Ata 4390 – 16/07/2024
SESSÃO ORDINÁRIA
Presidência: Sr. Davi André de Almeida.
Às 18h o senhor presidente vereador Davi de Almeida assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Eleonora Peters Broilo, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Jorge Cenci, Juliano Luiz Baumgarten, Mauricio Bellaver, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Pintos Brunet, Tiago Diord Ilha e Valmor Vargas dos Santos.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Boa noite a todos. Declaro aberto os trabalhos da presente sessão ordinária. Dada a verificação do quórum informo a presença 14 vereadores nesta sessão plenária com a ordem do dia 16 de julho de 2024; ausente o vereador… chegando agora declaro 15 vereadores. Obrigado Sandro. Ordem do dia.
ORDEM DO DIA
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Em 1ª discussão o projeto de decreto legislativo nº 14/2024 que institui a medalha ‘mérito Farroupilha’ do poder legislativo municipal. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. Emenda substitutiva nº 01/2024 favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Calebe Coelho, na tribuna.
VER. CALEBE COELHO: Boa noite a todos. Bem, sobre o projeto nº 14/2024 que institui a medalha ‘mérito Farroupilha’ do poder legislativo municipal. Esse projeto então ele visa homenagear pessoas que são relevantes na preservação e valorização do movimento gaúcho em nosso município e que tenham prestado algum trabalho em prol deste movimento, cultivando em nosso município o amor e paixão pelas tradições gaúchas. Sendo assim se faz necessário que se faça um novo decreto legislativo revogando o anterior para que seja padronizado as medalhas e certificados que serão entregues no dia da sessão solene mérito Farroupilha trazendo assim mais dinamismo e transparência nos trabalhos prestados nessa Casa. Diante do exposto entendo ser relevante a proposta e solicita aprovação do presente decreto legislativo. Antes disso gostaria então de solicitar a apresentação de um vídeo que nós preparamos. (APRESENTAÇÃO DE VÍDEO). Obrigado pelo vídeo. Muito bem, nós temos então uma emenda substitutiva nº 1 ao projeto de decreto legislativo nº 14: modifica-se a emenda, institui a medalha Tibiriçá do Santos do poder legislativo municipal. Bem, a presente emenda substitutiva ao projeto de decreto legislativo nº 14 trata-se da alteração que dispõe o caput o artigo primeiro e o artigo 2º que institui a medalha mérito do poder legislativo municipal. Propõe-se que a nova nominação da medalha alusiva ao reconhecimento de tradicionalistas do município seja ao senhor Tibiriçá dos Santos. Tibiriçá dos Santos nasceu em Farroupilha em uma família de 18 irmãos, com 9 anos de idade construiu seu próprio violão com o qual aprendeu sozinho as primeiras notas. Percebendo o seu potencial seu pai o presenteou com um violão novo e o incentivou a participar de muitas atividades desde jovem como na rádio Miriam aos domingos pela manhã na sequência Rádio Farroupilha em Porto Alegre sempre acompanhado do seu parceiro Ivo da Silva. No tradicionalismo iniciou-se sua trajetória como dançarino no CTG Ronda Charrua onde posteriormente veio a se tornar músico das invernadas abrindo portas no meio que permitiu fazer parte de várias entidades do município como CTG Rancho de Gaudérios, Aldeia Farroupilha, entre outras do Estado. Através destas entidades participou-se desde o mobral de todas as edições do FEGART em Farroupilha e posteriormente ENART em Santa Cruz do Sul além de rodeios e festivais em diversos estados do Brasil onde conquistou inúmeras premiações e destaques como músico. Senhor presidente, eu posso usar o espaço de líder.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Espaço de liderança ao vereador Calebe Coelho.
