Pular para o conteúdo
26/04/2024 17:47:24 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4075 – 01/01/2021 – Posse da 19ª Legislatura

SESSÃO SOLENE DE POSSE E INSTALAÇÃO DA 19ª LEGISLATURA

 

Presidência: Sr. Cleonir Roque Severgnini e Sr. Tadeu Salib dos Santos.

 

Às 18 horas o Senhor Presidente, Vereador Cleonir Roque Severgnini, assume a direção dos trabalhos da presente Sessão Solene de instalação e posse da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha. Presentes os seguintes Vereadores: Arlene Schinestzki Lazzari, Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Davi André de Almeida, Eleonora Peters Broilo, Eurides Sutilli, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Jorge Cenci, Juliano Luiz Baumgarten, Mauricio Bellaver, Tadeu Salib dos Santos e Tiago Diord Ilha.

 

 

SECRETÁRIO EXECUTIVO DUILUS ANDRÉ PIGOZZI: Muito boa tarde a todos! Vamos dar início a cerimônia de instalação da 19ª Legislatura, posse dos Vereadores, Prefeito e Vice-prefeito eleitos no último pleito, em conformidade com o artigo 12, § 3º da Lei Orgânica Municipal e artigo 7º, seus incisos e parágrafos e o artigo 11 da Resolução 540 que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara de Vereadores. Inicialmente a Câmara de Vereadores agradece a presença da imprensa, Senhores Vereadores eleitos, Prefeito Fabiano Feltrin, primeira-dama Ariane, Vice- Prefeito Jonas Tomazini. Neste momento convidamos a entrarem no Plenário e ocuparem suas respectivas cadeiras para a cerimônia de compromisso e posse, os Vereadores eleitos no último pleito, elencados a seguir: pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – MDB – Vereador Felipe Maioli, Vereador Jorge Cenci e Vereadora Eleonora Broilo; pelo Progressistas – PP –Arlene Schinestzki Lazzari, Clarice Baú, Calebe Coelho e Tadeu Salib dos Santos; pelo Republicanos – Vereador Tiago Diord Ilha; pela Rede Sustentabilidade – Davi André de Almeida; pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT – Vereadores Gilberto do Amarante e Thiago Pintos Brunet; pelo Partido Liberal – PL – Vereadores Mauricio Bellaver e Eurides Sutilli; e pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB – Vereadores Cleonir Roque Severgnini e Juliano Baumgarten. Estes os Vereadores eleitos no último pleito. Dando continuidade ao ato, em conformidade com o §1º do artigo 7º da Resolução 540, assumirá a Presidência da Sessão de instalação de Legislatura o Vereador que obteve o maior número de votos, designando um dos seus pares para secretariar os trabalhos. Portanto, nós convidamos o Excelentíssimo Vereador Cleonir Roque Severgnini para presidir a Sessão e a Vereadora Clarice Baú para secretariar os trabalhos. A partir deste momento, passamos a palavra ao Excelentíssimo Vereador Presidente desta Sessão de instalação, Senhor Cleonir Roque Severgnini, para que oficialmente dê início à Sessão de instalação e posse dos Vereadores da 19ª Legislatura.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Boa tarde a todos! Invocando o nome de DEUS declaro abertos os trabalhos da presente Sessão de Instalação da 19ª Legislatura. A Câmara de Vereadores agradece a presença de todos os eleitos, todos os Vereadores e Vereadoras, nosso Prefeito Fabiano Feltrin, nosso Vice-prefeito Jonas Tomazini, a imprensa, Senhoras e Senhores. Convido a todos, para que de pé, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro na voz da soprano Liziane Rufatto. (EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO). Dando continuidade ao ato de instalação da 19ª Legislatura que tem por finalidade a posse dos novos Vereadores e Vereadoras, eleição da Mesa Diretora para o exercício de 2021, prestação de compromisso e posse do Prefeito e Vice-prefeito. A seguir procederemos ao compromisso regimental de acordo com o artigo 7º, seus parágrafos, incisos e alíneas do Regimento Interno. A Mesa já está de posse dos Diplomas e Declaração de Bens dos Vereadores eleitos no último pleito. Então agora eu farei a leitura do compromisso que assumirão os Senhores parlamentares e Senhoras e após, um por um dos Senhores e das Senhoras Vereadores e Vereadoras, serão chamados e de pé dirão: “Assim o Prometo”. Conforme aqui está então nós chamaremos por primeiro… Antes disso, antes de chamar, eu vou ler aqui o que vamos falar para que o Vereador responda Assim o Prometo; farei então a seguinte fala: Prometo cumprir a Constituição da Republica Federativa do Brasil, Lei Orgânica, as Leis Federais do Estado e do Município e exercer o meu mandato sob a inspiração do Patriotismo, da Lealdade, da Honra e do Bem comum. Vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Se os Vereadores desejarem podem sentar também né daí cada um que vai falar fica mais perto né. Vereador Jorge Cenci.

VER. JORGE CENCI: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereadora Arlene Lazzari.

VER. ARLENE LAZZARI: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Calebe Coelho.

VER. CALEBE COELHO: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Tadeu Salib dos Santos.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Davi André de Almeida.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Tiago Diord Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Gilberto do Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Juliano Baumgarten.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Mauricio Bellaver.

VER. MAURICIO BELLAVER: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Eurides Sutilli.

VER. EURIDES SUTILLI: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ:Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Assim o prometo.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Só para registrar, temos a ausência do Vereador Thiago Brunet que tomará posse então, assim imagino, na próxima semana. Declaro então empossados os Vereadores e Vereadoras que prestaram o compromisso. Senhores Vereadores e Vereadoras, na forma do Regimento Interno, artigo 7º, item III, a eleição da Mesa far-se-á por voto aberto pelo sistema majoritário e procederemos à chamada nominal dos Srs. Vereadores, aos quais, na medida em que forem nominados, declararão a chapa ou nome ou os nomes que irão compor a Mesa Diretora para o exercício de 2021. Então para que as pessoas que estão nos assistindo pelas plataformas digitais ou pela TV e também os que aqui estão presentes nesse momento é o momento que far-se-á a eleição da Mesa Diretora que irá dirigir os trabalhos aqui do Poder Legislativo no ano de 2021, neste ano. Portanto para que sejam as feitas às composições das chapas ou da chapa, espero que seja uma chapa só, suspendemos a Sessão por dois minutos para que a Mesa receba a inscrição das chapas; por dois minutos ou pelo tempo necessário né. Então ficam suspensos os trabalhos momentaneamente e retornaremos assim que chegarem as chapas inscritas aqui na mesa. (SESSÃO SUSPENSA) Reiniciando então os trabalhos da Sessão, nós temos uma chapa inscrita, uma chapa única. Então cuja sua composição se dá para Presidente o Vereador Tadeu Salib dos Santos; 1ª Vice-presidente Eleonora Broilo; 2º Vice-presidente Eurides Sutilli; 1º Secretário Felipe Maioli; 2º Secretário Calebe Coelho. Nesse momento, então passamos à votação; como vota o Vereador Felipe Maioli.

VER. FELIPE MAIOLI: Chapa 01.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Jorge Cenci.

VER. JORGE CENCI: Chapa 01, Senhor Presidente.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Chapa 01, Senhor Presidente.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereadora Arlene Lazzari.

VER. ARLENE LAZZARI: Chapa 01.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Calebe Coelho.

VER. CALEBE COELHO: Chapa 01.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Tadeu Salib dos Santos.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Chapa 01, Senhor Presidente.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Davi André de Almeida.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Chapa 01, Senhor Presidente.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Tiago Diord Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Chapa 01, Senhor Presidente.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Gilberto do Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Chapa 01, Senhor Presidente.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Thiago Brunet; ausente. Vereador Juliano Baumgartner.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Voto contra.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Mauricio Bellaver.

VER. MAURICIO BELLAVER: Chapa 01.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereador Eurides Sutilli.

VER. EURIDES SUTILLI: Chapa 01, Senhor Presidente.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Vereadora Clarice Baú.

VER. CLARICE BAÚ: Chapa 01.

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Eu também quero fazer meu voto aqui. Vou votar na chapa 02. Não há aqui nenhuma afinidade ideológica ou qualquer outra situação, apenas vou votar, porque eu acho que a Câmara de Vereadores de Farroupilha pode começar a dar exemplo de unidade. Aqui são eleitos os Vereadores que vão dirigir os trabalhos do Poder Legislativo e acho que é um passo importante então… Chapa 01 eleita né, Dra. Clarice? A Senhora conferiu os votos aqui? Então tivemos a ausência do Vereador Thiago Brunet e um voto contrário do Vereador Juliano Baumgartner. Nesse momento, então eu convido aqui o Presidente eleito e o seu Secretário para que tome posse e conduza os trabalhos inclusive depois dará posse ao Prefeito e o Vice. Pois sim…

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: O Senhor citou que o Senhor votava chapa 02…

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Ah, desculpa. Chapa 01.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Só confirmando…

PRES. ROQUE SEVERGNINI: Chapa 01, chapa 01, chapa 01; nem tem a chapa 02 né. Ok. Então dou por encerrado aqui o meu trabalho na presente, no presente momento. (TROCA DE PRESIDÊNCIA)

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Boa tarde a todos. Cumprimentar aqui a todos os Vereadores eleitos, cumprimentar a imprensa, cumprimentar o Senhor Prefeito Municipal eleito Fabiano Feltrin, seu Vice Jonas Tomazini, primeira-dama Ariane Laura dos Santos Feltrin. Cumprimentar a imprensa, cumprimentar a todos os colaboradores/funcionários desta Casa Legislativa. Dando seguimento aos trabalhos desta Sessão, convido para fazerem parte da Mesa o Prefeito eleito, Sr. Fabiano Feltrin, e o Vice-Prefeito eleito, Sr. Jonas Tomazini, para prestarem o termo de compromisso e posse perante esta Casa de Leis. Neste instante, passo a palavra ao Prefeito eleito Fabiano Feltrin para que de pé proceda à leitura do termo de compromisso.

PREF. FABIANO FELTRIN: Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, a Lei Orgânica e as Leis; e patrocinar o bem comum do povo farroupilhense, exercendo o meu cargo sobre as inspirações do patriotismo, da lealdade e da honra.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Passo a palavra ao Vice-prefeito eleito, Sr. Jonas Tomazini, para que de pé proceda à leitura do termo de compromisso.

VICE-PREFEITO JONAS TOMAZINI: Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, a Lei Orgânica e as Leis; e patrocinar o bem comum do povo farroupilhense, exercendo o meu cargo sobre as inspirações do patriotismo, da lealdade e da honra.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Declaro empossados no cargo de Prefeito Municipal para o Exercício de 2021/2024 o Sr. Fabiano Feltrin e para o cargo de Vice-prefeito Municipal o Sr. Jonas Tomazini. Antes de passarmos a palavra às bancadas eu quero convidar novamente a nossa soprano Liziane Rufatto para mais uma vez nos brindar com sua bela voz. Obrigado, Liziane. Neste momento passamos ao pronunciamento…  Ou melhor, teremos primeiro a apresentação da Liziane a quem nós antecipamos já o agradecimento e ela emprestar a sua belíssima voz a este momento tão importante.

SRA. LIZIANE RUFFATO: Primeiramente boa noite a todos. Eu gostaria de salientar o fato de eu não estar fazendo uso da máscara em função do melhor desempenho. Gostaria de aproveitar a oportunidade para homenagear nesse momento o Prefeito eleito Fabiano Feltrin e Vice-prefeito Jonas Tomazini com uma canção muito conhecida de Agustin Lara: Granada. Desejo muito sucesso para vocês nessa caminhada. (MÚSICA) Obrigado.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Obrigado, Liziane. Nós a partir de agora convidamos para fazer uso da palavra representando aqui o Movimento Democrático Brasileiro – MDB – num tempo nós temos apenas, lembrar os Senhores, compromisso 19 horas no Poder Executivo. Ficará a critério dos Senhores a fala por cada partido, portanto um representante, e o tempo está disponível; e aí pedimos é claro que se possível nós mais ou menos controlarmos para que não haja um atraso maior para chegarmos no próximo compromisso. Com a palavra representando o MDB a Dra. Vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Antes de iniciar, antes de dar o meu boa noite, eu gostaria de dizer a todos que por uma questão de respeito ao momento de caos em que vive a saúde, por um momento de respeito a todos os colegas e por ser representante da Saúde eu vou permanecer de máscara.  Boa tarde, Senhor Presidente, colegas Vereadores, Prefeito eleito Fabiano Feltrin, Vice Jonas Tomazini, nossa primeira-dama, funcionários da Casa, imprensa e todos que nos acompanham através das mídias e por meio televisivo. Em primeiro, vou agradecer aos membros da minha bancada, aos Vereadores Jorge Cenci e Felipe Maioli, por cederem a mim a honra de falar em nome da bancada emedebista nesta noite tão importante e solene. Em segundo, gostaria de parabenizar os 14 Vereadores que junto comigo hoje ocupam nesta Casa do povo uma cadeira; todos munidos no intuito maior qual não seja o de contribuir para o crescimento do nosso município. Senhoras e Senhores eu serei sucinta, eu serei breve, mas colocando neste breve discurso a minha alma. Mark Twain disse uma frase que eu uso muito nos meus discursos em noites solenes e diz o seguinte: há dois momentos importantes na vida de uma pessoa, quando ela nasce e quando descobre porque nasceu. Infelizmente muitas pessoas nunca vão descobrir o motivo pelo qual nasceram. Mas eu tenho certeza que todos nós aqui, nós 15 Vereadores e também o nosso Prefeito eleito e o nosso Vice, nós sabemos, nós descobrimos uma das razões pela qual nós nascemos que é a de fazer a diferença pelo crescimento da nossa cidade. Há 4 anos, Senhores, eu ouvia atentamente os discursos dos colegas Vereadores principalmente do meu colega de bancada Vereador José Mário Bellaver, e entre aflita e orgulhosa por ocupar esta cadeira pela primeira vez, pensava em como seria ser Vereadora de oposição e como também seria essa nova experiência na Câmara. Mas eu tinha uma certeza a de estar ao lado de dois grandes, experientes e competentes políticos Vereadores Arielson Arsego e José Mário Bellaver; também estar ao lado de uma pessoa que tinha profundo conhecimento na área de finanças, na área de finança política, Vereador que hoje é o nosso Vice-prefeito eleito Jonas Tomazini e também eu lado de um Vereador que trazia na sua bagagem o conhecimento dos problemas de bairros Vereador Jorge Cenci. A esses quatro Vereadores eu agradeço os ensinamentos, são ensinamentos que levarei para toda vida, muito obrigado. Agora no pleito de 2020, para o mandato de 21/24 a situação é diferente em vários aspectos; mais madura na política mais tranquila quanto ao que eu aprendi e com a qualidade de Vereadora de situação e como a maioria dos Vereadores na Câmara Legislativa. Mas, Senhoras e Senhores, isso é apenas uma questão de mudança no cenário político, apenas isso. Somos colegas, não somos inimigos. Podemos ter discussões sim, porque discussão é salutar, mas nunca podemos ofender o nosso colega; ele está aqui com o direito que nós também adquirimos que é o voto do povo. Nós podemos, como eu já disse, ter as discussões, mas como sempre diz o meu amigo e Ex-vereador Arielson, nós podemos mudar; eu não me envergonho de mudar de opinião, porque eu não me envergonho de pensar. Quem não se envergonha de pensar também não se envergonha de mudar de opinião. Muitos de nós aqui nunca seremos amigos por questões particulares, mas isso não vem ao caso, isto não importa ao que estamos fazendo aqui. Como eu já disse, para a comunidade de Farroupilha o que importa é o desempenho que nós temos como Vereadores e como tal isso depende do desempenho amigável das bancadas. Como já disse, não somos inimigos. A bancada do MDB e tenho certeza a todas as bancadas, caberá uma ajuda concreta ao governo que se inicia, ao governo que inicia um novo ciclo, para tornar pujante o crescimento do nosso munícipio; estaremos atentos lado a lado valorizando e criticando se necessário. Espero que possamos viver um clima de paz entre todas as bancadas, porque quem ganha com isso é a prosperidade de Farroupilha. Que os próximos quatro anos sejam motivo de muito orgulho não só para nós, mas para toda comunidade. Muito obrigado a todos.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Obrigado, Vereadora Dra. Eleonora Broilo, representando aqui o Movimento Democrático Brasileiro. Convido o Progressistas para que também faça uso da tribuna. Convido a Vereadora Arlene Lazzari.

