Pular para o conteúdo
19/04/2024 19:43:53 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4152 – 19/10/2021

SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: Sra. Eleonora Peters Broilo.

 

Às 18 horas a senhora 1ª vice-presidente vereadora Eleonora Peters Broilo assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Davi André de Almeida, Eurides Sutilli, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Juelci de Souza, Juliano Luiz Baumgarten, Marcelo Cislaghi Broilo, Mauricio Bellaver, Sandro Trevisan e Tiago Diord Ilha.

 

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Senhores, assumam seus lugares. Exatamente às 18h damos início à sessão ordinária do dia 19/10/2021. Convido os vereadores a assumirem os seus lugares aqui em cima no plenário, por favor; aqui, aqui em cima. Vocês, os senhores vereadores tanto solicitaram que eu decidi que até o retorno do presidente Tadeu, os senhores podem sentar aqui em cima, quando o presidente voltar aí será com ele a decisão. No momento eu estou liberando para que vocês sentem no plenário, certo. De nada, vereadores. Dada a verificação do quórum, informo a presença de 14 vereadores nessa sessão plenária, com a ordem do dia 19/10/2021, ausente o vereador Tadeu Salib dos Santos por motivo de saúde. Boa noite a todos os senhores, aos vereadores, nossos funcionários e pessoas que nos acompanham. Ordem do dia.

 

ORDEM DO DIA

 

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Não há projetos aptos à discussão nesta noite. Encerro o espaço destinado à discussão de projetos. Vamos passar de imediato à apresentação e de liberação dos requerimentos.

 

REQUERIMENTOS

 

