Pular para o conteúdo
09/05/2025 09:41:50 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 7 de maio de 2025

A carta da Igreja para reflexão sobre a crise sócio ambiental

Tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a Ecologia Integral foi o assunto escolhido pela CNBB para ser aprofundado pelas paróquias do Brasil no período da Quaresma – 05 de março a 20 de abril.

Presente na sessão desta segunda-feira, o padre Joone Fachinelli foi designado pela Diocese de Caxias do Sul para a leitura de uma carta de reflexão as ações dos homens diante do meio ambiente. Conforme documento, o desejo da Igreja através das Campanhas da Fraternidade é a solidariedade e auxílio ao próximo.

A ecologia integral engloba os cuidados com todas as relações humanas, sociais e ambientais, pois conforme a Instituição religiosa, na vida tudo é interdependente. E, sem uma consciência sócio ambiental, sem processos que diminuam o extrativismo e maior conversões ecológicas que gerem menor impacto na natureza, a crise climática será cada vez mais visível e de impacto direto na vida do mais vulnerável, enfatiza o pároco.

A Carta finaliza convidando os órgãos públicos a atuar neste tema através de Políticas Públicas eficientes e investimentos precisos para preservação e prevenção.

Os vereadores parabenizaram a iniciativa da Igreja com este tema, e ratificam os esforços do Legislativo em buscar desenvolver junto ao Executivo melhores normas de proteção ao nosso meio ambiente e meios para o desenvolvimento da cultura e educação ambiental junto à população.

Programação