha né, do Rio Grande do Sul. A Escola Holli Dance já conta com 30 alunas e fica situada junto à Escola Cenecista. Em julho deste ano a Escola Holli Dance estará representando a cidade de Farroupilha e o Brasil na VI Copa América na Argentina. Diante disso é uma forma de reconhecimento desta casa legislativa, desejando muito sucesso e uma forma de agradecimento por levarem o nome do município nos campeonatos. Então eu queria aqui dar os parabéns à professora Alessandra, seu esposo Airton que também está aqui, e dizer que assim como outro dia também aqui vereador Thiago Brunet nós falamos da dos campeonatos e da participação dos ciclistas da BX, assim como tantas coisas que é diferenciado diferenciando um pouquinho de atletista [sic], esportes, do futebol, as meninas que estão hoje competindo de forma já de uma forma profissional e que poderá daqui a pouco surgir uma campeã porque esse esporte hoje já faz parte de Olimpíadas né, já está no escopo e está na próxima competição a nível mundial. Esse esporte então como conversei com a própria professora Alessandra, que também é professora de educação física, surgiu lá na Europa para travessia de rios, gelos, enfim, patinação para facilitar o cruzamento de lagos e rios. é um esporte novo que chega na nossa cidade, eu vejo que depois que tu começou, Alessandra, veio um outro grupo de Bento Gonçalves que começou fazer turma aqui na cidade também, mas tu mora no município; aonde também você busca espaço, está buscando junto ao município ao executivo municipal um espaço para treinamento das tuas alunas, principalmente aquelas que competem né. Então precisa treinar, precisa espaço, precisa tempo, precisa dedicação. Eu sei que o teu trabalho você a nível das campeãs você se dedica, você se doa e que bom que ótimo que tenhamos atletas de diferentes categorias, diferentes de esportes, competindo e levando o nome de Farroupilha a outros municípios do Estado e agora a outros países né. Então parabéns esses votos é uma pequena homenagem, uma pequena lembrança, mas sim para fomentar esse esporte também e buscar alternativas junto contigo aí um espaço que vocês possam treinar mais e de certa forma ficar mais profissional né e competir de forma com que com outros competidores que tem espaço, tem toda uma estrutura para treinamento. Então muito obrigado a vocês e a todos os vereadores.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Amarante. A palavra está à disposição dos senhores vereadores pelo tempo de 3 minutos. A palavra está com o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadores/vereadoras. Bom, eu vou fazer uma manifestação em nome da bancada e vou de uma forma sucinta falar sobre todos e fazer uma relação né. O Édpo, a Escola Holli Dance e a Ana Laura. Tudo o que se vivencia hoje, não por estar na Câmara de Vereadores, mas cada um dentro das suas competências dentro que aquilo liga se chama o aprendizado. O aprendizado da solidariedade, de olhar para o próximo, de querer dar um pouquinho de si doar né, Édpo, que foi o seu caso. E com certeza o sorriso que tu viu lá vale mais do que muitas coisas. Então parabéns para ti, belo gesto, e tenho certeza que a solidariedade é algo que nós brincávamos e falávamos muito na campanha do Natal que a solidariedade é do tamanho do solidário. Então parabéns para ti. A Escola Holli Dance no desenvolvimento no aprendizado da habilidade, da locomoção, do trabalho de grupo e da superação das adversidades. Então parabéns para vocês. E a Ana Laura no aprendizado de muitas coisas; da vivência, dos desafios postos ali e acima de tudo de como ter a representatividade de levar o nome representando cerca de 80.000 pessoas que é o município de Farroupilha. E também aprendendo muito sobre os conhecimentos gerais, porque um concurso de miss não basta apenas a questão estética, se junta também o conhecimento e o desenvolvimento. Então parabéns para vocês três em nome da bancada do PSB e obviamente que a gente subscreve o requerimento. Obrigado, senhor presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Juliano Baumgarten. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Subscreve. Como a palavra o vereador Calebe Coelho.

