Pular para o conteúdo
19/04/2024 01:08:00 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 3712 – 01/01/2017 – Posse da 18ª Legislatura

SESSÃO SOLENEDE INSTALAÇÃO DA 18ª LEGISLATURA

 

Presidência: Sr. Fernando Silvestrin e Senhor Fabiano Piccoli

 

Às 17:00 horas, o Senhor Presidente, Vereador Fernando Silvestrin, assume a direção dos trabalhos. Da presente Sessão Solene de instalação da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha. Presentes os seguintes Vereadores: Maria da Glória Menegotto, Deivid Argenta, Sedinei Catafesta, Arielson Arsego, Eleonora Broilo, Fabiano Piccoli, Jonas Tomazini, José Mario Bellaver, Jorge Cenci, Josué Paese, Rudmar Élbio da Silva, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Brunet e Fernando Silvestrin.

 

SECRETÁRIO EXECUTIVO DUILUS PIGOZZI: Boa tarde a todos! Vamos dar início a cerimônia de instalação da 18ª Legislatura, posse dos Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos no último pleito, em conformidade com o artigo 12, §3ª da Lei Orgânica Municipal e artigo 7º, seus incisos e parágrafos e artigo 11 da Resolução 540, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara de Vereadores. Inicialmente a Câmara de Vereadores agradece a presença de todos e saúda as autoridades aqui presentes. Neste momento, convidamos a entrarem no Plenário e ocuparem suas respectivas cadeiras para a cerimônia de compromisso e posse, os Vereadores eleitos no último pleito, elencados a seguir: Pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB – José Mário Bellaver, Arielson Arsego, Jonas Tomazini, Jorge Cenci e Eleonora Broilo. Pelo Partido Progressista – PP – Tadeu Salib dos Santos e Josué Paese Filho. Pelo Partido dos Trabalhadores – PT – Fabiano André Piccoli. Pelo Partido REDE SUSTENTABILIDADE – Maria da Glória Menegotto.  Pelo Partido Social Democrático PSD– Sedinei Catafesta. Pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT – Deivid Argenta e Thiago Brunet. Pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB – Fernando Silvestrin, Rudmar Élbio da Silva e Sandro Trevisan. Estes os Vereadores eleitos no último pleito. Dando continuidade ao ato, em conformidade com o §1º do artigo 7º da Resolução 540, assumirá a Presidência da Sessão de Instalação de Legislatura, o Vereador que obteve o maior número de votos, designando um dos seus pares para secretariar os trabalhos. Portando, convidamos o Vereador Fernando Silvestrin para presidir a Sessão e o Vereador Sedinei Catafesta para secretariar os trabalhos. A partir deste momento, passamos a palavra ao Vereador Presidente desta sessão de instalação, Excelentíssimo Senhor Fernando Silvestrin, para que oficialmente de início a Sessão de Instalação e Posse dos Vereadores da 18ª Legislatura.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Boa tarde a todos! Primeiramente quero cumprimentar o Secretário Executivo Duilus Pigozzi, cumprimentando ele, quero cumprimentar todos os funcionários da Casa pelo trabalho realizado nessa Sessão Solene. Boa tarde a todos. Invocando o nome de Deus, declaro abertos os trabalhos da presente Sessão de Instalação da 18ª Legislatura. A Câmara de Vereadores agradece a presença dos Vereadores eleitos, dos familiares, Secretários Municipais, autoridades, imprensa, Senhoras e Senhores presentes. Convido a todos, para de pé, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro, na voz da soprano Liziane Ruffato. (Hino Nacional Brasileiro)

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Dando continuidade ao ato de instalação da 18ª Legislatura, que tem por finalidade a posse dos novos Vereadores, eleição da Mesa Diretora para o exercício de 2017, prestação de Compromisso e Posse do Prefeito e vice-Prefeito. A seguir, procederemos ao compromisso regimental de acordo com o artigo 7º, seus parágrafos, incisos e alíneas do regimento Interno. A Mesa já está de posse dos Diplomas e Declaração de Bens dos Vereadores eleitos no último pleito. Prosseguindo, farei a leitura do compromisso que assumirão os Senhores parlamentares, e após, um por um dos Senhores Vereadores, serão chamados e de pé, dirão: “Assim o Prometo”. “Prometo cumprir a Lei Orgânica, as Leis da União, do Estado e do Município e exercer o meu mandato sob a inspiração do Patriotismo, da Lealdade, da honra e do Bem comum. ” Eu Vereador Fernando Silvestrin, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Fabiano André Piccoli.

VER. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Eu, Vereador Fabiano André Piccoli, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Sandro Trevisan.

VER. SANDRO TREVISAN: Eu, Vereador Sandro Trevisan, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Rudmar Élbio da Silva.

VER. RUDMAR ÉLBIO DA SILVA: Eu, Vereador Rudmar Élbio da Silva, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido a Vereadora Maria da Glória Menegotto.

VER. MARIA DA GLÓRIA MENEGOTTO: Eu, Vereadora Maria da Glória Menegotto, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Thiago Brunet.

VER. THIAGO BRUNET: Eu, Vereador Thiago Brunet, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Deivid Argenta.

VER. DEIVID ARGENTA: Eu, Vereador Deivid Argenta, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Sedinei Catafesta.

VER. SEDINEI CATAFESTA: Eu, Vereador Sedinei Catafesta, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Josué Paese Filho.

VER. JOSUÉ PAESE FILHO: Eu, Vereador Josué Paese Filho, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Tadeu Salib dos Santos.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Eu, Vereador Tadeu Salib dos Santos, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Arielson Arsego.

VER. ARIELSON ARSEGO: Eu, Vereador Arielson Arsego, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador José Mário Bellaver.

VER. JOSÉ MÁRIO BELLAVER: Eu, Vereador José Mário Bellaver, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido a Vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Eu, Vereadora Eleonora Broilo, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Jorge Cenci.

VER. JORGE CENCI: Eu, Vereador Jorge Cenci, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Jonas Tomazini.

VER. JONAS TOMAZINI: Eu, Vereador Jonas Tomazini, assim o prometo.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Declaro empossados os Vereadores que prestaram compromisso. Senhores Vereadores, na forma do Regimento Interno, Artigo 7º, item III, a eleição da Mesa far-se-á por voto aberto pelo sistema majoritário, e procederemos à chamada nominal dos Srs. Vereadores, aos quais, na medida em que forem nominados, declararão a chapa, ou nome ou os nomes que irão compor a Mesa Diretora para o exercício de 2017. Suspendemos a Sessão por dois minutos para que a Mesa receba a inscrição das chapas. Dando a continuidade da 18ª Sessão de Instalação, temos a inscrição de duas chapas inscritas, que eu vou denominar Chapa 01: Presidente – Vereador Fabiano André Piccoli, 1º Vice-Presidente – Vereador Thiago Brunet, 2º Vice-Presidente – Vereadora Maria da Glória Menegotto, 1º Secretário – Vereador Sandro Trevisan, 2º Secretário – Vereador Sedinei Catafesta. Também temos inscrita a Chapa denominada de nº 02: Presidente – Vereador José Mário Bellaver, 1º Vice-Presidente – Vereador Tadeu Salib dos Santos, 2º Vice-Presidente – Vereadora Eleonora Broilo, 1º Secretário – Jonas Tomazini, 2º Secretário – Jorge Cenci. Passamos a votação nominal conforme ordem de chamada. Vereador Fabiano André Piccoli para a votação.

VER. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Senhor Presidente, meu voto vai para a Chapa 01.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Sandro Trevisan.

VER. SANDRO TREVISAN: Obrigado Senhor Presidente, meu voto vai para a Chapa 01.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Rudmar Élbio da Silva.

VER. RUDMAR ÉLBIO DA SILVA: Obrigado Senhor Presidente, meu voto é para a Chapa 01.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido a Vereadora Maria da Glória Menegotto.

VER. MARIA DA GLÓRIA MENEGOTTO: Obrigado Senhor Presidente, meu voto vai para a Chapa 01.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Thiago Brunet.

VER. THIAGO BRUNET: Obrigado Senhor Presidente, meu voto vai para a Chapa 01.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Deivid Argenta.

VER. DEIVID ARGENTA: Obrigado Senhor Presidente, é uma honra poder votar no candidato que é amigo de longa data, meu afilhado e nas duas últimas oportunidades não pude fazer por estar concorrendo e hoje tive a oportunidade de votar em Fabiano André Piccoli, Chapa 01.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Sedinei Catafesta.

