Pular para o conteúdo
04/12/2022 19:08:40 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4204 – 14/06/2022

SESSÃO ORDINÁRIA

 

 

Presidência: Sra. Eleonora Peters Broilo.

 

Às 18 horas a senhora presidente vereadora Eleonora Peters Broilo assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Davi André de Almeida, Eurides Sutilli, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Juliano Luiz Baumgarten, Marcelo Cislaghi Broilo, Mauricio Bellaver, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Pintos Brunet e Tiago Diord Ilha.

 

 

PRES. ELEONORA BROILO: Senhores, às 18h do dia 14 de junho de 2022 damos início aos trabalhos da presente sessão ordinária. verificado o quórum temos a presença de 15 vereadores na sessão ordinária do dia 14 de junho de 2022. vamos seguir com a ordem do dia.

 

ORDEM DO DIA

 

PRES. ELEONORA BROILO: Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 25 que altera a lei municipal nº 2.637 de 23/10/2011 [sic]. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Marcelo Broilo, líder do governo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado senhora presidente. boa noite nobres colegas vereadores, imprensa representada pelo nosso amigo Leandro Adamatti, assessores/assessoras da Casa, pessoas que nos assistem presencialmente, Gilson seja bem-vindo, e pessoal que nos acompanha pelas redes sociais. Bom, em relação ao projeto nº 25 do executivo municipal alterando a lei municipal de 2001 um projeto relativamente simples, mas de grande importância. como parágrafo único nessa alteração da lei “as horas de atividades dos professores serão destinadas, de acordo com a proposta pedagógica da escola, a preparação e avaliação de trabalhos didáticos, a colaboração com a administração da escola, a reuniões pedagógicas, a articulação com a comunidade e ao aperfeiçoamento profissional, não podendo ser inferior a um terço do seu regime de trabalho”. E revogam-se o § 7º e § 8º.  Pois bem, a alteração que estamos propondo visa adequar à legislação municipal ao que já é praticado pelo município de Farroupilha, que assegura 1/3 da jornada de trabalho para o desenvolvimento de horas de atividade do professor. Ademais, conforme parecer da procuradoria-geral do município, anexo inclusive ao presente projeto, a alteração e substituição, ou melhor dizendo, tirar o artigo [sic] 7º e 8º pois afrontam os preceitos da Constituição Federal e Estadual considerando que permitem o provimento derivado de cargo público, possibilitando a investidura em cargo com atribuições e níveis de escolaridade e de formação profissional diversos do cargo originalmente ocupado, em potencial burla ao ingresso no serviço público através do competente concurso, sendo necessária a revogação dos mesmos. Pois bem, parecer do procurador do município em anexo por sinal bastante detalhado comissões favoráveis jurídico da Casa favorável. Sabemos que normatizamos uma situação já feita pelo nosso município e não ferindo a constituição tanto federal como estadual, seguindo dentro da legalidade. Peço aos demais pares aprovação então nesta noite. muito obrigado senhora presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. se nenhum Vereador quiser fazer uso da palavra eu coloco em votação a solicitação de urgência feita pelo líder do governo, o vereador Marcelo Broilo, relacionada a votação do projeto de lei do executivo nº 25/2022. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. e agora coloca em votação o projeto de lei do executivo nº 25 que altera a lei municipal nº 2.637 de 23/10/2001; há um erro no início do enunciado quando fala em 2011 é 2001 tá. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 09/2022 que dispõe sobre a obrigatoriedade da elaboração e divulgação da relação de medicamentos fornecidos pelo município de Farroupilha. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente, colegas vereadores, vereadora Clarice; cumprimento o Adamatti, cumprimento o presidente da UAB Dilço, presidente do PSB doutor Isaias nosso colega que está sempre aí prestigiando, cumprimento o Joel e demais pessoas que nos acompanham nesta noite. Bom, eu peço que permaneça em discussão na Casa esse projeto, por gentileza, senhora presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: Então o projeto nº 09/2022 do legislativo permanece na Casa em 1ª discussão. Encerrado o espaço de discussão de projetos. Passamos a apresentação e deliberação dos requerimentos.