VER. CALEBE COELHO: Eu gostaria de parabenizar a professora Alessandra então pela iniciativa, porque nós precisamos disso, pessoas que puxem/comecem. É importante que cada caminhada começa num passinho, mas esse passinho muita gente não dá né. Então parabéns para a senhora ter tomado essa atitude. A patinação é com 4 rodinhas né? tem o patins ‘in line’ que é em quatro uma atrás da outra né. Então não é uma coisa fácil. Eu já patinei com o patins ‘in line’ e é uma coisa sensacional e eu gostaria que tivesse mais na cidade, eu gostaria que as pessoas tivessem a liberdade para patinar na rua, porque eu acho muito bonito embora na rua seria um pouco perigoso, mas em alguns lugares como a prefeitura tal. Já tenho conversado com o Cilo com a secretária para gente poder ter um local público né para poder fazer isso. Em alguns lugares também existe a patinação à noite né, grupo de patinação e com a devida proteção é uma coisa muito bonita. Então parabéns à senhora, quero desejar também boa sorte a Samile, a Bruna e a Mariana e muita sorte agora em julho né na no campeonato que vai estar acontecendo na Copa América Argentina né. Então a gente com certeza espera que vocês tenham um bom desempenho; que vocês tenham o melhor desempenho que vocês puderem, porque eu não quero atrelar a vitórias né, já estar lá já é uma vitória né. então muito obrigado por terem feito isso, obrigado por estarem aqui né. E muito cuidado e sucesso para todos vocês. Obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Calebe Coelho. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Se nenhum vereador quiser mais fazer uso da palavra coloco em votação o requerimento nº 38/2023. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores e subscrito por todas as bancadas. Requerimento nº 39/2023: congratulações a Ana Laura Cousseau. A palavra está com o vereador Calebe Coelho pelo tempo de até 5 minutos.

