Pular para o conteúdo
01/05/2025 08:26:19 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 28 de abril de 2025

Moab esclarece à comunidade sobre o trato com autistas

A Câmara de Vereadores recebeu na última sessão Grande e Pequeno Expediente de abril – mês alusivo a consciência do Transtorno do Espectro Autista (Tea) – o Moab, Movimento Orgulho Autista do Brasil.

Representado pelas mães atípicas, Flavia Wosniak e Josiane Borges, o Moab elenca a tríade: Família, Terapia e Escola como fundamentais para o desenvolvimento sadio da criança com Tea. Para elas, Farroupilha vem progredindo no que tange a saúde e inclusão deste público com a criação de centros especializados, aumento do número de monitores em escolas, capacitação de professores e maior busca de pais em,  junto ao pediatra, diagnosticar sinais de autismo.

Porém, a inclusão e a sociabilidade se dão também do envolvimento de pessoas que não estão diretamente envolvidas com o público portador do transtorno. Desta forma, o Moab busca, através do diálogo, seguir inserindo o tema no lar de todas as famílias.

O espectro autista atinge o desenvolvimento da pessoa. Ela vive em uma condição que altera a compreensão de imagens, sons e a comunicação. Crises são formas de escape do portador do ambiente que lhe é desconfortável. Terapias ocupacionais, sociabilidades, inclusão nas escolas e no esporte, respeito aos seus limites, aceitação dos pais perante a condição imposta pelo Tea são alguns dos fatores elencados pelas mães para garantir o desenvolvimento da criança.

Por fim, em ato simbólico, a Câmara de Vereadores, através da Mesa Diretora entregou para cinco alunos da Amafa um cordão com o botton do Município em reconhecimento ao seu engajamento e inspiração na comunidade escolar da Associação.

Julia, Yasmin, Arthur, Thomas e Igor

Alunos da Amafa retratados em sessão:

Yasmin Emanuelle de Paula, 12 anos. Sempre atenta, expressa sua criatividade através de desenhos, além de sua facilidade com a língua inglesa. Moderna e conectada, tem ciência em como utilizar a tecnologia. Através de diferentes tipos de visuais com roupas e cabelos, ela prova não ter medo de mudanças sendo de personalidade autêntica e encorajadora.

Arthur Guilherme Marques Martinelle, 15 anos. De voz marcante, gosta de cantar e expressar sua fé nas redes sociais. Demonstra sensibilidade e espiritualidade em tudo que faz. Se preocupa e cuida do seu corpo e de sua saúde, por meio de exercícios físicos e alongamentos. Para o futuro, seu desejo é ser motorista de ônibus.

Igor Jhuan Michelon de Oliveira, 15 anos. Um silencioso observador do mundo. Acolhe cada momento da rotina escolar com leveza, sendo um ponto de equilíbrio entre os colegas. Aos poucos, ele vem encontrando sua voz — uma voz que merece ser ouvida, respeitada e celebrada.

Thomas Maciel Correa, 26 anos. De presença marcante, é curioso, crítico, autêntico e muito sincero. Tem uma alegria contagiante; demonstrando que sempre há momentos bons para comemorar. Muito comprometido com as suas rotinas e atividades e cobra dos colegas quando não o fazem, dando a eles conselhos.

Julia Eick Werlang, 33 anos. Expressa seu carinho através do abraço. Ama ver as pessoas felizes e se divertindo, dessa forma está sempre ajudando os colegas e compartilhando os recados afetuosos que seus pais lhe deixam.

 

Programação