 

REQUERIMENTOS

 

PRES. ELEONORA BROILO: Requerimento nº 60/2022: convite ao presidente do SISMUF para explanar sobre as condições de trabalho no parque de máquinas da prefeitura. Passo a palavra ao vereador Juliano Baumgarten, vereador proponente, pelo tempo de até cinco minutos.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente e colegas vereadores. Bom, o requerimento nº 60 é um convite para então o presidente do sindicato, Diego Tormes, vir a esta Casa falar sobre essa denúncia junto ao ministério público do trabalho pela questão que nos preocupa pelo fato de que existe uma possibilidade acompanhando os noticiários e conversando com Diego de a qualquer momento a garagem, o parque de máquinas assim chamado, ser interditado. E isso seria um problema gigantesco para nossa cidade pois ali os estão os nossos servidores públicos municipais bem como o maquinário/peças então ele é extrema; é de extrema importância ouvirmos o presidente do sindicato para apresentar o que de fato indagou esta denuncia, como que está, se tem alguma conversa com o executivo municipal, como que está sendo tratado. por que é um assunto literalmente se chegar a acontecer o pior da interdição da garagem a gente poderá pagar um preço que eu me refiro à comunidade diminuir a questão dos trabalhos então é um algo bem grave e de extrema importância. Então acho que nada melhor do que o presidente vir aqui a este plenário e inclusive no requerimento é citado o mês de julho já também para não perder muito fio da meada para vir aqui e nos apresentar. O Diego tem sido sempre participativo e sempre ponderado defendendo os interesses dos servidores bem como um posicionamento cauteloso e sem posição literalmente político-partidária, ideológica ou coisa do gênero. Então peço deferimento nesta noite. Obrigado senhora presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. não havendo manifestações coloco em votação o requerimento nº 60/2022. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Requerimento nº 61/2022: votos de congratulações a Júlia Rigol. Passo a palavra ao vereador Juliano Baumgarten pelo tempo de até cinco minutos como vereador proponente.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente e demais colegas vereadores. Uma das bandeiras deste vereador sem sombra de duvidas é a questão de educação e acima de tudo o envolvimento dos jovens dos estudantes sejam com qualquer ferramenta educativa que for. A Júlia Rigol é uma estudante da escola do Colégio Estadual Farroupilha recebeu então um convite onde irá assumir uma vaga na cadeira, uma vaga de cadeira na Academia de Letras Machados de Assis em Porto Alegre, ou seja, uma jovem farroupilhense que através dos caminhos da escrita, da leitura, acima de tudo a literatura almeja um voo maior e é reconhecida além pelo seu talento é o nome da cidade de Farroupilha que tá sendo levado. Então é um requerimento simples, mas para reconhecer e valorizar o trabalho dessa jovem escritora farroupilhense. Era isso era presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Não havendo manifestações colocamos em votação o requerimento nº 62/2022… desculpe o requerimento nº 61/2022 – votos de congratulações a Julia Rigol. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos e subscrito pelas bancadas. Requerimento nº 62/2022: solicitação ao Executivo para instalação de iluminação pública. Passo a palavra ao vereador Juliano Baumgarten vereador proponente.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente essa é uma demanda que foi me trazida nos últimos dias por alguns moradores da comunidade ali da Linha Julieta bem como cidadãos que trafegam para esta região; e quando nós pudermos passar, enfim, e observar a noite o fluxo principalmente ali da Linha Julieta até ali no antigo pedágio onde se encontra a polícia rodoviária o quê que a gente percebe. É uma escuridão gigantesca. Então ali recentemente foi feito um trevo e ficou muito confuso ainda não é algo prático não é algo comum daquela comunidade, enfim, de todas as pessoas se identificar se localizar. Então a iluminação com certeza ela ajudará melhorar a mobilidade urbana daquele local né presidente Dilço, conversamos a semana passada na reunião da UAB alguns desses assuntos que foram levantados e a própria questão e principal da segurança as vidas naquele local. Então eu peço que a prefeitura faça esse como é que eu posso usar o termo essa instalação porque não existe nada no local e após isso se caso não for competência da prefeitura que nos traga uma resposta para cobrarmos, enfim, do órgão competente do governo do estado ou se tem como fazer uma um convênio uma parceria pensando na comunidade nos usuários da via. Era isso peço deferimento.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Não havendo solicitação de manifestação coloco em votação o requerimento nº 62/2022. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Requerimento nº 63/2022: solicitação de informações ao DAER e ao secretario de parcerias do Estado. Passo a palavra ao vereador Gilberto do Amarante pelo tempo de até cinco minutos, vereador proponente.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite. senhora presidente. Boa noite vereadora Clarice, demais vereadores, a imprensa, Adamatti, o Dilço nosso presidente da UAB, Joel, os demais que estão nos assistindo e Isaias. Presidente, aqui nessa nesse ponto na entrada da Linha São Miguel então eu tô pedindo para que seja oficiado ao DAER, secretário de parcerias do estado Leonardo Maranhão Busatto ou setor responsável para que encaminhe a esta Casa as seguintes informações: na RSC-122 no percurso da entrada da Linha São Miguel até a entrada da Cooperativa Vitória/Tecnova, como referência, está sendo projetada obras para ter segurança nesse acesso com segurança em curto prazo? Se não, qual a projeção de obra prevista na concessão de pedágios? Observando acidentes constantes nesse ponto e risco eminente em horário de pico, também acidentes fatais como já houve ali naquele local. Eu até estou fazendo esse pedido presidenta, presidente por que está previsto agora com a homologação, acho até que já foi feito, do pedágio um viaduto com trincheiras ali na Pedro Grendene; tendo esse viaduto que então o DAER mande para nós ou então para o Executivo que possamos fazer a entrada e a chegada para o município de nossa cidade por baixo desse viaduto, então via o bairro América conseguimos ali propor uma alternativa para o DAER para que não crie um novo acesso, mas que se acesso aí seja de fácil de fácil a ser praticado como já foi discutido com algum alguns engenheiros de trânsito como comentei brevemente. Porque depois que está consolidado o projeto é difícil de mudar. Então é mais para nós fazermos essa discussão que a comunidade então já fez cobrança, isso não é de agora é de muito tempo que viemos tratando disso, descemos várias vezes inclusive no DAER com outros secretários do estado junto com o planejamento no passado, Executivo, e é muito difícil fazer qualquer mudança com o DAER. então neste caso neste início de obra de repente assim possamos propor alguma coisa aí que venha a beneficiar a coisa, alguma coisa que venha beneficiar a comunidade de forma com fluidez né de forma fluída ali. muito obrigado senhora presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Não havendo solicitação de manifestações coloco em votação o requerimento nº 63/2022. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Requerimento nº 64/2022: votos de congratulações ao Clube Santa Rita. Passo a palavra ao vereador Maurício Bellaver, vereador proponente.