VER. CALEBE COELHO: Então, Ana, falar de ti é sempre uma alegria, já te conheço a alguns anos, já foi minha aluna, já fizemos alguns trabalhos juntos, para quem não sabe a Ana é a voz do comercial do Caminho do Trem né; e a Ana tudo que ela faz é como aquele personagem mitológico, tudo que ela faz virá ouro, ela faz bem feito né. E eu soube que o teu sonho é um dia chegar até a ser miss universo e eu não tenho dúvida que um dia tu vai chegar até lá tá, por quê? Porque tudo que tu faz é baseado na estrutura da tua família e enquanto for assim tu vai ter sucesso, porque é isso que todos nós precisamos que os nossos filhos que, enfim, que os filhos apoiam né busquem essa estrutura familiar. Então fico muito feliz nesse dia ter a tua presença aqui bem como da tua família né, dos teus amigos. E eu vou ler aqui então nosso requerimento tá: solicito então a vossa excelência que seja enviado votos de congratulações a Ana Laura Cousseau que foi recentemente premiada na categoria infanto-juvenil e ganhou não um, mas dois títulos no concurso Mini Miss Universe Rio Grande do Sul – Versão Internacional/2023. O evento ocorreu na cidade de Gravataí/RS. E diante do exposto este vereador deseja sucesso em sua trajetória e desde já agradecemos a adolescente por estar levando o nome do município consigo através de tanta beleza e simpatia. E o poder legislativo municipal se dispõe inteiramente a cooperar, colocando-se à disposição para ouvir suas demandas. sempre que tu for nesses lugares conta para gente depois tá para a gente poder fazer uma homenagem né, porque são coisas que estão marcadas na tua vida e também na nossa vida e na vida do município né; tu faz parte da história dessa cidade. Estamos muito honrados de poder fazer essa homenagem a ti e a tua família tá bom.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER:  Obrigado, vereador Calebe Coelho.  A palavra está à disposição dos senhores vereadores pelo tempo de até 3 minutos. Com palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente e senhores vereadores/senhoras vereadoras. Cumprimentar a todos aqui, a imprensa, as pessoas que aqui estão presentes. Os familiares do Édpo Miller parabéns pelo teu pela tua iniciativa né de repartir o momento da tua formatura retribuindo já a auxílio às pessoas mais necessitadas. Parabéns. Parabéns a Escola Holli Dance de patinação em nome da professora e sua equipe que aí está. Certamente é um orgulho para o nosso município e sucesso nessa carreira empreendedora. E Ana Laura Cousseau, Aninha que está aí, o Alencar e a Jedoci – pai e mãe – e os familiares; fico feliz, nós vizinhamos muito tempo ali no Anúbis né, vizinhos de apartamento, nos encontramos tantas vezes e a Laura só crescendo né. E a gente via o orgulho do Alencar e da Gê com essa menina né, para cima e para baixo nos concursos e preparos e tudo. Então acho que isso é esforço primeiro da Ana né que se esforça né para sempre estar bem. E embora você tenha uma beleza ímpar, mas não é só beleza também né, é conhecimento, é desenvoltura e a família né; o apoio da família sem dúvida nenhuma isso aí é muito importante. Quando a gente vai nos Caminho do Trem lá está a Ana auxiliando né; certamente passa lá pela Malacara também dando suas opiniões né dessa família empreendedora que tem dois empreendimentos de sucesso na nossa cidade que é o Caminhos do Trem e a Malacara. Que leva o nome de Farroupilha para fora do país inclusive né. E agora então a Ana tá fazendo isso também né, levando o nome da família, levando o nome dela e levando o nome de Farroupilha. Então em meu nome e nome do professor vereador Juliano aqui, a bancada que se divide para a gente fazer um pouquinho cada um né, mas homenageando a todos aí. Parabéns por esta conquista, certamente é o início, mas esse início é a base de tudo. Porque assim como quando nós aprendemos as primeiras letras se nós aprendemos de forma adequada elas nos serão úteis lá na frente. Eu falo para o Ramiro, meu menino, que vocês conhecem bem que às vezes ele não quer fazer um tema ou ler um texto, porque não tem nada a ver. Mas isso aí vai te ajudar depois, lá na frente vai te auxiliar. Então, vereador Calebe, parabéns aí pela iniciativa e nós em nome da bancada do PSB desejamos parabéns a ti, Ana, também a escola Holli Dance de patinação e ao Édpo Muller também e seus familiares. Parabéns a todos.