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Requerimento nº 304/2021 da autoria de Juliano Luiz Baumgarten. Assunto: sinaleira; o vereador abaixo firmado solicita que seja encaminhada a Prefeitura Municipal de Farroupilha solicitação de que instale uma sinaleira na esquina entre a Avenida Paulo Broilo com a Rua Independência, no centro. O motivo do pedido faz-se em virtude de que têm ocorrido diversos acidentes no local. Apenas entre 27 de setembro e 12 de outubro ocorreram três acidente, claro. Nestes termos, pede deferimento. Gabinete parlamentar, 13 de outubro de 2021; Juliano Luiz Baumgarten/ vereador bancada do PSB. Passo a palavra ao vereador proponente pelo espaço de 5 minutos e após a palavra estará à disposição dos senhores vereadores pelo tempo de até 3 minutos para manifestações individuais.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: senhora presidente, colegas vereadores, vereadora Clarice, todos os cidadãos que se fazem presente aqui ou nas suas casas, cumprimentar/saudar a imprensa. Parabéns, doutora Eleonora, pela iniciativa de colocar, tomar essa posição de todos nós subirmos e tomarmos acentos aqui. Bom, então é um requerimento simples, foi protocolado dia 13 para vocês terem uma noção no sábado agora que passou teve mais um acidente. Eu não vou colocar imagem no telão por conta que está com problema a parte técnica. Mas é um pedido de moradores dessa comunidade então para vocês se localizarem está tendo um problema muito grande no entroncamento entre a Avenida Paulo Broilo e Rua Independência, basicamente vamos usar como ponto de referencia a escola CNEC então é continuo e tá tendo muitos, muitos, muitos acidentes. Então se vocês forem ver em questão de nem um mês quatro acidentes e os moradores de lá pedem que se tome uma providência, ou seja, solicitam a instalação de uma sinaleira e como fui contatado eu comentei que levaria essa pauta para o plenário, então eu gostaria que você aprovado esse requerimento e depois o Executivo fizesse o estudo técnico e se assim for a melhor alternativa a implantação de uma sinaleira. Felizmente todos esses acidentes aqui registrados até mim nestes últimos dias não houve nenhuma vítima fatal, foram coisas simples. Mas antes que algo grave aconteça que tomamos providência/atitude. Era isso, senhora presidente, minha manifestação sobre o requerimento nº 304.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra a vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ: Boa noite, presidente, boa noite todos os colegas, quem nos acompanha aqui e em seus lares, a imprensa e os servidores da Casa. Colega vereador Juliano, na verdade eu já fiz um pedido informal tá para o departamento de trânsito onde já foi encaminhado para um conselho, uma comissão, que estuda que emite um parecer técnico, realmente o quê que é necessidade. A sinaleira? É uma lombada? Que tipo de sinalização que possa realmente impedir essas questões que acontecem, esses sinistros né.  Inclusive não só nessa rua, como aquela Thomas Edison que é do estadual aí com a Coronel Pena de Moraes que também acontece seguido né acidentes. Graças a Deus nunca com vítimas né, mas só o patrimônio já também temos que pensar nisso. Então já está, importante o requerimento para reforçar, mas já está nesse conselho nessa comissão que emite um parecer técnico porque nem sempre é aconselhado a sinaleira tá. Eles vão fazer um estudo uma avaliação de viabilidade qual o instrumento que possa coibir esses sinistros. Obrigado, presidente.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, senhora vereadora. A palavra continua à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum mais vereador quiser fazer uso da palavra passamos ao próximo requerimento. Ah, ele vai à votação agora? Não é depois de todos? Então passamos à votação do requerimento nº 304/2021 de autoria do vereador Juliano Luiz Baumgarten/vereador bancada PSB. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; votado favoravelmente por todos os vereadores aqui presentes. Passamos de imediato ao requerimento nº 305/2021 de autoria de Juliano Luiz Baumgarten, assunto: lombofaixa. Não havendo necessidade que o presidente leia, assim o faremos daqui para frente. Com a palavra o vereador proponente Juliano Luiz Baumgarten que tem 5 minutos para sua manifestação.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente, então também é um requerimento simples. O local, a avenida, a Rua São Vicente fui procurado por alguns moradores através da Associação onde que há um pedido principalmente numa região do bairro por mais uma instalação de uma lombofaixa. Nessa rua foram instaladas duas já logo após a finalização, o capeamento asfáltico, mas infelizmente aquele problema recorrido que seguido nós falamos que é a própria falta de educação no trânsito e a falta de consciência dos motoristas têm gerado muita preocupação nessa região. E o pedido dos moradores é para que se faça uma lombada nas proximidades do antigo Bar do Biel que ali é o principal ponto que o pessoal dá uma embalada e tem muitas crianças, enfim, os moradores não se sentem seguros. Então também é uma em anexo tem um abaixo-assinado onde que alguns cidadãos da redondeza assinaram e me foi encaminhado. Então peço deferimento, peço que se aprove e veja a possibilidade dessa instalação. Se tivéssemos consciência referente ao excesso de velocidade, não precisaríamos tantas lombofaixas ou quebra-molas, mas infelizmente o real está aí e temos que tentar achar uma alternativa. Era isso peço aprovação e encaminhamento. Obrigado, presidente.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está à disposição dos senhores vereadores para suas manifestações. Com a palavra o vereador Calebe.

