Pular para o conteúdo
25/04/2024 21:14:16 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 3976 – 21/10/2019 – Professor Destaque

SESSÃO SOLENE

 

Presidência: Sr. Sandro Trevisan.

 

Às 18 horas o Senhor Presidente Vereador Sandro Trevisan assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes Vereadores: Alberto Maioli, Arielson Arsego, Deivid Argenta, Eleonora Peters Broilo, Fabiano André Piccoli, Fernando Silvestrin, Jonas Tomazini, Jorge Cenci, José Mário Bellaver, Josué Paese Filho, Odair José Sobierai, Sedinei Catafesta, Tadeu Salib dos Santos e Thiago Pintos Brunet.

 

 

PRES. SANDRO TREVISAN: Boa noite a todos. Invocando o nome de DEUS, declaro abertos os trabalhos da Sessão Solene de outorga ao título Professor Destaque 2019. Inicialmente a Câmara de Vereadores saúda a presença de todos, autoridades, diretores, professores, em especial os professores homenageados nessa noite Diego Brustolin, Ivan Jorge Gabe, Kelvin Bianchi e Renata Zilio, Senhores e Senhoras. Convido então para que faça parte da mesa o Diretor-Geral da Secretaria de Educação Vinícius Grazziotin de Cesaro e a Presidente do Conselho Municipal de Educação Jandira de Oliveira. O título Professor Destaque foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 086/2013 os nomes indicados foram analisados pela Comissão de Educação desta Casa juntamente com o Conselho Municipal de Educação.  O Decreto nº 086/2013 vem em substituição ao Decreto nº 064/2009 que foi alterado em concordância da autora Vereadora Marcia Georg e também com o Conselho Municipal de Educação. Informo que farão uso da palavra um Vereador por bancada, o Diretor-Geral da Secretaria de Educação Vinícius Grazziotin de Cesaro, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Jandira de Oliveira e posteriormente se tivermos a presença do Prefeito Claiton Gonçalves. Então convido nesse momento o Partido dos Trabalhadores – PT – para que faça uso da tribuna.

VER. FABIANO A. PICCOLI: Boa noite a todos e a todas. Uma saudação especial ao Presidente dessa Casa Ver. Sandro Trevisan, colegas Vereadores, Vereadora Eleonora. Uma saudação especial ao meu amigo Vinícius Grazziotin de Cesaro neste ato representando a Secretária de Educação, a Jandira representante do conselho, o Secretário Vandré Fardin representando o governo municipal, a todos os docentes, representantes de instituições de ensino, familiares, amigos dos nossos 4 homenageados na noite de hoje, o Diego, o Ivan, o Kelvin e a Renata. Queria também saudar a imprensa através de um parabéns ao Jornal O Informante pela pauta, pela matéria que fez na última semana retratando os trabalhos que levaram a esses docentes estarem aqui hoje recebendo essa homenagem. Nada se faz sozinho, nada se constrói sozinho. Nenhum destes docentes conseguiria executar esses projetos se não houvesse um apoio, uma estrutura de uma instituição, de uma escola, de um grupo de professores, de uma direção e de um grupo de alunos sedentos por conhecimento, sedentos por ultrapassar os limites que estão na nossa frente. Todos esses projetos que eles são interdisciplinares eles sempre acabam se tornando um efeito dominó; quando é ‘startado’ o projeto, muitas vezes não se tem a grandiosidade do resultado que esses projetos podem trazer. O exemplo do Diego que não trabalhou com pedras né, trabalhou com rochas e acho que esse é o primeiro aprendizado que os alunos tiveram. De um estudo de rochas resultou em diversas viagens de conhecimento a campo, de novas experiências. Da experiência do Ivan que leva mais de dois anos com energias renováveis, nós tivemos lá um contato que somando todas as pessoas que interagiram com esse projeto dá mais de 500 pessoas. Então esse conhecimento que estava na mente do professor Ivan, se propagou para mente de mais de 500 pessoas. A investigação e a descoberta que o Kelvin proporciona para aquelas crianças, faz com que eles levem essa ideia levem esse gostar e esse tato de sentir as coisas para suas casas, e as suas famílias começam também a interagir com o processo pedagógico através de uma experiência com os pequenos. E para finalizar a experiência da Renata com saúde emocional, hoje e já há alguns anos sabemos que a doença do século é a depressão, é a tristeza; e ao passo que nós conseguimos trabalhar com os pequenos esse aspecto de fazer uma análise sobre o que nós estamos sentindo, sobre o que nós estamos vivendo, nós podemos lidar com esses problemas de uma forma melhor. E começando lá com as crianças que levam uma nova realidade para dentro das suas casas. E uma mente como dizia Einstein ‘uma mente que se abre para uma nova ideia para uma nova janela nunca mais será a mesma’. Então vocês quatro hoje representam toda e só fazendo um parêntese, o Prefeito Claiton, Presidente, tomo a liberdade de já convidá-lo.

PRES. SANDRO TREVISAN: Venha compor a mesa conosco.

VER. FABIANO A. PICCOLI: Uma mente que se abre para o mundo nunca mais será a mesma. Vocês representam todo o trabalho, toda a dedicação, toda a entrega que um professor tem em sala de aula. Porque nós sabemos o quão difícil é ser professor, não só hoje, mas nos últimos anos. Eu sou formado em física confesso que segui outra carreira, mas sabemos, daí finalizando, Senhor Presidente, sabemos de todos os desafios que se tem em sala de aula; um professor acaba sendo pai, mãe, psicólogo, educador, assistente social e chega em casa também tem toda a família todos os problemas de casa. Então essa Casa Legislativa reconhece o trabalho de todos vocês e desejo do fundo do meu coração que vocês continuem realizando esses projetos multidisciplinares e que nós tenhamos, professor Leandro, uma educação libertadora. A cada dia que passa possamos libertar os nossos alunos das barreiras que impedem um crescimento social, um crescimento econômico, um crescimento harmônico, uma educação libertadora de preconceitos, de racismos, de limites que fazem com que nossos alunos não consigam enxergar longe. Uma educação inovadora, uma educação transformadora. E para finalizar, uma frase de Gandhi: ‘que não é preciso entrar para a história para fazer um mundo melhor’. Vocês estão fazendo um mundo melhor para essas crianças e para o nosso futuro. Muito obrigado, Senhor Presidente.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Vereador. Convido nesse momento o Partido Progressista – PP – para que faça uso da tribuna. Com a palavra o Ver. Josué Paese Filho.