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Roque. Com a palavra a vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Bom, Ana, eu não poderia deixar de referir a você, porque eu fui a primeira pessoa que pegou você no colo, a primeira; eu te conheço há muitos anos, desde que você nasceu. E você sempre foi linda e maravilhosa, sempre, você nasceu uma boneca e você continuou. Mas não é o primeiro concurso do qual você faz parte. Você já participou de vários concursos, eu acompanhei cada um, você levou Farroupilha a todos a todas essas cidades dentro do Rio Grande do Sul, no Brasil e fora do Brasil. Você está de parabéns junto com Alencar e a Jedo, porque vocês são uma família muito unida, e junto com o Júlio. Mas essa beleza que você sempre levou, não é só uma beleza externa, é uma beleza interior e com certeza é esta beleza interior que cativa em você; a beleza exterior ela ajuda muito, mas o que cativa é esta beleza essa incomparável atitude que você tem quando você nos representa. Então, Ana, eu só posso dizer parabéns, minha querida, eu tenho um imenso orgulho de fazer parte da sua vida imenso orgulho. Eu quero deixar um abração para você para o Alencar para a Jedo e para o Júlio também. Parabéns, querida.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereadora Eleonora Broilo. Com a palavra o vereador Tiago Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, eu queria também em nome da bancada do partido Republicano né estender também as nossas homenagens ao Ulysses ao Édpo, a Escola Holli Dance né de patinação, em especial a Ana também né que está aqui o meu Alencar a Je; tenho certeza que não cabe no coração da gente enquanto pai a emoção de ver o nossos filhos felizes né. Isso é a maior o maior presente que a gente pode ter né é ver no olho do nosso filho a felicidade e a gente faz de tudo para que possa ver eles felizes. E a Ana tá aqui né hoje também recebendo em nome da Câmara Municipal, dos nossos vereadores, uma homenagem da cidade viu, Ana; então a gente representa a cidade, em nome dessa cidade tá aqui hoje homenageando né. Que você possa com sua beleza com seu carisma levar um pedacinho da nossa cidade sempre para onde você foi né. Então em meu nome também né e em nome da nossa bancada do partido Republicanos queria também prestar essa homenagem a você, da mesma forma a Escola Holli Dance e ao Édpo e o Ulysses Bertholdo né; por todos vocês o nosso abraço e nosso carinho. Obrigado, senhor presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Tiago Ilha. Com a palavra o vereador Davi.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Boa noite, senhor presidente, boa noite senhores vereadores. É com muita alegria que a gente recebe os nossos convidados hoje e eu quero antes de falar a eles parabenizar o vereador Calebe e o vereador Amarante que fazem essas bonitas homenagens hoje aqui. E dizer para você, Édpo, que é uma alegria a gente ver a tua atitude né de alcançar as pessoas, de proporcionar um momento de alegria, de sorriso, eu tenho certeza que foi um momento maravilhoso e é impagável né o prazer de a gente estar lá ajudando as pessoas; e quero te desejar muita saúde e que tu possa continuar nesse propósito de ajudar as pessoas né. Eu até achei que o Batman viria hoje à noite aqui né, mas veio o Édpo; mas não vai faltar oportunidade para nós também contemplarmos aí esse teu belo trabalho. Quero cumprimentar também a Escola Holli Dance também por esse trabalho tão bonito né na pessoa da Alessandra, as meninas que estão aqui apesar de novas né já tem esse grande sucesso e vão nos representar com certeza; a Samile, a Bruna e a Mariana que Deus abençoe maravilhosamente vocês nesse projeto né. A gente tem recebido novos esportistas aqui, são ciclistas/são patinadores, e que bom a gente ver as pessoas avançando no seu propósito. E também a Ana Laura né que tem aí conseguido este grande feito; eu tenho certeza que muitos virão e não há limites para quem sonha. Então pode ter certeza que no momento exato vai chegar o teu momento de ser a miss universo né, que é o teu sonho, e tenho certeza que com o apoio da família, os pais né isso determinando e trabalhando para isso eu tenho certeza. Tu és empenhada. Me lembro um dia que eu cheguei lá no restaurante e ouvi a voz dela atendendo né e eu disse “quem é a voz do comercial né?” E que legal a gente ouvir o comercial e depois estar lá com ela trabalhando vendo empenho dela com a família, muito bacana. Então desejo para você muito sucesso na tua carreira que Deus abençoe você e toda família que está aqui. Obrigado, presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Davi. Mais alguém quer fazer uso da palavra. com a palavra o vereador Thiago Brunet.

