Pular para o conteúdo
19/03/2024 02:55:48 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 3692 – 11/10/2016

SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: Sr. Raul Herpich

 

Às 18:00 horas, o Senhor Presidente, Vereador Raul Herpich, assume a direção dos trabalhos. Presentes os Vereadores: Arielson Arsego, Vinícius Grazziotin de Cézaro, Ildo Dal Soglio, José Mário Bellaver, Josué Paese Filho, Leandro Somacal, Alberto Maioli, Maristela Rodolfo Pessin, Roque André Tomazini, Lino Ambrósio Troes, Raul Herpich, Aldérico Bonez de Matos e Sedinei Catafesta.

 

PRES. RAUL HERPICH: Invocando o nome de Deus, declaro abertos os trabalhos da presente Sessão Ordinária. Em aprovação as atas de n° 3.689 de 03.10.16 e n° 3.690 de 04.10.16. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovado por todos os Vereadores presentes. Solicito ao Vereador Ildo Dal Soglio, 1° Secretário, para que proceda com a leitura do Expediente da Secretaria. Em aprovação as atas de n° 3.689 e n° 3.690 de 03.10 e 04.10. Com a palavra, Vereador Arielson Arsego.

VER. ARIELSON ARSEGO: Senhor Presidente. Primeiro, eu quero cumprimentar a todos, cumprimentar também o Vereador eleito, o Tadeu Salib dos Santos. Na Sessão, agora eu não me lembro qual foi, deve ser uma das duas citadas, eu comentei algo referente a licitação dos Transportes Bento e o Vereador Lino Ambrósio Troes, sabiamente me fez um comentário, em que eu utilizei a palavra fraude, eu gostaria que fosse retirada a palavra “fraude” da Ata, porque na verdade, ela tem alguma coisa errada e eu comentei, acho que foi na primeira ou segunda Sessão após a eleição, nós estávamos comentando e ele achou a palavra forte, eu realmente acho que exagerei na palavra, portanto eu estou pedindo para retirar essa palavra “fraude” da Ata, obrigado.

PRES. RAUL HERPICH: Informo que será retirada essa palavra da ata, Vereador Arielson Arsego. Coloco novamente em votação as atas de n° 3.689 de 03.10.16 e n° 3.690 de 04.10.16. Aprovado por todos os Senhores Vereadores. Com a palavra, Vereador Ildo Dal Soglio, para efetuar a leitura do Expediente da Secretaria.

 

EXPEDIENTE

 

VER. ILDO DAL SOGLIO: Boa noite Senhor Presidente, Senhores Vereadores. Recebemos o seguinte expediente:

– Formação Regional – Amesne. Formação sobre monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação. Data: 24/10/2016 Horário: das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Local: auditório da secretaria de Educação de Caxias do Sul. Confirmar presença até o dia 18/10/2016. Deise Noro – Conselho Municipal de Educação.

– Of nº 282/2016 – Secretaria Municipal de Saúde solicita o plenário para realização de Audiência Pública. Pauta: apresentação do relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, do 2 quadrimestre/2016 financeiro. Data: 19/10/16, às 10 horas.

– Of. 116/2016- Prefeitura Municipal. Resposta do Pedido de informações nº 005/2016. Pedido feito pelo Vereador João Reinaldo Arrosi – subscrito pela Bancada do PMDB. Eram esses os expedientes da secretaria, Senhor Presidente.

PRES. RAUL HERPICH: Obrigado Vereador Ildo Dal Soglio. Eu gostaria de me desculpar por um erro, uma falha, eu não coloquei em votação a solicitação do Vereador Arielson Arsego para retirar a palavra “fraude”. Portanto, eu coloco em votação essa solicitação do Vereador Arielson Arsego. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovado por todos os Senhores Vereadores presentes. Com a palavra, Vereador Arielson Arsego.

VER. ARIELSON ARSEGO: Senhor Presidente, só por uma questão de ordem, referente ao pedido de informação que foi lido no Expediente e veio as informações, na verdade, ou eles não entenderam a pergunta ou eu não entendi a resposta, mas é mais correto que eles não entenderam a pergunta, porque o que veio de respostas deste pedido de informação, praticamente não tem nada das perguntas que nós fizemos como resposta. Foi dito que estão fazendo uma rua, que está sendo feito um posto de saúde, que tem feito a praça, que praticamente não existe mais, o posto de saúde atende uma vez por dia, as ruas, a gente sabe que só foi uma abertura de uma vez por semana, a gente sabe que foi feito somente uma das ruas, o resto não tem como alargar por causa dos terrenos, mas eu não estou me queixando aqui e nem falando nada, porque se nós formos ver lá em Linha Palmeiro, deu 190 a 72, então o pessoal está contente, não é essa a questão, não vamos reclamar, porque a eleição disse que o povo está contente, reelegeu o Prefeito, votou nele, então não é essa a questão. Porém, sobre as perguntas que nós fizemos no pedido de informação, o valor doado em materiais de construção para cada família, aí diz que foi de R$ 3.500,00 a R$ 5.000,00, conforme a renda mensal. Referente as famílias que foram beneficiadas: nome dos beneficiados com valor, assinatura do recebimento e relação dos materiais, não veio, ficha sócio econômica feita pela assistente social por família contemplada, não veio, caso houver alguma família que não tenha utilizado o material em tempo hábil e que tenha devolvido esses materiais, relacionar o nome das famílias e a relação dos materiais devolvidos, se não houve nenhum, é só dizer que não houve, ou se houve, teria que ter o nome das famílias, mas não disse que sim e nem que não. Encaminhar atas das reuniões com os moradores e alteração da ata do dia 30.10.16, também não veio, então, na verdade, veio a resposta do pedido de informação, mas incompleta, nós analisamos agora quando chegamos de tarde na Câmara de Vereadores, claro que temos que fazer uma análise mais completa, mas se possível, alguém da situação pudesse verificar juntamente com a Prefeitura, se tem condições de fazer uma resposta mais em cima daquilo que nós solicitamos. Obrigado.

PRES. RAUL HERPICH: Passamos ao espaço destinado a Ordem do Dia.

 

ORDEM DO DIA

 

PRES. RAUL HERPICH: Não há projetos para discussão nesta noite. Nada mais a ser tratado nesta noite, declaro encerrados os trabalhos da presente Sessão Ordinária. Boa noite a todos e boa semana.

 

 

 

Raul Herpich                                 Ildo Dal Soglio

Vereador Presidente                   Vereador 1º Secretário

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa.