26/04/2024 14:23:43 - Farroupilha / RS
Atualizado em 7 de junho de 2022

Agricultura esclarece trabalho durante o período de estiagem

Presente na Sessão Parlamentar desta segunda-feira, o secretário Municipal de Agricultura, Fernando Silvestrin, esclareceu o caso de não homologação do decreto de estiagem no Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. A sua homologação possibilitaria recursos visaria amenizar os prejuízos causados pela seca nos períodos de outubro a dezembro de 2021.

Conforme a Administração Pública, a situação em que perdurou a estiagem em Farroupilha ocasionou perda de safras e prejuízos econômicos, porém não foram encontrados por parte da Assistência Social os requisitos necessários para homologação junto ao Governo Estadual da situação de calamidade pública. Silvestrin reforça o trabalho das comunidades e Poder Público na logística hídrica de áreas rurais evitando maiores prejuízos.

O vereador Roque Severgnini, um dos autores do requerimento que convidou o secretário para a Sessão, ratifica as perdas expostas no Decreto Municipal, as quais atingem 40% na produção frutífera e 20% na agropecuária, principalmente no setor leiteiro, porém em municípios vizinhos, também afetados pelo baixo nível de água, houve a homologação dos Decretos, afirma o parlamentar.

A Câmara de Vereadores analisará os requisitos apresentados pelas cidades de Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Caxias do Sul a fim de comparar os cenários com o município farroupilhense. Para o futuro o Executivo Municipal anunciou a apresentação de Plano de Prevenção a Estiagem, fortalecendo o ambiente de trabalho rural.