Pular para o conteúdo
20/04/2024 05:58:16 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 3888 – 05/11/2018 – Vereador por Um Dia

SESSÃO SOLENE

 

Presidência: Sr. Thiago Pintos Brunet

Às 18 horas, o Senhor Presidente Vereador Thiago Pintos Brunet assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes Vereadores: Aldir Toffanin, Arielson Arsego, Eleonora Broilo, Fabiano André Piccoli, Jonas Tomazini, Jorge Cenci, José Mário Bellaver, Josué Paese Filho, Odair José Sobierai, Raul Herpich, Renata Trubian, Sandro Trevisan e Tadeu Salib dos Santos.

 

 

PRES. THIAGO BRUNET: Boa noite a todos. Em nome de DEUS, declaro abertos os trabalhos da presente Sessão Solene com a presença do Vereador Por Um Dia. Quero saudar todas as autoridades, diretores, professores e todos os alunos que aqui estão nesta noite. Quero saudar os familiares, os amigos, os nossos Vereadores, a imprensa, Senhoras e Senhores. O Vereador Por Um Dia foi instituído pela Resolução n.º 387/2001 e tem como objetivo proporcionar aos estudantes do nosso município, a oportunidade de participar do Poder Legislativo, atuando como Vereador e conhecer o trabalho da Casa. No início de cada ano a Câmara oficia a todas as escolas do município sobre a Sessão do Vereador Por Um Dia, e as escolas interessadas comunicam a Câmara de Vereadores e participam desta Sessão. Convido para fazer parte da Mesa o Excelentíssimo Senhor Pedro Evori Pedrozo, Vice-prefeito Municipal, neste ato representando o Prefeito Claiton Gonçalves. Inicialmente então já convido a Vereadora Por Um Dia, Julia Ribeiro da Luz, aluna do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Grendene, para que ocupe esta cadeira da Vereadora Presidente. Passo neste momento a palavra para a Vereadora Presidente Julia Ribeiro da Luz para dar prosseguimento à Sessão, que fará a chamada nominal dos Vereadores, que após se manifestarem convidarão os Vereadores Por Um Dia para ocuparem suas respectivas cadeiras. A Presidência é sua.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Sandro Trevisan que também falará pelo Vereador Tiago Ilha.

VER. SANDRO TREVISAN: Obrigado Senhora Presidente. Gostaria de cumprimentar o nosso Vice-prefeito, que representa o Prefeito Claiton Gonçalves nessa noite. Dizer que estou representando o Vereador Tiago Ilha, pois ele teve um compromisso e nesse momento se encontra em Porto Alegre. Gostaria então de chamar aqui do Colégio Estadual Carlos Fetter o aluno que hoje será então Vereador Por Um Dia, Vinicius Stella. Filho de Charles Stella e Elizandra Carla Stella. Ele está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. Também queria agora cumprimentar nesse momento o público presente, as diretorias e especialmente a Diretora do Colégio, a Rosine Aime. Agora então continuo eu mesmo, Sandro Trevisan. Agora eu gostaria de nesse momento então cumprimentar novamente em nome de Sandro, chamar nesse momento então a nossa Vereadora Por Um Dia, que vai me representar, a Bianca Deliberali, aluna do 6º ano, filha de Jaime Deliberali e Elisangela Simoneti Deliberali, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Minella, Bairro Belvedere. Parabenizar também a diretora Daiana Tonin Nunes.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Renata Trubian.

VER. RENATA TRUBIAN: Muito boa tarde Senhora Presidente, Senhor Thiago Brunet, também ao nosso Vice-prefeito Pedro Evori Pedrozo, boa tarde aos meus colegas Vereadores, Vereadora Eleonora; uma boa tarde a todos os Diretores e representantes das Escolas Municipais e Estaduais, os pais e amigos que vieram aqui nos prestigiar nesse momento. Cumprimento também a todos que estão nos acompanhando pelas redes sociais essa Sessão de hoje, os funcionários da Casa, a imprensa que também está presente. Representando o partido da Rede Sustentabilidade nesta noite, tenho a alegria e satisfação de apresentar o meu substituto, Vereador Eduardo Cogo Narvas Rodrigues. Eduardo é filho de André Ross Rodrigues e Núbia Cogo Narvas Correa. É aluno do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola José Fanton, e nesse momento gostaria de parabenizar então e cumprimentar a Diretora Sra. Cristine Colombo. Muito me alegra saber, Eduardo, que tu escolheste esta cadeira para apresentar o seu Projeto e faço votos para que seja este o primeiro passo para demonstrar seu interesse na participação comunitária e também o compromisso com a defesa dos interesses da sociedade. Lhe passo a cadeira então. Era isso Senhora Presidente.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Fabiano André Piccoli.

VER. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Boa tarde a todos e a todas. Boa tarde Senhora Presidente, colegas Vereadores, Vereadoras. Uma saudação especial a todos os diretores, professores, alunos presentes nessa noite, a imprensa. Uma saudação especial ao nosso Vice-prefeito Pedro Evori Pedrozo, que neste ato representa o nosso Prefeito Claiton Gonçalves; saudar também o Diretor do CESF-CNEC, professor Marcos Pretto. Uma saudação especial a todos os alunos que aceitaram o desafio de assumir essa cadeira por um dia, nesse projeto tão interessante para o município de Farroupilha. Os funcionários da Casa e uma saudação especial a todos os professores da Escola Primeiro de Maio; uma saudação ao professor Odair e em especial a professora Rosana que abraçaram um projeto do ano passado chamado Constituição em miúdos e daquele abraço, um resultado muito interessante estamos colhendo nos dias de hoje, inclusive no dia de hoje. Por isso com muita satisfação e com muita alegria eu queria convidar para assumir essa cadeira meu amigo Luizinho. Luiz Fernando Rossi, que é aluno do 4º ano da Escola Municipal Primeiro de Maio. Filho de Luiz Felipe Nunes Rossi e Fernanda Simplício. Luizinho seja bem-vindo e assuma essa cadeira, que ela é sua.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Aldir Toffanin.

VER. ALDIR TOFFANIN: Senhora Presidente, Senhores Vereadores, Senhoras Vereadoras, nosso Vice-prefeito Pedro Evori Pedrozo. Quero cumprimentar aqui os diretores e professores das escolas, alunos, pais aqui presentes nessa noite. E de imediato gostaria de convidar o representante da Escola Olga Ramos Brentano, Felipe Soares Machado, para ocupar essa cadeira. Felipe é filho de Camila Fernandes Soares e Thiago Luiz Santos Machado. Então Felipe, pode vir ocupar essa cadeira que é sua.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Ver. Raul Herpich.

VER. RAUL HERPICH: Senhorita Presidente Júlia Ribeiro da Luz, Senhor Vice-prefeito Pedro Evori Pedrozo, também nosso Presidente Thiago Brunet, colegas Vereadores. Cumprimentar a todos os alunos que aqui estão, diretores de escola, pais que vieram prestigiar nessa noite tão especial para esses 15 jovens que hoje vão assumir uma cadeira de Vereador. A minha Vereadora, ela tem nome de Vereadora, nome de pessoa importante, Kaynan Raiane da Cunha. Filha de Fabiana Santos da Cunha está cursando o 9º ano do ensino fundamental na escola Vivian Maggioni; cumprimentar a sua Diretora Gladi. Então Kaynan ocupe aqui o lugar que é teu.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Josué Paese Filho.

