Pular para o conteúdo
18/04/2024 09:25:10 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4212 – 12/07/2022

SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: Sra. Eleonora Peters Broilo.

 

Às 18 horas a senhora presidente vereadora Eleonora Peters Broilo assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Davi André de Almeida, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Juliano Luiz Baumgarten, Marcelo Cislaghi Broilo, Mauricio Bellaver, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Pintos Brunet, Tiago Diord Ilha e Volnei Arsego.

 

 

PRES. ELEONORA BROILO: Convido a todos os vereadores para ocuparem os seus lugares para darmos início à sessão ordinária do dia 12 de julho. Dado a verificação do quórum, informo a presença de 15 vereadores. Ordem do dia. Antes de iniciar a ordem do dia só para dizer que a nossa música de hoje foi ‘por una cabeza’ o mais lindo tango composto, até hoje, por Carlos Gardel em 1938. Tá bom. Vamos colocar então uma hora. Ah, não? Ah tá, não, tá bom então tá. Esse eu não conheço. Ordem do dia.

 

ORDEM DO DIA

 

PRES. ELEONORA BROILO: Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 13/2022 que concede o título de mérito esportivo do ano ao senhor Anselmo Perini. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra a vereadora doutora Clarice Baú proponente.

VER. CLARICE BAÚ: Boa noite, presidente. Boa noite colegas vereadores, a todos que estão aqui nos assistindo, aqueles que nos assistem dos seus lares, a imprensa e todos os funcionários da Casa. O projeto é para que nós concedemos o título mérito esportivo do ano ao senhor Anselmo Perini; por que a indicação? Porque o senhor Anselmo Perini nos conta a história que desde criança sempre foi envolvido na questão de esporte e que não foi muito fácil todo a caminhada dele como não é fácil para nenhum esportivo né, aqueles que se envolvem nas questões do esporte, com certeza esportistas sempre nos passam né a dificuldade de chegar lá; mas considerando todo o seu empenho mesmo sem ter patrocinadores né, todo o empenho. E quando ele nos contavam a história dele chegava a ser emocionante tua sentia ele falar com a alma, com o coração e com orgulho de estar representando o nosso município em várias competições inclusive com várias premiações. Então acho que é muito merecido e mais que merecido nós reconhecermos né esse título ao senhor Anselmo Perini pelo seu esforço, pelo seu amor pelo esporte e porque ele representa e leva Farroupilha em outros municípios em outros Estados inclusive. Então gostaria que todos apreciassem esse pedido e que aceitassem então e aprovassem para que nós possamos então agraciar Anselmo Perini com esse título. Obrigada, presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum vereador quiser fazer uso da palavra, coloco em votação a solicitação de urgência da vereadora doutora Clarice para que o projeto seja votado nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. E agora colocamos em votação o projeto de lei do legislativo nº 13/2022 que concede título de mérito esportivo do ano ao senhor Anselmo Perini. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Encerrado o espaço de discussão de projetos. Passamos agora à apresentação e deliberação dos requerimentos.

 

REQUERIMENTOS

 

PRES. ELEONORA BROILO: Requerimento nº 79/2022: solicitação ao DAER e governo para melhorias na RSC-453. Passando a palavra ao vereador Maurício Bellaver pelo tempo de 5 minutos.

