19/04/2024 00:13:11 - Farroupilha / RS
Atualizado em 11 de maio de 2021

Associação Cultural apresenta o Projeto Moinho da Mèrica

A Associação Cultural Moinho Covolan esteve presente na Sessão Parlamentar de segunda-feira, apresentando aos vereadores o Projeto de revitalização do Moinho Covolan, o qual visa a inserção e o fomento da cultural italiana no município.

Apresentado pelo produtor visual André Constantin, o projeto intitulado Moinho da Mèrica conta com museus, áreas de gastronomia, espaços artísticos, auditório, além de uma Escola para a língua do talian – dialeto oriundo da região de Vêneto da Itália que se estabeleceu na região sul, tornando-se Patrimônio Cultural do Brasil em 2014.

O Moinho Covolan possui uma estrutura de 1000 metros quadrados, divididos em quatro pavimentos, além de uma área externa de 600 metros quadrados. A Associação explica que a revitalização mesclaria a preservação arquitetônica original com novas estruturas mais contemporâneas, à exemplo da Casa Veronese, em Otávio Rocha.

Diante da apresentação, os vereadores parabenizaram a iniciativa do grupo, e enalteceram a necessidade do município expor mais a sua identidade histórica e cultural, originada pela imigração italiana. O tema seguirá sendo debatido na próxima semana, onde o Legislativo organiza uma audiência pública, dia 19, às 18 horas para tratar do tombamento histórico do Moinho.