VER. THIAGO BRUNET: Boa noite, senhor presidente e demais colegas vereadores, imprensa, todos que estão aqui. queria fazer uma homenagem aí ao Édpo; realmente eu pensei a mesma coisa viu pastor eu pensei se o Batman tivesse aqui seria legal hoje, mas é legal. Assim fazer o bem faz mais bem a quem faz o bem então eu não tenho dúvida que tu hoje sai daqui realizado com a premiação, mas não a premiação isso aí é passageiro para quem gosta de ver as pessoas né bem. Então parabéns pelo teu ato, pela tua forma de agir.  Parabéns da Escola Holli Dance de patinação; todos vocês com certeza levam o nome de farroupilha e isso é importante para a cidade é importante para nós é importante e é importante para a escola. Parabéns aos professores e aos alunos. Em especial aqui a Ana Laura Cousseau né que a gente vê na cidade, que a gente vê muitas vezes quando vai almoçar no Caminho do Trem, que a gente vai muitas vezes na Rádio Spaço e ela está lá e sempre e aí é que vale aqui a minha palavra sempre acompanhada dos pais; sempre com a tutoria, sempre com a chancela, sempre com o planejamento e o carinho e o amor dos pais. Eu tô saindo daqui agora e vou lá para Caxias para aquela figurinha que tá lá atrás para poder fazer as andanças de bike dele que eu nem sei como é que vão andar de bike no escuro, mas eu vou lá. Então a gente tem que fazer isso aí o papel nosso, dos pais, é estar presente, dar as condições necessárias para que os nossos filhos possam ter os seus sonhos. Agora depois é com eles né eu sempre digo isso. Depois vocês também tem que se dedicar vocês também tem que acordar cedo vocês também tem que estudar né, porque isso tudo só acontece e eu tenho certeza que os pais estão aqui porque vai bem na escola. Se não vai bem já não pode. Isso é assim a primeira situação é boas notas, se tiver boas notas o resto a gente ajuda a gente incentiva e a gente estimula. Então parabéns a você, Ana, mas parabéns aos seus pais que a gente vê a fortaleza que eles te dão e o suporte que eles te dão. Parabéns a família.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Thiago Brunet. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Com a palavra o vereador Tadeu.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Senhor presidente, colegas vereadores/vereadoras e o público que está hoje à noite aqui. Não podemos somente homenagear os representantes que estão sendo homenageados hoje. Iniciamos pelo Édpo, tu tem no sobrenome uma história muito linda: Muller. Muller eu posso citar aqui a dona Geni que foi uma senhora que fez parte deste poder e ela também tinha na sua vida o dom de fazer o bem; e vem aí um descendente dessa família seguindo o mesmo caminho. Eu te desejo sucesso, Édpo, e que tu consiga realizar o sonho de muitas pessoas, porque às vezes na enfermidade eles descobrem o amor, o amor fraterno. A Escola Holli Dance essa arte fantástica de ensinar que a gente, ao assistir ao espetáculo, a gente quer voltar no tempo e volta a ser também adolescente ou criança. Ana Laura tu tem uma história fantástica; a tua história: tu és filha de um casal de uma simpatia e de um encantamento. Quero te dizer que o teu segundo nome Laura faz parte da minha vida e eu espero tu conquiste tudo aquilo que tu almeja, porque Laura é um nome privilegiado também. Parabéns Ana, Deus te acompanhe, porque ele já te deu a beleza, ele já te deu algo importante que é a maior empresa do universo: família. Tu tem uma família linda, represente bem este sobrenome, porque tu sempre vai te orgulhar da tua beleza e também de pertencer essa família linda. Parabéns, parabéns.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Tadeu. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Com a palavra o vereador Volnei Arsego.