VER. MAURÍCIO BELLAVER: Boa noite, doutora presidente, colegas vereadores, imprensa, público presente. O vereador signatário, após ouvida a Casa, requer anuência dos demais pares para que seja encaminhado ao Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem – DAER próximo do trevo do km 114 com o objetivo de reduzir os acidentes na localidade. Então, doutora, tem as fotos aí os acidentes que acontece no trevo. Eu não entendo porque se a gente vai abrir uma empresa alguma coisa tem que ter alvará disso, alvará daquilo para poupar vidas e nesse trevo aí já morreu três, quatro pessoas juntas e fora mais para frente em direção a Bento, direção a Farroupilha também já faleceu várias pessoas; trocas de tinta de auto que nem se fala. Ali nesse trevo aí tem três pistas aí quando que não vem gente de Farroupilha para Bento ele entra no meio da pista aí passa um caminhão dois caminhão ai é um fino só que passa só um susto um frio na barriga. Então eu não sei, eu não entendo nada, mas eu acho que isso está errado. Os engenheiros que sabem né que estudaram mais do que eu, eu faltei muita aula aí quando que era para esse assunto aí, mas acredito que esteja muito errado isso aí. O DAER, se o DAER resolver não sei né por que se fala tanto em DAER nessa Casa aqui que fala mais do que a CORSAN. Então eu peço que o DAER olhe com carinho isso aí e o Estado junto aí para poupar vidas e que cada vida que se passa aí é um futuro que nós temos pela frente que acaba apagando na família aí e no próprio município, gente do município que falece aí. Muito obrigado aí, doutora.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos Senhores vereadores pelo período de até 3 minutos para se manifestar a respeito do requerimento nº 79. A palavra está com o vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente e colegas vereadores, vereadora Clarice; cumprimento os cidadãos que se fazem aqui presente nessa noite, os que nos acampanham de forma virtual, cumprimento também a imprensa sempre presente, o Adamatti, o Jorge, o Muller da Spaço, enfim, todo o pessoal que nos acompanha. Eu quero cumprimentar o meu colega vereador Maurício pela iniciativa e pela preocupação com esse locar perigoso e mortal né. Porque como tu diz né quando tu vai abrir uma empresa tu precisa de uma série de estudos técnicos, quando tu vai fazer algo diferente tem todo um viés burocrático, mas quando se projeta, se projeta literalmente, às vezes, com projetos estapafúrdios projetos infundados. E sim várias vidas foram ceifadas ali e da forma como que está posto muitas serão. Então literalmente não quero ser o profeta do caos, mas é a verdade que está posta. Então eu quero também pedir para subscrever o requerimento. E eu digo, Maurício, ali eu acho que a gente tem que fazer algo diferente nós temos que fazer uma manifestação ali; queimar pneu, trancar rodovia, acho que tem que fazer alguma coisa para chamar atenção. Porque enquanto continua dessa forma eles não tão nem aí. O diretor do DAER passa por ali, que é lá de Bento, que nós temos, enfim, um órgão em Bento e aí o quê que faz? Nada, está lá só pelo salário. E o quê que se fala do Estado?  Então não dá para admitir da forma como está posto. Enquanto não for uma vida ceifada de uma pessoa que está lá na ponta nada vai ser feito. Será que vai ter que morrer mais quantas pessoas? Então me somo a ti e eu digo/conclamo nós temos que fazer uma manifestação assim nós vamos chamar. Vai gerar um transtorno no trânsito? Vai, mas nós vamos chamar atenção. Porque se nós esperar a boa vontade, se nós esperarmos que caia a ficha não vai cair a ficha. Então conta comigo e se nós precisar também fazer uma ida a Porto Alegre, porque aqui em Bento vai ser papo furado, não que vai mudar muita coisa em Porto Alegre, mas lá a direção tá lá vamos lá. Conta comigo. Parabéns. Quero subscrever e vamos lá trancar a RS e vamos tocar o terror lá para chamar atenção, porque desse jeito não vamos admitir.

PRES. ELEONORA BROILO: Com a palavra o vereador Gilberto Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite, senhora presidente. Boa noite, Adamatti, a nossa imprensa, o Muller que estava aqui até agora, o Jorge, os demais que estão aqui nos assistindo e aqueles que estão em suas casas através das redes sociais. Quero te dizer, Maurício, que nós sempre falamos no DAER, o DAER, o DAER, tanto é que outro dia nenhum partido eu acho que gostaria de ter o DAER junto consigo para estar em qualquer setor público né, mas tem uma coisa que é importante nós observarmos também. O DAER aonde que foi das últimas obras que aconteceram no Estado do Rio Grande do Sul que nós fomos ver “não, lá o DAER está fazendo”. Porque o DAER não faz obras, quem faz são outras secretarias: secretaria de planejamento/secretarias de obras de infraestrutura que deve ter no governo do estado. Então eu acho que nós temos que sim encaminhar para o executivo do estado/governo do estado, secretário, que responde pelas obras. Porque o DAER ele depende de investimento do governo do estado. Eu concordo contigo que ali já matou muita gente e continuará, porque passa ano e nós só o quê observamos é mais acidente, e vai acontecer amanhã de novo e pode ser com um de nós, porque nós fizemos esse trajeto ou alguém muito próximo de nós ou alguém de Farroupilha, alguém que está contribuindo/alguém que trabalha. Então eu vejo que sim que ali agora como foi sancionado o pedágio, vai ser duplicado a 453 e me parece que ali num prazo de 4 a 5 anos pelo que tá lá no estatuto do novo pedágio e que terá um retorno alongado, que eu também digo que não resolverá por completo. Mas eu volto dizer eu acho que o DAER, o DAER, nós cobrando do DAER é mesmo que às vezes nós estar falando para o vento para mim pouco existe. Agora sim, para um secretário do estado para aquele que ou para o próprio governo que tem o dinheiro, que cuida da economia, que reserva finanças, esse sim poderá fazer algo paliativo. E eu também concordo com o vereador Juliano que eu acho que está na hora de nós fazermos junto com a população um manifesto naquele local para chamar atenção, porque se não parece que também tudo que aconteceu todas as tragédias que aconteceram a não ser você e outras pessoas que levantam nessa Casa está silenciado, parece que lá é um ponto de cruzamento normal e não é. Não é. Muito obrigado. Então subscrevo, Maurício.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra continua á disposição dos senhores vereadores. Se nenhum vereador quiser fazer o uso da palavra coloco então em votação o requerimento de nº 79/2022 do autor vereador Maurício Bellaver. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores e subscrito pelas bancadas. Requerimento nº 80/2022: votos de congratulações ao Grupo Feltrin. De imediato passo a palavra ao vereador Maurício Bellaver por até cinco minutos.

VER. MAURÍCIO BELLAVER: Obrigado, doutora presidente. O vereador signatário após ouvir a Casa requer a vossa excelência que sejam enviados votos de congratulações ao Grupo Feltrin em especialmente ao senhor Jean Feltrin pelos 40 anos de fundação que é comemorado no mês de junho, fundado em 1982. 40 anos, doutora, de grupo Feltrin, 40 anos é uma bela vida. Então 40 anos de firma tem que dar os parabéns mesmo para eles e que eles continuem investindo. Como ontem nós estávamos questionando aqui estão investindo no interior né eles estão indo para o interior investir. Então que continuem sempre trabalhando assim com a equipe deles, tranquilos, serenos, com os pés no chão. Eu dou os parabéns que eles continuem investindo no interior aí. Muito obrigado, doutora.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está disposição dos Senhores vereadores. Com a palavra a vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ: Obrigado, presidente. Parabéns colega, Mauricio, pela iniciativa de dar esses votos de congratulações pelos 40 anos ao Grupo Feltrin. Imaginem 40 anos quantos planos de governo passaram, quantas dificuldades né, mas sempre ali pensando em melhorias e em vários setores né; que às vezes a gente se especializa num setor e dá certo, porque a gente se dedica nesse setor né, mas eles vão desde imobiliária, inteligência digital, gastronomia, cultura e bem lembrado pelo Maurício na questão do interior. Tem-se visto empreendimentos já no interior. Então parabéns e que seja dado mesmo os 40 anos de fundação os nossos votos em nome de toda a Casa aqui porque bem merecido. Obrigado, presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra continua à disposição dos senhores vereadores com a palavra o vereador Marcelo Broilo.

VER. MARCELO BROILO: Boa noite. Obrigado, senhora presidente. Boa noite, colegas vereadores, imprensa, pessoas que nos assistem presencialmente, nosso amigo Jorge e pessoas que nos assistem de suas casas. Bom, 40 anos não são 4 anos, que louvável, parabéns, Maurício, pelo requerimento como o anterior também. e vimos justamente uma base sólida né que impulsiona grandes negócios e inclusive a seus parceiros então parabéns ao Grupo Feltrin em diversas áreas como já fora comentado, diversas empresas, diversos CNPJs que trazem divisas para nossa cidade para região. Importante sim ser agraciado com essa data. Então fica o registro da nossa bancada do MDB também fazendo uso pela douotra Eleonora, se me permite, pelo vereador também Felipe pelos parabéns então importante projeto, importante empresa, importante grupo empresarial. Muito obrigado.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra continua à disposição. Se mais nenhum vereador quiser fazer uso da palavra coloco em votação o requerimento nº 80 da autoria do vereador Maurício Bellaver. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores e subscrito pela bancada do MDB, do PP PL, PL já é. Subscrito por mais alguma bancada? Não. Então tá. Certo, então subscrito pelas bancadas menos pela bancada do PSB, que se registre. Requerimento nº 81/2022 solicitação de licença do vereador Tiago Ilha ao qual passo a palavra.