VER. SEDINEI CATAFESTA: Senhor Presidente, Vereador Fernando Silvestrin, é um prazer estar aqui e o meu voto é na Chapa 01 do nosso amigo que vai liderar a Câmara de Vereadores no ano de 2017, Vereador Fabiano André Piccoli.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Josué Paese Filho.

VER. JOSUÉ PAESE FILHO: Obrigado Senhor Presidente, meu voto vai para a Chapa 02.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Tadeu Salib dos Santos.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Obrigado Senhor Presidente, meu voto vai para a Chapa 02.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Arielson Arsego.

VER. ARIELSON ARSEGO: Cumprimentando o Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Prefeito eleito e todos os presentes, meu voto vai para a Chapa 02, Vereador José Mário Bellaver.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador José Mário Bellaver.

VER. JOSÉ MÁRIO BELLAVER: Obrigado Senhor Presidente, meu voto vai para a Chapa 02.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido a Vereadora Eleonora Broilo.

VER. ELEONORA BROILO: Obrigado Senhor Presidente, meu voto vai para a Chapa 02.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Jorge Cenci.

VER. JORGE CENCI: Senhor Presidente, meu voto vai para a Chapa 02.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Convido o Vereador Jonas Tomazini.

VER. JONAS TOMAZINI: Obrigado Senhor Presidente, cumprimento e agradeço a presença de todas as pessoas que estão presentes nessa Casa e com muito orgulho o meu primeiro voto como eleitor foi para o Vereador José Mário Bellaver no ano de 2000 e hoje também voto com orgulho nele para Presidente da Casa em 2017. Chapa 01, Chapa 02, desculpa.

PRES. FERNANDO SILVESTRIN: Agora cabe ao Presidente, votar também. Então, este Presidente com maior orgulho e admiração, voto na chapa nº 01, Vereador Fabiano André Piccoli e toda a direção. Pelos meus cálculos aqui, o resultado da eleição foi o seguinte: Venceu por 08 votos a 07 votos a Chapa nº 01. Portanto declaro eleito Presidente para o Exercício de 2017 o Vereador Presidente Fabiano André Piccoli, 1º Vice-Presidente – Vereador Thiago Brunet, 2º Vice-Presidente – Vereadora Maria da Glória Menegotto, 1º Secretário – Vereador Sandro Trevisan, 2º Secretário – Vereador Sedinei Catafesta. Neste momento eu convido o Vereador Presidente desta Casa Vereador Fabiano André Piccoli e o Vereador Sandro Trevisan, 1º secretário, para que assumam suas respectivas funções.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Boa tarde a todos e a todas. Saudamos o nosso Prefeito reeleito Claiton Gonçalves, sua esposa Francis, nosso vice-Prefeito Pedro Pedrozo e sua esposa, Vereadores eleitos, nossos familiares, funcionários da Casa, imprensa e comunidade que se faz presente nessa tarde. Sinto-me honrado em estar à frente do Poder Legislativo Municipal e me comprometo a exercer a Presidência desta Casa seguindo o Regimento Interno e ter os princípios da administração pública como norteadores de todas nossas ações. Agradeço a confiança dos colegas Vereadores e tenho certeza que continuaremos cumprindo os papéis que, por Lei, são de responsabilidade do Vereador. Dando seguimento aos trabalhos desta Sessão, convido a Vereadora Maria da Glória Menegotto e o Vereador Deivid Argenta para conduzirem a Mesa, o Prefeito Eleito Sr. Claiton Gonçalves e o Vice-Prefeito Eleito, Sr. Pedro Evori Pedrozo, para prestarem o termo de compromisso e posse perante esta Casa de Leis. Passo a palavra ao Prefeito eleito Claiton Gonçalves para que de pé proceda a leitura do termo de compromisso.

PREF. CLAITON GONÇALVES: Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, a Lei Orgânica, as Leis Federais, Estaduais e Municipais, e patrocinar o bem comum do povo farroupilhense, exercendo o meu cargo sobre as inspirações do patriotismo, da lealdade e da honra. Assim o prometo.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Passo a palavra ao Vice-Prefeito eleito, Sr. Pedro Evori Pedrozo, para que de pé proceda a leitura do termo de compromisso.