VER. MAURÍCIO BELLAVER: Boa noite doutora presidente. Boa noite doutora Clarice, colegas vereadores, imprensa, público presente. O vereador signatário, após ouvida a Casa, requer votos de congratulações ao Clube Santa Rita que comemorou no dia 28 de maio 94 anos de fundação. Em 1928 Jacinto Feltrin, Abel Feltrin, Abramo Feltrin, Ângelo Feltrin, Vitório Dal Monte, Guido Lovato, Giocondo Damin, Caetano Bolognese e Luís Lumbieri fundaram o Clube Santa Rita. Se eles imaginassem o que é o Clube Santa Rita agora eles não tinham noção. E um desses aqui doutora Eleonora é avô do nosso prefeito se eu não me engano. então festa que foi realizado aí, eventos, nem eles acho que tinham noção que ia acontecer tanta coisa boa nesse Clube Santa Rita e tanto sócios que tem. e agora quem que tá na administração de presidente é o Mikael Campeol. E que esse clube seja sempre assim sempre bem visto e festas boas aí Era isso doutora.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se não houver mais manifestações coloco em votação o requerimento nº 64/2022. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores e subscrito por todas as bancadas. encerrado o espaço dos requerimentos. Passamos a apresentação e deliberação de moções.

 

MOÇÕES

 

PRES. ELEONORA BROILO: Moção nº 10/2022: apoio para o chamamento dos aprovados em concurso público. passo a palavra o vereador Gilberto do Amarante pelo tempo de até 5 minutos.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Presidente aqui nós tivemos alguns algumas pessoas de Farroupilha que fizeram concurso público estadual aí para brigada militar então essa moção é para que então ‘o vereador abaixo firmado solicita anuência dos demais pares para que seja encaminhada ao excelentíssimo senhor governador do estado do rio grande do sul, Ranolfo Vieira Júnior, ao presidente da Assembleia Legislativa deputado Valdeci de Oliveira e ao deputado Edegar Pretto, presidente da comissão de segurança e serviços públicos da Assembleia Legislativa, para que em esforço de todos possibilitem a convocação à moção de apoio para o chamamento dos aprovados para o ingresso no curso técnico em segurança pública – CTSP/2021 dos policiais militares do estado do Rio Grande do Sul, para que em esforço de todos, se possibilite a convocação dos profissionais mencionados’. Ou seja aqui o pessoal fez o concurso passou e aí tem outros vários municípios estão fazendo essa moção para que chame esses profissionais nem que seja então para fazer o curso ou treinamento e depois o governador do estado aí veja o que pode se ingressa ou, mas que dê aí a possibilidade de pelo menos para fazer o curso, a parte técnica. Muito obrigado senhora presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se não houver manifestações coloco em votação a moção de nº 10/2022. os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores e subscrito pelas bancadas. encerrado o espaço destinado as moções. Passamos ao espaço de comunicação de liderança tempo de até 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA

 

PRES. ELEONORA BROILO: Com a palavra o líder de bancada Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente e colegas vereadores, enfim, só para registrar mesmo seguindo o rito legislativo semana que vem às 16h, na terça-feira dia 22, faremos então uma reunião para aprovação do relatório onde que vamos entregar posteriormente a todos os integrantes nas discussões que foram feitas acerca da temática do jovem aprendiz. e também quero registrar aqui o belo trabalho e a parceria do Gabriel que nos tem auxiliado muito nas comissões nos trabalhos desta Casa. então antes da reunião que o vereador Marcelo Broilo propôs essa noite então é jogo rápido; o documento já foi mandado para os membros da frente parlamentar então já está há conhecimento só leitura e depois para assinarmos e depois fazermos o ato da entrega. Era isso, obrigado senhora presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra continua à disposição dos senhores vereadores. Não havendo mais manifestações… Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Senhora presidente, queria relatar tá aqui então hoje eu, o vereador Calebe, vereador Juliano, pastor Davi não pode estar presente por questões ai de mudança né pastor, nós estivemos no Hospital São Carlos visitando o hospital e também verificando onde será feita a ampliação da urgência/emergência do qual aquela verba que está sendo destinada do deputado Marlon Santos será utilizado. E aproveitamos vocês doutores né, tanto a doutora Eleonora quanto o doutor Thiago, acho que conhecem muito bem nosso hospital e vimos né vereadores muitas mudanças muitas obras acontecendo e aconteceram então é muito bom. O hospital ele vem tendo assim uma revitalização com praticidade, com isolamento principalmente nas alas de UTI com equipamentos muito moderno atualizado aonde eu acho que não perdemos aqui em relação a isso para outros hospitais que estão ao nosso entorno. Então acho que foi uma visita construtiva e claro vamos ver o início da obra; está em projeto não cheguei eu acho que vocês falaram em valores, mas eu não ouvi valores do total da obra, mas, enfim, vai ser dado o início desta obra nos próximos meses. e também avisar que na próxima segunda-feira a comissão de infraestrutura e bem-estar vamos ter uma reunião aí para tratar do assunto dos autismo dos autistas em nossas escolas municipais com a secretaria da educação conselho escolar e os vereadores da comissão. Muito obrigado presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: O espaço continua à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Felipe.

VER. FELIPE MAIOLI: Boa noite a todos os presentes, colegas vereadores. eu só pedi a palavra para registrar o início de uma obra no bairro São Luiz no fechamento lateral da Escola Ângelo Chiele; trabalho iniciado pelo vereador Roque Severgnini que começou a pleitear tal demanda juntamente com o Stédile né. no ano passado então uma das minhas propostas era pegar o ID da obra que estava meio enrolado, tá aqui até o ID da obra um papelzinho todo amassado Roque nº 3146999. Batalhamos junto alguns deputados estaduais que estiveram presentes ao FNDE, deputado federal também para fazer fazendo força, e enfim estamos dando sequência sim a um trabalho realizado/iniciado pela tua pessoa Roque. e pelo que eu vi chegou um caminhão lá hoje com os tijolos e vão começar a fazer o fechamento lateral da quadra. Então agradecendo ao teu pontapé inicial e dizer que nos se esforçamos muito para dar sequência e junto ao planejamento também acertando alguns detalhes que não estavam de acordo. Tudo acaba bem quando se tem bons propósitos né Roque. então só para deixar registrado. Muito obrigado.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra continua à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o pastor Davi.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Senhora presidente, boa noite senhores vereadores e vereadora Clarice. para contribuir aqui nesse espaço de liderança com o vereador Felipe Maioli essa foi uma demanda que nós tivemos em Brasília Felipe e estivemos no FNDE e vimos lá a liberação desse valor desse recurso. E que bom que a escola no dia de ontem recebeu esse material para construção. É um ganho de toda a comunidade de toda a cidade e essas crianças que estudam lá. então parabenizo aqui o início desse pleito pelo Roque e agora então a gente vê mais uma vitória de Farroupilha. Muito obrigado senhora palavra.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra continua à disposição. Se não houver mais… Com a palavra o vereador Sutilli.

VER. EURIDES SUTILLI: Boa noite a todos. gostaria de informar que hoje foi pago uma emenda de R$ 200.000,00 para a saúde, uma emenda do deputado federal Giovani Cherini junto com a bancada gaúcha; e é essa emenda é para parte da alta e média complexidade do Hospital São Carlos. É isso.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra continua à disposição. Com a palavra a vereadora Clarice.

VER. CLARICE BAÚ: Obrigado presidente. Boa noite aos colegas, boa noite àqueles que estão aqui nos prestigiando presencialmente, àqueles que nos assistem de seus lares, nossa imprensa, assessores e funcionários da Casa. Também comunico que nós recebemos uma emenda de R$ 200.000,00 para área da saúde do parlamentar Afonso Hamm e a indicação da nossa bancada foi no sentido de uma aquisição de uma ambulância equipada para o SAMU tendo em vista que o SAMU conta hoje com duas ambulâncias uma de 2005 e uma de 2015; e a de 2015 está sempre no concerto por que a 2005 realmente só é uma reserva. e quando 2015 está em manutenção daí a outra também não aguenta e entra em manutenção. A secretaria da saúde tem auxiliado com ambulância né então acho que é uma demanda bem-vinda se realmente conseguirmos que o Executivo entenda a necessidade do SAMU e nos atendam nessa questão. Com certeza os atendimentos, a qualidade vai melhorar e até a segurança dos pacientes e de toda a equipe do SAMU. então está já entregamos então essa verba parlamentar a Executivo e aguardamos que realmente ele nos atenda. Obrigada.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra continua à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum vereador quiser mais fazer o uso da palavra eu vou usar o tempo como vereadora, desculpe como vereadora como vereadora. O senhor, o meu vice o primeiro-vice pode assumir para que eu possa usar o espaço como vereadora.

VICE-PRES. EURIDES SUTILLI: O espaço está com a doutora Eleonora vereadora dessa Casa.

PRES. ELEONORA BROILO: Muito obrigado meu presidente em exercício. na realidade eu não vou usar mais do que 30 segundos para apenas para dizer que com a intervenção do deputado estadual Búrigo foi destinado no projeto do Avançar Saúde do Rio Grande do Sul para o Hospital Beneficente São Carlos que foi contemplado com o valor de R$ 1.250.000,00 que é para compra de equipamentos como colonoscópios e etc. Então mais um valor destinado ao hospital e nós podemos agradecer então ao deputado Búrigo. Muito obrigado.

VICE-PRES. EURIDES SUTILLI: Convido a doutora Eleonora, vereadora dessa Casa, para assumir seu posto de presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado. Não havendo mais manifestações está encerrado o espaço de liderança. passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações de seu gabinete ou assunto de interesse coletivo.

 

ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

PRES. ELEONORA BROILO: Com a palavra o vereador Roque.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Apenas senhora presidente para comentar aqui sobre o fechamento da quadra coberta ali da Escola Ângelo Chiele que o vereador Felipe levanta, o professor também Felipe, agradecer pelo empenho já tinha me falado no ano passado também né que estávamos atrás disso; e também o vereador Davi, o vereador Juliano, Amarante, o Calebe, enfim, que estiveram em Brasília lá no FNDE. e é uma emenda do deputado José Stédile de quando eu estive ainda no gabinete dele, para ver como às vezes as coisas demoram e principalmente se tratando da saúde, saúde, cultura e FNDE que são os mais demorados para liberar principalmente FNDE é muito moroso e tal. Então que bom que veio que bom que a obra está andando. eu acho que na semana que vem ou na outra o ex-deputado deverá estar aqui na cidade e vamos fazer uma visita lá no colégio inclusive. E também aproveito para comentar sobre uma emenda do deputado Heitor Schuch que é para asfalto lá em Santo António da Linha Jacinto, lá Santo André/Santo Antônio/São José, e essa emenda já está liberada já há algum tempo e ela poderia ter sido licitada pela prefeitura municipal. Então Marcelo de repente dá uma olhada porque não é uma emenda daquelas que vem para Caixa para a Caixa ter que autorizar e tá lá, ela vem direto ela já tá empenhada e pronto para se tiver o projeto pronto, enfim, para licitar e fazer a obra né então quanto antes melhor. Qualquer metro de asfalto no interior ajuda e ajuda muito. muito obrigado.