VER. JOSUÉ PAESE FILHO: Boa noite a todos e a todas aqui presente nessa noite, uma noite muito importante. Cumprimento o Vereador Sandro Trevisan, Presidente desta Casa, cumprimento o nosso Prefeito Municipal Claiton Gonçalves, quero cumprimentar meu amigo da Secretaria de Educação, Diretor-Geral, Vinícius Grazziotin de Cesaro, também cumprimento a Presidente do Conselho Municipal de Educação Jandira de Oliveira, colegas Vereadores, Vereadora Eleonora, Senhores Secretários aqui presentes; e em nome do professor e Presidente Sandro, se me permite, Sandro, quero cumprimentar aqui todos os diretores e professores e alunos aqui presentes nesta noite, Presidentes de identidades, Senhores da imprensa, Senhores e Senhoras. Quero iniciar aqui justificando a ausência do meu colega Vereador Tadeu Salib dos Santos pelo falecimento da mãe de um funcionário e colega dele lá no Grupo Formolo que aconteceu agora tarde e ele não pode estar presente nesta hora que está atendendo seus familiares do seu colega. Então em nome do Partido Progressista venhamos expressar nossas felicitações e homenagear nesta noite em especial os professores destaque do ano. Quero cumprimentar de forma especial aos nossos homenageados: Diego Brustolin – Escola Estadual Júlio Mangoni, Ivan Jorge Gabe – Instituto Federal, Kelvin Bianchi – Escola de Educação Infantil Conviver e Renata Zilio – Escola Municipal Maria Bez Chiele. É tão nobre o ofício que vocês professores escolheram para seguir ainda mais nobre é a perfeição com a qual nos escutam o ofício de ensinar. Um professor não somente ensina, ele é multifuncional. Nos mostra os caminhos novos, novas oportunidades e nos inspira a sermos cidadãos críticos e flexíveis. O desenvolvimento social, econômica e cultural do município se dá por meio de pessoas comprometidas com a dedicação com o seu trabalho como vocês que transmitem o conhecimento com o coração e são importantes na engrenagem do desenvolvimento do nosso município. Sabendo do potencial e do destaque que Farroupilha tem na questão do ensino temos professores preparados e qualificados que recebem a melhor na formação profissional. É um desafio de vocês professores continuar sendo e multiplicar alunos como esses. Um bom professor pode marcar a vida de um aluno para sempre. Estava ouvindo agora na imprensa recentemente, o Dia do Professor, pessoas que já não estão mais na sala de aula pessoas da melhor idade, como se diz, lembrando de professores que já partiram há muito tempo e que fica na memória das pessoas. Eu, por exemplo, me lembro de professores desde lá o primeiro ano né que já partiram, que já não estão mais junto com nós. Então isso aí é uma coisa que a gente não esquece. Desejo que nunca percam a garra e a coragem, pois a melhor maneira de ensinar já criada no mundo é o exemplo. Vocês são grandes, grandes educadores. Parabéns e que Deus ilumine sempre. Muito obrigado.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Vereador. Nesse momento então convido o Partido Socialista Democrático – PSD – para que faça uso da tribuna. Com a palavra o Vereador Sedinei Catafesta.

VER. SEDINEI CATAFESTA: Senhor Presidente, quero aqui primeiramente cumprimentar a Vossa Excelência, cumprimentar nossos colegas Vereadores dessa Casa Legislativa nessa noite especial e Solene. Cumprimento o nosso prefeito o Dr. Prefeito Gonçalves e em seu nome, Prefeito, cumprimentar a Jandira representando o Conselho Municipal de Educação, Vinícius, professor Vinícius, seja bem vindo obrigado pela sua presença. Em nome de vocês da mesa eu quero aqui cumprimentar cada um e a cada uma que estão aqui presente em especial o Diego, o Ivan, o Kelvin e a Renata; são vocês que representam todos os professores e professoras da rede pública, particular, rede estadual e federal do nosso município. São a vocês que eu tenho a honra, em nome do PSD, de estar aqui nessa tribuna nesta noite Solene em simples palavras reafirmar a importância da profissão que vocês escolheram. Imprensa, boa noite a todos, funcionários, Poder Público, sejam todos bem-vindos, familiares dos professores homenageados é uma honra e um prazer ter vocês aqui nesta Casa, a Casa do povo. Ser professor é talvez a profissão mais importante do mundo, é através dela que se ensinam as demais profissões, ser professor é ser base para a criação de muitos sonhos, é transferir conhecimentos, é aprender enquanto ensina, é ser inspiração, é ser inspirado por mentes inquietas. Mesmo enfrentando muitos desafios no dia a dia, não desistem. Permanecem acreditando nas crianças e nos jovens que passam por suas salas de aulas ano após ano. Vão além de ensinar matérias e conteúdos mostrando para os alunos formas de ver o mundo. A vocação de ensinar não é para qualquer um. Parabéns aos professores de hoje que aqui representam todos os professores do nosso município. Parabéns pela profissão; profissão essa que ensina outras profissões profissão. Profissão que muitas vezes tem que deixar de lado para ir lutar pelos seus direitos. É comum abrir um site de notícias e ver a luta constante dos nossos professores, em especial da rede estadual, na luta pelo recebimento de seu salário que por muito tempo vem vindo parcelado. É professor em frente à Assembleia Legislativa, são professores lutando pelos seus direitos enquanto isso o governo simplesmente fecha os olhos. Eu somo com vocês em cada luta em cada desafio e parabenizo porque não é fácil ser professor. Recordo-me da minha primeira professora da infância até hoje a professora que vem me ensinando a minha pós-graduação. E tenho convicção que cada aluno que passa na sala de aula com vocês levarão essa mesma memória. Professores brilhantes ensinam para uma profissão, professores fascinantes ensinam para uma vida. Meu muito obrigado e parabéns a todos vocês.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Vereador. Nesse momento convido o Partido Democrático Trabalhista – PDT – para que faça uso da tribuna. Com a palavra o Vereador Deivid Argenta.

