Campeonato de Quatrilho: do livro para as mesas de carteado
A Tribuna Popular do mês de maio foi designada para o grupo Amigos do Quatrilho através do integrante Antoninho Luiz Tonin que apresentou aos parlamentares o jogo de carta, o qual envolve raciocínio e trabalho em equipe ao mesmo tempo que promove a cultura italiana.
Inspirado na obra literária de José Clemente Pozenato, que ganhou destaque ao ser adaptado para o cinema, o Quatrilho retrata a história de dois casais italianos, o qual a esposa de um se apaixona pelo amigo do marido, assumindo este novo romance.
No jogo de carta, o quatrilho, geralmente é jogado por quatro pessoas; havendo um quinto para distribuir as cartas. O objetivo é formar conjuntos de quatro cartas do mesmo número (um quatrilho) e, em seguida, descartá-los. A cada jogada, os jogadores trocam de parceiro, com exceção do primeiro que inicia o jogo. O jogo termina quando um dos jogadores consegue eliminar todas as cartas da mão, e o vencedor é aquele que tiver formado mais quatrilhos.
O tema foi trazido ao Parlamento, porque dia 17 de maio, a Linha República estará sediando o 19º Campeonato Brasileiro de Quatrilho. O torneio iniciará às 9 horas, estendendo-se até às 20 horas. No dia será servido almoço e janta na comunidade.