VER. VOLNEI ARSEGO: Obrigado, senhor presidente, vereadores que compõem essa Casa, vereadoras, imprensa, público. Quero começar com senhor Édpo Muller pela sua disposição e alegria de confortar algumas almas aí que, às vezes, elas precisam ser reparadas e ganhar o impulso para reconquistar a vida. Então às vezes desamparadas elas ficam desenganadas e quando você vai lá e traz a alegria para elas, elas ganham um suspiro diferente né. E você com a sua magia com sua brincadeira né traz a felicidade para essa pessoas. te agradeço de coração eu sei o que é isso já tive problemas na minha família nesse nível e falo isso de coração, porque aquela senhora que estava lá ela se sentia feliz sabe, era ela era um momento mais alegre. Muito obrigado pelas tuas manifestações e disposição para com essas pessoas. Eu também quero agradecer à professora Alessandra pela disposição em colocar suas alunas Samile, Bruna e Mariana né numa colocação especial na escola e de mostrar Farroupilha ali que vai disputar um outro campeonato aí. E essas meninas elas praticamente elas dançam/rolam e elas trazem alegria para si mesmo e esperança. Meus parabéns. Também à senhorita Ana, Ana que já vem trabalhando desde nova, pelo que eu ouvi os comentários. E como é difícil né você ter que disputar, mas com a sua inteligência e coragem e o apoio da sua família você vai longe, acredite, você tem um brilhante futuro, continue. Muito obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Volnei Arsego. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Deixa eu só parabenizar a Ana Laura que ela nesse momento tá em todo lugar em Farroupilha. Nas redes sociais então abrimos o nosso celular está lá a Ana com toda sua elegante, com toda sua inteligência, com toda sua beleza; a Je e o Alencar que tem toda uma história no nosso município e essa história através da Ana agora tá indo para o mundo né. E claro que isso tudo né, Ana, traz muito trabalho também para ti, além dos estudos, essa dedicação e empenho, tu tem que estudar. Então tu começou cedo muito cedo e com muita responsabilidade e não é por acaso que tu chegou a ser miss sem ter todo um preparo, sem ter uma dedicação né. Tu é uma menina e não deixe de ser menina, criança, sapeca que tem que ser do teu dia a dia; com toda a tua elegância, com toda a beleza, com toda a tua atitudes do dia a dia, tua responsabilidade, mas seja criança também.  Obrigado. Parabéns. Obrigado, presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Amarante. Com a palavra a vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ: Boa noite, presidente. Boa noite aos colegas vereadores. Boa noite a todos que estão aqui hoje nos prestigiando, aqueles que nos acompanha de seus lares de forma remota, os funcionários, a imprensa. Hoje temos uma noite especial de congratulações. Então eu quero aqui já que estamos no requerimento de congratulações da Ana Laura Cousseau estender a todos os outros também que estão hoje recebendo voto de congratulações. Que a Ana Laura está escrevendo sua história, sua trajetória com sua beleza, com sua simpatia, está muito emocionada, tenho cuidado daqui, ela tá largando lágrimas da mesma forma a Je, sua mãe; nos orgulhando e não só orgulhando a tua família Ana como a todos nós farroupilhenses, porque precisa ter coragem né, precisa ter a coragem de não desistir, a gente sabe a dificuldade né de estar sempre em exposição. Então não desista, siga, realize teus sonhos e continue orgulhando a todos nós. Sucesso sempre tá bom.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereadora Clarice Baú. Mais alguém quer fazer uso da palavra. Se nenhum vereador quiser mais fazer uso da palavra, coloco em votação o requerimento nº 39/2023. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores e subscrito por todas as bancadas. Encerrado o espaço de requerimentos. Passamos ao espaço de comunicações de liderança pelo tempo de 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Senhor presidente, então quero dizer que amanhã eu vou estar lá na secretaria de infraestrutura do estado falando com o Costella reivindicando, Felipe Maioli, eu sei que outros vereadores também já trabalharam nesta pauta, a questão de resolver o problema lá da 813 que já falamos muito nesta Casa. Também conversei com o Márcio sobre buscar uma alternativa de rotatória ou acesso ali na Linha São Miguel; que o Márcio então é o engenheiro responsável pela concessionária dos pedágios que irá e que já está explorando né a 453 a 122 para então na próxima sexta-feira, dia 12 de maio, nós apresentar esse projeto para a comunidade lá, às 18h, ali no acesso da Linha São Miguel. Onde vamos convidar aí o Executivo para que esteja presente e os demais vereadores que possam estar lá também em torno de 18h até para facilitar ali para os moradores estarem lá depois do horário de trabalho. Uma comunidade que precisamos resolver, segundo o Márcio este projeto está ficando pronto é possível fazer. Depois temos que viabilizar ele em fazer o que tem que ser feito para aquela comunidade então ter o acesso e não ser multada pela polícia como está sendo feito hoje pelo uma forma que tecnicamente não está adequado o acesso e de repente a muito tempo é perigoso e o DAER entendeu que não pode mais acessar como está lá. Então convido a todos os vereadores para estarem lá dia 12, às 18h, quem quiser e puder ir acompanhar. Muito obrigado, senhor presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Amarante. Com a palavra a vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ: Obrigado, presidente. Só quero deixar um convite para todos os colegas e os demais estão aqui nos prestigiando que amanhã nós teremos a 2ª edição da mesa redonda que é mais uma ação concreta da frente parlamentar de apoio e promoção dos direitos e políticas públicas para as mulheres; então vai ser aqui na Câmara de Vereadores, às 18h. E teremos então como convidados que vão debater o assunto crimes e violências sexuais contra crianças e adolescentes, interferência da internet na incidência desses crimes, vão falar sobre direito digital, qual a segurança jurídica que temos né nessas questões que temos da internet e o papel dos pais, da escola e do poder público nesse contexto de prevenção de combate e de enfrentamento a esses crimes sexuais contra as nossas crianças, nossos adolescentes que são vitimados e temos muita incidência também no nosso município. Então estão todos convidados. Os nossos palestrantes serão o Juiz de Direito doutor Mário Romano Maggioni, o delegado de Polícia Civil doutor Éderson Bilhan, a advogada doutora Patricia Montemezzo, a conselheira tutelar Magela Dewes e a psicóloga Adriana Dartora. Então com muita propriedade esses profissionais da área vão aqui nos dar uma aula de direito e também de como orientações para os pais, para as escolas para o poder público de que nós podemos participar e o que fazer para prevenir e, quando não dá para prevenir para enfrentar e combater então esses crimes e violências sexuais contra crianças e adolescentes. Então estão todos convidados. Obrigado, presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereadora Clarice Baú. Com a palavra vereador Davi.