VER. JOSUÉ PAESE FILHO: Boa noite a todos. Quero cumprimentar os meus colegas Vereadores e hoje em especial cumprimentar a Senhorita Presidente que vai coordenar os trabalhos nessa noite, a Júlia Ribeiro da Luz. Já vi que você tem toda capacidade para tocar essa Sessão, sem desmerecer o nosso Presidente Thiago. Quero aqui cumprimentar o Diretor do CNEC, Marcos Ribeiro Pretto, seja bem-vindo; um cumprimento a todos os Diretores e professores que estão aqui presentes e aqueles que não puderam vir, da nossa rede do município, estadual. E um cumprimento, antes de chamar minha afilhada, avó, que não podia deixar de esquecer a avó Leonilda Pessin, que também foi professora, um exemplo de professora no nosso município, e em seu nome cumprimento a todos os presentes aqui nessa noite. Também tivemos aqui nessa Casa até recentemente o Vereador e Presidente dessa Casa, que leva o nome de Pessin, a Maristela Pessin. E hoje nós temos então, me sinto orgulhoso de chamar aqui hoje a Laura Ducatti Pessin, filha de Regina Ducatti e Marcelo Pessin; é aluna do 2º ano do ensino médio da escola CNEC. Tenho certeza que vai fazer um bom trabalho e um bom projeto para nossa cidade. A cadeira é sua, obrigado.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Tadeu Salib dos Santos.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Senhorita Presidente Julia Ribeiro da Luz, prazer muito grande em tê-la na Presidência deste Parlamento na noite de hoje. Quero saudar o nosso sempre Presidente, Thiago Brunet, nosso Vice-prefeito, hoje representando o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal nesta Sessão, Pedro Evori Pedrozo. Cumprimentar a todos os colegas Vereadores, Vereadoras; cumprimentar a imprensa, aos diretores das instituições escolares que aqui estão e também agradecer a presença destes que nos substituem por alguns momentos, quase que todos os dias com os nossos filhos, que são os professores. Queremos dizer assim que sentimos assim uma honra muito grande em receber a cada um e aos alunos que vieram aqui hoje, trazendo o seu apoio, seu incentivo e a sua torcida para aqueles que estão representando as suas escolas. Até o Galina está aqui hoje, né Galina? Recentemente o Galina foi um grande orador aqui na nossa cidade e hoje está aqui como também um expectador do que virá. Todos os projetos são importantes, agora quando representamos uma instituição eu tenho certeza absoluta que causa um pouquinho de nervosismo. E eu quero dizer para essa menina, de um nome muito lindo, que estará aqui hoje, a Andressa, que ela venha para essa Tribuna ou venha aqui para ocupar essa cadeira, a Andressa de Lucca Werner, que é filha te Anderson Werner e Alexandra de Lucca. Ela é residente da Linha Ely e é aluna do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Terezinha Travi, a quem a gente quer agradecer essa escola na pessoa de sua Diretora incansável no esforço, nos detalhes e na preocupação, na representatividade desta escola, a Professora e Diretora Maria Elisabete Rizzo Fanton. Que também nessa Casa aqui tem um significado muito, muito especial, e tivemos é claro, e temos até hoje ainda um nome que é vivo na nossa lembrança, Lidovino Fanton, que não podemos esquecer. E temos que reverenciar sempre que possível, pois é uma das memórias políticas que temos o maior carinho de poder referir o nome dele. Andressa estou extremamente orgulhoso e quero te dizer que tu não está nervosa, mas eu estou devido a minha emoção. Seja bem vinda.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Arielson Arsego.

VER. ARIELSON ARSEGO: Boa noite Excelentíssima Presidente, Júlia Ribeiro da Luz, aos Senhores Vereadores, Vereadoras, ao Vice-prefeito Pedro Evori Pedrozo, a imprensa, aos Diretores das escolas, professores, aos familiares dos Vereadores Por Um Dia, aos seus colegas, enfim a todos que nos acompanham nessa noite. Para mim é um prazer poder receber aqui o Vereador Wagner de Oliveira Regner, aluno do 4º ano da turma 402 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primeiro de Maio. Filho de Francisco Dinei Regner e Sandra de Oliveira Regner. A escola de primeiro grau Primeiro de Maio deu início as suas atividades no dia 7 de abril de 1987, funcionando em anexo a Escola Mun. de 1º grau Santos Dumont; começou suas atividades com cerca de 130 alunos de pré a 4ª série. A partir de 11 de novembro de 1987 foi oficializada como a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Primeiro de Maio pela portaria 22713 com resolução nº 11174 e parecer nº 837/86 do Conselho Estadual de Educação. Recebeu esse nome em homenagem ao Dia do Trabalhador e em função do nome do bairro. Quero aqui com muito prazer então convidar o Vereador Por Um Dia Wagner de Oliveira Regner para ocupar essa cadeira.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador José Mario Bellaver.

VER. JOSÉ MÁRIO BELLAVER: Senhora Presidente muito boa noite. Quero saudar a Júlia Ribeiro da Luz, colegas Vereadores, Vereadora Eleonora e Vereadora Renata, uma saudação muito grande nessa noite ao Vice-prefeito representando o Executivo Municipal, imprensa; a toda comunidade escolar que se faz presente nessa noite, diretores, professores, alunos e pais. A importância para esses jovens estarem aqui hoje ocupando nossa cadeira nesse dia, graças a todos os professores, diretores, de terem a colaboração dos pais. Porque todo aluno também começa a educação em seu lar e dá continuidade com o ensino dos professores, diretores e os próprios colegas das escolas. Eu tenho a honra de chamar para que ocupe minha cadeira o aluno Lucas dos Santos Buss, filho de Eliseu Buss e de Adriana da Costa dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Sardenha; cursa o 8º ano do ensino fundamental, a Diretora é a Ionara Radavelli dos Santos. Muito bem-vindo Lucas, bom trabalho e muito obrigado a todos.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Boa noite Senhora Presidente Julia Riberio da Luz, colegas Vereadores, Senhor Vice-prefeito Pedro Evori Pedrozo, representando nosso Prefeito Claiton Gonçalves nessa noite, todas as pessoas presentes. Os diretores, professores, colaboradores, pais, familiares, amigos, todas as pessoas enfim que estão aqui hoje representando as instituições escolares que se encontram aqui nessa noite. Eu gostaria muito de agradecer todas essas instituições que indicaram um aluno para fazer parte então dessa noite na Câmara que é o Vereador Por Um Dia. Gostaria de lembrar o quanto importante para esses alunos e para suas famílias e para essas escolas estarem sentados hoje então nessa cadeira, e o quanto é importante para nós também essa noite. Gostaria de cumprimentar a todos esses meninos e meninas e em especial a Lara Sgarb da Silveira, que cursa o 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Dutra e, da mesma maneira, gostaria de cumprimentar de um modo especial a Diretora da Escola Presidente Dutra, Leda Zanella Pancotto e gostaria então de convidar essa menina especial que eu conheço há muitos anos para ocupar a cadeira que ela merece. Lara, essa cadeira é tua.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Ver. Jorge Cenci.

VER. JORGE CENCI: Excelentíssima Presidente Júlia Ribeiro da Luz, colegas Vereadores, quero saudar os Vereadores Por Um Dia e parabenizá-los por essa iniciativa e também por se expor, que é um momento importante para a sociedade farroupilhense. Saúdo também os professores, diretores, pais, familiares dos que estão aqui representando a classe escolar do nosso município. E com muito orgulho quero também agradecer a Luiza que me escolheu para ocupar a minha cadeira e também quero fazer uma referência a Deise Dresch Borghesan, professora que a acompanha. A Luiza Barreto da Silva é aluna do 9º ano do colégio Padre Rui Lorenzi e é com muito orgulho que a convido para ocupar meu lugar.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Jonas Tomazini.

VER. JONAS TOMAZINI: Muito obrigado Presidente Vereadora Senhorita Júlia Ribeiro da Luz. Quero cumprimentar a todos os Vereadores dessa Casa, os Vereadores Por Um Dia, que fazem parte dessa importante iniciativa, ao Vice-prefeito Pedro Evori Pedrozo, que acompanha essa Sessão representando o nosso Prefeito Municipal. Quero cumprimentar também a imprensa, a todos que acompanham aqui na Sessão e também a quem nos acompanha de casa através das redes sociais da Câmara de Vereadores; e até porque vocês terão a oportunidade dos familiares e amigos, que não puderam estar presentes, para assistir aos Vereadores Por Um Dia nessa noite, depois compartilhar o vídeo e toda a divulgação que vai ser feita desta Sessão para vocês inclusive assistirem e compartilharem com os seus familiares. Quero então, além de cumprimentar toda comunidade escolar, as escolas do nosso município que indicaram os representantes para participar dessa Sessão. Cumprimentar em especial ao colégio da minha Vereadora Por Um Dia, o colégio Nossa Senhora de Lourdes, através da Diretora Salete Finimundi Gasperin e de todo o seu corpo discente e também então chamar a aluna Eduarda Portela Galina, filha do Cedenir Galina e da Silvana Fátima Portela Galina, que cursa o 9º ano do ensino fundamental. E dizer que, como disse o Vereador Tadeu Salib dos Santos, você já está bem encaminhada porque tem já de casa o pai que faz excelentes oratórias, já teve a oportunidade de compartilhar conosco e já está preparada para assumir essa cadeira. Então é com muito prazer que eu te dou esse espaço.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Ver. Odair Sobierai.