VER. CALEBE COELHO: Além de rodeios e festivais em diversos estados do Brasil onde conquistou inúmeras premiações e destaques como músico. Em 2013 sua trajetória foi reconhecida na casa legislativa com a medalha mérito Farroupilha, outorga do presente projeto. Foi um dos fundadores do grupo musical Farroupilha, um dos primeiros grupos musicais do município, que além de animar festas e bailes na região se tornou porta de acesso de diversos talentos regionais aos palcos. Através das apresentações deste grupo conheceu a Sueli com quem se casou e teve dois filhos Daniel e Rodrigo. Ao longo dos anos ficou conhecido como músico das missas crioulas do município tanto das entidades tradicional quanto em festividades como a Semana Farroupilha com seus parceiros Ivo da Silva e posteriormente Luís Carlos Muller. Diante do exposto e entendendo ser relevante a proposta solicito a aprovação da presente emenda substitutiva. Muito obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe coelho. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadoras/vereadores, quero cumprimentar todos cidadãos que se fazem aqui presentes, imprensa, Daniel Troes, o Balsani. quero cumprimentar em especial o Rodrigo dos Santos, o Tibica, o Muller – que hoje não veio para fazer cobertura da sessão, mas veio para uma homenagem de um grande amigo né Muller. E eu olhava atentamente no que o meu colega vereador Calebe falava e as lágrimas que corriam do rosto do Tibica que claro é um momento emocionante, mas um momento muito bonito de ver tudo que teu pai construiu na cultura tradicionalista. E ver que hoje ele vai ser referendado todos os anos pelo parlamento municipal sendo o nome de uma medalha, algo que vai ficar. Ele já havia sido homenageado em vida como ele mesmo no trecho aí do vídeo que foi apresentado foi homenageado em vida que eu acho que é uma das coisas mais belas né porque depois geralmente as homenagens elas são sempre póstumas, mas ambas se complementam de um grande cara, uma parte da nossa cultura popular da cidade que se foi e deixou um legado. Quero experimentar também o Calebe que fez a emenda né Calebe, parabéns pela escolha, acho que tu foi muito feliz e com certeza tem meu voto meu apoio ao projeto. E parabéns mais uma vez, é uma singela homenagem lá para alguém que ajudou a construir a nossa cultura gaúcha na cidade. Parabéns pela homenagem voto favorável ao projeto. Obrigado
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Jorge Cenci.
VER. JORGE CENCI: Senhor presidente, colegas vereadores e a todos que nos acompanham. Quero aqui saudar Argemiro, Muller e em especial ao Rodrigo Tibica. E também bem importante parabenizar também a proposta dessa emenda substitutiva que certamente fará a jus né a alguém que cultivou a tradição gaúcha, contribuiu muito para que Farroupilha também se destacasse em diversos quesitos né do tradicionalismo e nada melhor nada mais justo que o Tibica, Tibiriça, seja homenageado. E apenas também corroborando com a fala do vereador Juliano todos os anos certamente será lembrado nesta casa legislativa e demonstrando o carinho e o afeto que o que a comunidade farroupilhense tem por ele. Então parabéns a ti né, ao Muller também que era parceiro né agora recente também e sem dúvida nenhuma é um méritos para quem contribuiu para nosso cultura gaúcha. Então sou favorável sem dúvida presidente e parabéns pela proposta vereador.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Jorge Cenci. E a palavra está à disposição do senhores vereadores. Com a palavra o vereador Gilberto do Amarante.
VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite vereadores e vereadoras. Boa noite Tibiquinha, Muller, Daniel Troes e os demais que estão aqui essa noite. Tibica ele era uma lenda no tradicionalismo, sua pessoa simples, humilde, acolhedora, sempre estendendo a mão né Muller e Tibica que faziam muito; todo ano tinha tantos eventos que vocês contribuíam junto ao nosso município, mas tinha um evento que que faz me lembrar muito o Tibica que é a missa crioula sempre na Semana Farroupilha. O Tibica estava lá de coração, de alma, aquele canteiro do campo que é receptivo com todos né não tinha não tinha portas fechadas. Eu lembro que uma vez ele nós fomos para Santa Maria onde ele estava tocando para invernada mirim naquele momento onde a sua simplicidade a sua simpatia o seu jeito de fazer o churrasco para toda a gurizada toda turma sempre naquela humildade trazendo mais integração mais estendendo o gauchismo para aquela geração que foi passando. Então com certeza serei favorável a esse essa proposta de emenda. Nada mais justo neste momento que de repente de uma coisa que nós mesmos não entendemos você não entendeu amor essas coisas da natureza nós viemos de um dia vamos e não nós não entendemos essas coisas da natureza nós viemos e um dia vamos e não buscamos resposta, mas com certeza o Tibica teve uma passagem e teve é uma referência aqui em nosso município principalmente na questão tradicionalista.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Tadeu Salib dos Santos.
VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Senhor presidente, colegas vereadores e vereadores. Falar do Tibica pai é lembrar de ti Tibiquinha criança. Eu lembro do Auto Posto Modelo aonde o Tio Ivo, o Cláudio e o Tibica nos presenteavam com momentos inesquecíveis; a partir dali me tornei um fã incondicional deste grupo de pessoas que marcaram o sentimento de um verdadeiro gaúcho. Lá na São José dos Ausentes no Silveira nós tivemos este grupo tocando no adversário do velho Salib num galpão chão batido e a humildade representada somente por alguém que podia tão bem representar que é o gaúcho através da sua maneira simples, cordial, ignorando muitas vezes o sucesso que faziam dando ênfase ao homenageado. Isso é alguma coisa a gente não vai esquecer nunca. Quando o Tibiriçá partiu daqui Deus me colocou a mais de 1.000 km distante e eu vivi a ausência e a saudade de muito longe, só comparando ela hoje a distância que estamos de Deus; então o Tibiriça – o Tibica -, o Tibiquinha e essa família tem o meu respeito o meu amor e a minha admiração. Que Deus abençoe a todos vocês com as lembranças e está homenagem. Parabéns Calebe, alguém tão importante era merecedor de ter o nome Tibiriçá e olha o sobrenome, Tibiriçá dos Santos; é um santo que nos representa lá nas alturas. Muito obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Tadeu. E a palavra está com vereador PC.
VER. VALMOR DOS SANTOS: Boa noite presidente, vereadores, vereadoras e o público presente aí e as gurias da Casa. agradecer ao Tibiquinha ali e dizer que o teu pai foi um grande amigo meu. Foi uma foi lá em 2004 se eu não me engano, 2003 agora eu não tenho e não consegui puxar aqui, quando nós resolvemos fundar um CTG na no bairro Santa Catarina que é o Chilenas de Prata; acho que foi em 2004/2003 não sei. E ele foi um conselheiro nosso. nós se reuniu na casa do Pinheiro, não sei se alguém conhece o Pinheiro que era um tocador de gaita também né, aonde nós montamos tudo e ele era o nosso conselheiro. Ele era o quê o que montou tudo para nós para organizar e saiu o Chilenas de Prata na época. Então nós tínhamos uma parceria nós ia para lá normalmente na sexta à noite/sábado à noite quando nós podia, nós se reunia e ali nós discutia Tadeu saía todas as ideias como que era para se montar o Chilenas de Prata né. Eu acho que o 1º patrão acho que foi mesmo o Pinheiro ou foi o Chico, um desses aí foi na época lá, mas eu me lembro muito bem dele um cara sempre feliz sempre animador sempre amigo, amigo da gente. Então é um cara que vai e deixou muita saudade sim deixou principalmente para a cultura para nosso cultura. E eu quero dizer assim Calebe que o senhor está de parabéns muito com esse projeto aí. E dizer presidente que meu voto é com todo o coração essa emenda, esse cara aí ele vai ser inesquecível e precisa ser imortalizado pela nossa cultura. Muito obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador PC. E a palavra está com a vereadora Eleonora Broilo.
VER. ELEONORA BROILO: Boa noite a todos. Boa noite aos meus colegas, ao nosso presidente, a todos que nós acompanham e de modo especial ao Rodrigo. Não como muitos que já falaram aqui hoje eu não posso dizer que eu era amiga até porque cheguei eu sou de Farroupilha, mas voltei a Farroupilha muito depois e do Tibica eu conhecia das crescia da Semana Farroupilha; mas foi suficiente para eu ver principalmente nos olhos dele o amor, o carinho e a educação com que ele sempre tratou todo mundo. Não só a mim, mas a todos. E vendo as lágrimas do Rodrigo eu não pude deixar de pensar no Tibica da nova invernada onde ele está pulando sobre o cavalo, alçando a perna sem medo e chimarreando ao lado de Deus. Vai com Deus Tibica. Merecida homenagem.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Eleonora Broilo. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Tiago Ilha.
VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, colegas vereadores/vereadoras, as pessoas que estão aqui em especial ao Rodrigo que hoje tá aqui representando a família dos Santos. Falar do Tibiriçá é falar de um das pessoas que mais amou essa vida foi ele, uma das pessoas que mais tinha gosto de viver e alegria de viver. Eu tive o prazer e a satisfação de ouvir com essa família e eu tenho absoluta certeza de que uma das pessoas que tinham mais força, vontade e amor pela vida era o Tibiriçá. E esse amor pela música e pelas tradições gaúchas via nele a todo momento. Eu me recordo um dos momentos que ele entre chegar na casa do Tibica e sair um dia ele me encontrou na frente do Banco do Brasil e ele recém tinha presenteado o Tibica com uma gaita e aí ele estava atravessando a rua e ele disse me cumprimentou e ele ‘e o Rodrigo já te disse o que eu dei para ele’. Daí falei ‘não conversei com o Rodrigo nos últimos dias’. E ele me disse ‘eu dei para ele uma gaita porque agora eu quero que nós possamos tá encontrando e tocar junto’. Ele disse: Tiago daqui a pouco fazer um encontro e vamos tocar de novo. Então ele conseguiu não só celebrar esse gauchismo esse amor pelas tradições na cidade em todo o legado Muller que ele esteve aqui, mas também conseguiu passar adiante para a próxima geração. Não tem coisa no mundo que para a gente que que é pai é conseguir fazer com que o nosso filho, como aconteceu com o Tibica com o Tibica filho levar a tradição adiante. Isso é exatamente perpetuar a tradição. Então eu agradeço a Deus a oportunidade que tenho hoje Rodrigo de também deixar um abraço a tua mãe, a Sueli, a toda a tua família; merecida/justa é homenagem que a nossa cidade faz em imortalizar esse momento senhor presidente e Calebe para todo o sempre né com essa medalha que leva o nome de um dos grandes tradicionalistas que a nossa cidade já teve. E que uma justa reconhecimento vai ficar por todos os próximos anos né com essa com esse nome tão presente na nossa vida. Então leve a nossa homenagem e também de todo o coração, é um dos dias que o voto desse vereador vota com muita felicidade. Obrigado senhor presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Tiago Ilha. E a palavra está com o vereador Roque Severgnini.
VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, estava aqui recordando dos momentos muitos aqui do nosso querido Tibiriçá com o vereador Juliano e nos traz muita alegria lembrar do Tibiriça Tibica. Tu como filho dele pode ter orgulho do pai que tu teve e que tem ainda né em algum momento em algum local ele está te guiando e está presente com nós. Ao Muller aí parceiro incansável né Muller. Eu me lembro de uma da Semana Farroupilha como disse aqui o vereador Amarante, a nossa memória visual, de olhar para aquele palco e estar lá o Tibiriçá e o Muller, Muller na gaita e o Tibiriça no violão ajudado por mais algumas pessoas cantando lá um lírio, um sírio um lírio né – aquela música que a gente não esquece não sai da nossa memória. A Semana Farroupilha, a missa crioula a gente nunca perdeu acho depois que a gente começou que foi aqui no Largo dos Carlos Fetter aquele aquela manhã com o chimarrão assistindo aquela missa, o Padre em sintonia com as músicas/as declamações, pão branco e vinho vermelho; a gente não esquece. Então que Deus abençoe o nosso irmão Tibiriçá, que dê muito muita luz a ele, que ele encontre o caminho da paz da eternidade e que ele possa inspirar muitos com seu espírito que certamente está no local abençoado. Farroupilha perdeu um grande cidadão o tradicionalismo perdeu um grande cidadão, uma pessoa de bem Calebe; não tem como a gente não lembrar do Tibiriçá sem lembrar dele pilchado é assim que eu vi ele. Eu não era muito próximo dele assim, mas sempre nos encontramos sempre nos cumprimentamos conversamos, trocamos algumas ideias e sempre tive uma admiração por ele, um respeito. E não é para quem quer fazer o que ele fazia é para quem tem o dom; ele tem o dom né de fazer o que ele fazia. Fazia com amor fazia com carinho, não fazia por dinheiro fazia para auxiliar as entidades né Valmor. Eu me lembro lá da fundação do CTG Chilenas de Prata do Pinheiro né, casado com a Clementina até ali, trabalhar no correio. Então são histórias assim que nos fazem grande não é o dinheiro, não é o dinheiro, não é riqueza, não é o capital é a simplicidade, é a capacidade de viver bem e ele viveu bem. Então parabéns com certeza ele está bem. Obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Roque Severgnini. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum vereador quiser mais fazer o uso da palavra colocamos em votação a solicitação do vereador Calebe Coelho para que o projeto seja votado nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em votação a emenda substitutiva nº 01/2024. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em votação o projeto de decreto legislativo nº 14/2024 que institui a medalha ‘mérito Farroupilha’ do poder legislativo municipal. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Em 1ª discussão o projeto de lei do legislativo nº 17/2024 que institui a política municipal de incentivo à cultura gaúcha no município de Farroupilha. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Tiago Ilha.
VER. TIAGO ILHA: Senhor presidente, como autor do projeto de lei nº 17que institui a política municipal de incentivo à cultura gaúcha gostaríamos de deixar ela ainda em 1ª discussão. A gente tem um pouco mais de tempo para debater esse importante projeto senhor presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Então fica em 1ª discussão projeto nº 17/2024. Encerrado o espaço de discussão de projetos. Nós vamos suspender a sessão por um minuto para que os vereadores possam cumprimentar o Tibica e a gente também fazer o registro desse momento (SESSÃO SUSPENSA) Retomamos a nossa sessão ordinária. Espaço dos requerimentos.
REQUERIMENTOS
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Requerimento nº 28/2024: congratulações a Alessandro Paulo da Silva. A palavra está à disposição do vereador Calebe Coelho pelo tempo de até 5 minutos.
VER. CALEBE COELHO: Senhor presidente, peço que permaneça na Casa esse requerimento, por favor
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Permanece na Casa o requerimento nº 28/2024. Requerimento nº 29/2024: convite ao senhor Ricardo Peres, diretor presidente dos Caminhos da Serra Gaúcha – CSG. A palavra está à disposição do vereador Gilberto do Amarante pelo tempo de até 5 minutos.