VER. DAVI DE ALMEIDA:  Senhor presidente, é para comunicar então o trabalho que a gente continua fazendo né um projeto que se iniciou diante da demanda das escolas. Estamos fazendo um trabalho de valorização à vida juntamente com as escolas do município. É um projeto muito simples né e essa semana a gente esteve a bancada esteve ali na no colégio Oscar Bertholdo. Palestramos para muitas crianças do 6º ano falando sobre valorizar a vida, bullying, ansiedade, depressão e tantas coisas, porque parece que quando se passa aquele momento né que nós vivemos agora há pouco, vereador Tadeu, né nas escolas parece que já está tudo bem né, já se resolveu; mas não se resolveu. A gente precisa continuar falando da valorização da vida, continuidade. Então é um projeto muito simples. A gente fala e deixa lá para eles um QR Code, é o ‘fala comigo’, eles acessam e ali então envia para que profissionais possam estar atendendo as pessoas que assim necessitarem. Então é um trabalho que a gente vai dar continuidade nas próximas semanas também em outras escolas e é aberto né para a gente visitar as escolas que assim tiverem a necessidade. Então deixo o registro nessa Casa que a gente continua fazendo um trabalho para nossa comunidade, para nossa Farroupilha sempre pensando no melhor de todos. Obrigado, senhor presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Davi. Com a palavra o vereador Marcelo Broilo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado, senhor presidente. Apenas dar um retorno nesse espaço liderança de 3 assuntos que fora apontado para os colegas na sessão de ontem. Tiago, somente o que você comentou das áreas lindeiras à Camara de Vereadores tá falei com o Breda, diretor-presidente da ECOFAR, para dar uma atenção não só aqui né, mas todo o centro, enfim, cidade e ele prontamente foi solícito; então vai dar esse atendimento tá que você comentou ontem. Juliano, a respeito da calha que é e o que devíamos ter colocado antes dessa grande chuva que teve tá, falei com a secretária Luciana, fora comprada, mas no momento da foto realmente pelo tempo não deu para colocar. Ela foi colocada, a princípio, ou seria hoje no mais tardar amanhã haja vista que o tempo também melhorou para colocação desta calha tá. Então retorno importante. E na mesma linha de sua solicitação quando você me mandou fotos hoje pela manhã dos cães tá, a Arlene prontamente com sua equipe foi então no bairro primeiro de maio, até vou ler o que ela colocou para mim: próximo à escola foram identificados então pelas fotos os elementos, os três cães assim dizendo, e conversaram com a dona tá e orientaram novamente sobre a condução desses cães em respeito à comunidade toda. E justamente um comportamento normal quando se vive em uma sociedade. Na verdade os cães têm pátio, estava cercado, são alimentados e ficam livres e não existe nenhum motivo que ela permita que vão para a rua; o que acontecia tinha uma fresta e há uma amarração no portão que não estava de acordo e eles então saíram. Então acredito que deva melhorar, deva apaziguar isso aí e qualquer novo episódio tá podem também me contatar que eu falo diretamente com a Arlene. Como teve uma situação no bairro São José já eram cinco cães, uma situação muito parecida, Juliano, e fora resolvido também nesta tarde tá bem. Muito obrigado pela oportunidade.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Marcelo. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadores. Bom, eu quero nesse meu espaço de comunicação quero falar de duas questões. Primeiro: na semana que vem não estarei presente na cidade estarei em algumas agendas parlamentares na Capital Federal, agradeço o presidente Maurício e a mesa diretora que aprovou a liberação; ficarei no apartamento funcional do deputado Heitor Schuch então consegui pouso lá então é uma economia. Nós da Câmara nós temos o ressarcimento do quanto é gasto, não existe diária. Então tem diversas agendas que já foram confirmadas, estamos aguardando inclusive quem sabe conseguir uma com o vice-presidente da república Geraldo Alckimin; Não vai ser fácil que a agenda é corrida por parte dele, mas vamos tentar. E inclusive hoje pela manhã busquei algumas informações de escolas os documentos mais recentes, o vice-prefeito me passava, junto ao FNDE na qual também já está registrado uma reunião, enfim. E depois na próxima segunda-feira quando eu voltar apresentarei aqui na tribuna um balanço um resumo do que foi as agendas e o que fora desenvolvido. Por fim, vereador Marcelo Broilo, o segundo assunto que eu comentei de forma superficial num aparte do vereador Amarante: Rua Rui Barbosa nas proximidades do Mercado Polo, Edifício Palmira Corá. O que está acontecendo? Inclusive eu sugeri para o Joel algumas vezes, parece que a gente é chato de repetir parece que tem que pegar na mão e levar, mas é complicado. O que que tá acontecendo? Tem que ter uma organização por parte do mercado. Todo mundo resolve e vai entregar e o que acontece? Os caminhões estacionam nas entradas na entrada da garagem na entrada e saída do prédio, e inclusive dos veículos que estão parados, ficam em fila dupla. O que é necessário primeiro? Primeiro: algo bem simples, dialogar com o Mercado e disponibilizar um funcionário para organizar a carga e descarga; nem que que se distribua uma senha para o caminhoneiro, enfim, para fazer a rotatividade para não trancar a entrada e saída não só do edifício, mas bem como das pessoas que estacionam o veículo ali. Então é algo bem simples, mas requer o quê? Contato do responsável. Havia falado, foi pintado mais um pedaço, mas não adiantou. O problema lá é conversa, é organização. Tenho certeza que vai resolver o problema. Então precisa ser feito que inclusive eu acho que o rapaz é síndico ele me mandou “olha vieram aqui e pintaram um pedaço, mas não resolveu nada, eu tô te contratando de novo”. Então é algo bem simples que pode e deve ser resolvido tá. E quanto as outras demandas obrigado pelas respostas tá bom. Era esse essa minha manifestação. Obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Juliano. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Não havendo mais manifestação está encerrado o espaço de liderança. Passamos ao espaço de explicações pessoais aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações de seus gabinetes ou assuntos de interesses coletivos.