VER. DEIVID ARGENTA: Obrigado, Senhor Presidente, professor Sandro Trevisan, cumprimento também o Prefeito Claiton Gonçalves, todos os colegas Vereadores, Vereadora Eleonora, ao diretor-geral da Secretaria da Educação Vinícius Grazziotin de Cesaro, a Presidente do Conselho Jandira de Oliveira, Secretários aqui presentes. E com grande honra e imensa alegria que recebo a incumbência de ser o portador dos mais sinceros votos, em nome do PDT nesta homenagem, aos professores destaque deste ano: Diego, Ivan, Kelvin e Renata. Ser professor é ter um dom, é uma missão os caminhos que seguiremos terão traços dos ensinamentos que recebemos deles. Talvez nos esquecemos de alguns rostos e nomes, mas todos levaram no subconsciente as lições aprendidas e estarão imortalizados em nossa vida como educadores tenham certeza disso. Com a alma na ponta do giz e o coração entregue ao saber, os professores nos apresentam matérias que podemos esquecer por muitas vezes né, formulas que não vamos memorizar, datas que tão pouco iremos nos recordar, mas a lição mais importante que não estão nos livros, são a convivência do dia a dia que irão moldar o caráter de cada um de nós. Podemos afirmar com convicção que o professor é a mola propulsora do desenvolvimento cultural, econômico e principalmente social do nosso povo. O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor? Onde estariam os engenheiros, médicos, enfermeiros, advogados, diplomatas se não pudessem contar com a sua dedicação e atenção. Pensando dessa maneira, fica mais fácil perceber o quanto vocês são importantes, tem valor e precisam um cada vez mais ter um lugar de destaque. Agradeço-lhes por tudo inclusive pela dedicação ao ensinamento, pelo dom que tão bem aplicam a quem tanto faz para o bem da humanidade. Os meus parabéns, continuem a dar bons frutos. Finalizo com uma frase dita por Leonel Brizola: “a educação é o único caminho para emancipar o homem, desenvolvimento sem educação é criação de riquezas apenas para alguns privilegiados”. Parabéns a todos os homenageados e a todos os professores aqui presentes. Obrigado.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Vereador. Nesse momento então convido o Ver. Fabiano A. Piccoli, 2º Vice-Presidente dessa Casa, para que assuma os trabalhos da Presidência enquanto eu posso explanar.

2º VICE-PRES. FABIANO A. PICCOLI: Obrigado, Vereador Sandro. Então convido o Ver. Sandro Trevisan que falará em nome do Partido Socialista Brasileiro.

VER. SANDRO TREVISAN: Colegas Vereadores, uma boa noite; Prefeito Claiton Gonçalves, imprensa, Vinícius Grazziotin de Cesaro representando a Secretaria de Educação representando a Secretária Elaine, Conselho Municipal representado aqui pela professora Jandira, Secretários Municipal, Secretário Vandré que também é professor, em especial os professores destaques aqui, todos os demais presentes. Não tenho como porque é alguma coisa que não acontece todos os dias, saudar de maneira especial a minha tia Nilva que está aqui presente. Todos os demais presentes sintam-se homenageados, em especial claro, Diego Brustolin, Ivan Jorge Gabe, Kelvin Bianchi, Renata Zilio os homenageados meus parabéns. Na verdade eu sei exatamente como é o trabalho de vocês em sala de aula porque é algo que eu faço de maneira bem rotineira, então parabéns aos nossos serviços e o do Diego de maneira especial né Diego. Quando tu começou com esse projeto de rochas e de pedras e que a gente chamava no colégio de ‘Diego e as pedras dele’; nós fomos juntos lá para Caçapava. Então nós fomos nesse momento para Caçapava então quando que o Diego começou com todo o projeto dele eu estava junto, fui um que não consegui entrar nas cavernas que era meio baixo meio fechado e fiquei com medo e eu virei e fui embora enquanto o Diego entrava para dentro de umas coisas pequenininhas, profundas e não enxergava nada. Era apavorante, mas ele foi né. Então eu queria dizer para vocês alguma coisa nesse dia especial bem rapidamente porque o tempo é curto. Falar a respeito de educação, Senhores professores. O que me preocupa bastante ultimamente não vou nem citar nomes de entidades e o que está acontecendo bastante no meio é saúde mental de professores; ultimamente venho com vários professores que vem com problemas absurdos na questão de saúde mental. É apavorante o que está acontecendo, é apavorante o que está acontecendo. Me preocupa muito a saúde mental dos professores porque assim a quantidade de pressão que está sendo gerado ultimamente dentro da sala de aula é algo fora do comum, é algo fora do comum. Claro que em outros setores também existe uma pressão absurda, Senhores Vereadores, tem sim, mas me preocupa muito. Porque se eu trouxer aqui a lista de pessoas que estão sendo afastadas e listas de pessoas; semana passada um outro colega meu do nada afastado. Por quê? Algum tipo voltado a problemas de saúde; saúde normalmente voltada à saúde mental. Eu queria dizer o seguinte, bem rapidamente, a educação na verdade ela tem que ser mais levado a sério principalmente em nosso país. Nesse nosso país se fala muito em educação, mas ela não é levada de maneira séria mesmo. Nossos governantes não levam ela de maneira séria, podem existir algumas exceções, mas de maneira geral a nível de país ela não é levada de maneira séria. Citar, por exemplo, a Coreia do Sul que teve em investimento alto na questão da educação e o que mais me apavora é a quantidade de pessoas, 40 milhões de pessoas vivem nesse país; 40 milhões de pessoas vivem nesse país então é um quinto aproximadamente da população do Brasil. E o ano passado a quantidade de pessoas que morreram de morte violenta na Coreia do Sul foi de 10 pessoas, na Coreia do Sul morreram aproximadamente 10 pessoas com ¼ da população brasileira; aqui no Brasil morrem de maneira violenta 50 quase 60 mil pessoas por ano. O fato de se investir de maneira séria na educação pode ser a pequena diferença entre estar vivo e estar morto, só entre estar vivo e estar morto. E parece que isso não tem tanto estresse, parece que a gente banaliza isso. E daí eu levo em consideração aqui em Caxias do Sul, jovem, carro que leva quatro pessoas da mesma família foi atingido por outro veículo que era conduzido por adolescente; o homem de 36 anos, uma mulher e aí voltando para casa e a mulher de 33 anos morreu junto com seu filho de 2 anos. Os dois estão mortos. O condutor no hospital fazendo cirurgias e mais um filho de 14 anos ferido. Nós temos que rever a maneira como se pensa educação nesse país, porque muitas vezes parece que tu não pode traumatizar ninguém e os professores sabem do que acontece e não podem dizer um ‘aí’ em sala de aula para não “traumatizar” ninguém. Um cara desses se torna um irresponsável; não traumatizou mais a ninguém né. Ele não traumatizou ninguém. Essa irresponsabilidade que precisa acabar nesse país. Os professores estão lá firmes na luta, mas não é fácil e estão se aposentando por problemas mentais. Meus cumprimentos a vocês que continuam firme nessa batalha. Meus parabéns. Eu sei o quanto difícil que é isso, não é fácil. Meus parabéns, muito obrigado e uma boa noite a todos os presentes.

2º VICE-PRES. FABIANO A. PICCOLI: Obrigado, Vereador Santo Trevisan. Convido-o para que reassuma os trabalhos desta Casa.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Vereador Fabiano A. Piccoli. Convido nesse momento então o Partido da Rede Sustentabilidade para que faça uso da tribuna.

