25/04/2024 02:11:57 - Farroupilha / RS
Atualizado em 16 de novembro de 2022

Ansiedade lidera ranking de doenças mentais em Farroupilha

Com cerca de doze mil diagnósticos de patologias mentais em 2022, a Prefeitura Municipal constatou um aumento entre os dois últimos anos. A ansiedade lidera o ranking apresentado à Câmara de Vereadores através da Secretaria Municipal de Saúde, em resposta ao Pedido de Informação 111/2022 do vereador Juliano Baumgarten (PSB).

O relatório apresenta mais de 230 tipos de doenças, transtornos, dependências ou fobias. Em comparativo aos anos de 2021 e 2022 (até novembro), houve um aumento de casos de ansiedade, passando de 1553 para 1591. O autismo infantil passou a ser a segunda maior causa de atendimento, tendo um aumento de 378 casos para 750; e os transtornos mentais por uso de álcool e drogas, juntos somam 09% dos diagnósticos.

Os dados servem de análise para o incremento de políticas públicas na cidade. O Poder Legislativo, ao longo deste ano já intermedia na busca de adaptações do serviço a crianças com espectro autista em escolas do Município, e acompanha as ações no Pró-Saúde no que tange o atendimento psicossocial infantil.