VICE-PREFEITO PEDRO EVORI PEDROZO: Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, a Lei Orgânica, as Leis Federais, Estaduais e Municipais, e patrocinar o bem comum do povo farroupilhense, exercendo o meu cargo sobre as inspirações do patriotismo, da lealdade e da honra. Assim o prometo.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Declaro empossados no cargo de Prefeito Municipal para o Exercício de 2017 a 2020, o Sr. Claiton Gonçalves, e para o cargo de Vice-Prefeito o Sr. Pedro Evori Pedrozo. Parabenizamos o Prefeito reeleito Claiton Gonçalves e o vice-Prefeito reeleito Pedro Evori Pedrozo, pela vitória nas urnas e pelos mais de 23 mil votos obtidos democraticamente. A partir de hoje, Prefeito, és o líder de todos os mais de 70 mil farroupilhenses. A eleição passou e tenho certeza que administrará a nossa cidade para todos, de forma imparcial; já demonstraste essa característica no seu primeiro mandato. Continue conduzindo nossa Farroupilha sob a luz do artigo 37 da Constituição Federal, o qual orienta todos os atos da Administração Pública e tenha os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência como alicerces de seu próximo mandato. Cobre de seus colaboradores que continuem as políticas públicas existentes, mas que criem novas e também que tenham a ousadia de melhorar e aperfeiçoar as existentes. Há de se avançar sempre; o que ontem foi case de sucesso, hoje pode estar ultrapassado. Assim, através de políticas públicas qualificadas e universais, fugirás de critérios subjetivos de ser ou não ser justo. Desejo a você discernimento e sabedoria para conduzir nosso município nos próximos 4 anos. Sabemos das imensas dificuldades financeiras que encontrarás, no qual o Estado e a União deixam de cumprir seu papel e o município precisa fazer mais com menos, mas terás uma equipe comprometida e competente que buscará as alternativas necessárias para conduzir nosso município. Neste momento, passamos ao pronunciamento de um Vereador por bancada. Convido o Vereador Tadeu Salib dos Santos, do Partido Progressista – PP, para que faça uso da Tribuna.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Que missão né? Alguém deve estar se perguntando, que missão? Boa tarde a todos! Meus cumprimentos ao Presidente desta Casa Legislativa Fabiano Piccoli e quero lhe desejar sucesso na condução dos trabalhos. Senhor Prefeito Municipal Claiton Gonçalves, vice-Prefeito Pedro Evori Pedrozo, colegas Vereadores e Vereadoras, imprensa, Presidentes de partidos, funcionários dessa Casa Legislativa Senhoras e Senhores. Gostaria de saudar e agradecer de forma especial, meu companheiro de Partido Vereador Josué Paese Filho, pela oportunidade de ocupar esta tribuna em nome do Partido Progressista nesta data tão especial. Obrigado Vereador Josué. Quero saudar os eleitores que em nós confiaram e nos elegeram, somos gratos pela confiança e defenderemos o interesse de todos os farroupilhenses, não de forma agressiva e infundada, mas com qualidade e respeito acima de tudo. Minha saudação especial a minha família pelo empenho e apoio recebido antes e durante o processo eleitoral e que certamente me acompanhará durante todo o mandato. Muito obrigado! Agradecendo a minha família, Vereador Josué, quero aproveitar este momento e em teu nome agradecer a tua família da mesma forma que expressei as palavras de agradecimento a minha. Em primeiro lugar, permita-nos agradecer a comunidade por confiar ao Partido Progressista uma bancada na Câmara de Vereadores.  Antecipando o objetivo deste pronunciamento, afirmamos ser leal e fiel aos que nos conferiram esta votação, ou seja, a todos os farroupilhenses. Seremos a representação aos seus anseios e necessidades. A nossa posição e postura terá essencialmente este foco. Imaginem nossa responsabilidade de representar um partido que através das suas políticas públicas, criou: O primeiro Distrito Industrial do estado. O primeiro Bairro Popular. A Praça da Matriz. O Parque da Imigração Italiana. Praça da Bandeira. Parque dos Pinheiros. Parque Cinqüentenário. Milhares de km de pavimentação. Que levou a luz para o interior. Tantas e tantas obras. E olha, estamos a praticamente duas décadas fora do comando maior do Executivo. Mas nossas obras estão aí. A política através das administrações públicas tem como prioridade, atender as demandas e necessidades da população. Especialmente dos que mais precisam e das camadas em vulnerabilidade social. Queremos ser a voz das pessoas que necessitam dos serviços públicos. Por este motivo, esta bancada tem um objetivo e um plano de ação: a saúde. Para nós e para a população em geral, a saúde está em primeiro lugar. Sabemos que uma educação estruturada gera uma população mais saudável, mas não podemos negar que nos dias de hoje, a grande prioridade de Farroupilha, é a saúde. Por ela, nos comprometemos a lutar e contribuir por uma gestão eficiente. Afinal, todos precisam de serviços de qualidade na saúde, ou pelo menos, sabemos que um dia vamos precisar. Seremos firmes e exigentes na fiscalização do poder executivo, nossa maior função e atribuição, mas solidários aos serviços que atendam a população. Política estruturante, também atende a população, não deixa crianças, mulheres e idosos fora das suas prioridades. Política estruturante gera emprego e renda, cria projetos de moradia e prioriza a saúde. Com as dificuldades em que o Estado vem atravessando e com o agravamento da crise social, precisamos responder à sociedade com muita responsabilidade e ações que possam dar respostas imediatas. Como por exemplo, o enxugamento da máquina pública. Faremos o possível para alertar a atual administração, com objetividade e participação. Por vezes, as aplicações dos recursos públicos, não estão em sintonia com a vontade da população ou da realidade local. Por isso é preciso políticas públicas com base na elaboração de um projeto e planejamento pautado nas grandes prioridades. Por isso a diferença de políticas públicas e políticas governamentais. Para serem públicas, é preciso considerar a quem se destinam os resultados e benefícios e se o seu processo de elaboração foi submetido ao debate público. O Partido progressista de Farroupilha, através da sua bancada, com base no que ouviu da população, não tem dúvida, que a grande prioridade do nosso município é a saúde, especialmente no que se refere ao hospital Beneficente São Carlos. Qualquer enquete mostra isso. Precisamos em conjunto, poder Executivo, Legislativo, Judiciário e de toda sociedade organizada, privilegiar esta demanda e encontrarmos uma solução, caso contrário, teremos uma cidade rica, porém sem saúde. E todos seremos cobrados por isso. É a hora de sensibilizarmos aqueles que controlam o poder, pois dependemos da sua capacidade de compreensão, bem como das suas ações relativas a este assunto tão importante para a comunidade farroupilhense. E para isso estamos aqui, progressistas e farroupilhenses, prontos para engajarmos todo esforço em prol do nosso Hospital Beneficente São Carlos, assim como muitos voluntários e voluntárias, todos unidos em um único objetivo: a saúde dos farroupilhenses em primeiro lugar. Esta é uma meta emergencial. Por tudo aqui exposto, sugerimos uma participação efetiva e eficaz de toda esfera política, acima dos partidos, num plano bem elaborado com base no acompanhamento da sociedade farroupilhense. Com toda humildade que nos é peculiar e apenas no intuito de contribuir, propomos: elaboração e formulação de um diagnóstico participativo e estratégico, com os principais envolvidos na área da saúde, identificando obstáculos e oportunidades, identificação de experiências bem sucedidas na área da saúde, sua sistematização e análises de custos e resultados, debate público e mobilização da sociedade civil, em torno das alternativas, decisão e definição das alternativas, atribuindo às competências das diversas esferas públicas envolvidas, com cronograma e estratégias de implementação e parâmetros de avaliação. Desde já agradecemos e nos colocamos à disposição do Executivo, do Judiciário, dos nobres colegas Vereadores e especialmente da população. Contem conosco para realizarmos nosso sonho de uma cidade melhor, pois contamos com todos vocês também para realizarmos nossos trabalhos, com muito amor, dedicação e comprometimento. E para finalizar que Deus abençoe o Senhor Prefeito, toda sua equipe, todas as pessoas que estarão envolvidas e que já estão envolvidas a partir de hoje. Vosso secretariado, a todos nossos colegas Vereadores. Desejamos sucesso independentemente de partido e de qualquer outra coisa. Sucesso, saúde plena a todos e a essa comunidade que está nos dando à honra de superlotar a nossa Casa, no nosso primeiro dia, que Deus abençoe a cada um. Muito obrigado a todos!

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Vereador Tadeu Salib dos Santos. Convidamos agora o Vereador José Mário Bellaver que fará uso da palavra em nome da bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.

VER. JOSÉ MÁRIO BELLAVER: Muito boa tarde a todos e a todas! Um cumprimento especial ao Excelentíssimo Senhor Presidente Fabiano Piccoli, desejo sucesso neste ano e parabenizo por presidir esta Casa. Quero também cumprimentar os Secretários Municipais, a minha família, cumprimento Presidente de partidos, todos os presentes, também quero agradecer os meus colegas Vereadores Arielson Arsego, Eleonora Broilo, Jonas Tomazini e Jorge Cenci por neste momento me oportunizar a usar esta Tribuna. Cumprimentar as Senhoras Vereadoras, Vereadores, cumprimento especial ao Prefeito Municipal Claiton Gonçalves, ao vice-Prefeito Pedro Pedrozo, a imprensa e todos que se fazem presentes. Senhoras e Senhores, em nome da bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, saúdo todos os colegas pela possa nesta data. Todos nós chegamos aqui eleitos democraticamente em uma difícil campanha eleitoral. Plenos de disposição para trabalhar, pelo engrandecimento da nossa comunidade. Tenho a certeza de que o ânimo, firmeza e propósito para isso não nos faltarão. O regime democrático tem no parlamento e nas Casas Legislativas, uma de suas bases e é aqui nesta Casa que aprovamos Leis, que exercemos a fiscalização do Poder Executivo, que ouvimos a comunidade, que interpretamos seus anseios. Todos nós Vereadores da oposição e da situação temos em comum esta missão, este trabalho a nós confiados pelo voto dos farroupilhenses. Ao Senhor Prefeito, hoje empossado, nossos votos de êxito em sua missão, acima das diferenças de ideias e de cores políticas que nos separam, fator normal em uma democracia. Este é o interesse de todos os farroupilhenses: ter um Executivo forte, atuante e eficiente, que atenda as demandas populares, que promovam o desenvolvimento social e econômico, elevando o nível de desenvolvimento nessas áreas, ou seja, colaborar para uma Farroupilha ainda mais pujante. Não somos adeptos da teoria do “quanto pior melhor”, somos adeptos da teoria do desenvolvimento harmônico e da promoção do bem comum, não importando quem as realize, nossas diferenças políticas tem o espaço e o local certos para serem expressados. Tenha certeza, Senhor Prefeito, que ao mesmo tempo em que lhe desejamos sucesso, dizemos também de estarmos a postos de exercer plenamente a missão para a qual fomos eleitos, a de fiscalizar os atos de sua administração, sugerir, colaborar e criticar naquilo que avaliamos ser necessário. A bancada do PMDB nesta Casa chega a esta nova Legislatura renovada, em 2 terços de seus membros. Para a nossa alegria vemos serem empossados os colegas Jonas Tomazini, Jorge Cenci e a Dra. Eleonora Broilo que iniciam neste momento a sua vida parlamentar, mostrando mais uma vez o poder de nosso partido na formação de novas lideranças. Ao mesmo tempo temos o jubilo de contar com pessoas experientes na vida política, como o Vereador Arielson Arsego que foi reeleito pelo excelente trabalho realizado nesta Casa. A bancada do PMDB nesta nova legislatura vem qualificada para trabalhar pujantemente na vida política dos farroupilhenses. Sejam esses nossos colegas bem-vindos e temos a certeza da sua dedicação ao mandato que agora inicia e a capacidade plena que terão para responder os desafios que a atividade de Vereador impõe, correspondendo assim os anseios não só de seus eleitores, mas da comunidade em geral. Dito isso, renovo meus cumprimentos a todos, desejando um 2017 repleto de alegrias e pedindo que as bênçãos de Deus recaiam sobre todos nós. Muito obrigado.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Vereador José Mario Bellaver. Convidamos neste momento a Vereadora Maria da Glória Menegotto para que faça uso da palavra em nome da bancada do Partido da Rede Sustentabilidade.