VER. ALBERTO MAIOLI: Boa noite, Gente querida, Me apresento diferente, Ao prestar esta homenagem, Eu me sinto bem contente e Aqui vai o meu abraço, Pra todo este povo presente. Fiz aqui este meu verso, Com muito carinho e cuidado, Vocês 4 nesta noite, Pelos outros destacados, Mas todos os professores farroupilhenses, Que se sintam homenageados. Todo o povo brasileiro deveria fazer uma reflexão, Vocês professores são grandes heróis, E por vocês tenho muita gratidão, Além de dar bons ensinamentos, Vocês pregam a educação. Avaliando professores, Este verso vai mais além, Eu, Beto Maioli, pra vocês, Sempre lhe dou nota cem, E nem todos sabem avaliar, O valor que vocês têm. A vocês todos os professores, Vou passar está mensagem, Por escolher esta profissão, Tem que ter muita coragem, Por isso que todos vocês, Merecem a nossa homenagem. Aos nossos queridos mestres, Nas minhas falas sempre digo, Por escolher esta profissão, Mesmo às vezes correndo perigo, Mas podem ficar tranquilos, Que lá no céu o lugarzinho já está garantido. Muito obrigado e uma boa noite.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Vereador Alberto Maioli. Nesse momento convido o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – MDB – para que faça uso da tribuna. Com a palavra a Vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Boa noite, Senhor Presidente, colegas Vereadores, Senhor Prefeito Claiton Gonçalves, diretor-geral da Secretaria de Educação Vinícius Grazziotin de Cesaro, Presidente do Conselho Jandira de Oliveira, imprensa, Senhoras, Senhores e nossos professores agraciados nessa noite Solene Diego, Ivan Jorge, Kelvin, Renata e em seus nomes cumprimentar todos os professores presentes ou não nessa Casa do povo. Em primeiro eu gostaria de agradecer os Vereadores da bancada do MDB por me concederem a honra de prestar essa homenagem aos queridos mestres Diego, Ivan Jorge, Kelvin, e Renata. Nunca é demais lembrar que no Brasil o dia do professor é comemorado no dia 15 de outubro desde 1947 devido a um Decreto de Lei de Dom Pedro I que foi o responsável pela criação do ensino elementar no Brasil, que foi chamado de escola de primeiras letras. E através deste Decreto, todas as cidades então poderiam ter as suas escolas de 1º grau; no restante do mundo, o dia 5 de outubro é conclamado pela UNESCO como dia do professor desde 1994. Após esse pequeno e resumido relato histórico, eu gostaria de dizer da honra que o MDB tem do reconhecimento da importância dessa classe sofrida, mas guerreira. O professor não é apenas aquele que ensina uma disciplina, que passa noites corrigindo provas trabalhos, que passa noites preparando aulas; não. O professor também é aquele que sonha, que eleva os seus pensamentos ao universo, que imagina a melhor maneira de fazer os seus pupilos brilharem os olhos de interesse mesmo com as mais chatas matérias. Professor também é aquele que descobre habilidades desconhecidas nos seus alunos e luta para que essas passem a ser reconhecidas. Professor é aquele também que reconhece as necessidades psicológicas de suas crianças e adolescentes e procura resolver e ajudar na medida que suas limitações permitem. Quem de nós não lembra com carinho de seus professores, podemos até esquecer de muitos detalhes de nossa infância, mas não esquecemos o nome da nossa primeira professora. Porque a magia de nos conduzir pela estrada da luz da leitura da compreensão da união de letras e frases com entendimento de seu sentido é indescritível. Do bê-á-bá ao teorema de Pitágoras, do mundo jurássico ao homem da lua tudo passa pelas mãos e pela cabeça desse que deixou, que deixa e vai deixar sua marca em todos nós; que é o profissional responsável pela formação de todos os outros profissionais. Nos resta então agradecer aos nossos homenageados dessa noite Diego Brustolin, Ivan Jorge Gabe, Kelvin Bianchi e Renata Zilio pelo excelente trabalho desenvolvido com os alunos ao longo de experiências inéditas e acompanhados por anos. Em seus nomes agradecer toda essa classe cuja missão chega perto de um milagre. Que Deus abençoe a todos, muito obrigado e parabéns a todos os presentes. Obrigado.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Vereadora. Convido para fazer o uso da tribuna o diretor-geral da Secretaria de Educação Vinícius Grazziotin de Cesaro, neste ato representando a Secretária Municipal de Educação Elaine Giuliato. Fique à vontade Vinicius.

