07/05/2024 00:23:50 - Farroupilha / RS
Atualizado em 7 de novembro de 2023

Artistas são reconhecidos por seus trabalhos em prol da cultura

Noite de festa na Câmara Municipal de Farroupilha nesta segunda-feira. Em alusão ao dia 05 de novembro, Dia Nacional da Cultura, o Legislativo promoveu a entrega do Certificado Destaque Cultural a artistas farroupilhenses que através de sua arte promovem o município e enriquecem culturalmente os cidadãos.

A outorga é destinada a personalidades em diferentes categorias. Neste ano a Comissão de Infraestrutura e Bem-Estar Social, juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais escolheu artistas nas categorias: música, artes plásticas, folclore, literatura e cinema.

A solenidade contou com a exposição histórica de cada homenageado e apresentação de seus trabalhos ao público presente.

Banda Municipal Cinquentenário (música): fundada em 1984, a banda conta com 15 membros e atualmente é regida pelo maestro Rodrigo Ziliotto, sendo participante de inúmeros eventos municipais.

Grupo Náni (folclore): ingressou na disseminação da cultura italiana através da demonstração do jogo de mora, expandido o movimento e ganhando novos integrantes. Atualmente o grupo conta do 19 membros.

Adelino Roque Júnior (literatura): Escritor e editor de livros desde 2000, possui mais de 65 obras publicadas e quatro prêmios literários. Ativista da arte literária disponibilizou mais de 10 mil exemplares gratuitamente e possui 33 livros digitais gratuitos.

Curtas Colégio Estadual Farroupilha (cinema): o CEF possibilita a inserção de estudantes no mundo do cinema com direção, roteiro, edição e encenação. Os trabalhos realizados estão presentes em 8 diferentes premiações, entre elas, Festivais nos EUA, Nova Zelândia e Londres.

(não pôde comparecer)

Pedro Emiliano Bin Capellari (artes plásticas): através de colagens, pinturas e instalações sua arte apresenta a reutilização de materiais como conceito. Seu trabalho já esteve exposto em galerias da cidade, Caxias do Sul e Porto Alegre.