28/03/2024 15:35:08 - Farroupilha / RS
Atualizado em 8 de novembro de 2022

Artistas são agraciados com o Certificado de Destaque Cultural

A Câmara de Vereadores outorgou na noite desta segunda-feira cinco personalidades da arte por suas histórias e desenvolvimento artístico. O reconhecimento passou pela avaliação do Conselho Municipal de Cultura e por uma Comissão Especial de parlamentares.

O Destaque Cultural é destinado a artistas do município que se destacaram dentro de suas áreas sendo referências a classe artística farroupilhense. Neste ano, o título foi entregue para cinco distintas categorias: Artes plásticas, dança, música, folclore e artes mistas.

Além da outorga, o público presente pôde conferir um pouco do trabalho desenvolvido pelos artistas, alguns expostos no Plenário, outros desenvolvidos no palco através da música e dança.

Destaques Culturais de 2022:

Categoria Artes Mistas – Henrique Rodrigues de Campos: Com 80 anos, passou grande parte de sua vida desenvolvendo o manejo de couro, onde alinhou a prática com a cultura tradicionalista e tornou-se referência na produção de relhos, laços, boleadores, cintos, bainhas entre outros.

Categoria Música – Homero Couto: Com 25 anos de carreira, cantor e compositor, lembrado por canções nacionais românticas e pelo segmento religioso. Possui um CD gravado e atua no formato voz e violão ou em um grupo com mais três músicos.

Categoria Artes Plásticas – Thomaz Martins Neto: Escultor premiado teve sua primeira obra reconhecida em 1983. O artista desenvolve trabalhos de cenografia, obras com diversos matérias, entre eles metais, arames e papelão.

Categoria Dança – Rodrigo do Santos: Envolvido com o tradicionalismo, é instrutor de dança a cerca de 30 anos, tendo seu trabalho apresentado em todo Estado e internacionalmente no Estados Unidos.

Categoria Folclore – Grupo Eco do Meu Grito: Três décadas apresentando as mais variadas culturas brasileiras através da dança, o Grupo desenvolve cenas musicais com referências nacionais e latino americanas.