29/03/2024 12:09:18 - Farroupilha / RS
Atualizado em 13 de agosto de 2019

A importância social e histórica do Moinho Covolan

Na Sessão, a Associação Cultural Moinho Covolan manifestou-se nesta semana para os vereadores e público presente sobre a importância histórica e cultural oferecida no prédio que abrigou o Moinho Covolan entre 1940 e 1980, e atualmente tornara-se um centro cultural.

Munidos por arquitetos, museólogos e consultores jurídicos, a associação explica a necessidade do tombamento histórico para garantir a preservação e revitalização no prédio. A estrutura física apresentada ainda conserva a base de pedras, pilares de tijolos e vigas de madeira, conforme aponta a arquiteta Clarissa Zanatta. Essa estrutura era estratégica para fornecer a eficiência necessária no preparo do trigo na época.

Não são apenas as paredes que identificam o trabalho histórico do prédio. A museóloga Julia Jaeger identificou cerca de 130 objetos existentes no local que possui relevância sobre o funcionamento do moinho. Atualmente o local abriga projetos culturais que se estendem entre workshops, shows, cafés filosóficos e exposições, e com base no interesse do público a abertura de um museu do Moinho.

Questionados pelos vereadores, sobre a concordância de todos os proprietários herdeiros do local, o advogado Carlos Alberto Sandoval explica que há na justiça a busca de um acordo por todas as partes. Sandoval salienta também a coleta de mais de cinco mil assinaturas pedindo o tombamento histórico do prédio.

Por se tratar de um prédio de caráter privado porém de grande relevância para a cidade de Farroupilha, os vereadores buscarão contatar todas as partes envolvidas para tratar do assunto, e posteriormente levar ao Executivo a intenção do tombamento histórico.

Atualmente Farroupilha possui entre seus patrimônios históricos a Estação Férrea, as igrejas de Caravaggio e de linha São José, o Museu Casa de Pedra e o prédio que atualmente é a Secretaria Municipal de Turismo.

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804