Amesne apresenta seu trabalho nos protocolos da pandemia
Presente na Sessão de segunda-feira, a diretora da Amesne, Marijane Paese apresentou aos parlamentares as estratégias desenvolvidas pela entidade diante da pandemia da Covid-19. A Associação dos Municípios é a responsável, juntamente com o Governo Estadual, dos protocolos sanitários da região serrana.
O convite para exposição do trabalho da Amesne partiu dos vereadores da bancada do MDB, os quais, através do vereador Marcelo Broilo buscam entender a participação da Associação nos atos de restrição e flexibilização de comércios, serviços e escolas.
Marijane expôs a cronologia realizada pela entidade de maio de 2020 até o momento. Neste período o Governo Estadual desenvolveu três modelos de gestão da pandemia: as bandeiras classificatórias de risco, a inserção da cogestão; e a atual medida, os 3As (Aviso, Alerta e Ação).
Com frequente contato junto ao Governo, a Amesne externou a realidade da região com base em monitoramentos e cálculos diários, compartilhados no Observatório Regional da Saúde, os quais conquistaram a reversão de sete das 10 bandeiras emitidas pelo Governo do RS; protocolos de segurança com ênfase no cenário local e em planos de ação que culminaram em testagens em massa da população.
Conforme dados apresentados, o índice de mortalidade por covid em Farroupilha esta abaixo na média regional, estadual e nacional, com média estatística de 210 casos a cada 100 mil habitantes, contra 256; 298 e 273, no índice de mortalidade respectivamente.