  1. VINICIUS GRAZZIOTIN DE CESARO: Obrigado, Presidente. Quero lhe cumprimentar meu colega de profissão, Professor Sandro, que preside a Casa do lado também do meu colega de profissão Fabiano que também está aqui, agradecer muito a acolhida da Casa aos Vereadores pelas palavras que já pronunciaram em nome dos nossos professores, muito obrigado a todos. É sempre um prazer estar aqui de volta e poder reencontrar os amigos ainda mais quando se trata de uma data importante como essa. Hoje nós temos a deferência então ao Professor Destaque e a Casa é sempre muito falada na mídia porque a Casa Legislativa ela tem a sua eficiência e a sua eficácia muito contestada e eu queria parabenizar porque nós estávamos lendo há dias agora na mídia e um comparativo do custo da Casa Legislativa de Farroupilha com outros municípios, e a gente percebe o quão à frente estamos em comparação alguns outros municípios. E é por conta da seriedade de quem preside a Casa, dos Vereadores que aqui estão e também de todo o esforço para trazer a comunidade aqui para dentro. Eu queria dizer que no dia 30 agora, aproveitar agradecer isso, nós teremos aqui alguns de nos professores estaremos aqui, mas nós vamos trazer o que nós temos de mais preciosos que são os nossos alunos na premiação do concurso “Contos, crônicas e poesias; queria agradecer, Sandro, por isso. Então nós temos seguidamente um espaço aqui onde a educação é posta em evidência e isso é um mérito de todos vocês Vereadores aqui da Casa Legislativa. Parabéns. É assim que nós devemos fazer mostrar o que a gente tem de bom e Farroupilha tem muita educação, muita educação de qualidade muita escolarização de excelência. Prefeito Claiton, um boa noite especial, trago aqui também um abraço da nossa Secretaria Elaine que está em viagem a Porto Alegre foi tratar de alguns assuntos sobre o FNDE que é o nosso fundo principal e é o que trata e o que possibilita que nós possamos alcançar essa educação, possamos propiciar toda essa fartura que se vê na educação aqui do município. Então nós temos também a presença do nosso chefe de gabinete aí o Vandré que também é professor também nos honra com a presença os professores em massa aí. Professora Jandira, nossa Presidente do Conselho Municipal de Educação um parceiro muito grande esse ano com um trabalho enorme a frente do conselho não só pela transição, mas também por todo o trabalho de revisão de estudo que o conselho tem feito. Um conselho que tem uma carga de trabalho extensa, quero cumprimentar aqui mais alguns integrantes do conselho compartilhado com o nosso COMDICA, a Ismaila também está aqui tem a Daiana que é nossa diretora, o Zilmar, pessoal que trabalha muito lá no conselho que é um conselho que anda muito próximo das questões da educação aqui de Farroupilha. Nós temos também que cumprimentar nossa imprensa aqui rádio, TV, Jornal presente e na pessoa do Ricardo Ló quero dizer que eles fizeram um trabalho bacana na semana passada durante os programas que as pessoas participavam elas eram convidadas a lembrar de um professor que marcou a sua trajetória né e foi muito bacana ouvir os relatos de algumas pessoas. Eu acho que isso é muito bom assim reviver essas coisas, às vezes fica esquecido lá em uma caixinha da nossa memória e a gente puxa a ação desses professores. Nós temos hoje, claro que dar um comprimento especial aos nossos Professores Destaque e eu gostaria de cumprimentar a diretora Viviane do Maria Bez Chiele que está aqui a Vivi, está ali né, e aí claro dar um boa noite especial para nossa Renata que é professora da nossa rede municipal e que trabalha muito bem lá com a questão da inteligência emocional. Nós temos várias coisas assim para ter a legitimidade de estar aqui hoje né, Renata; nós temos além do teu trabalho para quem pode presenciar na semana passada, na semana da água, lá no centro de eventos Mário Bianchi o trabalho que a escola fez. Então a gente sabe que esses projetos na verdade eles aparecem uma vez por ano aqui né através do professor destaque, mas a gente sabe né dos professores, da equipe diretiva, o quanto se faz nas escolas, o quanto a gente trabalha e teria Professor Destaque para toda semana se fosse possível. Então realmente a gente tem essa legitimidade de estar aqui, eu me sinto muita vontade, agradeço demais oportunidade de poder externar isso porque nem sempre a gente pode falar para uma plateia tão qualificada assim e dizer o quanto nós professores estamos fazendo e quanta criatividade tem nas nossas escolas. Queria também parabenizar a Escola Júlio Mangoni por ter um professor do gabarito do Diego e aí vou aproveitar então é o professor com qual eu mais trabalhei, mais dividi um tempo, queria estender um comprimento especial também ao diretor Marcos da rede CNEC que está por aqui que é também conta com Diego na sua equipe né. Mas o Diego ele trabalha na Júlio Mangoni que é uma escola da esfera estadual na qual nós da Educação Municipal temos os prés lá então é um trabalho muito junto que nós temos e o Diego também trabalhei por muito tempo na CNEC então é outra, mais uma vez eu posso legitimar esse trabalho porque eu conheço. Estava conversando com ele antes aqui da nossa Sessão Solene e disse “olha Diego teria tantos projetos que tu tocou desde a gincana gauderia que tu apoiava, do projeto do xadrez e hoje tu está aqui com estas rochas e minerais”. Parabéns a gente sabe do teu empenho é um orgulho para nós que fomos colegas né, sei bem tem de todo empenho que tu tens; queria estender esse cumprimento especial para ti e dizer para o professor Marcos né que é um professor muito valoroso lá da rede CNEC também. E a rede CNEC agradecer em especial ao Marcos porque nessa semana nós estamos realizando, mais uma etapa né, o 5º treinamento de primeiros socorros nas escolas; então nós estamos usando todo o espaço da rede CNEC lá da faculdade CNEC e estamos agora trabalhando com ensino fundamental, séries iniciais e finais, então nós temos lá todas as manhãs e todas as tardes durante essa semana treinamento com a equipe do pró-saúde muito bem organizada e vai ser um trabalho que vai mais uma vez corroborar o bom trabalho da educação no município de Farroupilha. E não é só rede municipal que está fazendo treinamento. Nós temos, aqui a Casa já debateu esse assunto também, nós temos lá os professores da rede particular, da rede privada. Temos os professores da rede estadual então nós estamos em um caminho bacana. Farroupilha se preocupa, Farroupilha trata esses assuntos e Farroupilha faz também em cima dessas situações. Então é um agradecimento especial que eu faço. Quero cumprimentar o Gabi que já foi gestor também lá no IFRS que é um parceiro, quero estender o cumprimento ao Leandro que recentemente foi mais uma jornada a frente do instituto e dizer que o pessoal da rede federal nós temos um carinho especial porque agora a discussão abaixou um pouquinho, mas se falou muito no corte de gastos na questão dá digamos assim como está esse suporte aí para as universidades federais, os institutos federais foi muito debatido esse assunto. E eu queria também aproveitar a nossa imprensa que está aqui e a nossa plateia qualificada, para dizer que o instituto federal, por exemplo, aqui em Farroupilha é um parceiro muito grande da Secretaria de Educação. Secretária Elaine que tem a Vanessa, que é nossa professora também, trabalha muito com os professores e sabe da importância que o Instituto Federal tem na formação e na capacitação. Então quando se fala de cortar uma verba do Instituto Federal, não está se falando só do soldo daqueles professores que lá estão e de repente de uma diminuição da quantidade de bolsas ou coisas que vão ser feita lá, vai ser um efeito cascata. Nós da Secretaria Municipal de Educação ficamos muito preocupados quando há um corte de gastos em uma instituição como o IF, por exemplo, porque a gente sabe de toda a parceria que tem e tudo que o IF faz para que a gente possa ter uma qualidade da educação melhor. Então muito obrigado e o fato do Gabi estar aqui já passou por lá foi nosso parceiro também conversamos muito então a gente tem sim que prestar essa deferência.  Nós temos também a parte do Kelvin agora né. Kelvin representa aqui tem a Ju que é também do Conselho Municipal de Educação e também está à frente da Escola Conviver a qual o Kelvin está representando, também é um orgulho para escola também né. Porque nós temos dentro dessa parceria com as escolas, é uma das nossas conveniadas né, então veja bem que os professores que estão aqui eles têm projetos maravilhosos e são todos professores que de alguma maneira se relacionam muito além da escola que eles estão; eles emprestam seu trabalho, a sua categoria, sua inteligência para que as redes que eles representam transcendam os limites físicos da sua instituição. Isso tem que ser valorizado, é por isso que Farroupilha vem subindo como o Prefeito bem falou hoje. Claiton falou hoje na abertura dos trabalhos na expansão dos trabalhos da UBS o quanto nós evoluímos no IDESE né hoje já estando em quinto lugar, então isso é um fruto de um uma comunidade qualificada, de uma comunidade muito unida. E nós professores pela característica da nossa profissão por podermos ter um contrato de 20 horas com Estado outro contrato de 20 horas com o Município, trabalharmos na rede privada em um turno, trabalhar na rede estadual no outro, nós fazemos muito essa interação entre as redes e isso é um fruto da nossa união, da nossa classe então é muito gratificante. Esse título de Professor Destaque ele traz à tona. Nós temos aqui a ‘Riti’ também que é uma professora que já recebeu esse prêmio, está aqui representando os demais professores. Eu queria dizer que esses 4 professores e professora que está aqui hoje são pessoas que mostram que por mais que o mundo evolua que as ferramentas venham para nos auxiliar que maravilhoso é hoje para um professor de geografia poder explorar um ‘Google Earth’ e mostrar como é que funciona os rios, onde é que tem a vegetação que já modificou bastante daquele atlas que a gente estudava né; a gente pode fazer uma viagem interplanetária com os alunos, a gente pode entrar numa caverna né, Sandro, daí não precisa entrar fisicamente podemos entrar né com auxílio do vídeo e tal; mas com todas essas questões tecnológicas sempre se questionou a ideia de que o professor seria o detentor da informação. É um ledo engano. O professor não é o detentor da informação ele tem uma coisa muito mais valiosa que a informação, ele tem o catalisador da curiosidade ele tem uma coisa que desperta nas pessoas o que elas precisam evoluir. E é isso que faz do professor um ser especial, seja desde a época da revolução industrial até essa imensa revolução tecnológica que nós estamos passando, o professor nunca vai perder o seu valor porque ele tem dentro dele uma coisa especial àquela viagem que pode se fazer, mesmo que seja mais pertinho com toda dificuldade que tem de tirar os alunos da sala botar no ônibus conseguir autorização; o professor ele não está levando só lá no Museu da PUC para visitar alguma coisa, ele faz uma experiência completa. Quantas experiências embarcadas têm em uma jornada dessas da escola? Desde como se comportar no ônibus até em uma situação de emergência lá com as crianças quando um esqueceu o lanche aquele ensinamento de compartir. Então é isso que o professor tem. O professor ele vai se adaptar a qualquer que seja a situação que colocarem ele porque ele tem não só a informação, claro que ele tem na sua formação muito estudo muito a leitura muita pesquisa, mas ele tem outros elementos ele tem a percepção humana e isso ninguém vai tirar dele. É por isso que o Professor Destaque tem que ser aplaudido. Renata, Diego, o Kelvin, Gabi, meus parabéns nós temos isso vamos cultivar por que é por isso que vocês estão aqui. Vocês conseguem fazer com que essas experiências transcendam as paredes das salas de aula. Muito obrigado.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Vinícius. Então passo a palavra a Presidente do Conselho Municipal de Educação Jandira de Oliveira. Fique a vontade Jandira.

