Atividade física passa a ser essencial em período de pandemia
Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 004/2021 que estabelece a atividade física como essencial em período de pandemia. A proposição de autoria do Executivo Municipal foi defendida pelo vereador Felipe Maioli na sessão desta terça-feira.
Conforme Maioli, a atividade física visa combater patologias físicas e psicológicas, resultando em mais qualidade de vida ao cidadão. Estudos apresentados pelo parlamentar expõem menor probabilidade de internações hospitalares em pessoas que praticam regularmente esportes.
Em tramitação desde junho de 2020, a Assembleia Legislativa do Estado debate proposição semelhante. De autoria da deputada Fran Somensi, o PL 144/20 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça; de Saúde e Meio Ambiente e aguarda parecer da Segurança e Serviços Públicos.
Com a aprovação em ambas as esferas públicas, o Governador e prefeito Municipal respectivamente poderão reformular a flexibilidade dos serviços voltados a saúde física, sempre respeitando as medidas estabelecidas de prevenção e distanciamento social.