25/04/2024 01:30:12 - Farroupilha / RS
Atualizado em 1 de fevereiro de 2021

Associação busca apoio para tombamento do Moinho Covolan

No espaço destinado a Tribuna Popular do mês de fevereiro, a Associação Cultural Moinho Covolan, através de sua representante, Ana Paula Rabello Soares expôs aos parlamentares a necessidade de ação do Poder Público a fim de viabilizar o tombamento histórico do prédio que sedia a entidade.

O local, que conserva a base de pedras, pilares de tijolos e vigas de madeira abrigou entre 1940 e 1980 o Moinho Covolan, e atualmente tornara-se um centro cultural com projetos culturais que se estendem entre workshops, shows, cafés filosóficos e exposições, além de abrigar um museu com 130 objetos que referenciam a história do moinho.

A Associação Cultural que possui mais de 700 membros, conforme explica Ana Paula,  defende o empreendedorismo implantado no local, e solicita o apoio do Legislativo para que haja o tombamento histórico do prédio a fim de preservar a história exposta bem como suas atividades. Sem o tombo, os artistas e associados temem que ele seja demolido.

Os parlamentares, com base na Lei Municipal 1.826 de 1991 que institui a proteção ao patrimônio histórico, artístico e cultural buscarão analisar o interesse público e seu valor histórico, bem como o posicionamento técnico do Executivo Municipal.

Atualmente Farroupilha possui entre seus patrimônios históricos a Estação Férrea, as igrejas de Caravaggio e de linha São José, o Museu Casa de Pedra, Casa Pe. Oscar Bertholdo e o prédio que abrigou até 2018 a Biblioteca Municipal.