VER. GILBERTO DO AMARANTE: Presidente, então essa vinda do Ricardo que é o responsável hoje pela CSG é justamente para falar e para nos dar uma resposta sobre o que a gente discutiu dos acesso da passarela aqui nesse trajeto que é aqui da ou se trata aqui da Via dos Romeiros até a 470 lá na tela Sul. Mas claro que o que a gente discutiu mais alinhado com a comunidade do Burati, da Linha Alencastro e da Vila Razzera foi a questões deste trajeto aqui da Via dos Romeiros até a Vila Razzera; as obras que são complementares a duplicação que será feita aí na 453 da qual está em contrato junto ao governo do estado com a empresa. Então queremos adaptar, anteriormente duas dessas três obras que está sendo requerida estava no projeto depois por alguma razão a CSG passou um vídeo segundo ela não é o vídeo oficial das obras para fazer, enfim, a única coisa que a gente está complementando e não estava no programa do governo do estado quando foi lançado esses projetos todos, é uma melhor um melhor acesso para a comunidade do Rio Burati. Muito obrigado presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. A assessora Tais já foi solicitar aqui para um né que a gente possa dar segmento aqui ó. Com a palavra então o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, eu quero me manifestar favorável ao requerimento do meu colega vereador Amarante porque nós estivemos dialogando por inúmeras vezes com o CSG. A CSG tem feito um bom trabalho isso nós temos que reconhecer sendo recebido na maior parte das vezes nos ouvido, acolhida as nossas demandas, mas este caso do acesso das comunidades de Linha Alencastro, Burati, Monte Bérico não teve um retorno. Nós fizemos um movimento – a Câmara de Vereadores, a comunidade – e estamos aguardando o desfecho e é muito salutar de referendar isso vereador Amarante porque nós precisamos sim um retorno. Quando foi lançado aquele vídeo institucional na CIC de Caxias gerou uma preocupação gigantesca nas pessoas que viram aquele vídeo. E a gente sabe que um dos problemas crônicos não só da nossa cidade, mas da são os acessos né vereador Tadeu. Então a gente tem um histórico muito preocupante alguma coisa foi incluído no pacote do pedagiamento e outros não então agora é hora de nós estarmos atentos, nós buscarmos o diálogo e também cobrar da concessionária para que atenda algumas demandas; se ela não atender buscar junto ao poder executivo que também deve participar deve intervir no processo e também se precisava vereador Amarante cobrar o governo do estado que foi que fez a concessão e ele tem uma responsabilidade social sobre o fato. Então é importante dizer isso. Sim, voto favorável esperamos que o Ricardo Peres venha o quanto antes e que nesta vinda este parlamento traga boas notícias sobre a nossa solicitação. Parabéns por tu ser um defensor efusivo das obras do pedagiamento; ali aconteceu lembro desde 2021 Amarante quando nós assumimos que uma das primeiras bandeiras que tu assumiu foi essa questão do pedágio e eu estive contigo 99% dos atos e é isso aí vamos seguir na luta. Obrigado senhor presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Roque Severgnini.
VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente e senhores vereadores, acho importante o requerimento do vereador Amarante para nós continuarmos debater a necessidade das comunidades do Alencastro, Santo Inácio aqui, da comunidade de Rio Burati porque nós estamos observando que ali está se suprimindo os retornos as travessias na pista. Entendemos que a duplicação da RST-453 ela é de suma importância não só para o desenvolvimento de Farroupilha, mas para o desenvolvimento da região também; a nossa região precisa de vias duplicadas, precisa de infraestrutura adequada porque nós estamos numa região empreendedora, uma região de empresas, uma região de desenvolvimento, mas que também tem uma agricultura que depende das nossas rodovias. E nesse caso específico a RST-453 ela corta as comunidades ao meio – tanto do Santo Inácio, Alencastro, como a de da comunidade de Rio Burati – e nós precisamos que a concessionária atenda essa demanda dos moradores para que venha fazer esses retornos e possa preservar esses acessos que as comunidades têm hoje. Então é importante que venha para essa Casa nos dar uma resposta daquelas demandas que nós encaminhamos a poucos dias atrás que é fruto de reuniões feitas com a comunidade do Rio Burati e com a comunidade de Alencastro pedindo então a interferência desses vereadores para que a gente possa resolver essa questão. Então nós concordamos com o requerimento do vereador e pedimos que seja votado e que realmente essa Casa seja atendida nesse pleito. Obrigado.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Roque Severgnini. A palavra está com o vereador Gilberto do Amarante, espaço de liderança.
VER. GILBERTO DO AMARANTE: Obrigado presidente, porque antes devido o ruído aí estava dando um umas conexão, mas tudo certo. Eu quero dizer que a gente vai aproveitar do representante aqui da CSG para a gente fazer algumas cobranças, por exemplo, a entrega desta duplicação da RST-453 para o início de 2026 como está no contrato. Que eu vejo sim a CSG fazendo um esforço para manter em dias em dia as nossas estradas aqui tanto a RSC-122 quanto a RST-453 mantendo com agilidade, fazendo obras de preservação, mas até agora a gente não viu ainda o início das obras de ampliação de obra Jorge de infraestrutura da qual está neste contrato. E eu entendo que isso é demorado para fazer, mas volto a dizer a minha eu acho que assim como de todos os vereadores a nossa indagação é para que se cumpra o contrato e esta primeira etapa fique pronto para início de 2026 para que não atrase as outras obras previstas, por exemplo, obras de passarela na 122 que eu acho que aqui acho não no município de Farroupilha está em contratos são sete passarelas. E claro que aí vem um debate de todos os acessos e com certeza todas as comunidades do nosso município de Farroupilha está muito atento e querendo essas obras de ampliação da qual é muito falado aqui nesta Casa muito falada pelos munícipes e pelos gestores de uma forma geral do nosso município. Então a gente precisa estamos pagando o pedágio de uma forma que é em quietude porque é um pedágio caro queremos o retorno disso; queremos o retorno o mais rápido possível porque haja vista que tem acontecido acidentes, atropelamentos que às vezes são inevitável pela quantidade de trafegabilidade de automóvel no nosso dia a dia. E claro o município ele é numa forma de um Y aqui em nossa cidade iniciando, ou seja, aqui na frente da Tramontina dando aí como se abrisse os braços com a RST-453 e a RSC-122 das quais vão receber obras, são as primeiras estradas aí essa receber melhorias e a duplicação como um todo e depois as obras complementares. Muito obrigado presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Jorge Cenci.
VER. JORGE CENCI: Senhor presidente, colegas vereadores, cumprimento a todos que aqui também nos acompanham através da TV Serra. Eu acho que é bem importante esse requerimento tendo em vista que ele é um complemento ou uma sequência de vários passos que nós estamos fazendo junto com as comunidades né. Inicialmente tivemos uma reunião na própria concessionária posteriormente foram feitas mais duas reuniões com as comunidades solicitando que as comunidades trouxessem para nós algumas propostas né e nós então tivemos a oportunidade né, a última reunião na própria concessionária, de levar as sugestões que as comunidades trouxeram para a gente. Então acho que isso também é importante. E é importante também né trazer e levar para a comunidade que todas as propostas elas têm o aval desta Câmara de Vereadores, de todos os vereadores, então eu vejo que é importante trazer sim né o senhor Ricardo né que é o diretor executivo da empresa da concessionária até para também saber se alguma daquelas propostas que nós levamos em nome da comunidade elas poderão ou serão contempladas né e além do mais entender ou saber como andam as melhorias e várias ações que a própria concessionária tem a responsabilidade de fazer né tipo as passarelas, por exemplo né; sabemos que tem uma passarela lá na linha no Rio Burati que tá proposta, uma ali no Km 61 da 122 que infelizmente agora na última semana teve um óbito né referente a travessia que é de sério risco em si atravessar no local. Então saber como anda isso quando vai ser colocado quando se dará suporte para que a população/as pessoas possam atravessar e circular com uma tranquilidade. Além disso também já cobrar e concordo sim que nós temos que fazer alguma cobrança, por exemplo, a Santa ali naquela região no final da tarde principalmente é praticamente impossível trafegar com tranquilidade. E quando vai começar então a elevada, a dita elevada. Então eu acho que é este também o nosso o nosso dever né vereador. Eu acho que é por aí o caminho trazê-lo para que nós façamos né ou tentemos buscar dele em que pé está o que nós levamos, mas também fazer alguns questionamentos tendo em vista que o município precisa de avanços; as duas vias as duas rodovias tantas 122 quanto a 453 precisam de melhorias então acho que é esse é o caminho. E sem dúvida nenhuma é importante o requerimento. Obrigado vereador. Obrigado a todos.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Jorge Cenci. E a palavra está à disposição dos senhores vereadores. Se nenhum vereador quiser fazer mais uso da palavra colocamos em votação requerimento nº 29/2024. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os senhores vereadores. Está encerrado o espaço de requerimentos.
MOÇÕES
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Não há moções. E passamos ao espaço de comunicação de liderança pelo tempo de 3 minutos para manifestações sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.
ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA
PRES. DAVI DE ALMEIDA: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Com a palavra o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, eu quero usar esses três minutos para falar das ações da bancada. Eu quero comunicar que amanhã estaremos eu e o vereador Amarante juntamente com o diretor do Colégio Estadual Farroupilha Vandré Fardin numa agenda intermediada pelo deputado estadual Pepe Vargas com a secretária de educação do estado Raquel Teixeira para tratar do problema da rede elétrica que é algo que há tempos eu venho falando; nada avançou, nada evoluiu e na última semana eu me manifestei preocupado com o que pode acontecer. Então nós vamos mais uma vez in loco até Porto Alegre cobrar ações não palavras, palavras temos de monte e isso nos preocupa pois nós estamos falando de vidas. Então lamento essa questão. Outro fato também importante que o vereador Amarante, eu e o vereador Felipe e vários vereadores se envolveram e hoje nós vimos pela imprensa que está sendo instalado um guard-rail lá na 813. É uma novela sem fim dá para, mas tá acontecendo isso que importa né. Quero cumprimentar o David da Silva que tá aqui conosco também. E por fim quero falar de uma visita que eu fiz hoje no centro de atendimento integral Odete Zanfeliz ali no bairro São Roque – CAI; eu fui fazer uma visita e constatei inúmeros problemas. Problemas principalmente estruturais, mas um deles chamou muita atenção e eu queria pedir encarecidamente para o líder do governo vereador Calebe; segundo relatos que eu recebi faz mais de um mês que tá tendo vazamento de gás e eu constatei o cheiro e até agora a secretaria de educação não mandou alguém para ir lá trocar a mangueira ou fazer a manutenção. Ou seja perigo. Não é nem mais nem menos é só ir lá e conversar com as pessoas que lá trabalham que elas farão esse relato. E além disso nós temos inúmeros problemas como, por exemplo, a questão de vários pontos com infiltração onde que alaga entra na salas de aula, por exemplo, a sala de informática – inclusive danificou o computadores por conta da infiltração -, banheiro dos professores quando chove mais ou menos tem que entrar com guarda-chuva. Então é preciso um olhar para a educação. Por isso que eu volto a dizer aquele papo de índice é papo furado não tá sendo feito o feijão com arroz. E muitas das aberturas das janelas elas têm o problema ou elas não abre ou elas não fecham. Então tem que fazer uma reforma geral e também há uma necessidade de pontos de ventilação e se espera o ar condicionado que parece que foi comprado, mas até agora não chegou. Obrigado senhor presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Juliano Baumgarten. A palavra está à disposição do líder de bancada. Com a palavra o vereador Gilberto do Amarante.
VER. GILBERTO DO AMARANTE: Quero aproveitar presidente para falar primeiro do guard-rail que tá sendo colocado aí na 813 próximo do km 4; que na verdade a gente pediu sim guard-rail aonde em alguns momentos a gente teve aí algumas falas aferpadas [sic] junto ao secretário; mas tem uma coisa que a gente pediu mais um complemento. nós pedimos o secretário de infraestrutura do estado a gente pediu também um redutor de velocidade porque somente o guard-rail se é um caminhão de grande porte ou mesmo um carro pequeno daqui a pouco não vai ser o suficiente para segurar este veículo nas constância que a gente já viu os acidentes. Então a gente pediu lá também Felipe Maioli um redutor de velocidade naquela ocasião do qual nós continuamos a referendar esta requisição esse pedido. Também quero dizer que a gente que eu vou estar junto com o vereador Juliano junto a secretária da educação amanhã e também eu falei com a secretária Luciana hoje porque na outra ocasião que a gente esteve com a secretária de educação do estado nós encaminhamos além da subestação do Colégio Estadual nós encaminhamos para que a secretária do estado providenciasse um projeto; um projeto muito simples que é uma cobertura na escola Vivi Maggioni do qual este valor é uma contrapartida da empresa Arcare para fazer, ou seja, o dinheiro está em caixa né. Está em caixa do município é somente um projeto. Eu vejo que muitas escolas estaduais/municipais lutam às vezes para buscar R$ 100.000,00 e nós temos ali em torno de R$ 300/400.000,00 para fazer uso para essa cobertura. Então é uma questão somente de dar continuidade e cobrar este projeto do qual já fizemos aí a 7/8 meses atrás e devido as enchentes a gente não fez aquela cobrança mais iminente, mas agora é o momento de fazer. É um simples projeto não estamos pedindo dinheiro para o Estado somente um projeto. Claro que nesse tanto o município também tem que requerer porque lá são alunos e pessoas, enfim, pais que levam seus filhos numa escola do município de Farroupilha então a gente tem que trabalhar em conjunto que já estamos no quarto ano eu acho que se passou lá em torno de seis meses oito meses do governo Claiton, mas claro era para se encaminhar agora e até agora a gente não viu ainda um resultado. E aí tem que ter uma integração entre estado e município. muito obrigado senhor presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Gilberto do Amarante. A palavra está com vereador Calebe Coelho.