VER. ARLENE LAZZARI: Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Tadeu Salib dos Santos, excelentíssimo Senhor Prefeito Fabiano Feltrin e primeira-dama e Vice Jonas Tomazini, excelentíssimos Vereadores eleitos nesta 19ª Legislatura de Farroupilha e demais presentes, imprensa, muito boa tarde. Agradeço em primeiro lugar e acima de tudo a Deus. Agradeço também a minha família que me deu o suporte necessário para essa importante conquista. Aos 669 votos que me elegeram deixo o meu muito obrigada pela confiança que será honrada. Ao Partido Progressista, agradeço por ter estado junto comigo nessa caminhada vitoriosa. Aos meus colegas de bancada, Vereador Tadeu, Calebe e Vereadora Clarice, por me possibilitar usar a tribuna neste ato de posse. Sinto-me honrada por fazer parte deste grupo de Vereadores que verdadeiramente representa a desejada renovação da política farroupilhense. Considero que esta legislatura está à altura da responsabilidade que lhe foi outorgada pelo povo. Como Vereadores, temos o dever de dar voz e buscar soluções para as necessidades da nossa Farroupilha. Durante a campanha, ouvimos a população e identificamos inúmeras demandas em nosso município. Reitero meu compromisso com a propositura de soluções a todas essas demandas, especialmente na pauta pela qual fui eleita: os direitos dos animais. Esta é uma demanda nova, da sociedade contemporânea, em que os animais não são mais considerados meros objetos, mas legítimos membros de milhares de famílias. As preocupações e angústias da nossa comunidade em relação aos animais precisam ser atendidas. Foi por isso que a população me elegeu como a primeira Vereadora de Farroupilha que representa prioritária e especificamente os direitos dos animais. Assumo essa responsabilidade com o objetivo de promover um debate saudável e construtivo, essencial no desenvolvimento de uma sociedade justa, mas justa para todos. Além disso, como mulher, desejo construir um caminho de oportunidades para que aumente a participação feminina no meio político. Como partes integrantes e fundamentais da sociedade, em igual proporção a dos homens, precisamos que nossa importância seja valorizada também pela política; por mais mulheres na política. Desejo ainda que esta legislatura seja norteada pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme previsto pela nossa Constituição Federal. Como Vereadores eleitos, devemos efetivamente ser a voz de cada um dos nossos munícipes. A partir deste momento somos representantes não somente daqueles que votaram em cada um de nós, mas sim de todos os munícipes da nossa amada Farroupilha. Que a nossa presença, que os nossos olhos, que nossos ouvidos e espírito possam estar em cada uma das demandas públicas de Farroupilha. Que possamos manter a porta desta Casa Legislativa sempre aberta para todos os projetos que façam crescer nossa comunidade – na saúde, na educação, na segurança, na economia, na agricultura, na estrutura urbana, no cuidado com a nossa população e no cuidado com os nossos animais também. Tudo isso importa, pois somos parte de um todo. Por fim, desejo uma Administração Pública competente e conectada com a nossa população de Farroupilha. Que, pelos próximos quatro anos, vejamos Farroupilha florescendo, à altura do seu potencial. Muito obrigada a todos.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Obrigado, Vereadora Arlene representando aqui o Progressistas. Convido a Rede Sustentabilidade para que faça uso da tribuna; Vereador Davi André de Almeida.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Uma boa tarde a todos. Eu quero cumprimentar aqui o nosso excelentíssimo Prefeito Fabiano, a nossa excelentíssima primeira-dama Ariane, nosso excelentíssimo Vice-prefeito Jonas, também nosso excelentíssimo Presidente da Câmara, o Tadeu; cumprimentar excelentíssimos Vereadores, a imprensa que está aqui conosco, também os nossos telespectadores e que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos hoje à tarde. Hoje é um dia memorável, um dia de uma grande alegria, é um dia que marca a mudança, o dia que marca o início de um novo ciclo, o dia que marca o início de uma nova história para Farroupilha. Nós estamos aqui hoje à tarde todos unidos por um propósito, porque eu acredito que DEUS ele não une só pessoas ele une propósitos. Todos nós estamos aqui, porque estamos envolvidos para construir uma Farroupilha melhor a cada dia, para deixar para nossos filhos, nossos netos, para comunidade que está aqui ter uma grandiosa a qual nós todos amamos. Eu sou pastor evangélico aqui na cidade de Farroupilha, natural aqui da cidade, toda minha família aqui, e tenho como regra de fé a Bíblia Sagrada, independente do seu credo, mas eu quero citar aqui algumas passagens bíblicas que trazem a nossa realidade. A Bíblia está dizendo que as coisas velhas elas vão se passando e tudo vai se construindo novo, porque todos os dias DEUS nos dá uma oportunidade de construir algo novo. Hoje é dia primeiro de janeiro de 2021 e nós temos a oportunidade de construir algo novo; mas amanhã dia 2 DEUS vai nos dar a oportunidade de construir algo novo novamente, porque DEUS ele é justo, bom, e o reino de DEUS é justiça paz e alegria. Eu creio que todos nós aqui representamos esse reino, porque queremos justiça para Farroupilha, queremos paz para Farroupilha e queremos que Farroupilha cresça. Quero agradecer aqui a DEUS que está no controle de todas as coisas e hoje eu posso ver DEUS cumprindo muitas promessas aqui e para a nossa cidade. A gente vê hoje o Prefeito eleito e eu posso dizer a todos nós que fomos empossados aqui, o que a Bíblia diz em romanos 13:1-2 ‘que toda autoridade ela existe, porque vem de Deus e as autoridades foram por Ele estabelecidas’. Se nós estamos aqui Deus é porque Deus nos confiou algo, nós temos uma missão; e nós temos uma missão de lutar por Farroupilha, de lutar por todos nossos habitantes, de lutar pela família farroupilhense, de lutar pelos princípios que nós acreditamos. Na campanha a qual eu participei, este pleito, defendi algumas propostas: saúde, empreendedorismo, família, princípios a que cremos, cultura; mas quero dizer diante de todos  que hoje uma das maiores necessidades que nós temos aqui na nossa cidade é a saúde de Farroupilha. Porque se tivermos saúde nós temos tudo; nós conseguiremos trabalhar, conseguiremos avançar. Então eu faço um pedido já aqui Prefeito Fabiano que nós possamos trabalhar para que todos possam ter a dignidade de uma saúde para todos. O princípio da universalização do SUS. Nós temos uma estrutura magnífica aqui precisamos ampliá-la. Eu quero também agradecer aqui e para ir para o encerramento das minhas palavras a minha esposa, a minha princesa como a chamo, Patrícia Almeida que me apoiou incansavelmente, minha filha Maria Eduarda, meu filho João Pedro, meu filho Pedro Henrique e a toda equipe que trabalhou comigo na campanha. Agradecer os pastores da igreja da qual eu presido, os membros, agradecer o Conselho Municipal de Pastores na pessoa do Pastor Luiz de Bairro e agradecer a todos vocês. Me sinto muito honrado de fazer parte deste grupo maravilhoso que eu tenho certeza que juntos vão construir uma Farroupilha digna para todos. Porque a Bíblia vem declarando que quando os justos governam, o povo tem alegria e eu creio que o povo vai ter muita alegria. Eu creio que nós poderemos juntos discutir, pensar, agir, produzir, aplicar, tudo isso com discussões dignas. E eu sempre penso que nós precisamos ouvir, nós precisamos dialogar, porque na multidão de conselhos há sabedoria e nós precisamos ter esse conselho. Para encerrar, eu entendi que não adianta ficar reclamando, não adianta nós ficarmos nas redes sociais falando coisas que não acrescentam; não adianta nós ficarmos em casa murmurando. Adianta sim nós nos colocarmos à disposição e fazer a diferença. Eu creio que todos nós poderemos fazer a diferença nesta cidade. E eu quero deixar um feliz ano novo para todos nós, deixando uma palavra magnífica do nosso evangelho de João e essa palavra eu quero deixar para os Vereadores para as Vereadoras: ‘amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, Prefeito, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma’. Quando o escritor encerra dizendo ‘que vá bem a tua alma’ ele está dizendo que você tenha equilíbrio, que você tenha equilíbrio para decidir nas suas vontades, nas suas emoções, nas suas decisões; e nós precisaremos ter muito por que viemos enfrentando um vírus desconhecido como bem disse aqui a Doutora Eleonora, um desafio gigantesco que ainda nós vamos enfrentar. Temos muitos desafios, mas eu acredito que juntos nós poderemos conquistar o inconquistável. Que Deus abençoe vocês, um feliz 2021.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Obrigado ao pastor Davi da Rede Sustentabilidade. E convidamos o Partido Democrático Trabalhista – PDT – para que faça o uso da tribuna; fará uso da tribuna o Vereador Gilberto do Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite. Boa noite, Senhor Presidente. Boa noite a todos os Vereadores. Boa noite às Vereadoras; e queria também parabenizar eu não sei aqui Presidente se nós tivemos em outra legislatura três Vereadoras eleitas; então parabéns as mulheres. E parabenizar também aqui o nosso Prefeito Fabiano Feltrin, a primeira-dama, Jonas Tomazini. E obrigado a todos os Vereadores que foram eleitos pelo voto; que trabalhamos que fizemos uma campanha diferente num período de pandemia que eu digo que nós estamos numa cadeia colocada pelo coronavírus. Então muito obrigado. Quero agradecer muito a minha esposa, meus filhos, a todos os 877 votos que confiaram na minha pessoa; que eu sempre digo que esses votos de Vereadores nesta eleição, Prefeito, foram sim depositado e colocado no currículo de cada um de nós, no histórico de nossas vidas e de nossos fazeres em que caminhamos aí no passado, porque esse ano não teve muitas oportunidades de ser diferente. Muito obrigado a toda imprensa aqui presente que também leva a todos os nossos lares a cada um de nossas propostas de aquilo que nós nos apresentamos nos nossos dia a dia. Quero aqui deixar… Estamos num momento diferente, estamos vivendo numa, neste momento aqui de tomar posse hoje sem público, com a imprensa reduzida, gostaria muito que estivesse aqui a minha esposa, meus filhos e algumas pessoas das quais caminharam muito conosco, mas a pandemia nos não nos permite. Então que os nossos governos e aqui já peço para o nosso Prefeito para que tomamos atitudes rápidas e que levamos isso para o Governo do Estado, que levamos isso para o Governo Federal, que tomemos decisões assertivas para que acabamos com essa rotatividade do vírus e consigamos andar mais solene na questão da indústria, no nosso dia a dia, com os nossos familiares e com nossos amigos e que possamos encontrar nossas famílias. Quero buscar também, estender aqui um pedido já ao nosso Prefeito e os demais Vereadores, que nós possamos ter escola de turno integral que é a bandeira do partido PDT no sentido que com oficinas que possamos ter e colocar aquelas crianças que eu digo que pouco tem ao seu entorno a nível de família, estrutura familiar, a estrutura do que tem ao seu entorno que tem pouco a servir; que possamos, de repente, levar as escolas ou a escola para essas comunidades Porque muitas vezes é simples nós tirar a criança do seu meio e incluir na sociedade, mas não é tão simples assim pela situação da quais elas vivem, elas encontram dificuldades. Que possamos nos estar integrado junto a todos os Vereadores fiscalizando o Executivo não para achar problemas, mas de repente para nós buscar solução junto com o Executivo. Fazer uma oposição não de puramente criticar, mas construir junto; me coloco à disposição no conhecimento que eu tenho tanto técnico quanto no período que estive em Obras que nós possamos buscar alternativa para se somar para nossos eleitores dos quais que hoje não é mais o nosso eleitor, mas sim todos os moradores de Farroupilha. E me coloco à disposição sim de todos para trazer para o Executivo e também para debater aqui com os demais Vereadores todas as situações que possam ser apresentada no dia a dia da nossa cidade. E que sim possamos construir uma Farroupilha melhor com mais emprego, com mais saúde; aqui foi citado recentemente a questão de saúde, Dra. Eleonora, que não falte mais exames para os nossos farroupilhense. Que muitas vezes eu vejo eu escuto reclamações de pessoas que deixou se de fazer um exame e quem sabe o quê que aconteceu com essa pessoa. Eu não sei, mas de repente ela lá pelas tantas se faltou o exame. Não sei se é questão financeira ou quê, mas que possamos dar um atendimento digno em todos os pilares, na educação, na infraestrutura, na área urbana e principalmente na educação que são aqui aonde nós formamos os nossos cidadãos. Para finalizar Senhor Presidente quero aqui então mais uma vez agradecer a minha esposa Heloísa, a minha filha Djenifer, meu filho Felipe todos os meus familiares que caminharam comigo e todos aqueles que também confiaram na minha pessoa e o meu muito obrigado. E hoje para mim é um dia muito histórico, é um dia um pouco nervoso, sim, pela primeira experiência de estar aqui representando como Vereador eleito pelas pessoas aqui na tribuna da Câmara de Vereadores. Muito obrigado.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Obrigado, Vereador Gilberto do Amarante representando aqui o Partido Democrático Trabalhista – PDT. Convidamos, representando o Republicanos, para que faça uso da tribuna, o Vereador Tiago Ilha.

VER. TIAGO ILHA: Boa tarde a todos e a todas. Senhor Presidente, gostaria primeiramente de cumprimentar ao Senhor e a todos os colegas Vereadores empossados no dia de hoje. Cumprimento especial e carinhoso ao Prefeito eleito Fabiano Feltrin, a sua primeira-dama Ariane e também ao nosso Vice-prefeito eleito Jonas Tomazini. Jonas, Vereador, que juntos trabalhamos muito aqui nessa Casa, divergimos em muitas situações, em discussões acaloradas, mas sempre mantivemos o respeito mútuo um pelo outro e esse respeito que nos permite uma condição de mesmo muitas vezes divergindo e discordando, estar até hoje com uma boa sintonia não é, Jonas? Então esse é um posicionamento da política que eu acredito. Eu quero agradecer muito a Deus pela oportunidade que ele me concede no dia de hoje. Veja bem, a todos nós 15 Vereadores que estamos aqui que presente divino é ser o representante do povo e das pessoas. Se nós pegássemos aqui, e esses dias eu conversava e tentava imaginar: 819 pessoas na minha frente que acreditaram em mim e me deram a condição de ser o representante, isso é o maior presente que Deus poderia ter dado na minha vida. Quero agradecer às pessoas que acreditar em mim, quero agradecer a minha família que não pode estar aqui e o Vereador Amarante falava desse momento difícil que estamos vivendo. Gostaria de ter aqui sem dúvida nenhuma os familiares os amigos as pessoas que acreditam na gente para que a gente pudesse estar dividindo esse momento. Quero mandar um grande abraço pelas plataformas digitais e as pessoas da imprensa que levam esse recado às pessoas que aqui não estão; meu agradecimento a minha família na pessoa da minha esposa Carla, da minha filha Betina, da minha filha Theodora, do meu filho Gustavo e do meu filho Gabriel. Família grande e que nos dá a sustentação, Vereador Tadeu, para que a gente possa seguir com os nossos sonhos e com os nossos objetivos. Primeiramente, eu quero aqui pela uma questão de transparência total o meu voto na chapa única liderada pelo Vereador Tadeu foi o que eu disse para ele há minutos antes desta votação. É um voto de confiança de entender que a política precisa mudar. Nós precisamos parar de ficar quem ganhou fala mal de quem perdeu, quem perdeu falar mal de quem ganhou; isso não ajuda em nada aquele cidadão que está lá na sua casa. Então meu voto sim, Tadeu, foi de confiança de acreditar que quem sabe nesse momento você possa liderar a Câmara de Vereadores, os trabalhos administrativos que são tão importantes nesse poder. E dizer que hoje, um pouquinho antes do meio-dia, estava lá na nossa casa e uma pessoa tocou a campainha, era um morador de rua, estava com uma bicicletinha e estava pedindo comida. No primeiro dia do ano todos nós fazendo quem sabe as nossas ideias ou o quê vamos fazer hoje reunir nossa família, ter a comida na nossa mesa e tinha uma pessoa lá em casa batendo à porta, pastor Davi, que não tinha o que comer no dia primeiro do ano. Então a pandemia traz uma realidade e nos mostra o quanto pequeno nós somos perante a dificuldade que as pessoas têm Prefeito Fabiano. Como a gente precisa saber que muitas vezes essa situação que nos coloca na condição de Vereadores, de Prefeito, de Vice, ela é momentânea e passageira; todo mundo passa e nós estamos aqui dando a nossa contribuição. Assim como por sete anos e meio o Prefeito Dr. Claiton Gonçalves deu a sua contribuição, acertando e errando, construindo, assim como todos os que vieram antes do Prefeito Claiton, assim como o Prefeito Pedrozo deu continuidade a um governo também atuante, de muitas obras que ficaram marcadas na sua história e que estão marcadas nessa cidade. E a história ninguém apaga mais, Vereador Calebe, ela fica lá, ela está marcada como hoje o nosso voto aqui também vai ficar marcado e ele é histórico. Então nós precisamos saber. Eu mesmo, em muitos momentos, na minha passagem como suplente não soube valorizar e separar muitas vezes situações políticas pelas situações de cidade. Então a nossa posição política nessa Câmara Municipal já anunciei em todos os momentos não é nem de situação e nem de oposição, ela é de independência. Nós escolhemos esse caminho Republicano na nossa eleição municipal mesmo tendo uma Deputada eleita a qual deixo meu abraço e meu carinho, a Deputada Fran, nós decidimos que nosso momento na eleição era de que nosso partido Republicano não estaríamos apoiando nenhuma das chapas muitas vezes liberando aos nossos candidatos que tivessem a sua escolha pessoal e particular. E aqui os artistas dessa eleição sabem o que eu estou dizendo é verdade. Em nenhum momento nós colocamos nenhum candidato a cabresto de ‘A’ ou de ‘B’ porque era essa a decisão do Partido Republicano. Eu quero dividir com vocês a mensagem que eu gostaria de deixar nesse dia primeiro também de agradecimento a todas as pessoas que caminharam comigo nessa campanha, tínhamos um grupo lá no whatsapp de mais de 80 pessoas que chamávamos de ‘os multiplicadores do Tiago Ilha’. Então não teria como citar a todos aqui, mas eu deixo o meu agradecimento, o meu reconhecimento a minha gratidão para que a gente possa com ajuda de vocês de todas as pessoas que acreditaram em mim ou que não votaram em mim que me deem a oportunidade de ser o seu representante; que não tem dia não tem hora, nós estaremos disponível essa é a visão deste Vereador. E a mensagem que eu gostaria de dizer para vocês, pastor Davi, também vem da Bíblia e que fala da parábola do semeador. O Semeador estava indo fazer a sua plantação quando caiu algumas sementes. As primeiras sementes que caíram neste caminho, os pássaros vieram e a comeram, outras sementes caíram sobre a pedra bruta com um pouco de terra e a dificuldade dessa raiz se aprofundar; logo brotou, porém o sol era muito quente e a semente morreu, porque a raiz era pouco profunda. Depois algumas sementes rolaram pelo espinho, os espinhos afogaram ela de tal forma que ela não teve vida e morreu. Outras sementes caíram no solo fértil, no solo cuidado, no solo que pensa o futuro daquela plantação; primeiro vieram 100, depois 60 e outras tantas vieram a seguir e a plantação criou vida. Então, Prefeito Fabiano e todos os colegas Vereadores, que as nossas ações quando nós estivermos aqui propondo, sugerindo, debatendo, criando leis, quando o Senhor estiver lá trabalhando que a sua semente possa muitas vezes fugir do caminho curto que é aquele que os interesseiros vêm e comem rápido; fugir da pedra que muitas vezes parece fácil que vai vir broto, mas logo não tem raiz e quando não tem raiz o sol queima; quando sua semente, a nossa semente, não caia no espinho o espinho partidário que querem engolir que querem interesses e que isso a todo custo, porque eles vão te afogar e eles nos afogam; que essa semente possa estar no solo fértil o solo que a gente cuide e que independe de quem coloca essa semente, seja um Vereador de situação ou de oposição, o Senhor possa dizer “é bom para a cidade eu vou fazer cumprir”. Que nós aqui quando vamos estar aqui debatendo se o projeto é bom para cidade, independe de quem veio, não depende se um dia defendia ‘A’ ou defendia ‘B’ se é bom para minha cidade tem o meu apoio, tem a minha luta. Muitas vezes eu quero ser Vereador ao teu lado independente de estar no seu governo. Eu faço uma crítica construtiva inclusive ao meu própria conduta aqui nessa Casa no passado. A gente há tempo sim, Doutora Eleonora, de mudança, de adaptação e de enxergar o ciclo novo que a cidade precisa viver. Então a nossa responsabilidade é valorizar o que todos deram de contribuição a essa cidade, valorizar os acertos e os erros, porque os acertos a gente aplaude e os erros a gente aprende a não fazer da mesma forma. Veja só que oportunidade que Deus nos dá. Então quero agradecer essa oportunidade divina que as pessoas acreditaram em mim e acreditaram de que hoje eu possa estar aqui como Vereador eleito titular, o primeiro Vereador eleito do Partido Republicano da história dessa cidade, então é um misto de alegria e de responsabilidade por que eu sempre digo que eu não tenho medo da morte, meu maior medo é o medo de desonrar as pessoas que acreditaram em mim. E esse é meu compromisso de agora em diante. Um abraço e uma boa tarde e um bom ano de 2021 para todos.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Este é o Vereador representando o Republicanos, Tiago Ilha. Convidamos para fazer parte da tribuna o Partido Socialista Brasileiro – PSB para que faça seu pronunciamento; Vereador Roque Severgnini.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor Presidente Vereador Tadeu, cumprimentando vossa excelência lhe parabenizo pela eleição da Câmara; desejo sorte, conte conosco, vamos trabalhar juntos por que Farroupilha precisa estar irmanada, independente de voto aqui na Câmara. Cumprimentar o Senhor e cumprimento todos os Vereadores aqui, os 14 Vereadores nossos colegas, teremos quatro anos aqui de convivência. Cumprimentar a bancada feminina, parabéns, são três mulheres e ao cumprimentá-las também cumprimento a nossa primeira-dama Ariane; cumprimentar o Prefeito eleito Fabiano Feltrin. Sucesso! Terá certamente muito trabalho pela frente, mas é para isso que nós estamos aqui, porque o ócio não é bom e não é bom conselheiro, né, a gente precisa estar ocupado e com coisas boas. O Jonas Tomazini, pelo Vice-prefeito que assume agora então sucesso, boa sorte, bons trabalhos. E gostaria de cumprimentar aqui também o Vereador Juliano Baumgarten do nosso partido do PSB. Parabéns, Juliano, pela tua eleição, um jovem idealista, sonhador, trabalha muito, mereceu estar aqui, fez muito e sempre onde atuou, atuou com muita convicção e com muito trabalho. Quero cumprimentar a minha família em nome da minha esposa Vanusa e cumprimentando ela também cumprimento todas as mulheres que nos assistem nesse momento. E cumprimentar todos os telespectadores desse momento diferente que estamos passando de pandemia, de cuidados, porque não basta cuidar só da gente, precisamos cuidar de todos e esse compromisso nós precisamos sempre estar conosco. Quero cumprimentar aqui a imprensa, o jornal Informante, o jornal O Farroupilha, o jornal Pioneiro, a rádio Miriam, rádio Spaço, rádio Viva, TV Cidade, TV Serra. Cumprimentar os funcionários da Casa. Também um cumprimento a Liziane Rufatto que tão bem aqui interpretou e cantou o hino nacional. E gostaria de falar um pouco do ano 2020. O ano 2020 foi um ano bastante complicado né, a gente iniciou lá com uma seca que prejudicou muito inclusive os nossos agricultores; aproveitar e mandar um abraço para os nossos agricultores de Farroupilha, e essa seca ela teve repercussões negativas na produção agrícola. Logo depois nós tivemos a pandemia que parecia ser algo pequeno, vários palpites foram dados, né, alguns céticos outros acreditando que isso seria realmente um vírus, mas talvez ninguém de nós, por mais conhecedores que tem na, nesse tema, pudesse calcular, dizer com exatidão que seria tão forte assim e que nos remeteria a uma reclusão, praticamente, né, um isolamento social. Mas a gente soube também fazer o trabalho de casa. E eu acho que a Prefeitura Municipal, a administração municipal, juntamente com as entidades com a área médica com o hospital com os postos de saúde com o poder legislativo souberam encontrar um caminho né, Davi, tu que trabalhou tanto nessa área lá; e a gente conseguiu superar e conseguiu se cuidar e não parar de trabalhar. Que eu acho que isso é fundamental não dá para a gente parar, não dá para a gente cruzar os braços, a gente precisa trabalhar, não tem outra maneira de a gente tirar o sustento de cada dia se não é trabalhando. E se para os que têm mais é difícil, imagina para os que têm menos e os que não têm nada. Então certamente muito difícil. O ano foi difícil, foi diferente, a nossa campanha para Vereador, para Prefeito, para Vice, foi diferente. Os nossos contatos foram diferentes, foi difícil a gente fazer a campanha, era para ser 3 de outubro, passou para 15 de novembro. A gente experimentou um novo momento das plataformas, das redes sociais, da comunicação mais fácil, todo mundo se deu um pouco de entendido nessa área, né, e experimentou e vencemos, e atravessamos e aqui estamos. Estamos agora no primeiro dia de janeiro de 2021. O ano não faz diferença nenhuma, o que faz diferença são as nossas atitudes é o que nós fizemos, é o que nós fazemos, são as nossas relações, são os nossos conhecimentos, são as nossas atitudes, isso muda; o ano não muda nada, mas a gente acredita, às vezes, que só mudar do dia 31 para o dia primeiro as coisas se transformam. Na verdade não é assim, a gente precisa ter atitudes e atitudes positivas. E eu creio e acredito muito nesse ano de 2021 porque o ano de 2020 foi um ano que nos deu uma base. A gente voltou para as nossas famílias, a gente voltou para nossa casa, à gente voltou a almoçar em casa, jantar em casa, tomar café em casa, a gente voltou a cultuar hábitos que no passado se cultuava e a gente experimentou e viu que também dá para viver assim. Talvez nós nunca mais tenhamos aqueles, aqueles costumes, né, que tínhamos todos nós ficaremos um pouco receoso e aí eu creio que entra algo muito importante que é o investimento em tecnologia, em ciência, em conhecimentos porque os conhecimentos sempre serão necessários. Não existe conhecimento melhor ou pior, existe o conhecimento, cada um é doutor na área em que se pretende atuar, por isso que sempre que você for desempenhar qualquer papel, seja ele o mais simples que for, se especialize nessa área para que você possa prestar um bom serviço. E a ciência precisa muito do conhecimento nesse momento, investimento em ciência nunca foi tão importante como está sendo agora. Todos nós estamos aí esperando a vacina, né, doutora Eleonora? Todos nós esperando a vacina. Uns acreditando, outros não, outros achando que só rezar é o suficiente. Não, Deus certamente não vai dizer para ti ‘oh, vai cair na tuas mãos’, pronto né; tenha atitude, né, te esforce. E eu acho que o nosso esforço agora é buscar essa vacina e todos nós nos vacinarmos. Nós estamos encerrando um ciclo em Farroupilha de um governo que a gente fez parte. Até março eu fiz parte dos 5 anos de 8, mas eu tenho muito orgulho do governo que a gente fez parte; né fez parte aqui também a Doutora Clarice, o Davi, o Tiago, o Amarante, o Juliano e a gente entrega uma Farroupilha, com certeza, melhor do que a gente recebeu. Mas não é para fazer uma crítica a quem estava lá por que é o nosso dever entregar melhor. Quando a gente assumiu a Prefeitura em 2013 haviam muitas dificuldades e que essa administração não terá, mas os próximos que vierem talvez não terão as dificuldades que essa administração está assumindo por que o compromisso, certamente Prefeito, é deixar uma Farroupilha ainda melhor do que essa que está recebendo, né. É para isso que a gente está aqui. Claro que a gente não pode nunca esquecer do nosso passado, porque é do passado que a gente vem, mas a gente precisa olhar muito menos para o passado, viver o presente que é hoje, mas é para o futuro que nós estamos aqui. E é no futuro que nós vamos morar, é lá que nós vamos estar. Então é esse futuro que nós temos que cuidar e aprender com as experiências, com as ações, com os conhecimentos para que esse futuro seja realmente melhor. E nada melhor do que caminharmos juntos, né. Tem uma escritora que nasceu na Ucrânia e depois se naturalizou brasileira que é a Clarice Lispector que ela diz o seguinte: “caminhando sozinho você chega mais rápido, mas se caminhar juntos, você chega mais longe”. Então depende, quer caminhar rápido, para chegar rápido, sozinho, ou quer caminhar para chegar mais longe? Aonde nós queremos chegar? O quê que nós queremos oferecer para a população de Farroupilha? Discussões homéricas, debates, gritarias, asperezas? O quê que vai levar isso de bom? Talvez dá para fazer as mesmas coisas sendo mais afetuosos, sendo mais compreensíveis, nos tratando melhor, porque com certeza a população de Farroupilha, os mais de 70.000 habitantes do interior e da cidade, esperam muito de nós e gostaria de encerrar dizendo que nesse caminho é que eu pretendo andar. Se for juntos, melhor. Melhor para nós chegarmos mais longe, mais longe. Alguém falou aqui que nós estamos aqui de passagem, inclusive, nessa vida nós estamos de passagem, né, muito mais aqui que são 4 anos; isso aqui logo termina daqui a pouco a gente tá se despedindo daqui. Então a gente precisa construir e dar o máximo de cada um de nós nesse momento. Quero agradecer aqui os 1.140 votos que fiz, muito grato a essa querida comunidade de Farroupilha. Eu cheguei aqui no dia 3 de junho de 86, com a quarta série, fui trabalhar numa empresa e vi que precisava estudar, precisava fazer SENAI; fiz dois anos de SENAI em Caxias, a época que não existia SENAI em Farroupilha. Depois como eu tinha dificuldades para ler, porque eu fui alfabetizado numa escola multisseriada, daquelas que tinha quatro classes, quatro, quatro classes dentro de uma sala, uma única professora, eu imaginei que precisava concluir o meu primeiro grau. Aí eu fui em Caxias, tinha o Mutirão Objetivo, fui lá e fiz uma provinha e entrei direto para o segundo grau. Se eu já tinha dificuldade para ler, para interpretar e eu consegui passar para o segundo grau veja como era o ensino. Mas terminei o meu segundo grau, fiz uma faculdade de administração pública e graças a Deus e por muita insistência, inclusive, da minha esposa Vanusa, me formo em Direito agora na metade do ano. Então eu sou muito grato a essa Farroupilha que me recebeu que me acolheu que me deu tantas oportunidades e eu sem querer ser presunçoso, acho que soube aproveitar todas as oportunidades que Farroupilha me deu; sem pisar em ninguém, sempre de degrau por degrau a gente construindo coletivamente as coisas que de fato interessam a nossa sociedade, a nossa Farroupilha. Um grande abraço e um feliz ano novo a todos que nos assistem que nos acompanham aqui e fiquem com Deus e nós sigamos o nosso trabalho que segunda-feira tem Sessão já para nós trabalhar. Muito obrigado.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Tivemos aí o representante Vereador Roque Severgnini do Partido Socialista Brasileiro. E convidamos, representando o Partido Liberal – PL o nosso companheiro Eurides Sutilli.

VER. EURIDES SUTILLI: Boa noite a todos. Excelentíssimo Senhor Presidente da Casa Vereador Tadeu Salib dos Santos, a nossa primeira-dama, Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Fabiano Feltrin, Excelentíssimo nosso Vice-prefeito Jonas Tomazini, nobres Vereadores que compõem a 19ª legislatura, Senhores da imprensa, funcionários da Casa e a todos os que acompanham nessa solenidade de instalação da nossa legislatura. Inicialmente eu gostaria de externar nosso sincero cumprimento e desejo pelo êxito do nosso Prefeito Fabiano e do Vice Jonas, e a todos os Vereadores que terão a responsabilidades de juntos fazemos um governo para todos farroupilhenses. Sabemos perfeitamente das dificuldades que iremos encontrar em nosso mandato, tanto no Executivo como no Legislativo, principalmente em função de um ano atípico que passamos, mas sabemos com certeza dar retorno a esse povo que confiou em nós, demonstrando isso através do voto. Eu e meu colega Maurício Bellaver, o qual agradeço por me oportunizar esse espaço, somos Vereadores de primeiro mandato, mas não faltará de nossa parte vontade e determinação para fazer um trabalho que honre a nossa população. Eu quero agradecer a toda população farroupilhense durante a campanha eleitoral que me acompanhou em suas casas, que me recebeu em suas casas. Agradeço ao Partido Liberal que meu convidou e me oportunizou a ser candidato. Quero juntamente com o meu colega Maurício representar com muita honra e dignidade esse partido, quero apesar, que apesar de precoce no município na primeira eleição fizemos dois Vereadores. Desculpa é que estou meio emocionado. Um agradecimento especial a minha família que sempre me apoiou desde o início nessa caminhada. O episódio eleitoral já passou, não guardamos ódio e nem rancor, vamos fazer um governo para todos, aplicando os princípios e a doutrina do bem e respeitando profundamente a todos. Tenho certeza que nós Vereadores aqui nessa Casa e o Prefeito e o Vice lá no Executivo não medirão esforços para termos uma Farroupilha cada vez mais em evidência. Muito obrigado. Desejo um ano repleto de felicidades e saúde a todos. Ficamos com Deus.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Este o Vereador representando o Partido Liberal, Eurides Sutilli. Convido, neste momento, para que faça uso da tribuna, em nome do Poder Executivo, o Excelentíssimo Senhor, também assumindo o gabinete do Prefeito; por isso que eu aqui não diferenciei muito do Vice para o Prefeito por que é algo inédito e nós temos que aqui também elogiar o que a imprensa nacional está elogiando pela atitude. Convido nosso Vice-prefeito eleito, Jonas Tomazini, para fazer uso da tribuna.

VICE-PREFEITO JONAS TOMAZINI: Boa noite a todos! Cumprimento com alegria todos os presentes nesta Sessão Solene. E a gente já começa fazendo uma diferenciação porque numa situação normal nós teríamos aqui muitos presentes e hoje nós temos uma Sessão bastante restrita, mas que possamos, os farroupilhenses estão de casa acompanhando a instalação da 19ª legislatura nessa Câmara Municipal e também a Sessão que dá posse ao Prefeito Fabiano Feltrin e a mim com Vice-prefeito. Quero cumprimentar primeiramente o Prefeito Fabiano Feltrin e meu amigo nessa caminhada que iniciamos há algum tempo e que teremos aí uma longa jornada, mas que será profícua de muito trabalho por todos os farroupilhenses. Quero cumprimentar todos os Vereadores eleitos, agora já empossados, desejando-lhes um bom mandato e nos colocando, desde já, à disposição para que nós possamos com diálogo, para que nós possamos com a conversa, com os melhoramentos necessários, fazer uma relação harmoniosa nesses próximos quatro anos. Quero cumprimentar também os funcionários dessa Câmara de Vereadores, a imprensa que nesses últimos tempos tem aumentado a sua importância e como eu dizia há pouco se muitos farroupilhenses estão acompanhando nesse momento é porque nós temos aqui a imprensa do nosso município, a imprensa da nossa região que está propiciando que essas imagens, que essas palavras possam chegar aos farroupilhenses que não podem estar nesse momento aqui na Câmara de Vereadores. Também a todos que nos acompanham nas nossas, através das redes sociais, que como tenho também dito por colegas parlamentares anteriormente, também foi uma forma de se fazer o pleito eleitoral e que agora está também chegando para que possam acompanhar. Quero agradecer muito aos meus pais Darci e Marilde, ao meu irmão Jeferson e a minha cunhada Fernanda por todo cuidado, dedicação e por tantos ensinamentos que hoje me permitem estar preparado e seguro, embora sempre em processo de aprendizado, para assumir essa missão de ser Vice-Prefeito da nossa Farroupilha. Aproveito também para agradecer a todos meus colegas Vereadores da legislatura que passou e também cumprimentos os da atual legislatura pelo ambiente saudável e de aprendizado que tivemos nos últimos 4 anos, período pelo qual fui Vereador. Sou grato a todos vocês pela convivência equilibrada, respeitosa, de troca de conhecimentos e de experiências. Levarei comigo todas as lembranças de tantos momentos aqui vividos. Quero agradecer também, com extrema gratidão, todo carinho daqueles que confiaram no nosso projeto de administração para os próximos anos e reafirmar que governaremos para todos. Desde o primeiro momento, logo após a eleição, já nas primeiras manifestações, nosso Prefeito Fabiano Feltrin já dizia que findado o processo eleitoral, não importa quem votou no candidato ‘a’, ‘b’, ‘c’ ou ‘d’, a partir de agora somos todos farroupilhenses e que possamos nos permitir que possamos conviver e trabalharmos caminharmos juntos. Faremos um governo aberto, com diálogo, construindo e cuidando de Farroupilha em coletividade e com respeito. Ao Vereador Tadeu Salib dos Santos, eleito Presidente da Casa para esse ano, o meu desejo sincero de que tenha tranquilidade e a sua costumeira serenidade para conduzir os trabalhos, usando sempre a cordialidade para lidar com todos os desafios que virão. Eu não tenho nenhuma dúvida, Tadeu, pelos quatro anos que pude conviver contigo, que você é a pessoa certa para liderar a Casa nesse momento em que Farroupilha vive um novo momento, um novo ciclo e que você traduz também um pouco das palavras que o nosso Prefeito coloca que eu venho trazer aqui nessa Tribuna para que a gente possa realmente conduzir a Câmara de Vereadores, cumprindo com o seu papel, mas de maneira colaborativa, participar desse momento em que vamos trabalhar a partir de agora. Muito obrigado por todo aprendizado que eu tive com o Senhor, eu sou muito grato, Tadeu. A primeira-dama de Farroupilha, Ariane Laura dos Santos Feltrin, a nossa Nani, meu sentimento de gratidão pela acolhida, pela presteza desde o início dessa caminhada. Tenho certeza, Nani, que teu trabalho vai ser fundamental para a prosperidade do nosso município e para fazer aquilo também que o Prefeito sempre nos fala de atender os que mais precisam. Muito obrigado por tudo. Tenho certeza que agora Farroupilha viverá um novo ciclo. Fabiano Feltrin, o nosso Prefeito, é um líder nato, um grande empreendedor que motiva suas equipes e as transforma em família. É isso que nós vamos implementar, resgatando também os nossos servidores, fazendo com que eles possam colaborar conosco no seu trabalho do dia a dia para que nós possamos caminhar para um mesmo objetivo. O Fabiano é um homem que sabe cuidar dos seus negócios como poucos. Tenho certeza que sua experiência e capacitação como administrador, inclusive reconhecida nacionalmente, o permitirá governar o nosso município com maestria e responsabilidade. E eu posso dar o meu testemunho pelo tempo que convivemos, sei efetivamente de todos os propósitos que o Prefeito Fabiano está imbuído nesse momento para conduzir o nosso município. E, Fabiano, eu estou extremamente grato pela oportunidade que você me dá e prometo a minha lealdade, e todo a minha capacidade de trabalhar para poder te ajudar a conduzir o município nessa tarefa que teremos juntos. Fabiano e Farroupilha, Vereadores desta Casa, população farroupilhense, contem comigo. Muito obrigado.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Obrigado ao Vice-prefeito eleito Jonas Tomazini. Nesse instante convido para que faça uso da tribuna, em nome do Poder Executivo Municipal, Excelentíssimo Senhor Prefeito Fabiano Feltrin.

PREFEITO FABIANO FELTRIN: Boa noite a todos. Quero agradecer a oportunidade que vocês me deram aqui de aprender com cada um de vocês que falaram em nome das bancadas. Todos os vossos pedidos e solicitações eles são extremamente valorosos e para atendê-los nós precisamos de recursos. Tudo que vocês pediram envolvem dinheiro. Por isso o nosso primeiro ato é de enxugamento da máquina pública. Cumprimento a todos os presentes nessa Sessão que infelizmente este ano tem público restrito devido à pandemia, o covid-19, por isso que também respeito e pela liderança que exerço nesse momento estou usando máscara, vou usar máscara sempre que possível, recomendo, só não estou de máscara quando estou em casa. Então isso é muito importante deixar registrado para esse momento difícil, de muitas interrogações e que nós precisamos da liderança de cada um de vocês e de todos que nos assistem agora para que a gente possa liderar esse processo e Farroupilha ser uma referência nas soluções do covid-19. Aos Vereadores eleitos, Vereadoras eleitas, quero deixar aqui registrado que as três mulheres eleitas são da coligação que eu construí e vocês sabem por que eu estou falando isso. Porque nós fomos justos, né, Jonas com todos e com todas, desde o início da caminhada. Essa foi a base da nossa construção, voz e vez para novas lideranças, desde a escolha dos candidatos e candidatas. Oportunizamos a todos, sem privilegiar absolutamente ninguém. Igualdade. Ao meu Vice-prefeito Jonas, meu Prefeito Jonas, em 5.500 municípios brasileiros é a primeira vez que Prefeito e Vice dividem o mesmo gabinete. O quê que isso significa? Significa que nós vamos atender muito mais pessoas que é o que nos pediram: “nos atendam”. Também quero cumprimentar aqui os funcionários da Casa, sempre solícitos, há pouco aqui já passaram álcool gel. A imprensa tão importante nesse momento né, Jonas, que a gente não consegue ter acesso às pessoas, vocês estão levando a informação; a todos que nos assistem pelas redes sociais também nosso carinho, nosso agradecimento. Eu e o Jonas somos o Prefeito e Vice com a maior votação da história da Serra Gaúcha de todas as cidades e de todos os partidos, com exceção de Caxias do Sul que tem segundo turno. Isso aumenta muito mais a nossa motivação, o nosso compromisso. Nós iremos governar junto com cada um de vocês, acreditem nisso. Com toda a sociedade civil organizada que me indicou Secretários e Secretárias sem filiação partidária. É lógico que eles tão convidados a se filiar se quiserem, mas não foi por isso que os convidamos, foi pelas suas aptidões para determinada pasta. A minha primeira-dama, obrigado, Nani, nós fizemos isso juntos no amor e na dor, nas calúnias, nas mentiras, nós nos olhávamos e dissemos: nós temos uma missão. E nós íamos cada dia mais fortes. Estamos juntos primeira-dama! Ao Vereador Progressista, meu sogro Tadeu, primeira vez na história de Farroupilha que um sogro dá a posse para um genro. Não é só um churrasco de domingo que tu tá me dando. Obrigado Tadeuzinho querido! Parabéns também pela tua votação, aliás, um homem que se dedicou 40 anos na mesma empresa, no momento mais difícil das famílias, ninguém esperava diferente. Não é por nada que tu é Presidente da Câmara de Vereadores. A minha amada mãe Marlene Feltrin que foi a primeira Vereadora mulher eleita desse município, sou eternamente grato à Senhora que tá me assistindo agora. Ao meu pai Itacir Feltrin, in memoriam, ele sempre teve o sonho desse momento; ele sabia que isso ia acontecer e trabalhou uma vida inteira junto com a mãe para a comunidade farroupilhense; eles sempre trabalharam para as pessoas que mais precisam, sempre, e eu assisti isso desde criança e não espere nada diferente de mim. Que o Senhor pai ilumine o meu caminho guiando, me protegendo para que o siga honrando o teu legado, pai O teu legado mãe. E orgulhando especialmente cada um de vocês que moram em Farroupilha. Nosso compromisso, sem dúvida, é com as pessoas que mais precisam. Ao meu irmão Gian Carlo, minha irmã Bianca, também minhas filhas Lisa, Laura e minha sobrinha Amanda, a qual tenho como filha do coração, são as minhas grandes razões de viver e permitem que eu seja melhor e mais forte todos os dias para enfrentar as batalhas da vida com propósito. Agradeço aqui a todos os familiares, amigos, colaboradores que acreditaram em nosso objetivo de realizar um novo ciclo, uma nova Farroupilha. Vocês foram indispensáveis nessa trajetória. Agradeço aqui também de forma extremamente especial e sincera aos 73.000 moradores de Farroupilha reafirmando a cada um que governaremos para todos. Colocaremos em prática nosso plano de ações e metas, onde nosso compromisso maior é atender cada cidadão com igualdade e atenção merecida. Temos clareza que não seremos melhores nem piores que ninguém, cada administração viveu o seu momento como comentou o Roque com suas prioridades, com protagonismo da sua época. Agora queremos ser protagonistas desse novo momento deste novo ciclo, de dar vez e voz para novas lideranças, mas com apoio dos experientes. Reassumimos o compromisso de governar juntos com a comunidade, de priorizar as pessoas e as famílias que mais precisam, de vivermos pela coletividade com amor ao próximo, com carinho, com acolhimento. Farroupilha da solidariedade que contagia, termo das Voluntárias da Saúde. Farroupilha cidade do voluntariado. Farroupilha da fé. Farroupilha de Nossa Senhora do Caravaggio, dos milagres que acontecem para quem acredita. Farroupilha cidade da moda. Farroupilha que leva no seu próprio nome o tradicionalismo. Farroupilha das belezas naturais, que cuida do seu povo, das naturezas e dos animais. Farroupilha, capital do moscatel. Farroupilha da Fenakiwi; da diversificação econômica; da geração de empregos. Farroupilha o berço da imigração italiana, o Entrai – Encontro das Tradições Italianas. Farroupilha dos festivais. Farroupilha que acolhe. Farroupilha de todos para todos. Contem comigo e com o Jonas para uma Farroupilha para todos de paz, de harmonia, de amor. Que Deus abençoe grandiosamente essa terra. Que Deus abençoe grandiosamente cada um de vocês que escolheram para Farroupilha para viver com a sua família, com os amigos. Lembrem-se somos todos uma única cidade, somos todos Farroupilha. Por isso que a união sempre prevaleça para sua prosperidade. Muito obrigado.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Obrigado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Fabiano Feltrin. Agora eu deixo a palavra aos Vereadores que quiserem encaminhar requerimento conforme estabelece o nosso Regimento Interno. Vereador Jorge Cenci.

VER. JORGE CENCI: Presidente Tadeu, colegas Vereadores, Prefeito Feltrin, Jonas, Ariane, imprensa, apresento o requerimento nº 01/2021 o Vereador signatário, após ouvida a Casa, requer licença por tempo indeterminado a partir, a partir do dia 02/01/2021 para desempenhar cargo em comissão no Poder Executivo Municipal, em conformidade com o artigo 17º, inciso I, do nosso Regimento. Peço que o Senhor coloque em votação, Senhor Presidente, e sucesso na sua caminhada.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Muito obrigado. Colocamos em votação o requerimento nº 01/2021. Pois não?

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Bom, então só parabenizar o colega Vereador Jorge Cenci, desejar um profícuo trabalho, assim da mesma forma como a Vereadora Arlene que também posteriormente vai apresentar o requerimento; e também me colocar à disposição e da mesma forma que estaremos visitando, avaliando e cobrando as demandas que a comunidade nos passar. Muito obrigado.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Este Vereador Juliano Baumgarten. O requerimento nº 01/2021. A palavra continua à disposição dos Senhores Vereadores. Vereadora Arlene Lazzari; primeiro colocamos em votação, em seguida lhe passamos a palavra. O Vereador signatário, após ouvida a Casa, requer licença por tempo indeterminado a partir do dia 2 de janeiro 2021 para desempenhar cargo em comissão no Poder Executivo Municipal, em conformidade com o artigo 17 do Regimento Interno. Colocamos em votação. Permaneçam como estão os Vereadores que aprovarem. Aprovado por todos. A palavra continua à disposição.

VER. ARLENE LAZZARI: Senhor Presidente, Senhor Prefeito Municipal…

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Com a palavra a Vereadora Arlene Lazzari, Partido Progressista.

VER. ARLENE LAZZARI: Senhor Presidente, Senhor Prefeito, primeira-dama, Vice, meus colegas, apresento então um requerimento nº 02/2021 a Vereadora signatária, após ouvida a Casa, requer licença por tempo indeterminado a partir do dia 2 de janeiro de 2021 para desempenhar cargo em comissão no Poder Executivo Municipal, em conformidade com o artigo 17, 1-A, do Regimento Interno; nestes termos pede e espera deferimento.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Colocamos em votação o requerimento, feito pela Vereadora Progressista Arlene Lazzari, nº 02/2021. Se algum Vereador tiver alguma, alguma coisa contrário e quiser fazer uso da palavra está à disposição. Aprovado por todos os Senhores Vereadores. A palavra continua à disposição se a Senhora tem algum. Ok?

VER. ARLENE LAZZARI: Não, Senhor. Muito obrigado.

PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Muito obrigado. Está escrito aqui que o Presidente tem que discursar. Uma das poucas vezes a qual eu me recorri do escrito. De tanto que eu aprendi com vários e vários colegas eu vinha dentro da minha simplicidade, tanto nos encaminhamentos quanto no uso da tribuna, de uma forma muito descontraída e muito feliz em falar, mas hoje eu recorri ao papel. E ele me reporta dizer: boa tarde a todos, a todos os presentes, aos Vereadores, Prefeito Fabiano, a primeira-dama Ariane Laura dos Santos Feltrin, ao Vice-prefeito Jonas Tomazini, a nossa imprensa e demais pessoas que nos acompanham através das redes sociais. Respeitando as normas estabelecidas de prevenção da covid-19. E é com imensa alegria e felicidade que participo da Sessão de hoje fazendo parte de um momento tão importante para a história de nossa Farroupilha. Quero agradecer à comunidade farroupilhense, àqueles que acreditaram na nossa proposta, no nosso trabalho de realizar o bem comum e principalmente aos mais necessitados. De fazermos um lugar de oportunidades. Agradeço a minha família, minha base, meu alicerce, que me ajuda a cumprir com os compromissos assumidos me motivando diariamente. A minha querida esposa, Arlene, me permitam em estender e levar aqui os cumprimentos de um feliz aniversário no dia de hoje a ela também.  A companheira de vida que construímos o maior patrimônio que existe no universo e a maior das maiores empresas: a família; com as filhas Ariane Laura Santos Feltrin, Aline Tais dos Santos e Amanda Thayane dos Santos. Aos meus filhos que a vida me presenteou colocando para preencher os meus dias, criados, educados e pessoas do bem que vieram para acrescentar a tudo aquilo que são pedidos de uma forma, Pastor Davi, quando nos referimos ao Senhor, a líderes espirituais que conhecem a palavra do nosso Deus como ninguém. Porque somando as minhas três meninas e aos meus três meninos, se fosse formada a equipe, eu teria a melhor equipe de anjos me acompanhando. Mas como nós não temos como formar essa equipe o meu amor por elas e por eles e deles para mim é o que faz a minha sobrevivência. Eu só sobrevivi e sobrevivo com amor dessas eternas crianças. A minha linda e querida netinha Lisa Feltrin, o amor está representado nela. Na inteligência, na absorção daquilo que ela consegue, apesar da sua pouca idade, a transmitir para nós, principalmente quando ela diz “vovô” e aponta do dedinho e ela me ensina. E aí eu me reporto também ao Arielson porque para minha neta eu já me curvei várias vezes dizendo “Deus foi bondoso demais de me colocar esse anjo e de colocar as palavras na boquinha dela para que eu possa realmente ser justo acima de tudo”. Agradeço a Deus que sempre me iluminou no caminho da fé e do amor. Agradeço aos meus colegas Vereadores que me deram a oportunidade de presidir a Casa Legislativa no ano de 2021. Eu quero dizer aos Senhores que vocês hoje não predominou um ato de uma política que na minha visão, ali na frente, ela vai estar ultrapassada. Respeitando ao voto de cada um, mas se nós não tivermos oportunidade ao diálogo antes de qualquer julgamento estamos cometendo alguma injustiça em algum momento da nossa vida. Eu espero que através da minha humildade, da minha simplicidade, eu possa contar com cada ser humano que está aqui para fazer o melhor para quem nos colocou aqui. Nós fomos funcionários de uma comunidade que precisa de resposta. Nós teremos a oportunidade de julgar pessoas que trabalharam duro iniciando a sua vida lavando carro e chegou aonde chegou, e que nós temos o direito de fiscalizá-lo e devemos fazer isso, mas nunca perdermos a sensibilidade por que ele só é afortunado, como dizem, porque ele teve coragem, principalmente, de fazer. Se acertou em todas, não sei, mas prevaleceu mais acertos do que erros por isso que ele está onde está. Eu agradeço aos meus colegas Vereadores, como citei antes, que estão me dando uma oportunidade muito linda, muito linda de poder empossar meu filho, meu genro, meu amigo; e alguém que eu tenho absoluta confiança que eu vou ter muito mais orgulho no final do mandato do que no início que está apenas começando. E é com alegria que assumo este cargo tão importante. Meu trabalho será pautado com base no diálogo, ouvindo a comunidade, respeitando os Vereadores e aos demais poderes. Meus queridos amigos, como disse, hoje é um dia muito especial para todos nós. Peculiarmente como Vereador Presidente empossei e agora eu repito o Prefeito Fabiano Feltrin, um filho determinado, inteligente, empreendedor, sonhador, com o dom de fazer o progresso. E hoje, farroupilhenses, tenho a alegria de compartilhar com vocês essa pessoa iluminada que Deus nos encaminhou. Meu querido chegou a hora de compartilhar com Farroupilha toda a capacidade de gestão, o Município este que sempre te acolheu. Desejo ao Fabiano e ao seu Vice Jonas, o seu irmão de caminhada, e tenho certeza que isso vai, não vai ser apenas da caminhada por que essa caminhada ela não vai ter fim, pastor Davi; ela será para uma distância tão infinita que eu não saberia dimensionar de quanto seria essa distância hoje. E que eles possam fazer o melhor para Farroupilha, com seriedade, comprometimento, responsabilidade, junto com o dom de administrar. Obrigado a todos. E que a imprensa, fiz isso durante tanto tempo Leandro, recompense a toda imprensa que está aqui, seja ela escrita, falada, televisada, enfim, que ela possa levar as boas notícias a nossa comunidade, porque eu recebi nesta Casa o título de ‘Cidadão Farroupilhense’. Quero dizer para vocês que isso me dá a condição de eu torço como farroupilhense pelo sucesso de cada um. Agradecemos a presença de todos, o nosso Prefeito Fabiano, nosso Vice-Prefeito Jonas Tomazini, aos Vereadores empossados, a nossa soprano Liziane Rufatto, a imprensa, Senhoras e Senhores presentes. Informamos que logo após esta Sessão teremos a cerimônia de transmissão do cargo de Prefeito Municipal no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. Aos nobres pares ficam convocados para a Sessão Ordinária do dia 4 do corrente e registramos a ausência nesta Sessão do Vereador Thiago Pintos Brunet. Convido a todos para, de pé, ouvirmos a execução do Hino Riograndense na voz da soprano Liziane Rufatto. (EXECUÇÃO DO HINO RIOGRANDENSE) Nada mais a ser tratado, declaro encerrados os trabalhos da presente Sessão de instalação da 19ª legislatura. Um feliz e abençoado 2021 a todos.

 

 

 

 

 

 

Tadeu Salib dos Santos

Vereador Presidente

 

 

 

 

 

Felipe Maioli

Vereador 1º Secretário

 

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.