VER. MARIA DA GLÓRIA MENEGOTTO: Quero cumprimentar o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Dr. Claiton Gonçalves e sua esposa Francis. Cumprimento o excelentíssimo Senhor Vice-Prefeito Pedro Pedrozo e sua esposa Claudia. Cumprimento o nosso Presidente da Câmara, nosso querido amigo Fabiano André Piccoli. Cumprimento também todos os funcionários da nossa Casa e um cumprimento muito especial as Soberanas de Farroupilha que aqui estão conosco. Excelentíssimos Senhores Vereadores, Vereadora, nobres membros da Casa Legislativa que aqui, juntamente com nosso Prefeito, assumiram hoje o compromisso de manter e defender a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal e promover o bem geral do Povo Farroupilhense e sustentar a integridade e a autonomia do nosso Município. Excelentíssimas autoridades, entidades aqui neste momento nos homenageando com suas presenças.  As nossas queridas e amadas famílias. Senhoras e Senhores. Eu vou começar dizendo que tudo tem começo e meio. Por que eu digo isso? Porque o fim só existe para quem não percebe o recomeço. 2017 está recém iniciando, nasceu recém e estamos aqui reunidos, para dar início a mais uma legislatura. Muitos começos e recomeços, mas para mim, Vereadora eleita para o 5ª mandato com 1.704 votos, essa nova legislatura tem um sabor especial. É a primeira legislatura da Rede Sustentabilidade por completo, Vereador Alberto Maioli, e como poderia eu sonhar, com conquista tão importante e de tão grande prestigio no contexto geral? Um partido com 1 ano e meio existência e o 2º, mais votado na esfera da vereança em nossa cidade. Mas chegamos porque o partido assim o quis, lutou, trabalhou, teve atitude, aquilo que eu sempre falo para todos os meus queridos e amados “redeanos”, atitude e administramos todas as situações que nos proporcionaram alcançar o sucesso desejados. Nós encontramos esse sucesso nas urnas com aval, claro, da nossa querida e amada população. Os agradecimentos claro que são muitos, para pessoas especiais, as que lutaram conosco, as que nos receberam em suas casas, no seu comércio, através também de nossos materiais, mas eu tenho a grandeza de dizer que nada está à cima de Deus. Então o meu agradecimento maior é o meu Deus., que me protege e me conduz. Segundo lugar, está em segundo lugar porque Deus. está em primeiro, mas é a minha família, a minha querida e amada família que sentem sim a minha ausência, mas sabem que a minha ausência é porque eu tenho um carinho muito especial com esta cidade que me abençoou por muitas vezes. O meu Prefeito e o nosso Prefeito querido Claiton, obrigado, não que o Senhor esteja em terceiro lugar, mas é Deus., família e o Prefeito para mim. E sem dúvidas nenhuma devemos honrar a coligação que nos abraçou, aos nossos apoiadores que foram a ruas falar o nosso nome. Sinto-me neste momento, e o Júnior está aí, como uma mãe que vê seu filho crescer muito rapidamente, porque ao meu redor tive e tenho pessoas com grandes potenciais, pessoas competentes que o tempo dirá, porque estão ao meu lado projetando um futuro de grandes realizações para o nosso município. E porque não ser ousada neste momento? Agora me passou pela cabeça em dizer com grandes realizações, no nosso estado. A Rede Sustentabilidade vem com muito gás para trabalhar, com propostas, Prefeito Claiton, ideias, e com a mesma força de campanha, para nesta Casa, ou fora dela, dentro da administração, também honrar a sociedade farroupilhense. A Rede foi lançada e teve sucesso alcançado, agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Esse ano para a política nacional, estadual e municipal, será um ano divisor de águas e os integrantes da Rede Sustentabilidade, tem o compromisso de deixar uma marca naquilo que grava, sim, na cabeça das pessoas, que é trabalho, trabalho e trabalho. Carinho com a população e apoio na solução dos problemas que irão surgir dia após dia, com o andar da carruagem. Eu particularmente tenho uma marca, eu deixo amor por onde passo. Sou lembrada com carinho porque até o não que eu tive que dizer e que vou ter que dizer talvez, eu diria. Muitas vezes a gente tem que dizer, mas a gente não deve subestimar ninguém, as pessoas têm seu valor, as pessoas podem se esquecer do que você disse. Talvez as pessoas se esquecerão do que você fez, mas as pessoas nunca, jamais se esquecerão de como você as fez sentir quando elas precisaram de ti, um dia. Por isso o meu lema sempre foi e continuará sendo: nunca desistir do meu sonho e eu não vou desistir do meu sonho, porque eu não tenho mais tempo para me arrepender, por isso, tudo aquilo que eu faço eu sonho, eu penso, eu repenso, é de noite e de dia, para não errar. Então gente eu vou seguir a frente, do lado dessa administração que eu tenho certeza absoluta que vai realizar muita coisa boa nessa cidade. Um abraço a todos e um feliz ano novo que está começando. Que Deus. abençoe a todos, meu muito obrigado.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Vereadora Maria da Glória Menegotto. Convidamos agora o Vereador Devid Argenta para que faça o uso da palavra em nome do Partido Democrático Trabalhista, PDT.

VER: DEIVID ARGENTA: Boa tarde a todos, Excelentíssimo Sr. Presidente do Legislativo Fabiano Piccoli, Excelentíssimo Prefeito Municipal Claiton Gonçalves, Excelentíssimo Vice-Prefeito Pedro Pedroso, Excelentíssimo Chefe de Gabinete José Adamole em seu nome saúdo todos os demais secretários e servidores municipais, Excelentíssimos Srs. Vereadores e Vereadora, Soberanas de Farroupilha, Presidente de partidos políticos em especial ao nosso do PDT, Lino Troes, Suplentes de Vereadores, Autoridades Civis e Militares, eclesiásticas, representantes da imprensa, servidores da Casa e Senhoras e Senhores. Eu gostaria de começar saudando o Vereador e meu colega Thiago Brunet, colega de partido, colega de luta, um lutador incansável e em nome do Vereador saudar a todos os seus familiares e o que hoje me possibilito utilizar a tribuna em nome do partido Democrático Trabalhista. Quero saudar a todos meus colegas de PDT que aqui os vejo muito. Uma saudação especial também a minha família, meu pai, minha irmã, minha namorada, meu sogro, minha sogra, primos, amigos que os vejo aqui. Obrigado pelo prestigio. Obrigado por todo o apoio recebido durante o processo eleitoral e que sem dúvida estarão comigo nessa caminhada que começa hoje e perdurara por esse mandato. Eu vou ser breve por que o calor aqui é o mesmo dali de baixo. Hoje iremos assumir o cargo de Vereador representando uma parcela da população, para nesse Legislativo desempenhar um papel importante no processo democrático. Quero saudar todos os eleitores que confiaram em nós, em mim, no Thiago, que nos elegeram para representa-los aqui no Poder Legislativo, encontrando as melhores soluções e defendendo os interesses de todos com muito respeito e honradez. O povo nos escolheu para essa legislatura que pode ser definida como uma missão à missão de dar nosso melhor em prol de todos que querem uma Farroupilha melhor, que Sonha Faz e Acontece. Quero desejar aos colegas Vereadores empossados hoje, um muito bom trabalho, eu tenho certeza que cada um de vocês poderá contribuir muito para que os projetos políticos e administrativos do nosso município possam se concretizar. Me cinto honrado de fazer parte dessa legislatura com vocês, nós todos fomos escolhidos independente de bandeira política, a partir de hoje somos uma equipe só e representamos toda nossa querida Farroupilha. Muito obrigado!

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Vereador Deivid Argenta. Convidamos o Vereador Sedinei Catafesta para que faça o uso da palavra em nome do Partido Social Democrático, PSD.

