Pular para o conteúdo
19/03/2024 01:35:48 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 3685 – 13/09/2016

SESSÃO ORDINÁRIA

Presidência: Sr. Raul Herpich

Às 18:00 horas, o Senhor Presidente, Vereador Raul Herpich, assume a direção dos trabalhos. Presentes os Vereadores: Arielson Arsego, Fabiano André Piccoli, Ildo Dal Soglio, João Reinaldo Arrosi, José Mário Bellaver, Josué Paese Filho, Juvelino Angelo De Bortoli, Leandro Somacal, Lino Ambrósio Troes, Maria da Glória Menegotto, Maristela Rodolfo Pessin, Paulo Roberto Dalsochio, Raul Herpich, Rudmar Elbio da Silva e Sedinei Catafesta.

PRES. RAUL HERPICH: Invocando o nome de Deus, declaro abertos os trabalhos da presente Sessão Ordinária. Solicito ao Vereador Josué Paese Filho para que proceda com a leitura de um trecho da Bíblia.

VER. JOSUÉ PAESE FILHO: Senhor Presidente, Senhores Vereadores e Vereadoras, demais presentes e funcionários da Casa. “1 Coríntios; 13:4. A caridade é paciente, é benéfica; a caridade não é invejosa, não é temerária, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. Amem. ”

PRES. RAUL HERPICH: Obrigado Vereador Josué Paese Filho pela leitura de um trecho da Bíblia. Passamos o espaço destinado a Ordem do Dia.

ORDEM DO DIA

PRES. RAUL HERPICH: Em primeira discussão, o Projeto de Lei n° 060/2016 que altera a Lei Municipal n° 3.956 de 27.11.2013. Pareceres favoráveis: Constituição e Justiça; Finanças e Orçamentos, bem como o Jurídico. A palavra está à disposição dos Senhores Vereadores. Com a palavra, Vereador Paulo Roberto Dalsochio.

VER. PAULO ROBERTO DALSOCHIO: Senhor Presidente, Senhores Vereadores, demais presentes nesta Casa. O presente Projeto de Lei tem um valor quase insignificante, são R$ 1.700,00 para uma alteração de rubricas necessário para o Programa Mais Médicos do Governo Federal, onde este valor será necessário para a equação da casa que está sendo utilizada por eles, porque estão finalizando o projeto e precisam fazer as reformas para entregar a casa da forma como ela foi locada. Portanto, esse valor é necessário para esse programa, que veio trazer um grande benefício para o nosso município e por um valor que foi pequeno, a despesa realmente foi muito pequena, a Vereadora Maria da Glória Menegotto era Secretária da Saúde e sabe muito bem que foi um programa excelente, mas que infelizmente terminou, sendo necessária essa autorização para a adequação da casa. Diante disso, espero que os nobres Vereadores aprovem em regime de urgência nesta noite, a urgência e o projeto também, era isso, Senhor Presidente. Obrigado.

PRES. RAUL HERPICH: Obrigado Vereador Paulo Roberto Dalsochio. A palavra continua à disposição dos Senhores Vereadores. Com a palavra, Vereadora Maria da Glória Menegotto.

VER. MARIA DA GLÓRIA MENEGOTTO: Senhor Presidente, Senhores Vereadores, demais presentes. Gostaria de dizer que nós também somos favoráveis a alteração da Lei n° 3.956, porque a gente tem conhecimento e eu quero deixar registrado que esse Programa Mais Médicos aqui no nosso município é excelente, onde a população aprovou e se agradou desses médicos que temos aqui, graças à Deus e tomara que venham mais médicos para o nosso município, até porque já foi até pedido que venham mais médicos, pois isso é muito importante. Obrigado.

PRES. RAUL HERPICH: Obrigado Vereadora Maria da Glória Menegotto. A palavra continua à disposição dos Senhores Vereadores. Com a palavra, Vereador Ildo Dal Soglio.

VER. ILDO DAL SOGLIO: Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Vereadora Maristela Rodolfo Pessin e Vereadora Maria da Glória Menegotto, boa noite. O Programa Mais Médicos foi criado pela Ex-Presidente Dilma Rousseff, que veio colaborar bastante com o nosso país e com o nosso município. É um programa que foi muito criticado, mas criticado por quem se sentiu atingido no seu egoísmo profissional, muitas vezes, porque esse programa veio colaborar muito com a população, principalmente na parte básica da saúde, na prevenção das doenças. Esses cubanos e o pessoal que veio de outros países, tinham um sentimento além da própria medicina técnica, Vereador Rudmar Élbio da Silva, um sentimento humanista, de valorização do ser humano, não estou dizendo que os nossos médicos brasileiros não tenham esse sentimento, mas com certeza, os outros médicos deram uma lição para os profissionais da saúde do nosso país. Obrigado, Senhor Presidente.

PRES. RAUL HERPICH: Obrigado Vereador Ildo Dal Soglio. A palavra continua à disposição dos Senhores Vereadores. Se nenhum Vereador quiser fazer o uso da palavra, colocamos em votação a solicitação do pedido de urgência formulado pelo Vereador Paulo Roberto Dalsochio. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovado por todos os Senhores Vereadores presentes. Em votação, o Projeto de Lei n° 060/2016 que altera a Lei Municipal n° 3.956 de 17.11.2013. Os Vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. Aprovado por todos os Senhores Vereadores presentes. Informo que amanhã às 18 horas e 30, teremos Sessão Solene no Acampamento Farroupilha. E na próxima segunda-feira, nos dias 19 e 20 de setembro de 2016, não haverá Sessão, em virtude do Feriado. A próxima Sessão será dia 26 de setembro de 2016 com a Sessão Solene às 18 horas e 30 minutos com o Corpo de Bombeiros. Encaminhamento ao Vereador Josué Paese Filho.

VER. JOSUÉ PAESE FILHO: Senhor Presidente, eu tenho uma dúvida, esta Sessão Solene com o Corpo de Bombeiros, somente a Vereadora Maria da Glória Menegotto irá ocupar a Tribuna, conforme havíamos combinado?

PRES. RAUL HERPICH: Como a proposição é da Vereadora Maria da Glória Menegotto, então ela tem que usar a Tribuna, mas cada Bancada terá direito a uma parte durante a Sessão Solene. Nada mais a ser tratado nesta noite, declaro encerrados os trabalhos da presente Sessão Ordinária. Boa noite a todos e uma boa semana.

                       Raul Herpich                                                 Ildo Dal Soglio

                  Vereador Presidente                                    Vereador 1º Secretário

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa.