18/04/2024 22:08:25 - Farroupilha / RS
Atualizado em 7 de novembro de 2017

A Cultura farroupilhense subiu ao palco na Câmara Municipal

Fotos: Gabriel Venzon

Cinco personalidades farroupilhenses receberam, em sessão solene, do Poder Legislativo o Certificado Destaque Cultural 2017. A menção é destinada para pessoas ou entidades ligadas da mais variada forma com as artes.

O Título foi criado esse ano. De autoria do vereador Tiago Ilha, o Certificado deve ser concedido até cinco diferentes entidades por ano, e suas escolhas são de responsabilidade da Comissão Parlamentar de Cultura, Conselho Municipal de Cultura da Cidade e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, conforme prevê a Lei Municipal 4.346.

Representando um conjunto de artes desenvolvidas, o Nômade Coletivo foi o primeiro a receber esse Título. Grupo com apenas 10 meses de atividades, já desenvolve em sua sede saraus, palestras, oficinas, em sua maioria, ligadas a artes plásticas, música e dança. No início deste ano, o Nômade levou o Carnaval de Rua para a Coronel Pena de Moraes. O Título foi recebido pelo membro do Grupo, Diego Lunelli.

A escritora farroupilhense, Dolores Maggioni é detentora de inúmeros prêmios por suas poesias. Ex-primeira-dama de Farroupilha, Dolores sempre busco espalhar a cultura pela cidade, seja sendo escritora, Primeira-dama, ou Secretária de Educação. Para ela, o Poder Legislativo concedeu o Destaque na categoria Literatura.

Também presente na história cultural de Farroupilha, o vice-prefeito Pedro Pedrozo foi outorgado com o Destaque na categoria Folclore. Coreógrafo, veio de Santa Maria para Farroupilha trabalhar junto com o CTG Ronda Charrua colecionando prêmios por seus trabalhos desenvolvidos no tablado.

Ainda no tradicionalismo, referência no Estado por suas performances, o CTG Ronda Charrua foi escolhido para receber o Destaque na Dança. O Título foi recebido pela Patroa Liane Tronco que apresentou a história do Centro de Tradições e convidou um grupo de dançarinos do Ronda para uma pequena apresentação.

A música também foi apontada como Destaque em Farroupilha pela comissão julgadora. Para esta área o Coral da Tramontina foi escolhido. O coro tem se apresentado em vários eventos municipais e de outras cidades. No início deste ano estiveram em turnê em quatro províncias italianas.

Prestigiando a Sessão estiveram ao lado do Presidente Fabiano Piccoli, o prefeito Claiton Gonçalves, o Secretário de Turismo e Cultura, Francis Casali e representando a educação municipal, o professor Vinicius Grazziotin de Cézaro.

Além das apresentações dos agraciados, a noite contou com a participação da Casa de Cultura.