VER. SEDINEI CATAFESTA: Senhor Presidente, é um prazer, uma honra estar nessa tribuna, cumprimentar Vossa Excelência Presidente do Legislativo Fabiano Piccoli meu amigo, uma pessoa que muito lutou no Governo passado e nesse Governo que se inicia hoje, eu quero te parabenizar e desejar um grande e profícuo trabalho na casa do povo junto aos demais parlamentares e colegas. Cumprimentar nosso Prefeito Doutor Claiton Gonçalves, parabeniza-lo pela segunda bela eleição, bela vitória, no processo democrático aqui na cidade de Farroupilha junto com seu vice Pedro Pedroso e toda sua equipe. Cumprimentar em nome do Prefeito Claiton sua Esposa a Francis, a esposa do nosso vice Pedroso aqui presente, os nossos secretários, as soberanas e comunidade em geral. O manifesto aqui hoje me chama atenção, e vou respeitosamente cumprimentar cada um dos manifestantes aqui. O momento não oportuno, por que era oportuno vir aqui hoje parabenizar esse Governo que não mediu esforços para alcançar os recursos para o hospital continuar aberto, isso sim era oportuno, hoje não. O que é oportuno a fazer junto com está Casa é protestar no Piratini para que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Por gentileza pedimos que nessa Casa não sejam feitas manifestações. Por favor.

VER. SEDINEI CATAFESTA: Concluo Presidente. Para que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul possa alcançar de fato os valores que por muito tempo não repassa ao Hospital São Carlos, são diversos hospitais que já fecharam as portas, mas, nessa casa que é a Casa do povo jamais deixamos de alcançar recursos vindo do nosso Executivo, para as suas ações e manter o hospital para nossa comunidade de portas abertas, é isso que registro hoje aqui, conte comigo, conte com os Vereadores, com nosso Prefeito para que possamos cobrar o Estado do Rio Grande do Sul e nossa União para que seja de fato cumprido com suas obrigações que aqui nesse Município nós Governos estamos cumprindo, e passou por essa Casa novamente o orçamento aprovado agora de dezembro, e o recurso para o Hospital São Carlos novamente vai estar lá. Então minha gente, a oportunidade é estarmos cobrando do nosso Governador José Ivo Sartori. Volto ao meu discurso, parabenizando aos demais que hoje tomam a posse na Casa Legislativa, desejar a todos os novos que se inicia a Legislatura, os que já estiveram em outras oportunidades, meus colegas parlamentares em defesa na luta no interesse da comunidade. Desejar a todos um belo de um trabalho, não meçam esforços para representar a comunidade, a projetos que vem ao encontro de várias áreas, a projeto que vem de uma área só, mas, todos somam no final um recurso de um resultado positivo para nossa sociedade, é isso que é democracia. Quero cumprimentar Sr. Presidente, o meu Presidente do Partido PSD, Sr. Alex Werich e sua família, os meus companheiros de partido que se iniciou a pouco tempo antes da eleição, todos que fazem parte desse partido que me dá a honra de estar aqui com nossa bancada no Poder Legislativo novamente. Quero agradecer a cada um que foi candidato que colocaram seu nome à disposição e vão continuar a luta em prol de Farroupilha. Agradecer minha esposa que sempre esteve comigo dando força, coragem, dando aquele puxão de orelha naquele momento para que as coisas saíssem da maior maneira positiva do momento. Parabenizar Presidente Fabiano, a Vossa Excelência por conduzir esse trabalho nessa Casa e desejar a todos. Deixo um pensamento de Albert Einstein: “Temos o destino que merecemos o nosso destino está de acordo com os nossos méritos, cada um faz o seu mérito para receber no final sua gratidão. ” Obrigado Presidente e a todos que fazem parte desse novo mandato, desejar a todos um belíssimo trabalho em prol de Farroupilha. Tenham todos um feliz 2017. Muito obrigado.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Vereador Catafesta. Convido o Vereador mais votado de Farroupilha, com muito trabalho, com muita luta Vereador Fernando Silvestrin para que faça o uso da palavra em nome da bancada do partido Socialista Brasileiro, PSB.

VER. FERNANDO SILVESTRIN: Quero saudar Excelentíssimo Sr. Presidente do Legislativo Municipal, Sr. Vereador Fabiano André Piccoli, lhe parabenizar pela eleição dessa mesa. Quero cumprimentar nossos Excelentíssimos Senhores Vereadores, desejar boas vindas e sucesso nessa nova caminhada a todos nós. Também quero saudar nosso Excelentíssimo Prefeito Municipal Claiton Gonçalves. Quero também cumprimentar nosso Vice-Prefeito Pedro Evori Pedroso. Gostaria de agradecer meus colegas Vereadores, Rudmar Élbio da Silva e o Sr. Vereador Sandro Trevisan pela oportunidade de falar nessa sessão e é com muita honra, muito orgulho que falo em nome da nossa bancada do PSB, Partido Socialista Brasileiro nesse dia tão importante para nossa comunidade. Quero cumprimentar as autoridades nominadas nesse protocolo, a imprensa, Senhoras e Senhores que estão presente nessa Sessão de Instalação da 18º Legislatura. De forma muito especial quero agradecer a Deus por me abençoar e me dar a oportunidade de me eleger Vereador, de ser o Vereador mais votado nesse último pleito eleitoral com 1.777 votos, obrigado pela votação. Também quero agradecer minha família, que é o meu porto seguro, que me deu suporte e força para alcançar nossa vitória. Em especial quero agradecer minha esposa Glaci Silvestrin e aos meus filhos Fernando e Aline que incansavelmente lutaram e estiveram comigo do início ao fim dessa campanha. Quero fazer um agradecimento muito especial aos meus pais Romeu e Inês Silvestrin, e a todos os meus familiares que estão aqui presentes, aos meus amigos, meus eleitores que me apoiaram que acreditaram na minha proposta e no trabalho. Eu também não poderia deixar de citar meus amigos, o Nelson e a Clecir Malffati que estão aqui presentes, minha tia Elvira, meu cunhado Cleiton que levaram meu nome a todos os cantos no nosso município. Também quero fazer um agradecimento especial ao meu partido, a todos os filiados do PSB que com muita garra e determinação conseguimos colocar três Vereadores nessa Casa, meu muito obrigado. Também quero agradecer a todos os meus colegas da Prefeitura Municipal de Farroupilha, nossos cargos de confiança, nossos concursados pelo trabalho realizado nesses 4 anos, muito obrigado. Quero agradecer também a toda comunidade Farroupilhense que com muito o respeito nos receberam em suas casas. A democracia coloca todos nos Vereadores como legítimos representantes de mais de 70.000,00 Farroupilhenses, que esperam de nós um bom trabalho, um trabalho sério que permita que nossa cidade cresça em todos os aspectos, dando continuidade a tudo aquilo que vem sendo desenvolvido com sucesso, atendendo o bem comum de todos. Entretanto Prefeito quero dizer Claiton e Pedroso, que vou me dedicar ao máximo para que possamos fazer um bom Governo de forma justa cuja o principal motivo é governar para todos. Por fim, quero manifestar meu profundo agradecimento ao povo farroupilhense e dizer que vocês podem contar com nós, com todos os Vereadores, e pode contar com nós Governo. Eu desejo a todos um iluminado 2017, que tenhamos muita paz, saúde e tranquilidade. Obrigado por tudo e um bom domingo. Obrigado!

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Vereador Fernando Silvestrin. Convido nesse momento para que faça o uso da tribuna o Excelentíssimo Sr. Vice-Prefeito Municipal Pedro Evori Pedroso.