VER. ODAIR SOBIERAI: Boa noite a todos. Senhora Presidente, colegas Vereadores, saudar o nosso Vice-prefeito Pedro Evori Pedrozo, toda comunidade escolar, diretores e vice-diretores, alunos, familiares dos nossos Vereadores Por Um Dia. Saudar em especial a Paola Hoffmeister Giacobbo, minha Vereadora Por Um Dia, obrigado por ter me escolhido; filha de Tatiana Hoffmeister e Eder Antônio Giacobbo. Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele, Diretora Zuleide Colognese Dalmonte. Paola a cadeira é sua.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Após tomarem seus respectivos assentos, vamos passar a palavra aos Vereadores Por Um Dia para as suas considerações. Passo a palavra ao Vereador Vinicius Stella.

VER. POR UM DIA VINICIUS STELLA: Excelentíssimo Senhor Tiago Brunet Presidente desta Casa, Excelentíssimo Senhor Tiago Ilha, o qual tem a honra de representar nesta Sessão, demais Vereadores e Vereadoras, meus colegas Vereadores Por Um Dia, Excelentíssimo Vice-prefeito, enfim a todos os demais presentes, boa noite. Meu nome é Vinícius Stella, sou estudante do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fetter e fui eleito por meio de eleição direta para representar nossa escola. “Por uma cidade mais limpa”, justifico que na medida que o processo de urbanização aumenta alguns problemas começam aparecer na nossa cidade. Percebemos que há uma escassez de lixeiras e consequentemente o aumento gradual do acúmulo de lixo encontrado no chão além dos possíveis prejuízos que isso pode causar. Nas inúmeras ruas do centro, ou até mesmo as dos bairros, é raro encontrar alguma lixeira para colocar as embalagens dos suplementos que consumimos no cotidiano como, por exemplo, embalagem de barras de cereais, chocolates, garrafas pets, entre outros. Além disto, uma das coisas que agravam a situação atual é a falta de consciência da população quanto ao cuidado à cidade em geral. Por intermédio deste, minha proposta é que seja feita a implantação de múltiplas lixeiras seletivas nas ruas de nosso município e que haja novamente uma campanha para conscientização de uma cidade mais limpa para todos, não visando somente um benefício para a presente, mas também para as próximas gerações. Outra proposta que trago é a revitalização da rua lateral a RS 453, que dá acesso à Escola Carlos Fetter, próximo ao cemitério que surgiu pela necessidade de alunos e condutores de automóveis. A mesma não possui pavimentação, por isso solicitamos um calçamento para esta, objetivando uma melhor organização do estacionamento, pelo congestionamento que ocorre ao sair e ao entrar na escola; logo que a segurança de todos é indispensável neste ambiente. Gratidão pela oportunidade, muito obrigado.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Bianca Deliberalli.

VER. POR UM DIA BIANCA DELIBERALLI: Boa noite Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara, demais Vereadores, em especial o Vereador Sandro Trevisan, meu padrinho nesta Sessão do Projeto Vereador Por Um Dia, diretores, professores, familiares e demais presentes. Meu nome é Bianca Deliberalli, sou aluna do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Minella, localizada no Bairro Belvedere. Nossa escola foi uma das primeiras escolas do município de Farroupilha, iniciou suas atividades em 15 de abril de 1920 na Linha Alencastro, 1º distrito de Farroupilha. Em 2007 foi transferida para as instalações atuais e atualmente a equipe diretiva é composta pelos professores Daiana Tonin Nunes, diretora, Gabriel Luiz de Abreu vice-diretor do turno da manhã e Juceli Polla, vice-diretora do turno da tarde. Atende 366 alunos nos turnos da manhã e da tarde, da Educação Infantil ao 9º ano, oriundos dos bairros Belvedere, Bela Vista, Fátima, Cinquentenário, Vicentina, loteamento São João e Bela Itália e centro. Além das atividades regulares a escola oportuniza aos alunos a participação em alguns projetos como o Projeto de Educação Ambiental Com Vida, o Plástico do Bem, o Grupo de TeatroAspetta un pochetin’, a Banda Águia, além do incentivo aos esportes. Esse momento é muito importante, pois é uma oportunidade para cada um de nós contribuir e transformar a comunidade de que fazemos parte. Em nome da comunidade escolar que represento, solicito a vossa apreciação e aprovação do Projeto de desafetação da Rua Deolindo Varisco, ao lado da escola; que já foi encaminhado a esta Casa, através da Secretaria de Educação, com o propósito de ampliar o espaço escolar para melhor atender às nossas necessidades e melhorar a segurança na entrada e na saída dos alunos. Peço atenção especial ao nosso pedido e agradeço a oportunidade de representar e reforçar o interesse de nossa comunidade escolar.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Eduardo Cogo Rodrigues.

VER. POR UM DIA EDUARDO COGO RODRIGUES: Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Thiago Brunet, na oportunidade em que cumprimento a Excelentíssima Senhora Renata Trubian que neste exato ato representado pelo Projeto Vereador Por Um Dia, também o faço para os demais representantes do Poder Legislativo, colegas Vereadores Por Um Dia. Prezados pais Altemir Gomes Corrêa e Núbia Cogo Narvaz Corrêa, prezada Senhora Cristiane Colombo, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Fanton, prezados Senhores e Senhoras aqui presentes. Meu nome é Eduardo Cogo Narvaz Rodrigues, tenho 12 anos, sou aluno do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Fanton. A escola que represento está localizada no Bairro Santo Antônio, tem aproximadamente 300 alunos oriundos dos Bairros Santo Antônio, Volta Grande, América, Primeiro de Maio, Industrial, Linha São Miguel e Linha São José, matriculados do pré ao 9º ano. Este ano nossa escola completou 56 anos de fundação e por ela já passaram vários cidadãos farroupilhenses, hoje pais que matriculam também seus filhos nesse educandário por acreditarem na filosofia e na proposta da escola. Os alunos da nossa escola tem orgulho de estudar nela, pois consideram que além de uma preocupação com o ensino-aprendizagem; a escola também se compromete com a formação de cidadãos responsáveis e atuantes. Os futuros agentes da sociedade, conscientes dos princípios e valores éticos. Nesse sentido estou representando a minha escola para o Projeto Vereador Por Um Dia e venho através desse espaço: (APRESENTAÇÃO DE SLIDES) Reiterar a solicitação que fizemos no ano passado para colocação de uma parada de ônibus maior em frente à escola para abrigar melhor os alunos nos dias de chuva e também para nossa segurança, visto que muitos que frequentam as escolas são moradores de diferentes bairros e utilizam transporte escolar. Caso meu pedido seja atendido, será um ganho também para toda comunidade, visto que a parada já existente é também utilizada por muitos moradores das proximidades da nossa escola, inclusive idosos. Solicitar que seja atendido, conforme Ofício nº 17, enviado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente em 18 de julho de em 2018, o pedido para poda de uma árvore no pátio dos fundos da escola, pois os galhos estão crescendo sobre o telhado, ameaçando quebrar sobre o estabelecimento de ensino. Pode-se também optar por cortá-la, visto que o tronco da mesma cresce sobre o muro de contenção da escola. Como sou residente no Bairro Industrial estou solicitando que sejam atendidas as reivindicações dos moradores referentes ao não recolhimento do lixo acumulado nos terrenos baldios. Também verificar sobre a falta de estrutura de esgoto e a pavimentação das ruas principais do bairro. Essas solicitações já são feitas há algum tempo pelos moradores. Desde já agradeço a oportunidade de poder fazer valer a vontade e o interesse coletivo dos meus colegas e peço especial atenção ao nosso pedido. Muito obrigado.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Felipe Soares Machado.

