Pular para o conteúdo
01/04/2025 19:44:38 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 25 de março de 2025

Observatório Social busca engajar comércio local nas licitações

Presente na Sessão desta segunda-feira, o presidente do Observatório Social, José Henrique Magagnin apresentou o trabalho da entidade aos vereadores. O Observatório, que conta a participação cidadã voluntária, age em busca do controle social dos recursos públicos.

Conforme relato do presidente, no ano de 2024, cerca de R$ 1.2 milhão foram evitados em licitações da prefeitura Municipal. Esta economia está baseada em adaptações realizadas ou suspensões de licitações após observações da entidade.

Outro eixo de ação do Observatório Social, denominado Ambiente de Negócios, busca fomentar fornecedores de produtos e serviços locais para a Administração Pública. Atualmente, conforme aponta o presidente, há uma baixa procura de empreendimentos farroupilhenses para este trâmite.

Para suprir esta questão, a entidade aposta no Programa Contrata Mais Brasil, uma plataforma desenvolvida pelo Governo Nacional, voltado aos MEIs, a qual conecta os microempreendedores com compradores públicos sem a necessidade de processos burocráticos.

Magagnin explica que o Observatório liga a comunidade com as ações da Administração. Sempre que solicitado um esclarecimento e este não vir, ou não vir a contento, o caso será encaminhado aos vereadores e posteriormente ao Ministério Público e Tribunal de Contas. Porém, não houve esta necessidade no último ano.

Programação