VICE-PREFEITO PEDRO EVORI PEDROZO: Sr. Presidente Fabiano Piccoli, eu o saúdo com alegria pela eleição da mesa, pelo novo desafio, meu Prefeito companheiro Claiton Gonçalves, é com muita honra que encaro novamente esse desafio junto com você. Permitam-me saudar os Vereadores eleitos da bancada de situação, da bancada de oposição. Permitam-me saudar vossos familiares que carinhosamente estão aqui velando e olhando para cada um de nós, que carinhosamente trabalharam para que cada um de nós pudesse estar nesse momento representando a toda uma comunidade. Permitam-me saudar duas pessoas importantes na minha vida, duas mulheres especiais duas professoras, duas mulheres inteligentes no qual sem elas não sou ninguém: Minha filha Eliza e minha esposa Claudia. Permitam-me saudar uns homens que vieram lá do cerro da figueira, do açude do Silvano, que é são Martin hoje né! João Ari, Luiz Valdenir, Terezinha Sueli, meus irmãos que me acompanham e que estão aqui comigo. Permita-me saudar lá de São Paulo, Carlos, Vanilde, Evandro, que vieram testemunhar esse momento nobre de nossas vidas. Vivemos anos bicudos, anos difíceis, vivemos sem dúvida nenhuma Senhoras e Senhores o final de um ciclo. Não tenham dúvidas que dentro de 10 anos vá ter uma mudança ou a estrutura na qual pertencemos não suportara mais. Os três entes: Federação, Estado e município não se entendem mais. O federal acumula tudo, distribui só o que quer. O estado por erros de muitos afunda vergonhosamente e sobra tudo para o município. Cumprimos rigorosamente a lei, cumprimos rigorosamente a nossa obrigação. Quando eu falo eu falo todos; a Câmara, a Prefeitura, enfim, mas, não é o suficiente Srs. Por que está sendo retido nos outros entes algo que seria e que tem que estar nas comunidades. Criasse uma fantasia transportando toda a responsabilidade para o ente mais próximo. Para quem? Para o Prefeito, para os Vereadores, os Senhores são cobrados todos os dias sobre a solução que não é de nossa competência, que é dos outros dois Governos, que é dos outros dois irmãos maiores. Vamos sobreviver Deus do céu, Deus dirá se podemos passar essa fase. Farroupilha vive uma fase segura ainda, tem seus salários em dia, tem suas obrigações feitas e cumpridas, tem um Governo seguro e continuará tendo, tem uma grande Câmara de Vereadores com uma representação fantástica de todos os setores. Penso que enceramos um ciclo, torço para que Deus nos permita abrir um novo ciclo e melhor, rezo para que possamos estar juntos e comemorarmos nesse final. Que 2017 nos surpreenda e nos surpreenda positivo. Que Deus nos abençoe, meu companheiro Claiton, estou contigo todos os dias, todas as horas para fazer e fazer melhor. Muito obrigado a todos!

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Convido nesse momento para fazer o uso da palavra, com muito orgulho o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Claiton Gonçalves.

PREF. CLAITON GONÇALVEZ: Saúdo Fabiano André Piccoli, homem de coração grande, homem bondoso, homem honesto, transparente, Presidente do Legislativo Municipal a quem desejo um ano de trabalho profícuo e crescimento continuado dessa Casa Legislativa. Glória está bonita a Casa Fabiano falta ar condicionado. Em nome do Fabiano a todos os Vereadores conduzidos pelo voto direto da população de Farroupilha para ocuparem esse cargo. Parabéns a todos, vida de trabalho continuado pela nossa cidade, parabéns a todos. Quero saudar os Presidentes de partidos que conduziram esse processo, que fizeram com que esse grupo aqui estivesse representando hoje o povo de Farroupilha. Pedroso, de uma forma muito especial e carinhosa quero lhe saudar como um homem que tem caminhado conosco não medindo esforços para que nós estivéssemos nesse momento em uma administração transparente, honesta e possível. Está é a Casa republicana e nesse momento nós vamos ouvir as manifestações da educação que receberam dos pais os que estão buzinando.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Faremos uma breve pausa na sessão por dois minutos enquanto os manifestantes que não sabem fazer uso do seu espaço nos permitem continuar o nosso trabalho.

PREF. CLAITON GONÇALVEZ: Obrigado os pais não merecem tanto. Quero saudar efusivamente minha esposa Francis Somensi, meus dois filhos, Maria e João, o João com o Iphone da mãe dele intertido. Que tem caminhado comigo e tem suportado o meu ranço muitas vezes, por conta desse trabalho que não é tão simples de se estar à frente da administração pública de um município grande como é Farroupilha. Saudar meus sogros que estão aqui, meus cunhados que vieram de longe, São Jorge declinando da condição de estarem presentes na sessão de posse, do candidato vitorioso, candidato apoiado pelo meu sogro na cidade de São Jorge. Obrigado. Quero saudar meus pais dona Ilce e seu Silvio, minha irmã, meu cunhado, meus sobrinhos que estão aqui nos acompanhando nessa tarde.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Senhor Prefeito, vamos fazer um intervalo de dois minutos, que vou falar com o pessoal.

PREF. CLAITON GONÇALVEZ: Nós estamos no final de um mandato, muito felizes por ter passado por Farroupilha, por ter ajudado Farroupilha a descobrir seus caminhos de construção real. Em nenhum momento da história desse município se investiu tanto em educação e saúde, para que vocês tenham ideia R$113.000.000,00 de um orçamento de R$230.000.000,00, onde o IPTU que é o maior tributo do município todo ele somado representa 20 dias do pagamento desses 2 quesitos da nossa administração pública, que trabalha de forma enxuta, com 39% do orçamento para que o pagamento de seu funcionalismo seja de provimento efetivo ou cargo de confiança. O Governo que me antecedeu na Prefeitura Municipal tinha um grupo de trabalho bastante enxuto, bastante honesto, um grupo de trabalho muito eficaz e nós estamos trabalhando com 25% a menos que esse grupo nos últimos 4 anos, e vamos continuar fazendo isso nos próximos 4 anos mesmo que nossa população tenha sida acrescida em 7 mil, vamos continuar trabalhando nessa forma, reorganizando o Governo, redistribuindo as figuras para que possamos ter agilidade e crescimento continuado e sustentável. Estamos vivendo a maior crise política da história desse país, por que as anteriores não estavam calcadas em momentos especiais de produção como nós temos hoje no Brasil. Não perdemos nossas commodities, nunca tivemos safras tão robustas de grãos, nosso subsolo nunca produziu tanto petróleo, nossa força laboral e o país continental nunca foi tão forte como é agora, mas, nunca desacreditamos tanto nos nossos Governantes como estamos desacreditando agora. No orçamento torto onde 60% do orçamento de cada cidadão de tributos pagos vão para o Governo Federal, 25% para o Governo do Estado e apenas 15% para o Governo Municipal. Não é mais possível administrar dessa forma sem fazer cortes ou se diminuir o tamanho da máquina. Quando eu digo diminuir o tamanho da máquina não é diminuir o tamanho do trabalho, mas, diminuir as ações. Se qualquer Governante por mais irresponsável que seja resolver entortar a máquina e o orçamento municipal, ele terá que fazer cortes em alguns setores necessariamente. Nós investimos um dinheiro fantástico em várias ações, e em um Hospital particular R$12.000.000,00 de reais no último ano, maior do que qualquer investimento de Prefeituras em cidade com menos de 100.000,00 habitantes nesse país inteiro. Nesse tempo de gestão segura, nós faremos isso de forma dura Senhores Vereadores, cobrar resultados, não se pode investir em uma empresa um valor, quando essa empresa tem rendimento continuado médio de 40%, isso é pecado público e extorsão da máquina pública, não se fará isso nesse Governo. Eu posso passar para história como um Prefeito que foi duro, mas, nunca passarei para a história como um Prefeito que fez apropriação indébita dos recursos dos servidores municipais que prestaram uma vida de trabalho sobre os quais boa parte da imprensa local tem os olhos voltados, e aqueles que se escondem nas mídias digitais fazem isso diariamente sem ter na verdade a hombridade e grandeza de se coloca adiante de um processo eletivo, que possa resultar em um pleito que traga para o Legislativo e para o Executivo Municipal. São escondidas as pessoas que tem vozes felinas não construtivas dessa cidade, essa cidade precisa de mais.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Pessoal, peço a gentileza para guardarmos toda nossa alegria, nossa vontade de aplaudir nosso Prefeito para uma grande salva de palmas no final de seu discurso para gente poder manter a continuidade do trabalho, muito obrigado.

