24/04/2024 06:50:13 - Farroupilha / RS
Atualizado em 10 de dezembro de 2019

Agergs pretende revisar o contrato da Corsan com Farroupilha

Preocupados com o serviço prestado pela Corsan para os próximos anos, a Câmara de Vereadores convidou a Agergs para explanar sobre a sua participação na fiscalização do trabalho desenvolvido pela Estatal. Sua vinda se deu através do requerimento apresentado pelo vereador Jonas Tomazini.

A Agergs é a agência reguladora dos serviços públicos do RS, sendo eles saneamento, rodovias e energia elétrica. Sua participação na Câmara se deu através da presidente Maria Elizabeth Pereira, acompanhada do jurídico da Agência.

Com o intuito de mediar o relacionamento entre as autarquias e os Executivos Municipais, esteve presente na formulação dos contratos de saneamento de muitos municípios gaúchos, entre eles, Farroupilha. A Agência ao longo da última década teve apenas dois registros de reclamação em seu sistema de Ouvidoria referente ao serviço prestado no município.

Em vista do crescimento populacional da cidade, o abastecimento de água e os atrasos nas obras de tratamento de esgoto estão comprometendo a qualidade do serviço prestado para a grande maioria dos farroupilhenses.

Dessa forma, em 2018 o Executivo Municipal ingressou com uma sindicância sobre o contrato firmado com a Corsan. Esse trabalho foi inicialmente acompanhado pela Agergs.

Dada a contínua insatisfação por parte dos poderes públicos, a Agência se comprometeu em analisar novamente o contrato firmado e possíveis irregularidades promovidas pela Companhia de Saneamento Básico.