VER. POR UM DIA FELIPE SOARES MACHADO: Boa noite a todas as autoridades aqui presentes e aos demais, eu me chamo Felipe Soares Machado, represento o Colégio Estadual Olga Ramos Brentano, onde curso o 3º ano do ensino médio. Atualmente sou integrante da Banda Marcial do colégio, que por se tratar de alunos egressos da Escola Municipal do Ensino Fundamental 1º de Maio, teve apadrinhamento no ano de 2018, com apoio de professores e alunos. Tendo a educação como algo primordial para todos, venho por meio desta solicitar melhorias no Colégio Estadual Olga Ramos Brentano, situada na Rua Jacomina Veronese nº 76. Melhorias tais como: A instalação de uma faixa de pedestres em frente à escola para assegurar a travessia de alunos e pessoas que ali circulam. Adaptações nas calçadas para acessibilidade de cadeirantes; instalação de uma parada de ônibus em frente à escola, com proteção em dias de chuva e frio. A criação de itinerários de ônibus no horário de entrada e saída do colégio, assim facilitando a locomoção de alunos e dando maior segurança para os mesmos. Tendo em vista que o colégio é situado no Bairro Primeiro de Maio, o mesmo também precisa de melhorias, considerando o maior bairro do município, este sofre por falta de praças, opções de lazer para crianças e famílias, pavimentações em determinadas ruas e manutenção em outras, que em períodos chuvosos ocorrem erosões na pavimentação. Com isso as ideias levantadas são necessidades e sugestões para o colégio e para o bairro, aproveitando a oportunidade aos Senhores aqui presentes. Obrigado pela atenção.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Luiz Fernando Rossi.

VER. POR UM DIA LUIZ FERNANDO ROSSI: Começo cumprimentando o Senhor Presidente da Câmara de Vereadores, meus colegas e a todos os presentes O projeto que estamos apresentando sugere a Secretaria da Educação que oferte aos alunos das escolas municipais entre os conteúdos curriculares, a introdução ao estudo da Constituição. Esse projeto parte do princípio do direito à informação, isto é, o direito de informar, de ser informado e tem por objetivo reconhecer, compreender e interpretar a Constituição Brasileira como a Lei maior do país, bem como o vocabulário que a constitui. Sabemos que o Deputado Romário apresentou um projeto que é para nosso pedido. No aspecto social significa compreender-se como pessoas que possuem direitos e deveres dentro da sociedade promovendo respeito à Lei, à justiça, à ética e a democracia, com o objetivo de recriar uma sociedade mais igualitária e de cidadãos críticos e politicamente informados das Leis. Na nossa escola no ano de 2018 foi desenvolvido um projeto para os quartos anos que se intitulou Acreditar É Preciso, o qual abordou os 30 anos de Constituição no Brasil e nós alunos tivemos a oportunidade de conhecer e discutir sobre as Leis que regem o país e também ter contato com o Legislativo, o Executivo e o Judiciário da nossa cidade, o que enriqueceu o nosso conhecimento como cidadão. O projeto abordou temas como sustentabilidade, reforma agrária, meio ambiente, educação financeira, orçamento, o Estatuto da Criança e do Adolescente e outros. Nesse sentido peço licença para ler uma fábula escrita por um colega nosso, o Davi. O Menino e o Lobo: ‘Todos os dias um menino passava em frente de uma árvore mágica, um dia o menino disse para árvore “Dona árvore queria que a Senhora transformasse o lobo e queria que ele fosse inteligente, respeitoso e cidadão igual a eu”; a árvore atendeu o pedido. O menino e o lobo se tornaram amigos, cidadãos da cidade e começaram juntos ajudando os velhos e as crianças da rua onde moravam. O tempo passou e o menino e o lobo se elegeram Vereadores da cidade, juntos trabalharam, ajudaram as crianças, os velhos, os adolescentes e os professores da cidade onde moravam, melhorando a vida das pessoas’. Moral da história: Nem todos os lobos são maus e juntos podemos ajudar as pessoas. Senhores peço que avaliem. Podemos misturar a magia e a realidade? Podemos entender a realidade e transformá-la? Muito obrigado pela atenção.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Kaynan Raiane da Cunha.

VER. POR UM DIA KAYNAN RAIANE DA CUNHA: Boa noite. Quero cumprimentar a todos aqui presentes, ao Presidente da Câmara, Senhor Thiago Brunet, aos Vereadores desta bancada, em especial Senhor Raul Herpich o qual represento neste ato. Meu nome é Kaynan da Cunha, tenho 15 anos e sou aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vivian Maggioni. A E.E.E.F. Vivian Maggioni, está localizada no Bairro São José, foi fundada em 1970 e tem se dedicado a oferecer uma educação de qualidade, principalmente no aspecto social. Atualmente a escola funciona nos três turnos atendendo alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Oferece a modalidade EJA, Educação de Jovens e Adultos, sendo a primeira instituição de ensino no Rio Grande do Sul a implantar esta proposta pedagógica e atende três turmas de educação infantil, em colaboração e união ao município de Farroupilha. A atual gestão da escola é composta pela Diretora Sra. Cladi Maria Zuffo Colussi e Vice-Diretoras, Sra. Simone Cristina Moroni e Sra. Neusa Molon Mansan. Nossa instituição necessita de muitas adaptações, porém algumas são prioridades e para sabermos a real necessidade da escola, conversamos com a comunidade estudantil e constatamos que um dos problemas relevantes é o calçamento e seu entorno. Dessa forma, viemos por meio deste espaço sensibilizar a vossa Senhoria. Há tempos enfrentamos problemas, tais como lixos que são depositados no local onde seria a calçada e falta do fio de passeio urbano, que leva as crianças a se exporem aos perigos do trânsito. Existe uma irregularidade na calçada na entrada da escola e quando chove forma uma poça d’água muito grande, dificultando a passagem dos alunos e também por termos cadeirantes e alunos com outras deficiências físicas, tornando difícil a acessibilidade. Pedimos um auxílio em relação às verbas juntamente aos Deputados Estaduais para o calçamento aos arredores da Escola Vivian Maggioni. Isso beneficiaria a estética visual da escola, mas também auxiliaria os alunos que ali estudam e moradores do bairro. Contamos com a ajuda de vocês para realizar essa tão importante obra. Obrigada a todos.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Laura Ducatti Pessin.

