UFRGS segue em análise dos cursos para o campus da Serra
Na presença de estudantes, professores e representantes de Sindicatos e Associações, a Câmara de Vereadores promoveu na manhã desta terça-feira um Painel para tratar dos cursos previstos pela UFRGS, campus da Serra Gaúcha.
O ato contou com a presença do vice-reitor da Universidade Federal, Pedro Costa que esboçou o planejamento da instituição para a região serrana. Estima-se que as atividades iniciarão com matrículas de 600 alunos, sendo 30% reservado para o Sisu e o restante por meio do vestibular.
Anunciada a sua implantação em junho de 2024 pelo governo Federal, o campus da UFRGS será em Caxias do Sul com início de operação prevista para o 2026. Sua instalação visa suprir a alto êxodo de jovens da Serra para a Capital, bem como promover a possibilidade de um ensino superior gratuito a outra parcela de jovens que não podem deslocar-se para Porto Alegre.
Para o vice-reitor, a construção estratégica está baseada no conhecimento econômico da região, demandas de Secretarias de Educação e viabilidade estrutural e econômica da Universidade para a implantação. O resultado desses estudos está dentro do prazo previsto, afirma o docente.
Estimulados pela avaliação preliminar exposta pela professora Eliane Loder, responsável pela comissão técnica da UFRGS para esse assunto, os setores econômicos mais propensos a possuir cursos serão das áreas de: administração, ciências digitais, metal mecânica, agrícola e saúde.
O evento foi ministrado pelo vereador Juliano Baumgarten através do Programa Legislativo em Ação, e contou com a presença do prefeito Municipal, presidente da Câmara, vereadores da região, Sindicatos, Associações e da Metroplan.