 

ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER:  A palavra está à disposição dos senhores vereadores Com a palavra o vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, eu gostaria de relatar aqui uma situação que eu acho que vai ao encontro do que falou o vereador Marcelo. Envolve cães também. Parece que hoje à noite também dos cães, então. A gente às vezes parece que o assunto não é tão relevante, mas uma senhora acabou me relatando que no bairro São José, na Rua Alexandre Bartelle, há um morador lá que tem uns cães, ela me disse são 6 e ele é dependente químico e também alcoólatra; e no final de semana a situação se agrava um pouco e ele acaba soltando os animais ou deixa o portão aberto e eles fogem. Inclusive uma moradora lá, até uma senhora que é bem conhecida de todos nós, ela foi atacada por esses animais e imagina a situação. Uma senhora de idade já, enfim, o cachorro mordeu e tal. E ela diz que é tempo já, inclusive ela me disse o seguinte que é desde a época do Joelci que ela pede para você resolver isso. Passou o Joelci está aí Arlene e a situação não está resolvida. Eu vi que tem ali do vereador Marcelo um diálogo com a responsável por esta área. É um assunto bastante sensível, porque envolve uma família que é dona dos animais, mas que não tá cuidando desses animais. Eu como advogado recentemente acabei defendendo uma situação que por muito menos o rapaz teve o seu cão deu, perdeu o cão né, e inclusive respondeu na justiça por algumas ações que teve. Então eu acho que tem que ser igual para todos e portanto eu peço aqui, vereador Marcelo, já que levantou o assunto, que interfira para ver se a gente consegue resolver isso aí para que não aconteça algo pior tá bem. Obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Roque Severgnini. Com a palavra a vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ: Obrigado, presidente. Só para colaborar com assunto que o colega Roque trouxe. Na verdade realmente são cinco cães né, cinco cães, e o rapaz o dono dos cães ele é dependente químico e ele deixa as vezes o portão aberto, os cães saem e daí atacam; e realmente atacou uma senhora muito conhecida de todos nós. As fotos são bem chocantes né os cachorros fizeram bastante estrago. Ontem eu falei com a Arlene tá, passei o caso para ela e tal e daí ela esteve lá, conversou com os vizinhos, porque ninguém mais aguenta essa situação e ela disse que tem duas opções né: ou eles são adotados, esses cachorros, ou então vai para o canil municipal e o MP então já foi comunicado desse fato também para tomar as medidas né necessárias. Então já está sendo encaminhado o problema. Na verdade hoje houve uma conversa com 25 vizinhos lá, que ela coloca aqui, que estão né eminente de risco por causa dos cachorros e atitude desse rapaz, que é dependente químico, e que está não está lidando bem com a situação. Está encaminhado e tomara que consigam né realmente resolver essa situação. Obrigado, presidente.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereadora Clarice baú. Com a palavra o vereador Marcelo Broilo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado novamente, senhor presidente. Obrigado, colega Clarice. Realmente a atitude das duas soluções e como o vereador Roque falou a gente tá solicito né junto a Arlene, a secretaria, para atuar. Só queria dar um retorno que eu fiquei de trazer a esta Casa era uma dúvida do colega Roque e minha também e demais colegas, há uns 15/20 dias atrás, Roque, na questão quem sabe dentro da legalidade pudéssemos somar emendas parlamentares, ou seja, tomar um vulto maior de obra que estimulasse talvez mais empresas né. Falei com a secretária Cris então o que ela me disse: daria se fosse em etapas diferentes, ou seja, faz uma etapa com uma emenda ou recurso parlamentar encerra conclui; faz a segunda e assim por diante. Como foi o Pavilhão do Agricultor Amarante. Ou seja, fez as etapas, mas eram licitações diferentes/recursos diferentes. E lá junto com recursos do município teve duas emendas parlamentares, aí pode. Então é algo que eu fiquei devendo a esta Casa como dúvida Roque minha também. A tua ideia foi boa, a secretária achou também, mas na legalidade não podemos fazer; podemos sim somar desta forma na obra, mas por etapas licitadas de modo diferente. Obrigado.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Marcelo Broilo. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Fará uso da palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Presidente, só para corrigir horário aqui do nosso encontro aqui na entrada da Linha São Miguel no dia 12 de maio: será então às 17h tá.  Então os vereadores que puderam se fazer presente aí depois vamos informar o Executivo.

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, vereador Amarante. Mais alguém quer fazer uso da palavra? Não havendo mais manifestação está encerrado o espaço para explicação pessoal. Espaço do presidente pelo tempo de 5 minutos para avisos e informações.

 

ESPAÇO DO PRESIDENTE

 

PRES. MAURÍCIO BELLAVER: Juliano Baumgarten, te desejamos uma boa sorte lá e faça direito; não vai fazer fiasco lá e capricha né. Encerrado o espaço do presidente. Nada mais a ser tratado nessa noite declaro encerrado os trabalhos da presente sessão. Boa noite a todos.

 

 

 

 

Mauricio Bellaver

Vereador Presidente

 

 

 

Calebe Coelho

Vereador 1ª Secretário

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.