PREF. CLAITON GONÇALVEZ: Meus queridos, o Pedroso e eu estaremos trabalhando como estivemos até aqui, mudando muita coisa que é necessária mudar. Temos aqui hoje as soberanas da Fenakiwi, as soberanas do município, da última Fenakiwi que acontecera em 2017, após esse ano teremos uma festa robusta anual que mostrara as grandezas desse município com aquilo que o seu município, que é o nosso município, que seu município tem de melhor. Nós somos hoje 51% da produção de uva moscato desse país, todas as cidades que produzem uva moscato somada chegam a 49%, nós somos 51%. A nossa uva moscato é especial, ela tinta os melhores moscatéis desse Pais, eu não falo de Brut nem de DMC, falo em moscatel. Somos excelência Mundial e vamos mostrar isso ao mundo, por que Farroupilha é grande, é forte, Farroupilha que trabalha um povo religioso, povo de família, um povo de inovação. Estaremos adiante Senhores Vereadores encaminhando ao Legislativo Municipal e recebendo do Legislativo Municipal trocas importantes, sempre no intuito de crescimento continuado. Não há na palavra do Executivo Municipal nem no escopo de trabalho a figura de retrocesso, independente em que o Governo do Estado coloque aqui, em que o Governo Federal coloque aqui. Nós estaremos trabalhando continuadamente com aquilo que temos por que nós temos aquilo que nós somos e nós somos aquilo que aprendemos, e nós aprendemos aquilo que nós quisermos aprender, ou aquilo que a nossa vocação pessoal permite pela nossa inteligência apreender. Eu não tenho medo do futuro, o anjo do Senhor acampasse ao redor dos que os teme e os livra. Certa noite minha esposa preocupada com a febre da minha filha Maria Luiza chamou a Doutora Eleonora Broilo que foi até minha casa, ela foi e meu cunhado Cleiton que lá estava, e ela olhou, atendeu a criança e foi embora e eu continuei dormindo. Tem pessoas nessa Casa nesse momento que se pararem no Hospital e receberem insufla morreram. Isso precisa estar no conhecimento e saúde pública, isso é saúde pública, a saúde pública é mais do que temos feito, é adiante. Quando eu comecei a fazer plantão no Hospital São Carlos muitas vezes eu deixei, quando não tinha trabalho na sala de parto o meu trabalho foi ao Pronto Socorro ajudar o falecido Doutor Claudio Becker a costurar pessoas acidentadas, sem receber nenhum centavo por isso, eu nunca coloquei um processo contra o hospital, nunca pedi uma hora a mais de trabalho, lá estive em troca muitas vezes da minha família horas, horas, e horas trabalhando pela população de Farroupilha, por que amo meu trabalho, gosto das pessoas e estava do lado delas, eu estarei da mesma forma como foi um dia como médico na administração pública juntamente com o Pedroso, ele é doido por criancinha, nós dois gostamos de crianças, por isso 1000 crianças foram introduzidas no equipamento escolar como em nenhum momento na história aconteceu nessa cidade, principalmente na educação infantil, e vamos continuar fazendo isso e queremos muito mais, nós não dormimos a noite por que nós achamos que ainda é insuficiente, por que nós achamos que precisamos mais, queremos mais e vamos fazer mais, mas, o anjo do Senhor acampa ao seu redor dos que os temem e os livra. Trabalhe reze, preze a família, crie inove, a mão estará segura, alcançaremos lugares maiores, a cidades que tem Deus, o meu Deus como supremo dirigente da cidade nunca falecerá e essa cidade tem a Deus como ser maior e a ele que olho todos os dias e entrego o caminho dessa cidade nas mãos dele todos os dias, e não descanso. Pedro, continuamos trabalhando por que Deus ajuda quem trabalha. Queridos, começa aqui mais quatro anos de trabalho, a nova equipe de secretariado, o Adamole está aqui presente chefe de Gabinete, continuará como chefe de Gabinete, um pacificador um construtor de pontes. Doutro Valdecir, meu procurador geral e continuará como Procurador geral, como homem dedicado as leis. Doutor Valdecir esteve em outros momentos políticos e etc. Doutor Valdecir é homem de coração reto e estará juntamente com essa equipe de trabalho, com retidão com transparência, com honestidade para que nossos filhos não tenham vergonha dos pais que tem e para que a cidade não se envergonhe dos dirigentes que tem. Sou muito honrado e muito grato a cada voto que conduziu esse projeto a mais 4 anos, não para que se trabalhe com mão dura, mas, para que se trabalhe com amor firme, que a coisa muito diferente, mas, que é o que realmente constrói uma cidade como Farroupilha merece. Muito obrigado!

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Sr. Prefeito Municipal, antes de dar prosseguimento eu gostaria de me desculpar com os Senhores aqui nessa Casa toda e qualquer manifestação será respeitada, desde que a manifestação respeite o direito do cidadão. Deixamos a palavra aberta aos Srs. Vereadores que quiserem encaminhar requerimentos conforme estabelece nosso regimento interno. Com a palavra o Vereador Fernando Silvestrin.

VER. FERNANDO SILVESTRIN: Sr. Presidente, Srs. Vereadores e demais presentes nessa Casa. Quero encaminhar um requerimento. O Vereador abaixo afirmado requer Vossa Excelência após ouvir da Casa, que seja concedida licença por tempo indeterminado a partir do dia 02/01/2017, para assumir um cargo no Executivo Municipal, em conformidade com o Art. 17 A da resolução Nº 540 que dispõe sobre o regimento interno. Nesses termos pede e espera deferimento. Sala de sessão 01/01/2017. Esse Vereador que vos fala.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Coloco em votação o requerimento do Vereador Silvestrin. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão.  Requerimento aprovado por unanimidade. A palavra continua à disposição dos Srs. Vereadores. Com a palavra a Vereadora Maria da Glória Menegotto.

VER. MARIA DA GLÓRIA MENEGOTTO: Obrigado Sr. Presidente. Quero também apresentar um requerimento. A Vereadora abaixo afirmada requer a Vossa Excelência após ouvir da Casa, que seja concedida a licença por tempo indeterminada a partir do dia 02/01/2017, para assumir um cargo no Executivo Municipal, em conformidade com o Art. 17A da resolução Nº 540 que dispõe sobre o regimento interno. Nesses termos peço deferimento e aprovação.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Em votação o requerimento da Vereadora Maria da Glória Menegotto. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovado por unanimidade. A palavra continua à disposição dos Srs. Vereadores. Com a palavra a Vereador Sedinei Catafesta.

VER. SEDINEI CATAFESTA: Sr. Presidente, eu quero aqui apresentar um requerimento, primeiro vou registrar meu agradecimento a essa comunidade querida que desde 2008 me oportuna estar aqui representando uma parcela da comunidade em conjunto com os demais colegas parlamentares. Hoje Sr. Presidente, eu trago a essa Casa um requerimento atendendo um pedido do nosso Prefeito Claiton Gonçalves, que juntamente com sua equipe me fez um convite de estar no Executivo a partir de amanhã, um novo desafio sem dúvida algo novo, mas, com muita responsabilidade como já fiz em duas oportunidades. Como Presidente desse Poder, Poder do povo da Casa Legislativa de Farroupilha eu quero estar lá representando a nossa comunidade em conjunto desse processo todo, de um projeto de construção Vereadores aqui presentes, para comunidade cada vez mais se orgulhar da cidade que vive. Então eu trago a leitura. O Vereador abaixo firmado requer a Vossa Excelência para após ouvir da Casa, que seja concedida a licença por tempo indeterminado a partir do dia 02/01/2017, para assumir o cargo no Executivo Municipal, em conformidade com o Art. 17, da nossa resolução Nº 540 que dispõe sobre o regimento interno da Casa Legislativa. Coloco em votação Sr. Presidente esse requerimento da minha licença do Legislativo para assumir o Executivo.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Vereador Sedinei Catafesta. Colocamos o requerimento do Vereador Sedinei Catafesta. Encaminhamento ao Vereador Arielson Arsego.

VER. ARIELSON ARSEGO: Sr. Presidente e Srs. Vereadores. O Vereador Catafesta fala em inoportuno, Vereador Catafesta levanta um assunto que poderíamos discutir aqui desde as primeiras Sessões, a partir de amanhã, e uma delas é com certeza o Hospital São Carlos. Quando se está na Câmara de Vereadores, nós temos um papel, quando nós estamos no Executivo Municipal, lá já diz: Executivo Municipal, lá se executa. Nós queremos que o Senhor tenha êxito na execução dos trabalhos que lá vai fazer, por que a comunidade depende desses trabalhos. Nós sabemos que cobrar do Governo do Estado ou cobrar do Município é fácil, nós estarmos lá executando é mais difícil. Nós queremos dizer também que a questão do Estado do Rio Grande do Sul, também às vezes, essa palavra inoportuno, pode valer para essa situação quando o Senhor usou a Tribuna, mais inoportuno ainda é pedir licença quando no dia 01/01/2013, na instalação da legislatura passada, quando o Vereador solicitou para desempenhar um trabalho para o Município, solicitou o Vereador João Reinaldo Arrosi à licença e o Senhor disse naquele momento: “Dizer que sou contrário ao requerimento do Vereador João Arrosi, pois Vereador eleito tem que estar aqui na Câmara de Vereadores, então sou contrário ao requerimento do Vereador.” Veja bem que inoportuno Vereador, mas, como falei no início, vou lhe desejar, sendo um convite do Prefeito, vou lhe desejar sucesso por que também estive aqui nessa Casa e por três vezes e solicitei licença para desempenhar os trabalhos lá no Executivo Municipal. Então, Vereador Sedinei Catafesta, sucesso nos trabalhos na Secretaria e dizer que nós vamos votar favoravelmente a licença que o Senhor está pedindo nesse momento. Obrigado.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Vereador Arielson Arsego. Coloco em votação o requerimento do Vereador Catafesta. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovado pelos Senhores Vereadores. A palavra com o Vereador Rudmar Élbio da Silva.