SRA. JANDIRA DE OLIVEIRA: Vai ser difícil falar depois do Vinícius né. Boa noite a todos. Cumprimento na pessoa do Professor Sandro Trevisan, Presidente dessa Casa, todos os Vereadores e Vereadora na pessoa do nosso Prefeito Municipal Senhor Claiton Gonçalves, as demais autoridades já nomeadas aqui pelos Vereadores pelo professor Vinícius e na pessoa tua Vinícius, representando a nossa Secretária de Educação professora Elaine, eu saúdo a todos os gestores das escolas aqui presentes da rede Federal, da rede Estadual, Municipal, particular, aos nossos conselheiros, membros os conselheiros aqui representados, a Ismalia que faz um trabalho gigantesco como Secretária do Conselho Municipal de Educação e do COMDICA e em especial aos professores que recebem hoje o título de Professor Destaque do Ano quando a análise dos projetos que a gente fez parte junto com o conselho desta Casa. A gente ficou impressionado com a qualidade, com os temas que foram relevantes. Todos deveriam ser premiados, mas como o Decreto diz que são só 4 então a gente ficou não com os melhores, todos eram muito bons, mas a gente destacou vocês 4. Digo, então, que ser professor por si só já é um destaque. Acho que é uma das profissão que é um destaque. É a profissão que orienta, ela aconselha, ela prepara, ela habilita todas as profissões; todos nós passamos pelas mãos de um professor. Esse professor que se interessa por seu aluno, que planeja que já foi falado aqui corrigindo preparando suas aulas busca estratégias mirabolantes né, às vezes para dar uma especificidade àquele conteúdo chamar atenção do seu aluno para aquele conteúdo que nem sempre é desejado né e que o aluno ao terminar essa aula tem a vontade de voltar de novo para ver a continuidade daquele conteúdo. Isso é o professor. Será que isso é um dom? Eu sempre me pergunto. É um dom ou é somente uma sensibilidade para essa profissão. Me permitam, vou fazer que nem o Ver. Alberto Maioli eu quero só exemplificar com uma história. Uma história: ‘um furo no barco’: Um homem foi chamado à praia para pintar um barco trouxe com ele tintas pincéis e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, viu que a tinta passava pelo fundo do barco, percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi. No dia seguinte o proprietário do barco procurou o pintor e o presenteou com um belo cheque, o pintor ficou surpreso “o Senhor já pagou pela pintura do barco”. “Mas isso não é pelo trabalho” disse o dono do barco “é por ter consertado o vazamento”. “Ah, mas foi um serviço tão pequeno certamente não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante”. “Meu caro amigo, você não compreende deixe-me contar-lhe o que aconteceu”. “Quando pedi a você que pintasse o barco esqueci de mencionar esse vazamento, quando o barco secou meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria, eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine o meu alívio e alegria quando vi meus filhos retornando sãos e salvos. Então examinei o barco e constatei que você o havia consertado. Percebe o que você fez? Salvou a vida dos meus filhos não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua pequena boa ação.” E eu digo assim: assim é o professor que acima de tudo por trás desse trabalho que desempenha, existe um ser humano surpreendente, sempre disposto a apoiar, a orientar e porque não salvar. Não só na sala de aula, mas muitas vezes pessoalmente acolhendo as carências familiares, dá a própria vida as enormes rachaduras do dia a dia, procurando sempre, na maioria das vezes, dar um novo direcionamento à vida dessa criança ou desse adolescente que está nas suas mãos. E para encerrar eu quero na pessoa do professor Ivan Gabe, com quem trabalhei e convivi por um período significativo na minha vida, Gabe dentro do Instituo Federal, homenagear os professores destaque deste ano Diego, Kelvin e Renata recebam o meu abraço, meus parabéns, a minha gratidão. Saibam que reconhecimento será sempre escasso e pequeno para quem dá tanto de si mesmo e de forma tão constante. Parabéns. Boa noite.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado pela bela explanação. Nesse momento então daremos início a outorga do título do Professor Destaque para nós professores e professoras homenageados que tanto merecem esse título. Tenho certeza que outros professores poderiam estar aqui nessa noite, mas o conselho fez sua escolha, fez essa avaliação e os que estão aqui nessa noite representando esses professores, recebem esse título. Então após receber esse título os homenageados, se assim quiserem, poderão fazer o uso da palavra. Eu convido nesse momento o docente Diego Brustolin representando a esfera estadual para receber das mãos desse Presidente e do Prefeito Claiton Gonçalves o título de Professor Destaque do ano.