VER. TIAGO ILHA: Senhora presidente, colegas vereadores, pessoas que nos acompanham aqui e de casa. Por acreditar que na importância também de oportunizar que novas lideranças possam estar exercendo seu trabalho aqui na casa municipal nós e também por estarmos num processo de olhar para o nosso partido e entender que Paulo Telles, que é nosso suplente imediato, primeiro suplente, assim como o Arsego, tem uma votação expressiva inclusive votação de vereador eleito né e que merece estar nessa Casa. Nós também estamos saindo por 45 dias para poder cuidar também de obviamente de compromissos particulares e oportunizando ao Paulo que é uma liderança comunitária, alias, o Paulo hoje está de aniversário né estava aqui conosco agora há pouco e que certamente vai dar a sua contribuição de líder comunitário através dos seus mais de 30 anos trabalhando em prol da comunidade de Farroupilha. é merecido que o Paulo possa estar aqui na condição de vereador. E que também esses 45 dias darão a oportunidade para que a comunidade de Farroupilha conheça um pouco mais sobre o vereador Paulo Telles que se apresenta nos próximos dias. Então ‘o vereador, após ouvida a Casa, que seja concedida licença a este vereador pelo período de 45 dias, a partir do dia 14 do corrente para tratar de interesses particulares em conformidade com o artigo 23, I, da Resolução nº 010/2021, que dispõe sobre o regimento interno dessa Casa. Gostaria então de fazer esta solicitação senhora presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum vereador quiser fazer o uso da palavra coloco em votação do requerimento de n° 81 – licença do vereador Tiago Ilha. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Aproveite suas férias; e seja bem-vindo, Paulo. Requerimento nº 82: congratulações a diretoria do Rotary Club. Passo de imediato a palavra o vereador Calebe Coelho por até cinco minutos.

VER. CALEBE COELHO: Muito bem, então estou requerendo a Casa né que seja enviado votos de congratulações a nova diretoria do Rotary que estão aqui presentes. Agradeço pela correria de conseguirem vir né a gente sabe que o horário ficou em cima peço até desculpa para vocês tá. Mas essa nova diretoria então no tempo de 2022 até 2023 ou a gestão né ela tomou posse no dia 4 de julho e será liderada pelo presidente Cristiano Felipe Lamb, pelo vice-presidente José Carlos Trujillo e demais membros; e lhes aplaudir e desejar sucesso em seus trabalhos e o poder legislativo municipal se dispõe inteiramente a cooperar colocando-se à disposição para ouvir suas demandas. Me coloco pessoalmente também à disposição para ajudar no que for possível né e caso assim os senhores desejarem. Também gostaria de publicizar aqui as ações as campanhas que forem feitas né por que a gente sabe que pessoas como vocês que trabalham com esse com essa finalidade é que ajudam muito e também precisam de ajuda. Então estou à disposição, a Casa está à disposição e esse requerimento é para parabenizá-los e agradecer muito pelos trabalhos né que vocês também já fazem em outras áreas né. Agradecer muito por terem encarado essa empreitada e desejar sucesso tá bom. Muito obrigado.

PRES. ELEONORA BROILO: Vereadora Clarice.

VER. CLARICE BAÚ: Obrigada, presidente. Parabéns colega pela iniciativa. Louvável sempre termos nova diretoria, pessoas que ainda acreditam né nas ações que o Rotary sempre vem desempenhando em Farroupilha e a coragem e a disponibilidade que todos da nova diretoria, como outras que já passaram por lá, tem suas famílias tem né, o seu trabalho, seu cotidiano, mas mesmo assim estão sempre disponíveis para fazer ações que vão favorecer o nosso município, principalmente os munícipes. Então assim é louvável esse trabalho porque sempre tem que ter pessoas com essa coragem com essa disponibilidade. Sabe-se também que é difícil né de compor às vezes uma diretoria, porque todos têm né o seu turno de trabalho e outros afazeres. Então parabéns contém também com o legislativo aqui como o colega falou para gente ouvir as demandas para sermos parceiros nessa nova empreitada. Parabéns e sucesso.

PRES. ELEONORA BROILO: Mais alguém gostaria de fazer o uso da palavra? Vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente, cumprimento né primeiro meu colega vereador Calebe pela iniciativa, acho que é sempre bom reconhecer, e toda a diretoria que está aqui presente. Parabéns. Desejamos este um profícuo trabalho que é louvável né. Quando a gente vê um trabalho voluntário, quando a gente vê algumas coisas que viraram referências como, por exemplo, o banco ortopédico que muitas vezes são feitas diversas ações para tentar buscar acrescentar um trabalho esforço e claro cobertor é curto e às vezes falta. E somando a isso e muitas pessoas nos procuraram “ah fulano fraturou a perna sabe onde que tem uma bota, sabe onde que tem uma muleta, enfim, uma cama hospitalar, coisas do gênero?” No ano passado eu propus através do requerimento, é que foi tanto requerimento aqui que… nº 217/2021 a criação banco municipal ortopédico, ou seja, para dar uma ajuda, para contribuir por quê? Porque a gente sabe que essa parte da assistência ela é difícil e muitas vezes esses equipamentos eles são caros e sabendo das dificuldades socioeconômicas das pessoas ainda mais num período complexo esse de desemprego, uma alta da inflação, que faz com que dificulte cada vez mais o acesso. Então mais uma vez parabéns, peço para o nobre colega para subscrever em nome da bancada para sim fazer esse reconhecimento e reafirmar a Câmara de Vereadores, o poder legislativo/parlamento, está à disposição para ajudar, para contribuir com todas as ações deste cunho. Parabéns.

PRES. ELEONORA BROILO: Mais alguém gostaria de fazer uso da palavra? Ah, desculpe, doutor Thiago, o senhor já tinha solicitado. Com a palavra o doutor vereador Thiago Brunet.

VER. THIAGO BRUNET: Obrigado, senhora presidente, demais colegas vereadores, imprensa e todos que nos assistem. Queria parabenizar o Calebe pela proposição. Acho que é importante a gente valorizar as forças e as instituições vivas da nossa comunidade. Parabéns então ao Cristiano Lamb, ao Trujillo e toda a diretoria. Eu sou um cidadão que vive a minha vida toda no Rotary né a gente meu pai foi 5/6 vezes presidente do Rotary na minha cidade lá, em Tenente Portela, e inclusive agora dia 26 ele tá ‘p’ da vida que eu não fui lá ver ele e ele foi empossado governador assistente da área 14; então ele tem muito orgulho nisso, ele é um militante rotariano assim de carteirinha da vida inteira. Na época a gente fundou o ‘interact’ que é o dos adolescente  depois tem o Rotaract, eu fui o primeiro presidente inclusive de Tentente Portela do Interact. Então eu acho sensacional né. Eu acho a minha primeira experiência dentro de uma instituição foi dentro do interact do Rotary, pessoas idôneas pessoas sadias pessoas que buscam o bem-estar social né. São instituições que promovem a diminuição da desigualdades né, dar de si antes de pensar em si esse é o lema do Rotary. Então parabéns né que façam e tenham êxito e sucesso na gestão de vocês. E só para finalizar que poucas pessoas sabem né a paralisia infantil foi eximida no mundo graças à campanha que o Rotary fez; umas das coisas mundiais aí que o Rotary faz só que não é para aparecer né a gente sabe que são um trabalho de formiguinha, um trabalho bacana, um trabalho bem legal que vocês produzem. Então eu só queria desejar a vocês felicidades aí e sucesso na caminhada vocês. Parabéns.

PRES. ELEONORA BROILO: Com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO AMARANTE: Parabéns vereador Calebe quero também subscrever junto com a bancada do PDT.  Quero dizer que tem uma nova equipe do Rotary, mas que esteve sempre presente né; é novo como gestor, de repente, na presidência, mas eu já vejo vocês acompanhando e fazendo as festas do Rotary trabalhando há muitos anos né. Até pouco tempo atrás a minha esposa teve um problema num joelho então fui buscar uma muleta e ela usou, fez uso da ação que vocês trabalham. e o trabalho do Rotary é um trabalho silencioso, vocês não divulgam que vocês fazem esse trabalho, vocês simplesmente fazem as ações e depois faz a distribuição dos recursos para que muitos munícipes de nossa cidade utilizam, mas de uma forma silenciosa; não querem de certa forma aparecer com este ato de contribuição, esse ato de voluntariado, esse ato de serviço e de servir ao próximo. Parabéns, parabéns pelo dia a dia de vocês. Eu sei que muitas vezes. Outro dia até ouvi o Extrujillo [sic] estava ali com sua filha com sua família talvez que é aquele apego deixa de ficar em casa deixa de fazer as vezes algo que poderia estar em outro local, mas não, está ação vem do coração. Parabéns.

PRES. ELEONORA BROILO: Vereador Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Gostaria de cumprimentar aqui a iniciativa do Calebe né. Me somar aqui a fala de todos os vereadores, porque a diretoria aqui do Rotary é não só responsável por um trabalho muito bonito na nossa cidade, mas são pessoas que já estão envolvidas na nossa sociedade em diversos setores né desde do setor empresarial/comunitário. E eu sempre acredito como é importante cada um dar uma participação de si né para sociedade. Isso é fundamental né todos temos os nossos afazeres, mas precisamos; não é muito diferente o que também faz os vereadores né entregam aqui e a diferença do voluntariado aqui nós estamos aqui sendo pagos para fazer isso e o voluntário, muito pelo contrário, muitas está investindo nisso né. E eu observo lá pela família da minha esposa Carla lá no Paraná esses tempos atrás estive numa homenagem meu sogro foi o primeiro presidente do Rotary lá da cidade dele em São Jorge d´Oeste. E uma história lindíssima e a história da cidade se confunde com a história do grupo do Rotary, que foram criados ao mesmo tempo, quando se constituía a cidade se constituía o Rotary. E todas os artistas que participaram lá também participaram da história da cidade setor empresarial, político e social. Isso não é muito diferente na nossa cidade por isso  que eu comecei a minha fala dando esse exemplo né. Então parabéns vida longa. e gostaria também, com a permissão do proponente, subscrever a nossa bancada para esse merecido né homenagem ao Rotary que e no somar/colocar o nosso gabinete à disposição a esse trabalho bonito voluntário e que faz bem a nossa cidade. Parabéns. Obrigado, senhora presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: Vereador Roque.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhora presidente, quero cumprimentar a todos os vereadores/vereadoras especialmente a diretoria do Rotary: o Cristiano Lamb, o José Carlos Trujillo, o Marciano Lazzari, o Éder Tondello a Thalia Pansera e o Edson Chiomento que estão aí nessa noite né. Certamente vocês têm uma equipe que trabalha para além de todos vocês ainda. É gratificante nós termos em nossa cidade clubes de serviços que se dedicam tanto e principalmente tanto quanto o Rotary se dedica. E não precisa necessariamente estar em um clube de serviço para ajudar, mas se tiver num clube de serviço certamente a ajuda ela é mais coletiva, tem mais força, tem mais unidade; consegue propor ações de maior vulto, de maior alcance para comunidade e consegue também, obviamente, se inserir na sociedade organizada através de um clube de serviços. Então eu creio que o Rotary tem feito um trabalho importante para nossa cidade e não será diferente com essa gestão para o biênio 22/23 que certamente desempenhará com toda sua vontade e garra os seus trabalhos. Mas como já falou aqui o vereador Amarante, o rosto de vocês é conhecido, a gente em diversos locais que vai em atividades principalmente beneficente a gente enxerga-os; aqui no bingo, lá na feijoada, em tantos lugares se vê vocês por lá. E que bom que a gente se vê porque é sinal que a gente também tá indo né. E parabenizar o vereador Calebe pela iniciativa né a presidente Eleonora por conceder esse momento para que nós pudéssemos de uma forma bastante singela aqui estender essas congratulações a vocês, a equipe que pertence, aos que passaram, aos que virão né. E que esse trabalho deve ser contínuo, porque a gente precisa fazer a nossa parte e a nossa parte ela é importante, porque a gente vai estar servindo exatamente aqueles que não tem vez, que não tem voz, que não tem o alimento, que não tem a saúde, que não tem a sua disposição os meios que de uma forma ou de outra a sociedade os impediu de tê-los. Então a gente está aqui para tentar amenizar um pouco e fazer a nossa parte. Parabéns pelo trabalho de vocês, contem com a minha bancada aqui comigo vereador Juliano, contem com essa Casa, porque é disso que a gente precisa. É de solidariedade tolerância principalmente né para entender as necessidades dos outros. Muito obrigado.

PRES. ELEONORA BROILO: Mais algum Vereador gostaria de fazer o uso da palavra? Vereador Marcelo Broilo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado novamente, senhora presidente. Só me somar aos demais colegas. Parabéns à equipe em nome do Cristiano/presidente em nome do Trujillo/vice-presidente cumprimento a todos. E o Rotary é um exemplo que a soma de esforços sempre vai valer a pena. Então quando eu pergunto qual o nosso propósito de vida, vocês tem vários e eu digo para finalizar em rápidas palavras não só fazer o seu possível né na vida vocês fazem o melhor eu tenho certeza disso. Então parabéns, que Deus continue os abençoando protegendo, continuem com esse brilhante trabalho, contem com essa casa legislativa também e vida longa muito sucesso. Parabéns novamente.

PRES. ELEONORA BROILO: Vereador Sandro.

VER. SANDRO TREVISAN: Boa noite, presidente, senhores vereadores, senhora vereadora, imprensa aqui na Casa. Cumprimentando então a ti, Cristiano, quero cumprimentar a todos que estão presentes, direção, e parabenizar. Parabenizar de uma certa forma, porque não é algo que uma parte significativa da população no país faz né que é se dedicar, se dedicar a outras pessoas. E a gente sabe que todos os senhores com certeza senhoras e senhores que estão aqui tem muito a fazer, tem muito serviço, tem muito trabalho; a gente tem compromissos que nossa se fosse ver teria que trabalhar manhã/tarde/noite/sábado/domingo/feriado e a gente não consegue terminar tudo que se tem para fazer. A quantidade de compromisso que se tem hoje em dia e não é só uma pessoa para todas quase ela é absurda e mesmo assim tiram um tempo para fazer algo; que do Rotary nem vou falar depois Thiago Brunet aí não tem como falar do Rotary né você acabou a propriedade que ele tem para falar sobre o Rotary acho que acabou para nós falar sobre o Rotary em si né. Só parabenizar vocês mesmo. Parabéns, parabéns pela iniciativa, por achar um tempo nessa vida complicada para se dedicar a uma entidade que tanta ajuda a nossa cidade e o mundo inteiro. Muito obrigado mesmo.

PRES. ELEONORA BROILO: Tadeu.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Senhora presidente, vereadora Clarice, os colegas vereadores. Falar do Rotary é lembrar de algumas pessoas com muito amor. Eu lembro do nome do doutor Edson que não faltou a uma reunião do Rotary pelo menos não havia faltado nenhuma né, as festivas, e sempre trabalhando, trabalhando com uma inspiração ímpar. Eu quero dizer que os rotarianos, o tempo que eu pude humildemente colaborar nos bingos, eu vi ali vendedores de cachorro-quente/vendedores de bebida com uma simplicidade impressionante. E vi e muitas vezes precisei da solidariedade dos senhores em indicação: cadeira de rodas, coisas que para nós parece que não existem, mas quando se tem a necessidade, o Rotary está presente. Cristiano, eu sei que é uma missão ao também companheiro Trujillo, toda a diretoria, é uma missão, não é um trabalho; é uma missão que vocês assumiram. Sucesso e saúde a todos os rotarianos e quem participa e auxilia esse tão nobre clube de serviço da nossa cidade. Parabéns, Calebe, merecido justo. E quero dizer que vocês fazem parte da comunidade sem usar em momento nenhum o trabalho tão importante que é o executado por vocês. Parabéns, vida longa e saúde a todos.

PRES. ELEONORA BROILO: Mais algum vereador gostaria de fazer o uso da palavra? Vereador Felipe.

VER FELIPE MAIOLI: Boa noite a todos. Depois de tantas belas palavras fica quase que impossível falar alguma coisa. Mas, enfim, parabéns pelo teu trabalho, Cristiano, em nome de da tua pessoa parabenizo a todos os representantes do Rotary. Sei o quanto é difícil juntar pessoas para que se dediquem a esta função que ela é árdua, que ela é importante, que ela é significativa e a gente sabe o quanto bem faz para as pessoas. Então brevemente que bom que vocês estão nesses postos, a coragem para assumir esses cargos, não é fácil ter essa coragem, ter essa disponibilidade, porque ficaria muito mais cômodo não assumir esses cargos tão importantes; fica bem mais é muito mais tranquilo né, enfim. Então parabéns e sucesso e contem conosco para o que precisar. Valeu.

