24/04/2024 23:25:40 - Farroupilha / RS
Atualizado em 24 de agosto de 2021

Amesne apresenta seu trabalho nos protocolos da pandemia

Presente na Sessão de segunda-feira, a diretora da Amesne, Marijane Paese apresentou aos parlamentares as estratégias desenvolvidas pela entidade diante da pandemia da Covid-19. A Associação dos Municípios é a responsável, juntamente com o Governo Estadual, dos protocolos sanitários da região serrana.

O convite para exposição do trabalho da Amesne partiu dos vereadores da bancada do MDB, os quais, através do vereador Marcelo Broilo buscam entender a participação da Associação nos atos de restrição e flexibilização de comércios, serviços e escolas.

Marijane expôs a cronologia realizada pela entidade de maio de 2020 até o momento.  Neste período o Governo Estadual desenvolveu três modelos de gestão da pandemia: as bandeiras classificatórias de risco, a inserção da cogestão; e a atual medida, os 3As (Aviso, Alerta e Ação).

Com frequente contato junto ao Governo, a Amesne externou a realidade da região com base em monitoramentos e cálculos diários, compartilhados no Observatório Regional da Saúde, os quais conquistaram a reversão de sete das 10 bandeiras emitidas pelo Governo do RS; protocolos de segurança com ênfase no cenário local e em planos de ação que culminaram em testagens em massa da população.

Conforme dados apresentados, o índice de mortalidade por covid em Farroupilha esta abaixo na média regional, estadual e nacional, com média estatística de 210 casos a cada 100 mil habitantes, contra 256; 298 e 273, no índice de mortalidade respectivamente.