  1. DIEGO BRUSTOLIN: A gente é professor, mas também fica com frio na barriga né. Algumas palavras agradecendo a Casa, o acolhimento que vocês tiveram comigo e com os meus colegas também. Agradecer dois grupos, acho em especial, que fizeram diferença na minha vida que foram os meus mestres, professores diplomados, mas também os professores que não são diplomados né; considero como professor não diplomado então meu pai que está presente, também o meu primo que muito me acolheu em Porto Alegre e aos meus padrinhos. Também gostaria de acolher, ou melhor, agradecer aos colegas da escola que estão presentes, todos lá atrás, agradecer também a coordenação e direção da escola, não só da Escola Júlio Mangoni, mas também das outras duas escolas da CNEC que tem o diretor presente e do São Tiago que eu trabalho à noite. Então gostaria muito de agradecer essas escolas que eu trabalho, agradecer os colegas e também os alunos que desenvolveram esse trabalho porque sem o empenho e a participação deles a gente não conseguiria ter chego a onde a gente chegou. Que nem eu falei para o jornal O Informante, temos muitos trabalhos que a gente sabe e conhece que são de muita importância e eu fico muito honrado em ter recebido esse destaque. Muito obrigado.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, professor Diego. Convido o docente Ivan Jorge Gabe representando a esfera federal para que receba das mãos desse Presidente e do nosso Prefeito Municipal Claiton Gonçalves o título de Professor Destaque do ano.

  1. IVAN JORGE GABE: Uma palavra só de agradecimento em primeiro lugar a minha família, minha esposa que está aqui, os meus pais e também aos meus colegas do IFRS diretor Leandro, a diretora Pamela, meus colegas que estão aqui; aos meus colegas do grupo de pesquisas de energias renováveis que desenvolvem esses trabalhos aí de energia solar junto com a gente e também agradecer à Câmara de Vereadores. Eu acho que nenhum professor escolhe essa profissão por querer distinções ou algo do gênero, mas esse tipo de ação acaba possibilitando que as pessoas enxerguem um pouquinho do trabalho docente em todas as esferas, já que nem sempre a carreira docente enfim está com pautas positivas essa oportunidade de se ver trabalhos importantes e que fazem bastante diferença ao serem ressaltados. Eram essas palavras. Obrigado.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Professor Ivan. Nesse momento eu convido o docente Kelvin Bianchi representado a esfera particular para que receba das mãos desse Presidente e do nosso Prefeito Municipal Claiton Gonçalves o título de Professor Destaque do ano.

  1. KELVIN BIANCHI: Bom confesso que é difícil falar agora nesse momento né, mas quero agradecer a Ju, ao Maicon, a Rosa, Priscila, Barricelli, os meus pais por estarem presentes aqui e também a Viviane e a Karina que foram minhas professoras lá na escola Maria Bez Chiele, que tenho muito orgulho de ter passado por elas também. E agradecer a Câmara por todo esse acolhimento e isso mostra que vocês se importam com o trabalho docente aqui no município, não é à toa que vocês se destacam sempre. Muito obrigado.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Professor Kelvin. Convido a docente Renata Zilio representando a esfera municipal para que receba das mãos desse Presidente e do nosso Prefeito Municipal Claiton Gonçalves o título de Professor Destaque do ano.

SRA. RENATA ZILIO: Bom, gostaria de cumprimentar de forma especial todos os profissionais que compõem essa Casa Legislativa, cumprimentar o Vini, representante da Secretaria de Educação, Jandira Conselho Municipal de Educação. Gostaria cumprimentar de forma muito especial à diretora Viviane da Escola Maria Bez Chiele, ‘a minha dire’, a minha orientadora Karina, minhas colegas que estão aqui presentes, meu esposo, meus pais, minha irmã, meus familiares e todos os amigos que vieram prestigiar. No mês do professor é muito especial e muito gratificante receber esse título. O professor precisa ser reconhecido, nosso trabalho precisa ser reconhecido, então é um momento único com certeza marca a minha trajetória, trajetória dos meus colegas. Gostaria de agradecer a todos, agradecer cada palavra que foi proferida aqui. Muito obrigada, com certeza estará guardada nos nossos corações. E para finalizar dizer que enquanto o professor acreditar e ver o brilho no olhar das crianças, a educação valerá a pena, o nosso trabalho continuará valendo a pena; a gente lança sementes para um futuro melhor, o nosso trabalho é um trabalho de semeadura então no futuro nós vamos colher os frutos desse trabalho. Muito obrigada.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado, Renata. Convido para que faça uso da tribuna, fique à vontade, o nosso Prefeito Municipal Claiton Gonçalves.