PRES. ELEONORA BROILO: Mais alguém gostaria de fazer o uso da palavra? Então eu vou solicitar ao primeiro secretário Tadeu para que ele assuma o meu lugar para que por três minutinhos eu possa dirigir uma pequena manifestação ao Rotary,

1º SEC. VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: O espaço está com a doutora vereadora neste momento os seus três minutos ou o seu tempo para manifestação na tribuna,

VER. ELEONORA BROILO: Bem, boa noite a todos. Normalmente eu não uso o espaço de vereadora para manifestações nesses aspectos, porque eu não devo sair da minha tribuna e me manifestar, mas o Rotary significa muito para mim. O meu avô Arlindo Peters foi um dos fundadores do Rotary em Farroupilha, o meu pai foi por várias vezes o presidente e no início dos anos dois mil, dois mil e alguma coisa e agora eu não me lembro o ano, eu vou ficar devendo, ele veio para Farroupilha, estava em Porto Alegre já bem mais velho, e foi agraciado como vários outros presidentes que ainda viviam e nós guardamos essa medalha que ele ganhou como presente do Rotary, né pai, 50 anos, 50 anos né acho que foi isso, enfim, nós guardamos essa medalha e a guardamos com muito orgulho. E eu me lembro como se fosse hoje, os senhores falavam e eu me lembrava, ele todo orgulhoso, mas orgulhoso, mas ele veio com o terno dele velho o terno estourando os botões, mas ele tava lá feliz da vida com a minha mãe recebendo a medalha dele; e o meu avô e minha avó trabalharam muito pelo Rotary. Então eu queria parabenizar em nome do José Trujillo a toda a nova diretoria do Rotary e dizer o quanta diferença vocês fazem para nossa comunidade. Muito obrigado.

1º SEC. VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Convido a doutora Eleonora para reassumir a sua cadeira de presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: Então neste momento eu coloco em votação o requerimento nº 82 da autoria do vereador Calebe Coelho. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores e subscrito por todas as bancadas. Nesse momento eu suspendo a sessão por 2 minutos e convido a diretoria subir ao palco para que nós possamos tirar uma foto e registrar esse momento. (SESSÃO SUSPENSA). Senhores vereadores, por favor, retomem os seus lugares e vamos dar prosseguimento à sessão. Encerra-se o espaço de requerimentos.

 

MOÇÕES

 

PRES. ELEONORA BROILO: Não a moções para serem deliberadas. E passamos ao espaço de comunicação de liderança pelo tempo de até 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA

 

PRES. ELEONORA BROILO: Com a palavra o vereador… Não há solicitação de manifestações. Encerrado o espaço de liderança. Passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de até dois minutos.

 

ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

PRES. ELEONORA BROILO: Com a palavra vereadora Clarice.

VER. CLARICE BAÚ: Obrigado, presidente. Só comunicar então aos colegas que hoje foi instituída a frente parlamentar de apoio, fiscalização, divulgação dos direitos e políticas públicas para as mulheres. Então nós constituímos o estatuto, foi aprovado, também instituímos os membros que vão compor esta frente que são como presidente então Clarice Baú, vice-presidente o pastor Davi, de secretário o professor Sandro e nós temos os apoiadores então o Thiago Brunet, Felipe Maioli, vereador Marcelo Broilo e o vereador Maurício Bellaver. Agradeço a todos que compareceram na reunião que demonstraram então a importância desta frente e que com certeza vamos avançar nessas questões de políticas públicas para as mulheres com muitas ações concretas né. Então obrigado e vamos arregaçar as mangas e trabalhar.

PRES. ELEONORA BROILO: Não havendo mais manifestações encerra-se o espaço explicação pessoal. Espaço do presidente.

 

ESPAÇO DO PRESIDENTE

 

PRES. ELEONORA BROILO: Presidente não fará uso de seu espaço. Nada mais a ser tratado nesta noite declaro encerrados os trabalhos da presente sessão ordinária. Boa noite. Obrigado a todos.

 

 

 

 

Eleonora Peters Broilo

Vereadora presidente

 

 

 

 

 

 

Tadeu Salib dos Santos

Vereador 1º Secretário

 

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.