VER. CALEBE COELHO: A secretária então me passou que amanhã mesmo já vai pedir para fazer os testes lá tá vereador para deixar em ordem. Ela disse que é feito periodicamente os testes de estanqueidade né, mas pode ter acontecido alguma coisa então amanhã já vai ser encaminhado. Também gostaria de falar com relação estive falando com a senhora Neuza Molon esses dias e a senhora Neuza Molon foi informado então que seria colocado os guard-rails lá na sua propriedade e ela foi de forma muito delicada meio que intimidada por uma pessoa ligada ao secretário Juvir Costella dizendo que essa pessoa é que ia fazer o conserto após tanto tempo de pedido, que ela que ia dar um jeito; ela não tá dando jeito nenhum quem tá dando jeito foi as pessoas que estão ali batendo enchendo o saco para ver se o governo faz alguma coisa. Também tive a oportunidade de ver em Pinto Bandeira numa ocasião logo depois que foi construída a ponte o secretário Juvir Costella batendo no peito falando bem da ponte como se o governo do estado tivesse feito muita coisa; não fez nada. Então espero que esse assunto do guard-rail seja feito da melhor maneira possível sem muito estardalhaço, sem querer faturar em cima porque esse guard-rail não tá vindo como um presente tá vindo como uma coisa que tá atrasada há muito tempo e já devia ter feito. Façam bem feito, quietinhos e sem muito estardalhaço. Obrigado
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Obrigado vereador Calebe Coelho. A palavra está à disposição do líder de bancada. Está encerrado o espaço de liderança. Passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de 2 minutos para falar de ações do seu gabinete ou assunto de interesse coletivo.
ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL
PRES. DAVI DE ALMEIDA: A palavra está à disposição dos senhores vereadores. A palavra está com o vereador Juliano Baumgarten.
VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente, tem laranja caindo para tudo que é lado dá um bom suco de laranja aí, grande dia para democracia. Mas o assunto que me leva é que o castelo ruíndo né está mostrando mais sinais que vem de dentro; sinal que mostra que as coisas não estão boas. A caixa misteriosa não cabe mais lá vamos ter que aumentar Gelson, tá faltando espaço físico. Hoje recebi um vídeo antes levavam trilho de trem agora tão levando em sacola em horário de expediente. Então algum momento breve nós vamos disponibilizar este vídeo. Mas também né quando o chefe não dá exemplo e mantém corruptos próximos é isso que acontece. Então os emissários do castelo que está ruindo mandam mais sinal e é fogo amigo tá. Só vou dar uma dica aí para deixarem fazer a reflexão. Por fim que bom vereador Calebe que o senhor me traz essa informação da secretária que eu acho que é importante mesmo e precisa sim um olhar atento para as crianças, a segurança. É algo que me preocupa muito porque o cheiro de gás estava forte. Eu conheço bem a estrutura do CAI Odete Zanfeliz, há uns 14 anos atrás eu fui estagiário da prefeitura e trabalhava num projeto de educação lá; muitas coisas desde lá para cá evoluíram, mas tem muitos problemas estruturais que se alastraram e precisam da verificação. Mas com certeza questão do gás é para ontem. Obrigado pelo retorno. Obrigado senhor presidente.
PRES. DAVI DE ALMEIDA: A palavra está à disposição dos vereadores. Está encerrado o espaço de explicação pessoal. Espaço do presidente pelo tempo de até 5 minutos.
ESPAÇO DO PRESIDENTE
PRES. DAVI DE ALMEIDA: Eu quero informar senhores, conforme todas as bancadas receberam nós temos hoje à noite aqui a senhora Iracema que vai fazer um trabalho junto à Universidade Uniasselvi então essa Casa está à disposição Iracema para que a gente possa ajudar nesse trabalho; creio que os vereadores também se quiser conversar entender os processos estamos todos a disposição. Também quero informar que a Câmara de vereadores esclarece ao público que nos assiste através do nosso canal do YouTube que durante o período eleitoral o espaço de comentários estará suspenso então. Desde já agradecemos a compreensão de todos e lembro a todos que os nossos canais da ouvidoria para sugestão, reclamações ou dúvidas eles estão abertos através do 54 WhatsApp 54-99920-1335 e o e-mail ouvidoria@camarafarroupilha.rs.gov.br (INAUDIVEL) durante o período eleitoral no YouTube. Encerrado o espaço do presidente. Nada mais a ser tratado nesta noite declaro encerrados os trabalhos da presente sessão. Uma boa noite a todos.
Davi André de Almeida
vereador presidente
Felipe Maioli
vereador 1º secretário
OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.