VER. POR UM DIA LAURA DUCATTI PESSIN: Boa noite. Cumprimento o Presidente da Câmara, Senhor Thiago Brunet, e sua substituta Júlia Ribeiro da Luz e ao fazê-lo cumprimento todas as autoridades, Vice-prefeito, diretores, professores, pais e colegas aqui presentes. Meu nome é Laura Ducatti Pessin, tenho 16 anos, e sou aluna da segunda série do ensino médio do colégio CNEC Farroupilha Ângelo Antonello. Neste ano a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC – comemora 75 anos de fundação, com o incansável trabalho para a democratização da Educação. A CNEC é e sempre foi comunitária, preservando os valores da escuta, do relacionamento, da inclusão, da inserção social, da formação cidadã, da formação para a liderança e a autonomia dos indivíduos, bem como para o respeito e o exercício pleno de seus direitos. Escolhida pelo corpo docente e discente sinto-me honrada por estar aqui podendo representar os alunos desta instituição, que como eu, têm expectativas e escolhas a fazer. Assim faço o uso da palavra para expressar as necessidades que vem sendo percebidas pela comunidade Educativa. O nosso colégio está localizado na Avenida Paulo Broilo, onde o movimento de veículos se faz de maneira intensa e contínua, tanto de carros, como de caminhões e outros meios de transporte, muitos de nossa cidade, mas também de cidades vizinhas. É um local onde frequentemente ocorrem colisões de veículos. Assim, é de extrema importância uma sinalização mais eficaz e coibitiva, principalmente por se tratar de um estacionamento educandário. O que existe atualmente como indicação é a faixa de pedestre em frente à entrada principal, porém a fim de possibilitar uma maior segurança aos alunos nosso colégio tem mais duas entradas pelas ruas Independência e Luiz Ornaghi, as quais também não tem sinalização específica e nem sequer faixa de pedestres. Diante do exposto, nossa sugestão é que sejam colocadas placas de sinalização nas esquinas da Avenida Paulo Broilo com os dizeres “atenção travessia de escolares” ou até mesmo “escola quilometragem máxima permitida 30 km” ou que for cabível a situação, pois alertas desse tipo podem ser observados em até locais de menor intensidade de tráfego. Há tempos solicitamos tais melhoras, porém não obtivemos retorno; assim, esperamos que seja encaminhada em caráter de urgência ao Poder Executivo ou a quem de direito for, pois se trata de preservar a vida de todos que por ali passam. Pensando em preservar e embelezar a nossa cidade, que neste ano completará 84 anos, outra demanda sugerida por docentes e discentes é o projeto que intitulamos como ‘jardinagem permanente’ a fim de manter limpas e organizadas avenidas, praças e ruas da cidade não apenas em momentos esporádicos ou em datas comemorativas. Da mesma forma, propomos que haja uma fiscalização eficiente e uma cobrança aos proprietários que possuem terrenos baldios que se encontram no centro da cidade abandonados. Esses terrenos são cheios de capoeira e com as calçadas estragadas, fazendo com que os pedestres tenham que descer das calçadas e andar na própria rua, pois as mesmas não oferecem condições de uso. Também registramos aqui a nossa sugestão para que sejam expostos em local público e na internet, todos os pedidos aqui feitos e as respectivas providências tomadas ao longo do ano pelo Poder Público ou a quem couber à solução. Encerro meu depoimento agradecendo a oportunidade que me foi dada pelo Colégio, como também a Câmara de Vereadores por nos abrir as portas para expormos nossas ideias e conheceremos os trabalhos desenvolvidos pelos Vereadores; e a todos que vieram prestigiar este momento tão importante, não somente para nós que estamos aqui, mas para todos que poderão ser beneficiados com projetos que partiram dessa oportunidade. Muito obrigado.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Andressa de Lucca Werner.

VER. POR UM DIA ANDRESSA DE LUCCA WERNER: Excelentíssimo Presidente da Câmara Tiago Brunet, Excelentíssimo Senhor Vice-prefeito Pedro Pedrozo e o Senhor Vinícius Grazziotin de Cezaro, representando a Secretaria de Educação. Estou me sentindo muito honrada em poder representar a minha escola no Vereador Por Um Dia, e principalmente por estar representando minha escola e minha comunidade, a Linha Eli. Estou aqui porque amo minha escola e minha comunidade, e cada vez mais me convenço de que é muito importante manter minha escola viva. Todas as escolas são importantes e merecem ser mantidas vivas, mas sei bem o valor que a escola Terezinha Travi tem para os moradores da minha comunidade; porque é ali que convivo, estudo, é ali que nasceram, conviveram e estudaram muitos de meus antepassados. A comunidade é muito participativa, ajudando a preservar e a manter esse lugar notável. Ela não é apenas o lugar onde aprendemos a ler, escrever e fazer as primeiras contas. É o lugar vivo de nossas histórias, onde aprendemos a nos relacionar, a partilhar, é aonde praticamos o respeito instruído em nossas casas; é a continuação dos valores humanos e o que é muito importante, em um clima aconchegante, fraterno, próximo de nossas casas, do trabalho de nossos pais e uma paisagem privilegiada da nossa Serra Gaúcha, uma terra fértil que nos permite tirar dela o próprio sustento. É por esse motivo também que a comunidade, formada por pequenos agricultores, anseia pela conclusão das obras de asfaltamento até Salto Ventoso; isso melhora não apenas o acesso à escola, mas também o escoamento da produção agrícola que tem por cultivo principal a uva, além de ser o acesso para importante ponto turístico que é o Salto Ventoso. Junto com essas necessidades já citadas, é importante para nós o fato de recebermos a oportunidade e incentivos, assim nossos jovens e adolescentes não precisam abandonar o cultivo da agricultura em busca de novas formas de trabalho fora do setor. Portanto nossas solicitações são as seguintes: manutenção da escola Terezinha Travi; conclusão das obras de asfaltamento e incentivo para o desenvolvimento de técnicas agrícolas para os nossos jovens. Agora vamos ouvir o depoimento de alguns moradores da nossa comunidade. (APRESENTAÇÃO DE VIDEO). Agradeço muito a oportunidade de trazer a esta Assembleia nossos pedidos e nossos sonhos. Temos a certeza de poder contar com a sensibilidade e ajuda de toda comunidade. Muito obrigada

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Wagner de Oliveira Regner.

VER. POR UM DIA WAGNER DE OLIVEIRA REGNER: Começo cumprimentando o Senhor Presidente da Câmara de Vereadores, meus colegas e todos os presentes. O projeto que será discutido cria um sistema de embarque e desembarque de alunos, e sinaliza adequadamente as ruas de acesso as escolas para dizimar o trânsito em frente de escolas do município. A Escola de Ensino Fundamental 1º de Maio, situada na Rua Wilson Tartarotti nº 356, Bairro Primeiro de Maio, possui em torno de 600 alunos do Ensino Fundamental e pré-escola; consequentemente apresenta um fluxo grande de carros e pedestres. A Rua Wilson Tartarotti foi asfaltada recentemente, permitindo aos veículos que ali trafegam maior velocidade e desrespeito ao pedestre; nos horários de entrada e saída dos alunos é que aumenta o risco de acidentes. No Estado Democrático de Direito não se deve medir esforços para a preservação da vida, ainda mais quando se refere a proteger as crianças. Ao sair da escola as crianças geralmente estão ansiosas para chegar em casa, por isso elas não costumam prestar atenção ao seu redor, em vias de tráfego automotivo. O presente projeto reivindica placas de sinalização, seja nas ruas de acesso à escola, alertando que ali tem um estabelecimento de ensino e a velocidade indicada também; um semáforo para pedestres deste modo designando trânsito nas imediações da escola. Nos horários de entrada e saída dos alunos a circulação de pessoas é intensa e conturbada, e é para prevenir que não aconteçam acidentes que estamos recorrendo ao Executivo do nosso município. Em conjunto ao apreciado e aprovado por todos, acreditamos que cabe ao poder público proteger a população e amparar os cidadãos nas suas necessidades fundamentais, como a vida. Pois não é necessidade só da nossa escola e sim de muitas escolas do município de Farroupilha. Agradeço a oportunidade e peço que avaliem com consideração o projeto.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra ao Vereador Lucas dos Santos Buss.

VER. POR UM DIA LUCAS DOS SANTOS BUSS: Boa noite a todos. Minhas saudações a todas as autoridades, diretores, colegas Vereadores, professores e familiares aqui presentes. Inicialmente gostaria de agradecer aos colegas que votaram em minha proposta, depositando sua confiança em mim e proporcionando essa oportunidade de representar minha escola. Meu nome é Lucas Buss, tenho 14 anos, estou no 8º ano do Ensino Fundamental e estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Sardenha. O projeto Vereador por um Dia é muito importante, pois nós estudantes somos o futuro do nosso país e temos em nossas mãos o poder de melhorar nossa realidade. Hoje apresento a vocês o meu Requerimento. Minha proposta é a construção de uma área de lazer com complexo desportivo, praça e academia ao ar livre na comunidade do Rio Burati. A justificativa para esse projeto é a de que todas as localidades, sendo do interior ou não, necessitam de uma área de lazer que proporcione o bem-estar, saúde e diversão para seus moradores. Muitos estudantes da escola Nova Sardenha, assim como eu, moram no Rio Burati, que conta com aproximadamente 1.300 habitantes. Conversando com colegas e moradores, percebi que muitas vezes o interior do município é esquecido pelo poder público municipal; e muitos jovens do Burati não têm espaços de interação e diversão e acabam ficando nas ruas, o que compromete nossa segurança. Dessa forma tenho certeza que essa obra trará maior qualidade de vida para todos os que vivem na comunidade. Diante disso peço atenção do Poder Executivo Municipal e dos Vereadores para aprovação deste projeto. Agradeço a atenção de todos. Muito obrigado.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Lara Sgarbi da Silveira.

VER. POR UM DIA LARA SGARBI DA SILVEIRA: Uma boa noite a todos. Gostaria de cumprimentar nosso Presidente da Câmara, Thiago Brunet, e sua Vereadora substituta, Julia Ribeiro, nosso Vice-prefeito, Pedro Pedrozo; e meus queridos colegas Vereadores que estão aqui participando do projeto, e em especial minha Vereadora e madrinha Eleonora Broilo. Gostaria de agradecer a quem esteve me apoiando e auxiliando em meu projeto, a professora e orientadora pedagógica, Sra. Glória Finimundi, e a diretora da minha escola, Sra. Leda Zanella Pancotto; e agradecer também por último, mas não menos importante, a minha família que está aqui me apoiando. Meu nome é Lara Sgarbi da Silveira, tenho 15 anos, estou cursando o 9º ano e estou aqui para representar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Dutra. Agora gostaria que fosse colocado na tela o meu projeto em Power Point (APRESENTAÇÃO DE SLIDES) então o meu projeto é sobre a pavimentação de calçada de acesso à E.M.E.F. Presidente Dutra. O objetivo geral é proporcionar segurança e acessibilidade adequada aos usuários e alunos da entrada e saída da escola, situada na Rua Beluno, no Bairro Medianeira. A justificativa: a escola possui aproximadamente 430 alunos, entre 4 e 16 anos, fato este que requer uma infraestrutura adequada para com as questões de acesso à escola. Usufruir de uma rua pavimentada com calçamento é direito de todos. Com o tempo instável a situação se agrava na medida que tudo fica alagado e sem acesso seguro. Numa escola a benfeitoria se tornaria essencial para proporcionar melhores condições de acessibilidade para os alunos e profissionais que trabalham na mesma. Então aqui temos algumas imagens sobre como é a rua de trás da nossa escola, e para mostrar também o porquê que a gente precisa de um calçamento; certo? As considerações finais: esperamos contar com o apoio do poder público e dar andamento a esse projeto que é de extrema importância para a escola. Muito obrigado.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Luísa Barreto da Silva.

VER. POR UM DIA LUISA BARRETO DA SILVA: A Câmara Municipal dos Vereadores de Farroupilha, saúdo a todos aqui presentes, em especial o ilustríssimo Senhor Thiago Brunet, Presidente desta Casa, meu cumprimento; estendo cumprimentos ao meu padrinho o Vereador Jorge Cenci, aos demais Vereadores, autoridades, professores, diretores e demais cidadãos Farroupilhenses presentes nessa Sessão, boa noite. Meu nome é Luiza Barreto, represento a escola de Ensino Fundamental Padre Rui Lorenzi, sou aluna do 9º ano e irei apresentar uma sugestão do Projeto Lei da noite. O projeto sugere que todas as escolas municipais, estaduais e particulares sejam convidados a participarem de todos os eventos cívicos, artísticos, políticos, econômicos, sociais e ambientais, que venham a se realizar na cidade de Farroupilha; e que o convite não se restringe a somente aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Segundo o estatuto da criança e adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação visando ao pleno desenvolvimento da sua pessoa, preparo para o exercício de cidadania e qualificação para o trabalho. As justificativas: é muito importante que todas as escolas participem dos eventos promovidos pela sua cidade como é o exemplo da participação do Vereador por um dia, promoção aberta a todos os alunos, tanto da rede municipal, como a estadual e particular; que exista uma ligação entre toda a Rede de Ensino como se fosse uma coisa só. Que não haja uma distinção diferenciada, privilégios entre os alunos das diferentes redes. Podemos citar alguns eventos que podemos direcionar aos alunos da Rede Municipal de Ensino como: Projeto Plástico do Bem promovido pelo SIMPLAS, nós alunos da Rede Estadual de Ensino também gostaríamos de ter participado desse projeto, pois também estamos preocupados com nosso Meio Ambiente. A escolha do Mascote da Proteção Animal foi um concurso que buscava envolver comunidades, escolas e bem estar de cães e gato; também sendo que nós, alunos da Rede Estadual de Ensino, preocupamos também com a proteção animal e queremos participar desses concursos também. Propõe então olhar mais cuidadosamente aos alunos da Rede Estadual e Privada, na participação de tudo que favorece o seu crescimento intelectual e social. Obrigada pela atenção.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Eduarda Portella Gallina.

VER. POR UM DIA EDUARDA PORTELLA GALLINA: Boa noite a todos. Cumprimento o Excelentíssimo Senhor vice-prefeito Municipal de Farroupilha, Senhor Pedro Pedrozo, o Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmera de Vereadores, Sr. Thiago Brunet, o ilustríssimo Vereador que me apadrinha, Sr. Jonas Tomazini, e em seu nome os demais Vereadores e público aqui presentes.  Hoje eu intento apresentar o Projeto de Lei sobre Economia Solidária, com foco nos catadores de resíduos recicláveis. Atualmente na cidade os recicladores constituem-se como importantes agentes na promoção de medidas ambientais, aliadas ao processo de coleta de resíduos sólidos recicláveis, triagem e comercialização; garantindo o aumento da vida útil do aterro sanitário local, a reutilização e a economia de matérias primas na indústria. Existem, em Farroupilha, duas associações de recicladores conveniadas com a Prefeitura. Uma delas é a ARFA – Associação de Recicladores de Farroupilha -, localizada no Bairro América, e a outra é a ACAREASUL, que atua no bairro Vila Esperança. Apesar de sua inquestionável relevância no desenvolvimento ambiental de Farroupilha, os catadores deparam-se, muitas vezes, com condições precárias de trabalho. Além disso, eles se apresentam na classe com pouca visibilidade social e com falta de reconhecimento no contexto Socioeconômico, sendo carentes de direitos trabalhistas e recebendo pouca remuneração. Meu Projeto de Lei aborda a questão da criação de medidas que valorizem e reconheçam os catadores como agentes de limpeza urbana e ambientais essenciais na concretização de uma sociedade sustentável e justa. Para isso eu proponho a implementação de um sistema de economia solidária aos catadores pelos serviços prestados ao município de Farroupilha. Essa medida incentivaria práticas ambientalmente corretas e promoveria a inserção social dos recicladores e a melhora de suas condições de vida pela nova fonte de renda. O pagamento por serviços ambientais prestados ao município consistiria em vencimentos mensais, anuais ou semestrais do poder público às associações, de acordo com a sua eficiência física no que diz respeito à quantidade de resíduos reciclados coletados em quilos por mês. Esse sistema de pagamento exigiria a estipulação de um valor específico para os resíduos recolhidos, que variaria de acordo com a produtividade física das associações, estimulando a organização destas para garantia de maior remuneração. O sistema incentivaria a formalização do serviço prestado pelos catadores autônomos, que precisariam filiar-se as associações para garantia de recebimento do pagamento por serviços ambientais, proporcionando uma maior organização da atividade dos catadores. Portanto, acredito que a implantação dessas medidas pelo poder público do município garantiria a plena participação dos catadores na gestão de resíduos recicláveis; fortalecendo o diálogo, dinâmica e a integração entre as associações e o governo municipal. Peço a consideração deste Projeto de Lei pelos meus nobres colegas e agradeço, primeiramente, a Câmara de Vereadores pela oportunidade, e também ao meu Colégio, Colégio Nossa Senhora de Lurdes, o qual estou representando hoje.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Passo a palavra a Vereadora Paola Hoffmaister Giacobbo