VER. RUDIMAR ÉLBIO DA SILVA: Quero cumprimentar aqui o Senhor Presidente, lhe parabenizar, que tenha sucesso como líder nessa Casa. Cumprimentar nosso Prefeito Claiton, Vice Pedroso, nobres Vereadores, Vereadores que estão chegando, sucesso. Também uma saudação especial aos Senhores e Senhoras presentes, autoridades e sociedade em geral, e também minha família que se faz presente essa noite, uma saudação especial. Sr. Presidente, quero apresentar um requerimento: “O Vereador abaixo afirmado requer a Vossa Excelência após ouvir da Casa que seja concedida licença por tempo indeterminado a partir de dia 02/01/2017, para assumir o cargo no Executivo Municipal, em conformidade com o Art. 17 da resolução Nº 540, que dispõe sobre o Regimento Interno. Assim eu peço que o Sr. Coloque em votação Sr. Presidente.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Obrigado Vereador Rudmar Elbio da Silva. Colocamos em votação o requerimento do Vereador Rudmar Elbio da Silva. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovado por todos os Srs. Vereadores. A palavra continua à disposição. Com a palavra o Vereador Deivid Argenta.

VER. DEIVID ARGENTA: Da mesma forma Sr. Presidente eu encaminho o requerimento. O Vereador abaixo afirmado requer a Vossa Excelência após ouvir da Casa, que seja concedida licença por tempo indeterminado a partir do dia 02/01/2017, para assumir cargo no Executivo Municipal, em conformidade com o Art. 17 da resolução Nº 540 que dispõe sobre o Regimento Interno.

PRES. FABIANO ANDRÉ PICCOLI: Colocamos em votação o requerimento do Vereador Deivid Argenta. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovado por todos os Srs. Vereadores. Gostaria de saudar novamente o nosso querido Prefeito Municipal Claiton Gonçalves, no Vice-Prefeito Pedro Pedrozo, saudar nossas soberanas, saudar de forma especial aos colegas partidários, do partido dos trabalhadores, da Rede Sustentabilidade, que foram candidatos a Vereadores na última eleição, eu estou aqui hoje pela ajuda de vocês. Saudar as autoridades e todos os convidados já mencionados ao longo dessa Sessão Solene. Queria pedir permissão para saudar de forma muito especial aos meus pais que sempre foram meu exemplo de vida, de força, de trabalho, de dignidade, meu sogro e minha sogra que lutam de sol a sol, e nem sempre tem sol, com muita neblina, chuva de pedra, geada para sustentar a família, meus demais familiares presentes, meus amigos, minhas amigas e em especial ao amigo Ansélio Brustolin, que não sei se está presente, mas, que foi o primeiro Vereador do nosso partido na Câmara Municipal de Farroupilha. Saudar de forma muito especial minha esposa Maiara e ao nosso filho Benjamim, vocês são meu porto seguro e com vocês encontrei a verdadeira essência da vida humana. Muito obrigado. Primeiramente quero agradecer aos 858 Farroupilhenses que depositaram a sua confiança em mim no dia 02 de outubro, dedicar-me-ei ao máximo para cumprir as responsabilidades que cabe ao Vereador, gelando pelas funções institucionais, fiscalizando o Poder Executivo, legislando em prol da comunidade, atuarei e defenderei os direitos do povo Farroupilhense, dentro ou fora da Câmara Municipal. Além disso, continuaremos a auxiliar o Executivo Municipal na busca por alternativas para resolver os problemas do Município, junto à iniciativa privada e também na captação dos recursos Federais, e auxílios financeiros para comunidade, assim foi com os mais de R$ 4.000.000,00 captados junto aos Deputados do nosso partido para Farroupilha, e os mais de R$ 5.000.000,00 captados junto ao Governo do Estado em 2014, para o Hospital São Carlos. Afirmo que serei um Vereador de/e para Farroupilha, hoje, represento assim como todos os demais Vereadores, os mais de 70.000,00 farroupilhenses, e não somente os eleitores que nos escolheram para serem seus representantes. Respeitamos as diferenças, as opiniões contrárias, os partidos políticos e suas instituições, mas, temos que unir forças para auxiliar o nosso Município. O chavão, quanto pior melhor precisa ser deixado de lado e todos nós temos o dever de lutar para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos e cidadãs. Parabenizo aqui o Governo Municipal, pelos investimentos realizados nos últimos quatro anos na área da saúde, que somados somente para o Hospital São Carlos são mais de R$ 40.000.000,00. Continue com a coragem Prefeito para romper os laços desnecessários e construir as pontes necessárias na luta pela melhoria da saúde do nosso município. Assino em baixo, Vereador Catafesta, de todas as suas palavras, temos que ter discernimento de quem, quando e onde cobrar. Passamos por um momento turbulento na política Brasileira, somos parte de uma classe desacreditada e temos que dar razão a população, por que muitos dos nossos pares fazem jus aos adjetivos que classificam os políticos de hoje. Por outro lado, há de haver por parte da população o discernimento para separar o joio do trigo, os bons e maus políticos, pois há os bons e maus médicos, há os bons e maus administradores, os bons e maus servidores, enfim, a competência e a incompetência estão em todas as categorias, aos corruptos e os corruptores na política, mas, assim há também nas empresas, nos hospitais, nas entidades e na sociedade. É inadmissível que todos os políticos, e tão somente os políticos sejam taxados de corruptos, nossos desafios Senhores Vereadores é lutar contra toda a forma de corrupção, seja, na política, na sociedade ou nas empresas. Deixamos o sectarismo de lado e vamos combater todos os tentáculos da corrupção. Finalizo reafirmando meu compromisso com os valores que herdei dos meus pais e que me orientaram como filho. Reafirmo meu compromisso com a população farroupilhense e minha vontade de ver nossa querida Farroupilha crescendo em seu desenvolvimento. Desejo sucesso aos colegas Vereadores que assumirão uma Secretaria no Executivo Municipal, tenho certeza da competência de vocês e do compromisso com Farroupilha. Desejo sucesso aos suplentes que assumiram a partir de amanhã e terão muito trabalho nessa Casa. Muito obrigado, contem comigo e obrigado pela confiança. Agradecemos a presença de todos, do nosso Prefeito Claiton Gonçalves, do nosso Vice-Prefeito Pedro Pedroso, aos Vereadores empossados, a imprensa, secretários Municipais, a soprano Liziane Ruffato, Senhoras e Senhores presentes. Informamos que logo após essa Sessão teremos a cerimônia de recondução ao cargo de Prefeito Municipal. Convido a todos para que de pé ouçamos a execução do hino Rio-grandense na voz da soprano Liziane Ruffato. (Execução do hino Rio-Grandense). Nada mais a ser tratado nessa noite eu declaro encerrados os trabalhos da presente Sessão de Instalação da 18ª Legislatura Municipal. Muito obrigado a todos e um feliz 2017, com muita paz, alegria, trabalho, muita saúde e felicidade. Boa noite a todos, muito obrigado.

 

“Em atendimento ao solicitado pela Bancada do PMDB, em pedido dirigido ao Plenário na data de 09 de janeiro de 2017, e aprovado na data de 30 de janeiro de 2017, fica registrado nesta Ata que durante a Sessão de Solenidade de Posse dos Vereadores e Prefeito Municipal para a Legislatura 2017-2020, em determinado momento do discurso de posse do Prefeito Municipal, Sr. Claiton Gonçalves, houve a suspensão da Sessão pelo Presidente do Legislativo para o ano de 2017, Vereador Fabiano André Piccoli, para contenção de manifestação externa à Casa Legislativa que comprometia o andamento dos trabalhos, enquanto continuava sua fala o Prefeito Municipal. Era o que cabia registrar.”

 

 

 

Fabiano André Piccoli                                       Sandro Trevisan

   Vereador Presidente                                 Vereador 1º Secretário

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa.