Amafa apresenta serviços oferecidos aos autistas na cidade
Na última semana de Abril, os vereadores receberam a coordenação da Amafa através da diretora Aline Daros da Rosa, e do tesoureiro Bolivar Antônio Pasqual, para explanar sobre as ações de conscientização em relação ao transtorno do espectro autista (Tea).
Considerado o dia dois de abril, a data de conscientização mundial sobre o autismo, o mês inteiro dedica-se a causa. O movimento instituído em 2008 pela ONU visa ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição.
O transtorno é uma condição que altera o desenvolvimento do padrão da linguagem, a interação social e os processos de comunicação. Em Farroupilha pessoas com tea podem ser atendidas pela Amafa (Associação de pais e amigos do autista). A instituição possui uma estrutura ampla e preparada com assistência social, fisioterapia, atendimento a família e educação especializada, elenca a coordenadora.
Referência para a região, a associação que atende 60 portadores entre elas jovens e adultos disponibiliza espaços como equoterapia, sala sensorial, salas de aula e ambiente recreativo para aprimoramento cognitivo. Sua administração se dá através de doações, participação voluntária, Condica e parceria com administrações públicas.
Com um orçamento de R$ 800 mil/ano a Associação trabalha com o limite de vagas preenchido e uma lista de espera com 25 pessoas, explica Pasqual.