VER. CALEBE COELHO: Boa noite a todos. É realmente eu como o vereador falou né pena que as pessoas… É incrível, as coisas acontecem de uma maneira assim a gente no trânsito só anda a 80 se tem policial, a gente só respeita a rua se tem lombofaixa, a gente só faz as coisas mediante punição. Isso em geral, é incômodo isso deveria ser o contrário né. Nós deveríamos ter consciência. Eu vejo, por exemplo, no meu bairro, e bairro como já falei aqui, bairro é como a casa da gente né; a gente se sente em casa então anda na rua né não olha muito para os lados né, muito comum no meu bairro as pessoas estarem andando no meio da rua conversando com outra e a gente passa em ruas que não são tão… Então seria importante não é só a lei dizendo para não fazer, que a gente aprender também a não fazer né. Isso é uma questão de ética pessoal. E eu tenho feito algumas palestras em algumas empresas sobre isso né principalmente com relação à CIPA e importante do cuidado a gente cuidar da vida, se cuidar, cuidar da vida dos outros. Por que a vida é isso aqui oh fez assim acabou né em um instante a gente não tá mais aqui. Então é uma pena que temos que fazer isso, mas temos que fazer com o vereador está fazendo pedir uma lombofaixa, controle de, porque o ser humano é assim né. Obrigado.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador. A palavra continua à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite, presidente, boa noite imprensa, o Adamatti, os demais que estão assistindo, os funcionários da Casa. Vereador Juliano, eu votarei sim, favorável, mas é impressionante né, vereador Calebe, quando tem a calçada ruim, esburacada, enfim, o buraco inverso porque nós temos quebra-molas às vezes inverso, né ele é um buraco então é um quebra-mola por efeito do próprio calçamento ao longo do tempo de fazer escavação sobre ele aí a gente pede para asfaltar, para fazer o asfaltamento para ter então uma regularização né. E aí então nós criamos de certa forma de novo o impasse; então deixa como estava antes né. Claro que as pessoas teriam que ter consciência dessa questão e nós poderíamos andar de forma numa sequência sem buraco, sem elevadas; mas, vereador Juliano, sei que isso é uma questão de educação e temos que trabalhar muito está questão, inclusive com incentivo. Uma vez até a gente iniciou um trabalho com a Natalina do CFC de educação eu sei que isso é uma situação a ser trabalhada há longo tempo. Muito obrigado, presidenta.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador. A palavra continua à disposição. Se nenhum mais vereador quiser fazer uso da palavra, coloco em votação o requerimento nº 305/2021 da autoria de Juliano Luiz Baumgarten, da bancada do PSB. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Vamos passar agora o requerimento nº 306/2021 da autoria do pastor Davi de Almeida vereador da bancada da Rede Sustentabilidade, para o qual passo a palavra e o mesmo tem 5 minutos para sua explanação.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Boa noite, senhora presidente, boa noite senhores vereadores, a imprensa que está na Casa e também as pessoas que estão também conosco aqui. Senhora presidente, este é um requerimento muito simples, na noite de ontem já fiz aqui a explanação para que seja enviado votos de congratulações né à igreja assembleia de Deus/ ministério Madureira pela passagem dos seus 38 anos na nossa cidade de ajuda à comunidade trazendo auxílio espiritual também assistencial. Então pediria que os nobres vereadores pudessem aprovar este requerimento felicitando então e que a igreja pudesse continuar seu trabalho através da vida do pastor Luís de Bairro. Muito Obrigado.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador. A palavra está à disposição dos senhores vereadores para suas manifestações individuais. Se nenhum vereador quer fazer uso da palavra coloco em votação o requerimento nº 306/2021 da autoria do pastor David de Almeida. Os senhores vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Requerimento nº 307/2021 da autoria do vereador Roque Severgnini da bancada do PSB para o qual passo a palavra pelo espaço de até 5 minutos.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhora presidente, senhores vereadores, senhora vereadora Clarice, demais pessoas presentes, a imprensa e pessoas que nos assistem de suas casas. O requerimento nº 307/2021 ele fala do circuito de trilhas e montanhas que é um evento realizado aqui no interior do nosso município de Farroupilha no 3º distrito, na região ali de Linha Muller/Salto Ventoso. E é um evento que tem reunido muitas pessoas de todo o estado do Rio Grande do Sul e exatamente para praticar o evento de trilhas nas trilhas e nas montanhas que é muito típico aqui do nosso, da nossa região e de modo especial ali naquela região do asfalto, desculpe, da comunidade de Salto Ventoso/Linha Muller e arredores. Eu fiz um projeto sugestão ao executivo municipal tive, na semana passada, a informação do ex-vereador Arielson Arsego que entraria na semana passada esse projeto, sexta-feira, mas por algum motivo não veio do Executivo. De qualquer forma, esse projeto ele institui ou coloca no calendário oficial do município de Farroupilha o evento trilhas, o circuito trilhas e montanhas. Baseado nisso, eu faço aqui um requerimento convidando aqui para vir a essa casa os senhores Edson Borsoi, que é presidente da associação pró-asfalto Nova Sardenha/Linha Muller/Salto Ventoso, e Samuel Polli, ultramaratonista e idealizador do evento; considerando que em fevereiro deste ano né foi aprovado nesta casa Legislativa essa sugestão de projeto de lei, a gente aguarda por parte do Executivo, mas ainda que ele não entre na Casa nesse ano, mas eu imagino que sim que vai entrar, eu faço esse requerimento que pode ser inclusive colocado em prática no ano que vem, porque me parece que nesse ano as datas para tratar de qualquer tema estão exauridas em função do exíguo espaço de tempo que se avizinha ao final deste ano. Então eu peço aprovação dos vereadores e que se a Casa pode já ir tratando, de repente, para uma data do ano que vem, ou colocar né, nosso secretário Duilus, colocar em compasso de espera para o ano que vem ele entra na fila aí para que a gente possa ter essa agenda talvez aí nos primeiros meses do ano que vem de 2022. Era isso, senhora presidente, muito obrigado.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador Roque. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum vereador. Se nenhum vereador quiser fazer uso da palavra, coloco em votação o requerimento nº 307 da autoria do vereador Roque Severgnini. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Vamos ao último requerimento dessa noite, requerimento nº 308/2021 da autoria de Roque Severgnini e Juliano Luiz Baumgarten da bancada do PSB ao qual passo a palavra por até 5 minutos.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Esse requerimento ele é o seguinte: nós temos ali na frente da empresa Soprano e também no acesso ao bairro Monte Pasqual dois abrigos de paradas de ônibus; as pessoas que utilizam esses abrigos são pessoas de Farroupilha talvez de outros lugares também, mas, enfim. Por que digo que são de Farroupilha? Porque nós até tivemos uma orientação que deveríamos encaminhar ao DAER este pedido; o DAER resolveu a solução da seguinte forma: “isso não é responsabilidade nossa é do município”, veio o documento o documento está anexo. Então eu entendo que talvez até tenha razão o DAER, porque as pessoas que utilizam o transporte são as pessoas de Farroupilha as os abrigos estão dentro do município Farroupilha; muito difícil que o estado do Rio Grande do Sul vai ter um departamento que vai trocar abrigos em paradas de ônibus, enfim, então a gente está encaminhando à prefeitura municipal. Eu não sei se em outras épocas a prefeitura que fez a manutenção desses abrigos, mas o importante é que seja feito, porque ali muitas pessoas pegam ônibus ali pessoas que vão para Caxias, pessoas que trabalham fora estudam tem seus afazeres fora da cidade de Farroupilha. Então pedimos que a secretaria responsável que a meu ver deve ser a Secretaria de Obras e Trânsito consiga realizar a manutenção ou a substituição ou a implantação de novos abrigos nesses locais. Era isso e é um pedido inclusive da associação de moradores do bairro Monte Pasqual. Obrigado.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador Roque. A palavra está à disposição dos senhores vereadores para suas manifestações. Se nenhum vereador quiser fazer uso da palavra, colocamos em votação o requerimento nº 308/2021 da autoria dos vereadores Roque Severgnini e Juliano Luiz Baumgarten da bancada do PSB. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Dando continuidade a nossa pauta de hoje, agora seria o espaço de deliberação das moções.

 

MOÇÕES

 

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Não há nenhuma. Encerrado o espaço de deliberação das moções. Passamos ao espaço de comunicação importante de líder de bancada.

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO

 

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: A palavra está com o líder que quiser fazer uso dela por pelo tempo de até 2 minutos para tratar de assunto urgente e inadiável. Não havendo manifestações considero encerrado o espaço de comunicação importante. Passamos ao espaço de comunicação de liderança pelo tempo de até 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar. Se nenhum… Com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Presidenta, obrigado, nós tivemos nesse nessa semana que antecedeu, fazendo algumas visitas no bairro Industrial no qual fiz alguns encaminhamentos para a ECOFAR de roçada no passeio público lá na Rua Arthur Perottoni do Bairro Industrial que até tem algumas fotos que a gente tirou também; e também fazer um recolhimento de entulho na frente do salão da Associação de Moradores do Bairro Industrial na frente do campo que tem um amontoado de lixo grande. Também passamos na bairro Bela Vista do qual já trouxe esse assunto aqui para a Casa para tratar da obra e a CORSAN está fazendo e a gente está fazendo aí um apanhado de fotos e informações de diversos pontos do bairro que está ficando, eles até alegam que vai melhorar as condições do calçamento quando passar o rolo compactador, mas aonde está fundo até disse para eles: “aonde afundou tem buraco o rolo ele não vai eliminar o buraco” então tem que refazer os trabalhos. Então é um trabalho bem intenso que a gente está fazendo junto à associação dos moradores, os moradores. Também tem uma questão que nós ficamos sem energia na praça do bairro Bela Vista, antes então de 12 lâmpadas estava funcionando 4, depois então queimou todas ficou tudo no escuro. O secretário de obras então fez o retrabalho, o trabalho na segunda feira de uma forma urgente até foi um apelo muito forte de todos os moradores junto aonde essa associação pediu para o vereador para a bancada em si providenciar com o Executivo. Era isso, presidenta, e tem também uma situação que foi levantada pelos moradores da Rua Paulo Broilo para que seja providenciado uma camada de asfalto naquela rua, porque é uma rua que tornou-se de muito movimento de caminhões e é uma rua que já faz parte do centro; de um lado oeste nós temos a Paulo Broilo no lado leste nós temos aí a Barão do Rio Branco. São duas ruas com muito movimento. Muito obrigado, senhora presidenta.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador. Mais algum líder de bancada gostaria de se manifestar. Se não houver mais manifestações, encerrado o espaço de liderança. Passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações do seu gabinete ou assunto de interesse coletivo.

 

EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Com a palavra o Vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhora presidente, bom, então hoje pela tarde eu o colega pastor Davi o colega vereador Amarante mais o nosso colega, assessor aqui da Câmara, o Gabriel, estivemos na obra da escola de educação infantil no Monte Pasqual onde lá está 60% da obra concluída. Então é importante é um bom passo, avançou muito, mas é um assunto que me casou bastante preocupação, porque o responsável da obra, da empreiteira, a primeira coisa que ele nos questionou, nos indagou, aliás, que ele ia ver amanhã já a possibilidade de parar a obra que não estava havendo os repasses. Isso me trouxe uma certa preocupação, pois ali caberá, poderá atender até 120 crianças; então é um espaço gigantesco. E também esperamos que a obra se finde logo para não haver depredações, fui colocado câmeras de monitoramento, já houve alguns tipos de furto, janelas. E é um espaço sim para quem não conhece tem que conhecer está muito bem alocado a população um dos servidores da obra nos contou que a população seguida passa lá e pede quando que vai, enfim, existe todo um apelo. Já conversamos com subsecretaria Marli Bortolini, que esteve conosco, buscando informações que inclusive pelo que dá a compreender tem recursos parados no FNDE para conclusão da obra onde que vamos tentar buscar/acelerar a liberação dessa obra para que em quatro/cinco meses, no máximo, se finde e possa atender a educação infantil etapa creche. Muito obrigado, senhora presidente.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador Juliano. Com a palavra o vereador Marcelo Broilo.

VER. MARCELO BROILO: Boa noite, senhora presidente, nobres colegas vereadores, vereadora, pessoas que nos assistem aqui presencialmente e o pessoal de casa também. Só comunicar então que tivemos a última conversa, última reunião a respeito do código de ética e decoro parlamentar então encerrados os trabalhos, segue amanhã para o IGAM para revisão final e depois demonstração final para essa Casa para votação. Então agradeço os que se fizeram presente hoje, o número não foi tão elevado de colegas, mas enfim acho que conseguimos contribuir com a sugestão de todos das outras reuniões conseguimos fazer um belo trabalho. Agradeço a todos e é mais uma etapa cumprida haja vista nosso trabalho de revisão do regimento interno e agora código de ética e depois vamos avançar para a lei orgânica. Então muito obrigado a todos e amanhã como eu disse segue para o IGAM para revisão final. Muito obrigado e boa noite.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador Marcelo. Mais algum vereador gostaria…  Com a palavra o vereador Juelci.

VER. JUELCI DE SOUZA: Boa noite, senhora presidente, boa noite demais vereadores, pessoal que nos acompanha em seus lares, servidores desta Casa. Eu vou entrar agora com um pedido de providência, na próxima semana, sobre a retirada dos entulhos do pavilhão da reciclagem ali do Bairro Industrial que está esquecido; foi iniciado esse trabalho de retirada desses entulhos, retirou metade e depois não se fez mais nada. Então agora durante a próxima semana já está estarei entrando com o pedido de providência, peço aos vereadores da situação que podem até levar esta demanda né para a Secretaria de Obras para agilizar, para a gente fazer a retirada, porque lá acarreta o risco de uma criança se machucar ou ter algum outro tipo de infelicidade que possa vir acontecer. Eu tenho, vou bater em cima de uma tecla ainda da questão da proteção animal e eu peço de novo aos senhores vereadores para que levem até a nossa administração o banco de ração e utensílios. Eu vejo que é muito importante, porque nós vemos muitas campanhas que arrecadam ração, mas não sabemos para onde vão estas rações. O centro de amparo animal, o canil municipal, ele recebe rações que é paga pelo município então eu não vejo a necessidade de se fazer campanha de doação de ração para o canil. Agora eu vejo a necessidade de fazer campanha de doação de ração para famílias de baixa renda e também para os protetores independentes que temos no município. Muito obrigado, senhora presidente.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador Juelci. A palavra continua… Ah, a palavra está com o vereador Roque.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhora presidente, eu faço uso desse espaço para dizer que a comissão de finanças e orçamento encaminhou a cada vereador e vereadora um ofício informando da data do dia 3 de novembro para nossa audiência pública sobre o orçamento, às 19h, aqui nesta Casa. Então sintam-se todos convidados né a participarem, além de quem nos assiste também de suas casas, é importante a participação de todos. Vamos debater um tema muito importante que é o orçamento do município para o ano 2022. Esperamos contar com a presença de todos os vereadores e vereadoras também e também do público em geral, das entidades, enfim, nem todos receberão um convite formal, mas fica aqui já em nome da comissão o convite. E também agradecer aqui à vereadora Clarice pelo empenho no dia que ontem comentei aqui sobre o patrolamento de e a manutenção da estrada que dá acesso ao a sede campestre do Santa Rita juntamente com o vereador Chico Sutilli, fizemos esse comentário aí, e hoje já foi patrolado e possivelmente amanhã será britada; importante em função das atividades esportivas que vão ser desenvolvidas ao longo deste mês e do mês que vem na sede campestre do Clube Santa Rita. Então obrigado aí pelo empenho.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador. Com a palavra o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Presidenta, eu estive na semana que passou aí na semana dos professores na semana do dia que comemoramos o dia dos professores também na Escola Zelinda Rodolfo Pessin. Lá foi feito alguns requerimentos ali no passado por este vereador no qual foi pedido lá o passeio público e a calçada interna e essas duas obras não estavam na licitação anterior das quais foram contemplada. Teve a comunidade provavelmente a comunidade escolar e teve outros pedidos aí que foi feito de forma em conjunto e o Executivo atendeu. Eu também queria levantar uma questão que a obra em si ela está com atraso que vai fazer agora em novembro um ano; sei que deu vários episódios no decorrer desse período, mas nós temos um transtorno lá de deslocamento de todos os alunos para então as aulas serem feita aqui no bairro São Roque e as crianças com vulnerabilidade que tinham aulas de contraturno pelo fato do espaço então estar sendo utilizado pelos alunos da Escola Zelinda estão desassistido nesse momento então pelo poder público. Acho que importante momento vereador Juliano de vulnerabilidade que estamos vivendo de todos os modos né de retornar as aulas para essas crianças. E claro que também estou propondo uma visita na terça-feira, às 14h, lá na escola com o representante da secretaria da educação, os vereadores e também o CPM da escola do qual pediu. Muito obrigado, senhora presidente.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador Amarante. Com a palavra o vereador Tiago Diord Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Senhora presidente e as pessoas que nos acompanham. Essa bancada foi convidada para participar de um projeto liderado pela deputada estadual do Republicano, Fran Somensi, que lança né o lançamento do Solidare Pet, a farmácia solidária dos animais, que vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 25, às 14h, na Assembleia, no Plenarinho. É o projeto que trata né de recebimento de doações, coleta, reaproveitamento, seleção, distribuição gratuita e o descarte correto de medicamentos e produtos de uso veterinário no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. Então ressalto aqui também essa iniciativa importante né baseado também na experiência bem sucedida da Farmácia Solidária, que já ganhou mais de 40 municípios no Estado, de medicamentos para uso humano e agora nessa versão também para uso animal. Também aproveito a oportunidade desta bancada para falar que nós, junto com os vereadores que formam a comissão de infraestrutura, colocamos lá para realização de uma audiência pública que fomos ver que se encaixa mais um requerimento para sessão solene dos 60 anos da carta de princípios do movimento tradicionalista gaúcho. Estaremos protocolando nessa semana aqui na Casa como também uma audiência pública muito importante para debater ainda esse ano a situação habitacional que a cada dia que passa assusta mais; eu hoje mesmo estive lá em alguns ambientes da nossa cidade visitando algumas famílias que precisam desse olhar e nós vamos trazer esse debate, essa agenda importante para compartilhar aqui com a comunidade e com nossos colegas vereadores. Obrigado, senhora presidente.

1ª VICE-PRES. ELEONORA BROILO: Obrigado, vereador Ilha. Mais algum vereador quer fazer uso desse espaço. Não havendo mais manifestações, encerramos espaço para explicação pessoal. Aguardamos pareceres da: comissão de legislação, justiça e redação final os projetos de lei do executivo nº 34, nº 35, nº 36, nº 37, nº 38, nº 39, nº 40, nº 41, nº 42 e nº 43; à comissão de infraestrutura, desenvolvimento e bem-estar social os projetos de lei do executivo nº 34, nº 35, nº 36, e nº 43; à comissão de orçamento, finanças e contas públicas os projetos de lei do executivo nº 37, nº 38, nº 39, nº 40, nº 41 e nº 42; à comissão de legislação, justiça e redação final os projetos de lei do legislativo nº 34, nº 36, nº 37, nº 38, nº 39, nº 40, nº 41, nº 42 e nº 43 e nº 44; e o veto total ao projeto de lei do legislativo nº 31; à comissão de infraestrutura, desenvolvimento e bem-estar social os projetos de lei do legislativo nº 34, nº 36, nº 37, nº 38, nº 39, nº 40, nº 41, nº 42, nº 43 e nº 44. Agora seria o espaço do presidente, como não há nada, já encerramos; abrimos e encerramos o espaço. Nada mais a ser tratado nesta noite, declaro encerrados os trabalhos da presente sessão. Uma boa noite a todos.

 

 

 

 

Eleonora Peters Broilo

Vereadora 1ª vice-presidente

 

 

 

 

Felipe Maioli

Vereador 1º secretário

 

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.