VER. POR UM DIA PAOLA HOFFMAISTER GIACOBBO: Excelentíssimo Senhor Thiago Brunet, presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Excelentíssimo Senhor Odair Sobierai, 1° Secretário e Vereador que neste ato represento; Senhores Vereadores, colegas Vereadores por Um Dia, meus prezados pais, professores, colegas de escola e demais presentes. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele localiza-se no Bairro São Luiz, foi criada através do Decreto Municipal nº 1695, de 16 de março de 1988. Em 1999, a escola passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele, através do fruto da mobilização da comunidade escolar e da mantenedora. A escola conta com 10 salas de aula, salas específicas com laboratório de informática, biblioteca, salão de eventos com palco, que funcionam também como refeitório, além da quadra poliesportiva, dentre outras. Possui um prédio anexo exclusivamente para educação infantil, com construções baseadas nas normas técnicas. Para maior segurança os espaços são monitorados por câmeras e, para melhor comodidade as salas estão com climatização. O projeto político pedagógico da escola busca a formação de cidadãos responsáveis, criativos e engajadas em movimentos que promovam atos solidários, tanto em relação aos outros seres humanos, quanto em relação aos animais e ao meio ambiente. Desde sua criação, a escola sempre acreditou que valorizar a família é imprescindível para que o trabalho pedagógico aconteça. Dessa forma, oportuniza sua participação em momentos festivos, de formação, de reflexão e de trabalho. Para atingir os objetivos propostos são desenvolvidos projetos que passam as diversas disciplinas e se aperfeiçoam ano a ano. Sendo uma das metas da escola ‘desenvolver projetos que envolvam e engajem estudantes em ações saudáveis, capazes de elevar sua autoestima e desenvolver nele o cidadão consciente e cooperador’. Destaca-se o COMVIDA, com estudos e práticas nas questões ambientais; o CRESCER, com atendimento de reforço escolar; PLÁSTICO DO BEM, com a entrega de plásticos para reciclagem; EDUCAÇÃO MÚSICAL, com atividades de iniciação e aperfeiçoamento musical; ESPORTES PARA TODOS, para desenvolvimento de atividades esportivas. Atualmente a escola está sob a direção dos professores Zuleide Maria Colognesi Dal Monte e Fernando Luiz Pegoraro, e conta com 600 alunos distribuídos em 25 turmas, de Educação infantil até o 9º ano; 50 professores, 9 funcionários e 6 monitores. Com atividades abertas à comunidade, o EMAC completou em agosto seus 30 anos de dedicação ao ensino e aprendizagem, que tem proporcionado um crescente na qualidade de ensino; como destaques do índice de Educação Básica – IDEB 2017, recebendo o prêmio “Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola”, além de vários destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP. O espaço de aprendizagem já não pode mais ser pensado de forma restrita a escola ou sala de aula, assim como não cabe mais compreender a participação familiar como exclusiva ao ambiente de casa. A interação entre os dois é fundamental, já que o desenvolvimento de crianças e adolescentes não acontece de maneira isolada nos diversos espaços que frequentam.  A escola segue com a manutenção da estrutura predial, através do esforço de toda comunidade escolar e dos investimentos do poder público municipal, mas carece do avanço do fechamento da quadra poliesportiva, um espaço para muitas atividades, desde as aulas de educação física até o espaço de lazer na hora do chamado ‘recreio’. E, para as comemorações, como festa junina, dia das crianças, do estudante, da família, entre outros. Salienta-se que a escola sempre foi medalhista em várias modalidades esportivas, uma vez que os professores e alunos se empenham muito para tal. Inúmeros projetos foram feitos para esse fim até o encaminhamento para liberação de verba parlamentar, em Brasília. Requerimento: Eu, Paola Hoffmaister Giacobbo, como participante do projeto ‘Vereador por um Dia’, tendo como Vereador titular, Odair José Sobierai do Partido Socialista Brasileiro – PSB, representando a E.M.E.F. Ângelo Chiele, venho requerer aos Excelentíssimos Vereadores, uma moção de apoio para a liberação das obras do fechamento da quadra poliesportiva, bem como outras benfeitorias necessárias para o seu melhor funcionamento. Isso se faz necessário porque as condições climáticas são desfavoráveis e, especialmente no período de inverno, inviabilizam seu uso. Estamos em um local muito chuvoso e com tempo instável, o que pede um projeto de quadra poliesportiva fechada. As atividades desenvolvidas na quadra significam muito mais do que atividades corporais, possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades, que favorecem a prática esportiva, nas várias modalidades, o lazer e a convivência. Finalizando, e valendo-nos desta oportunidade, registramos nossos agradecimentos a todo o Poder Legislativo pela possibilidade, apoio e respeito que nos dedicou na organização de mais um Vereador por um Dia. Nestes termos pede deferimento, Paola Hoffmaister Giacobbo, Escola Municipal Ângelo Chiele.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Palavra desta Presidente Julia Ribeiro da Luz.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Projeto de Lei nº 01 de cinco de novembro 2018. Criação de uma comissão Municipal da criança e do adolescente: art.1º fica o Poder Executivo Municipal autorizar a criação de uma Comissão Municipal formada por crianças e adolescentes, representando cada escola do município de Farroupilha. Art. 2º também fica a escolha de uma coordenação dessa comissão de um membro do COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -, reger os encontros que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Justificativa: Senhores Vereadores, cumprimentamos os ilustríssimos membros do Poder Legislativo Municipal, oportunidade em que submetermos a apreciação do PL nº 01, que cria uma comissão municipal permanente formada por crianças e adolescentes, representando as escolas do município, com a coordenação de um membro do COMDICA. Com objetivo de promover a participação efetiva do público, a quem se destina as políticas públicas, e promover o debate acerca das demandas identificadas no território. Além disso, essa comissão disseminaria as informações das escolas, sobre os direitos de acordo com o estatuto da criança e adolescente, através de oficinas, palestras e outras. Assim sendo, solicitamos apreciação e consequente aprovação do Projeto de Lei. Escola Municipal João Grendene, Vereadora por um Dia, Júlia Ribeiro da Luz.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Após as manifestações iniciais, eu deixo o espaço aberto para os nobres Vereadores que ainda queiram usar a palavra. Coloco em votação em conjunto todos os Projetos e Requerimentos apresentados pelos Vereadores Por Um Dia. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovados por todos os Senhores Vereadores Por Um Dia os projetos e requerimentos que serão encaminhados ao Prefeito Claiton Gonçalves, Chefe do Executivo Municipal. Se nenhum Vereador quiser fazer mais o uso da palavra, passaremos para a Diplomação dos nobres Vereadores. Conforme vou nominando o Vereador padrinho e o Vereador Por Um Dia se postem a frente desta Mesa para a Diplomação. Convido o Vereador Sandro Trevisan, em nome do Ver. Tiago Ilha, para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Vinicius Stella (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Sandro Trevisan para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Bianca Deliberalli (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido a Vereadora Renata Trubian para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Eduardo Cogo Rodrigues (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Fabiano André Piccoli para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Luiz Fernando Rossi (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Aldir Toffanin para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Felipe Soares Machado (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Raul Herpich que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Kaynan Raiane da Cunha (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Josué Paese Filho para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Laura Ducatti Pessin (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Tadeu Salib dos Santos para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Andressa de Lucca Werner (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Arielson Arsego para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Wagner de Oliveira Regner (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador José Mário Bellaver para que proceda a outorga do Diploma de Vereador Por Um Dia a Lucas dos Santos Buss (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido a Vereadora Eleonora Broilo para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Lara Sgarbi da Silveira (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Jorge Cenci para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Luísa Barreto da Silva (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Jonas Tomazini para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Eduarda Portella Gallina (OUTORGA DO DIPLOMA). Convido o Vereador Odair Sobierai para que proceda a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a Paola Hoffmaister Giacobbo (OUTORGA DE DIPLOMA). Por fim, o Vereador Thiago Brunet fará a outorga do Diploma de Vereadora Por Um Dia a esta Presidente (OUTORGA DO DIPLOMA).

PRES. THIAGO BRUNET: Só para que todos saibam o que está escrito aqui, eu vou ler em nome de todos os Vereadores que entregaram. Diploma: A Câmara de Vereadores de Farroupilha em conformidade com a resolução nº 387/2001 outorga o Diploma de Vereador Por Um Dia, neste caso a Julia Ribeiro da Luz, aluna do 8º ano da Escola Fundamental Municipal João Grendene. Parabéns querida.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Convido para que faça uso da Tribuna o Excelentíssimo Senhor Pedro Pedrozo, Vice-Prefeito Municipal, neste ato representando o Prefeito Claiton Gonçalves.

