25/04/2024 19:18:26 - Farroupilha / RS
Atualizado em 12 de abril de 2023

Aprovada Semana de combate e orientação sobre a Diabetes

O dia 14 de novembro é a data escolhida pela Federação Internacional de Diabetes para se falar sobre a doença. Atualmente a doença crônica pode atingir todas faixas etárias e gêneros. Conforme o Ministério da Saúde, pessoas acima dos 45 anos, com sobrepeso, sedentarismo e pressão alta são as mais suscetíveis a doença.

A diabetes é caracterizada pela produção ineficiente de insulina, um hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue. Classificada como Tipo 1 e Tipo 2, as tipologias demonstram se a pessoa está com baixa produção de insulina, ou se não a produz, respectivamente.

Desta forma, o vereador Calebe Coelho propôs, através do Projeto de Lei 001/2023, tornar o tema uma Semana Municipal de orientações e combate ao diabetes, para ocorrer no mês de novembro. A proposição foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares.

Com a aprovação, o projeto se torna um mecanismo para aplicações de ações por parte dos poderes públicos, entidades de classe e comunidades escolares. O PL visa promover campanhas e a criação de grupos de apoio.

Em sessão, Calebe exemplificou a importância da proposição através do livro “Mateus, meu doce mundo” o qual retrata a histórica do jovem farroupilhense de 04 anos que trata da diabetes tipo 1. Familiares de Mateus estavam presentes na Sessão.