PREFEITO MUNICIPAL CLAITON GONÇALVES: Professor Destaque, muito bom. Quero fazer uma saudação ao Presidente Sandro Trevisan, desta Casa, e em nome do Sandro a todos os demais Vereadores fazendo uma referência a Dra. Eleonora representante do gênero feminino, importante estar aqui nesse grupo dando o conceito de gênero a esse grupo. Quero saudar aqui o Professor Vini, professor colaborador da administração pública como secretário adjunto, nesse momento representando a Secretária Elaine que está lá cuidando do FUNDEB que não é pouca coisa, importante para que se tenha o financiamento da educação pública do município. Quero saudar a professora Jandira efusiva, sempre muita efusiva, em nome do Conselho Municipal de Educação e que ajuda com o conselho a ditar o norte da educação no município de Farroupilha. Quero fazer de forma muito carinhosa uma referência aos 4 professores homenageados: o Diego, o Ivan Gabe, ao Kelvin e a Renata pela homenagem por serem destaques, professores destaques, homenageados nesta noite. Me passou fazer uma reflexão se cada um de vocês, professores, e em nome dos 4 homenageados aos demais docentes aqui presentes se vocês já fizeram uma pausa dessas a reflexão sobre quantas vidas vocês mudaram com o trabalho de vocês. Quantas pessoas vocês transformaram com o trabalho de vocês. Quantos descaminhos vocês reconduziram com o trabalho de vocês. Quantos jovens, crianças e adolescentes sem perspectiva no mundo de grandes dificuldades, quantos vocês reconduziram e fizeram com que realmente eles se tornassem cidadãos de bem construtores de uma sociedade mais justa. Talvez em algum momento na eternidade se descubra isso porque essa transformação ela é diária e ela é por pequenos atos muitas vezes fora mesmo da sala de aula; pelo exemplo, pela condução, pelo modo de vida, pela silhueta do professor. Aqui uma homenagem minha a cada professor de forma muito sincera. O que seria do mundo sem os professores? Quem seriamos nós sem os professores? Onde estaríamos nós sem os professores? O que faríamos sem os professores? Onde estaríamos na história dessa humanidade no mundo de transformação constante de revolução da indústria 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 caminhando a passos muito firmes para a indústria 5.0 sem a figura do professor. Não existiríamos. Teríamos afundado. A evolução já nos teria transformado em outro produto e não seríamos mais humanos com razão com massa encefálica com capacidades intelectuais cognitivas de transformação e de alcance. Não teríamos mais quem sabe o tato epicrítico, protopático, a estereognosia, não teríamos mais nada porque sem educação não seríamos nada. Não estaríamos aqui. Viva o professor, viva o educador, viva o transformador de almas; viva, viva e viva de novo. Viva para sempre. O enigmático Sócrates, 470 antes de Cristo, durou 70 anos, morreu em 399, nasceu em Atenas; o grego o filósofo. Filósofo ateniense o professor de epistemologia e o professor de ética, o professor da filosofia ocidental. Alguém pode dizer filosofia é quase religião, alguém pode dizer filosofia é filosofia, é filosofar. É andar pensando sobre. A filosofia é a base da matemática é à base da língua, a filosofia é a base da ciência, da informática, é a base da história da geografia; esta é a filosofia, a base do ensino. Como ser, como estar, como pensar, como andar, por que filosofar? E Sócrates foi e sempre será e o professor é e aqui está e é o futuro e é quem transformará. Só. Não é a máquina, não é o tempo, não é a política, nada poderá transformar o homem que não o professor. Nada. Nada poderá mudar a história que não o professor nem fazer a matemática ser o que é sem o professor. Nada poderá fazer a física ser a física, mesmo quântica, se não for o professor e não se terá nenhum discurso se não for o professor, e não se terá nenhuma construção se não for o professor. E nada na ciência e nem na medicina, nem na odontologia, nem na engenharia, existirá sem o professor.  Que ser nobre é esse que transforma. Estamos aqui hoje com quatro homenageados, mas somos muitos, muitos, somos milhares, somos milhões de professores, alguns muito bem informados, outros incipientes. Todos os professores. Os professores da sala de aula a estes rendo uma homenagem especial nesta noite, os professores que suportam a pressão da transformação social indubitavelmente. Aqueles que trocam tudo na vida pela sala de aula, trocam a própria vida pela sala de aula, trocam a beleza, seus amores, suas transformações pela sala de aula e mudam as pessoas e as transformam. E as curtem e as renovam e tem um sorriso escondido, guardado, transformado, filosofado quando notam que uma criança mudou; quando aquela criança que não tem a esperança da sociedade porque o pai a esqueceu, porque a mãe a esqueceu, mas o professor de forma vingativa pela educação ele diz “eu te transformarei”. E a transforma, e a muda, e a conduz. E ela sabe até vestir-se melhor porque professor também é professor da ética, da etiqueta, da música, da poesia além de tudo. E ela muda e você muda quando ela muda, professor, porque você também cresce.  Parabéns, parabéns por tudo isso. Eu estou muito orgulhoso dos professores de Farroupilha que escrevem uma bonita história há muitos e muitos e muitos anos transformando as pessoas deste lugar, mudando a história nesse lugar, mudando este lugar. Fazendo com que esse lugar seja melhor. 2013 nós ocupávamos o lugar 137 na educação do Rio Grande do Sul no último estudo do IDESE, da fundação de economia e estatística, nós estamos na posição 31 subimos mais de 100 posições. Pelo trabalho dos Senhores, pelo aplauso do conselho, pela orientação da Secretaria de Educação, mas pela companhia de todos, da Escola Estadual, da escola federal, da Escola Municipal, de todos que vivem nesse lugar e fomos mudando e fomos transformando. Nossa cidade é a quinta das cidades entre 20 e 100 mil habitantes do Rio Grande do Sul, a quinta. Saímos de índice na educação em 2007, que foi o primeiro ano de estudo, de 0672 para 0827; vocês fizeram vocês transformaram vocês mudaram as pessoas. Vocês fizeram deste lugar um lugar especial. Eu sou muito grato, estou muito orgulhoso com o trabalho de vocês e quero aplaudir aqui no Parlamento local esta história essa mudança. Mudança de paradigma diário, de choque, transformação, de renovação. Como é bom tê-los. Como é bom estar próximo de vocês e eu sou um Prefeito feliz. Daqui um pouco mais me despeço. Mas terei passado por aqui com alegria de quem passa acompanhando essas mudanças e a de vocês foi generosa. Cada professor aqui representado pelos 4 homenageados desta noite, pelo Diego, pelo Ivan, pelo Kelvin, pela Renata, sintam-se homenageados pelo Poder Público, sintam-se homenageados pela cidade. Que bom tê-los conosco. Um beijo a todos, felicidades continuadas, a cidade agradece pelo trabalho de cada professor. Muito Obrigado.

PRES. SANDRO TREVISAN: Obrigado ao nosso Prefeito Claiton Gonçalves. Eu quero nesse momento, em nome do Poder Legislativo Municipal, agradecer a presença do nosso Prefeito Claiton Gonçalves, ao diretor-geral da Secretaria de Educação Vinícius Grazziotin de Cesaro, à Presidente do Conselho Municipal Educação professora também Jandira de Oliveira, agradecer presença dos Secretários registrar a presença do Secretário Amarante nesse momento nessa casa. Em função disso também agradecer de forma especial aos homenageados Diego, Ivan, Kelvin, Renata, meus parabéns novamente. De forma especial a todos os professores aqui presentes, aos alunos, a nossa imprensa representada pelo Leandro TV Serra, representada pelo Ramon do Informante, Jorge do Jornal O Farroupilha, Ricardo Ló Rádio Miriam, a todos os Senhores aqui presentes. A imprensa é bom a gente homenagear que daí eles vão divulgar a homenagem de vocês né, é o apelo que se faz na imprensa. Muito obrigado a todos aqui presentes nessa noite. Nada mais a ser tratado nessa noite, em nome de DEUS, declaro encerrados os trabalhos da presente Sessão Solene. Uma Boa noite a todos, uma boa noite e uma boa semana a todos vocês. E os homenageados nesse momento fiquem a vontade de vir até aqui tirar foto com os Vereadores e depois com quem quiser. A gente fecha a Casa aí por meia noite hoje se precisar.

 

 

 

 

 

 

Sandro Trevisan

Vereador Presidente

 

 

 

 

 

 

Fabiano André Piccoli

Vereador 2º Vice-Presidente

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.