PRES. ELEONORA BROILO: Vereador Calebe.

VER. CALEBE COELHO: Hoje à tarde aconteceu um incêndio né duas famílias perderam tudo e a família está precisando muito de ajuda né. Então se nós pudermos nós como vereadores de repente separar algumas roupas algumas coisas né por que nossa perder tudo gente imagina tu chegar em casa e tu não tem mais casa né. Então se nós pudéssemos como vereadores juntar lá nossas roupas, dá uma olhada, porque a gente sempre tem né alguma roupa que nós poderíamos fazer isso né. tem criança, tem criança, tem até uma vaquinha que já estão fazendo para tentar ajudar né porque é muito delicado. Então se a gente pudesse nós podemos combinar de entregar aqui né deixamos com o Geraldo depois alguém leva lá né ou na casa onde eles vão estar. Roupa de adulto masculino/feminino e de crianças também; depois eu vou saber as idades direitinho. Então só uma sugestão né porque nós viemos do povo e nós temos que ajudar o máximo possível né principalmente nessas situações e em todas as situações que acontecerem nos podíamos nos mobilizar sempre para fazer esse tipo de ajuda né, embora a população compareça né, mas é importante que a gente faça a nossa parte também. obrigado.

PRES. ELEONORA BROILO: O senhor pode nos passar depois então as idades das crianças para que a gente possa; dos adultos, mas adultos e mais fácil de a gente, mas criança a gente precisa saber realmente as idades tá. Espaço… Vereador Juliano, desculpe.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente, quero falar um pouquinho a respeito do mandato do nosso trabalho na buscar por recursos e falar especificamente de duas emendas alçadas ao nosso mandato; primeiro delas R$ 60.000,00 para revitalização do Skate Park tem projeto que já foi encaminhado para o governo do estado onde já estive também em contato com profissionais técnicos cobrando celeridade na liberação/aprovação para que depois sinalize e faça o pagamento ao município onde que o município possa dar sequência. Também hoje estive com a secretária Cristiane Girelli conversando sobre o projeto da praça do bairro Nova Vicenza que é um desejo antigo da comunidade e felizmente graças a um pedido e ao recurso vindo do deputado federal Heitor Schuch do PSB onde conseguimos o valor de R$ 250.000,00; o projeto está em fase final de fechamento só aguarda a parte elétrica e com certeza vai mudar aquele ao redor daquela comunidade. Está previsto então o melhoramento a construção do espaço de esporte, uma academia de terceira idade, acessibilidade, iluminação pública, um novo conceito ali na questão do playground, enfim, coisas que vão melhorar e atender a comunidade do bairro Nova Vicenza e obviamente toda a cidade. Era isso senhora presidente.

PRES. ELEONORA BROILO: Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Queria registrar que na última sexta-feira teve aqui no nosso município o deputado Afonso Motta, doutor Thiago e eu estivemos juntos também, e ele já havia alcançado uma emenda de R$ 250.000,00 que será utilizado lá na Rua Luciano Courtois Dilço; que está faltando, Marcelo Broilo o projeto né que vamos estar aí já conversei com a Cris por telefone e o quanto antes fizer nós já podemos de repente fazer uso. Então será feito o alargamento daquela rua que é estreita que liga lá vários outros bairros e a pavimentação asfáltica pelo que tinha sido planejado. Então era isso senhora presidente, muito obrigado.

PRES. ELEONORA BROILO: A palavra continua à disposição dos senhores vereadores. não havendo mais manifestações encerro o espaço de explicação pessoal. Espaço do presidente.

 

ESPAÇO DO PRESIDENTE

 

PRES. ELEONORA BROILO: Só para lembrá-los da reunião que vai haver logo após encerrada a sessão. Encerro o espaço do presidente.  Nada mais a ser tratado nesta noite declaro encerrados os trabalhos da presente sessão ordinária. Boa noite a todos.

 

 

 

 

Eleonora Peters Broilo

Vereadora presidente

 

 

 

 

Tadeu Salib dos Santos

Vereador 1º Secretário

 

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.