VICE-PREF. PEDRO EVORI PEDROZO: Senhorita Júlia, nossa Presidente, Senhor Thiago Brunet, nosso Presidente maior, se assim eu posso chamar, Vereadores e Vereadoras por um dia, Senhores e Senhoras Vereadores da Câmara Municipal, diretores, amigos, pais, colegas que vieram prestigiar esse ato cívico que vossas escolas, vossos amigos e vossos filhos fazem no dia de hoje. Nós vivemos um momento complicado da história, quero saudar aqui antes disso a minha comadre Salete, que bom te ver por aí Salete, 28 anos já se passou minha comadre. Nós vivemos um momento complicado da história, onde todos têm muitos direitos e poucos deveres. Nós vimos à gurizada vindo para a Câmera de Vereadores, cada um trazendo na sua visão, na visão escolar, os problemas que identifique. Alguns problemas relativos à idade, a sua vida, outros trazendo uma aspiração dos seus mestres, seus professores. No município de Farroupilha, nós podemos dizer de que somos privilegiados, somos privilegiados, temos um grupo de profissionais dedicados à educação diferenciada, são mais de 700 professores, nós temos em torno de 1.000 profissionais trabalhando entre todo mundo que compõem a comunidade escolar. O município de Farroupilha paga rigorosamente em dia, paga correto seus colaboradores, não faz mais do que a sua obrigação, mas faz essa obrigação com alegria. Porque entende que em tempos bicudos, onde os dois primos ricos do Estado, que é o Estado e o Federal, vivem à míngua, o Município de Farroupilha ostenta com legalidade faz cumprir a sua parte com firmeza. Das reivindicações, elas, e eu anotei todas elas por que eu quero me dedicar na tentativa de atender a expectativa, porque a Câmera de Vereadores não faz obras, quem faz é o Executivo, então eu aqui represento o Executivo. Mas de todas as reivindicações me chamou atenção do Luiz Rossi. O Rossi, ele traz a preocupação dos seus mestres na introdução ao estudo da Constituição, acho que esse sim é um avanço, isso sim é um avanço, porque vai trazer o conhecimento do que nós temos direito e o conhecimento de nossas obrigações. Eu vi ali do bairro onde eu vivo, da escola 1° de maio, o pequeninho lá, eu não localizei aqui, é o Vagner; O Vagner, ele trouxe a preocupação da velocidade em volta da escola, e eu dizia para o Presidente, “Presidente quando a gente resolve um problema gente criar outro”. Eu, Secretário de Obras, pavimentei a Rua Vilson Tartarotti, que tinha um alagamento logo depois da escola, era uma rua horrorosa, e a gente solucionou um problema histórico gravíssimo, que alagava todas aquelas casas e criamos outros, porque as pessoas correm desenfreadamente, ficou boa rua. Então agora vamos ter que complementar isso com sinalização e acho que sinalização ainda não é o suficiente, porque as pessoas precisam de educação no transito. E as escolas e os nossos jovens vão ter que trabalhar muito isso. Eu vi a menina Pessin, e ela trouxe a preocupação da sua escola que tem, de verdade, tem muito problema. Eu e a minha esposa fomos donos da cantina do CNEC por algum tempo, nos ajudou a sustentar as nossas vidas lá; e a gente conviveu muito lá com aquela comunidade e eu sei daquele problema ali. Nós vamos tentar agora, com essa visão de vocês, nós vamos tentar resolver uma série de coisas. Eu poderia citar a cada um daqui, mas a maioria geralmente tu resolve uma etapa, a próxima etapa passa a ser a prioridade, isso é normal do ser humano, isso é normal das nossas vidas. A partir do momento que nós compramos o carro que a gente sonha, a gente passa a sonhar com a casa mais equilibrada e assim por diante. Eu vou fazer um esforço para, como disse a nossa Presidente Júlia, que eu duvidava que tivesse alguém que falasse mais rápido do que o Raul Herpich, pois a Júlia ganhou; a Júlia ganhou, muito mais rápido. A Julia quando chegou ali, eu ia dar um abraço nela quando ela chegou para assumir a Câmara e não quis porque eu achei que iria atrapalhar mais ela do que ajudar, mas a Julia fala muito rápido. E como diz a Julia nós vamos botar em votação, os Vereadores todos vão aprovar; já aprovaram né Presidente? E isso vai lá para mim, toda essa documentação, e eu vou fazer um esforço pessoal em cada coisa. Eu estava vendo a filha do meu amigo Galina, Galina é um ser muito especial que tem na nossa cidade, que dirige as lojas Quero-Quero; eu estive lá ajudando ele inaugurar mais uma loja. Ela pede que o município contrate os catadores, os recicladores, e o município faz um trabalho seríssimo com os recicladores, trabalho de Assistência Social. Geralmente são pessoas, a maioria deles, são pessoas estáveis que vem e voltam, que aparecem no nosso município e desaparecem muito facilmente; uma turma que está por aqui e a gente não consegue, o Município falha; o Estado, em si, falha no trabalho de educar. Porque muitos deles não querem regramento, eles preferem juntar coisas na rua, mas eles fazem um trabalho sério. Eu não sei se a contratação deles seria possível, acho que não, mas que é possível trabalhar algumas coisas é. Eu falo desse caso em específico, porque nós lutamos muito para tirar deles o uso da carroça com cavalos mal cuidados, a gente luta muito para trazer eles as associações, para eles terem nas associações; o município recolhe tudo que é reciclável e da para eles trabalhar, então isso facilita o trabalho deles. E a gente tem feito muitas coisas, mas depois eu quero te convidar e vou convidar uma delegação da tua escola, para que a gente junto possa conhecer melhor essas associações; e daí ter uma visão um pouco mais ampla disso e quem sabe sugerir alguma coisa diferente, mas achei bem legal, acho interessante aqui, a ideia de todos vocês são importante. Então reitero, vou fazer um esforço para cumprir, para tentar levar de volta para as vossas escolas, através da Câmera de Vereadores que vai fazer isso, mas eu vou fazer em nome do Executivo para levar uma resposta daquilo que vocês nos pediram. Muito obrigado aos professores mais uma vez, dizer que a gente tem avançado muito, que a educação em Farroupilha avançou muito, nos índices de educação, nas medições que é feito no Brasil, que a gente tem uma das melhores Educações, um quadro técnico fantástico e nós estamos muito felizes por todos nós. Precisamos sim de escolas melhores, precisamos da estrutura ainda melhor, estamos pleiteando dez novas escolas aí numa briga danada, vamos ver no quê que isso vai dar, mas estamos trabalhando para isso. Presidente muito obrigado, minha Presidente Júlia, desculpe a brincadeira, mas tu fala rápido mesmo; é tu e o Raul, nós podemos botar vocês dois em parceria e nós vamos ver quem fala mais. A Vereadora do Raul de uma oratória fantástica né, bonita, parece uma pessoa de larga experiência. Muito obrigado a todos, muito obrigado pela oportunidade. Parabéns pela coragem dos professores e de vocês estarem aqui, não desistam das coisas, ser um Vereador é uma pessoa importante. Os Vereadores precisam existir no município, os Vereadores daqui da nossa Casa, e todos os Vereadores do Brasil, sofrem muito pelos ruins, mas ruins são poucos, a maioria deles são pessoas boas, decentes que trabalham e que querem bem suas comunidades. Não desistam de suas comunidades, não desistam de serem Vereadores, de serem Prefeitos, e trabalhem com a ideia de que é possível e que nós precisamos ajudar nossas comunidades. Um abraço a todos.

VER. POR UM DIA JULIA RIBEIRO DA LUZ: Quero, em nome do Poder Legislativo, agradecer a presença de todos os Vereadores Por Um Dia, aos diretores e professores, aos alunos e familiares, a imprensa, ao nosso Vice-Prefeito Pedro Pedrozo, Senhoras e Senhores. Após o encerramento eu convido a todos os Vereadores Por Um Dia e a todos os Vereadores padrinhos para a foto oficial defronte a está Mesa. Informo a todos os Vereadores Por Um Dia que todos os projetos e solicitações apresentados nesta noite serão encaminhados ao Executivo Municipal. Nada mais a ser tratado nessa noite, em nome de DEUS, declaro encerrados os trabalhos da presente Sessão Solene. Boa noite a todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Thiago Pintos Brunet

Vereador Presidente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Odair José Sobierai

Vereador 1º Secretário

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa.