16/10/2024 05:07:21 - Farroupilha / RS
Atualizado em 1 de outubro de 2024

“Vereador por um dia” trata ideias ao cidadão, cidade e cultura

Quinze estudantes de Escolas do Município tiveram a oportunidade na noite desta segunda-feira de contribuir com ideias para Farroupilha. O ato ocorreu através do Programa Vereador Por Um Dia, o qual os alunos tiveram a experiência de legislar em uma Sessão, tendo suas propostas aprovadas pelos colegas.

Cada aluno foi apadrinhado por um vereador que lhe assessorou durante a Sessão simulada. As proposições tiveram como principais temas políticas públicas, reivindicações e projetos culturais. Todos trabalhos serão encaminhados aos órgãos competentes por intermédio da Casa Legislativa.

Após apresentação e deliberação das proposições, os estudantes foram certificados como vereadores por um dia no ano de 2024.

Vereadores por um dia:

Bernardo Macioski da Silva (Colégio São Tiago): Moção de Apoio ao incentivo da prática esportiva nas escolas de Educação Básica.

Arthur Swirck Dal Pizzol (Colégio Nossa Senhora de Caravaggio): Reivindica uma coleta de lixo no 2º Distrito com mais frequência.

Luiz Antônio da Silva Franco (Escola Vivian Maggioni): Políticas Públicas de inclusão a imigrantes em situação de vulnerabilidade.

Letícia Santos Gomes (Escola Oscar Bertholdo): Projeto “Arte em telas” para promoção da expressão artística por meio da tecnologia digital.

Djonatan Mendes do Amaral (Escola Carlos Fetter): Instituição do Gambf (Guia de Atendimento Médico Básico de Saúde para Farroupilha).

Bruna Klaus (Colégio São Tiago): Criação do Clube do Livro Municipal para fomento da discussão de obras literárias e eventos culturais.

Francisco Miranda Matana (Escola José Fanton): Reivindicação de melhor sinalização de trânsito, ponto de ônibus e câmeras de segurança na Raineri Petrini.

Fernanda Kieling Lírio (Colégio São Tiago): Promoção da cultura indígena através da inserção de suas obras no currículo escolar.

Rafaela Carini Serafin (Escola 1º de Maio):  Reinvindicação por mais segurança no trânsito de fronte a escola 1º de Maio.

Erick Sesterhenn (Escola Pe. Rui Lorenzi): Instituição do “Palco Aberto”, uma Oficina Pública de Teatro para jovens com disponibilidade de apresentações nos eventos do município.

Vinícius Eduardo Matos (Escola José Fanton): Programa de Parceria Público-Privado para viabilização de excursões escolares.

Thiésley Cainã de Souza Bonifácio (Colégio Santa Cruz): Solicitação de inserção na Escola Santa Cruz do numeral de imóvel da rua – sugerindo o 100 alusivo ao centenário da Escola.

Guilherme Antônio Trevisol Cechin (Colégio Nossa Senhora de Lourdes): Políticas de combate ao lixo urbano e entulhos através de lixeiras comunitárias.

Eduardo Santos Cotta Filho (Escola Oscar Bertholdo): Política de Prevenção ao uso excessivo de telas para crianças e adolescentes.

Mayara Silva de Abreu (Escola Senador Teotônio Vilela): Congratulações ao Programa Jovem Empreendedor 2024 pela percepção de carreiras profissionais desenvolvida com jovens estudantes.