Parlamento Regional buscará atualização da tabela SUS
O Parlamento Regional esteve reunido na tarde desta terça-feira em Caxias do Sul, elegendo sua mesa diretora para o ano de 2019, por unanimidade a gestão do grupo está a cargo da vereadora Patrícia Camassola Thomé, de São Marcos, tendo como seu vice, o vereador presidente de Farroupilha, Sandro Trevisan e Samuel de Barros Dias, de Flores da Cunha como secretário.
Junto aos vereadores o diretor do Hospital Pompéia, Gilberto Uebel e a assessora de planejamento do Hospital São Carlos, Sandra de Bortoli apresentaram a realidade das entidades de saúde quanto aos procedimentos de alta complexidade. O hospital caxiense atualmente é a única referencia, para 49 municípios, nesse tipo de atendimento, porém o mesmo trabalha com capacidade máxima. Já o São Carlos pode ser uma opção de descentralização desse serviço, mas haveria a necessidade de um suporte financeiro maior por parte do Governo Federal.
Esse suporte pode ser suprido com o aumento o teto de valores MAC – Federal (Média e Alta Complexidade). A atualização da tabela, segundo os técnicos, é a principal mudança para a diminuição das filas de traumato-ortopedia que hoje chegam a cerca de 2 mil pessoas. A mudança de valores garantiria a habilitação de mais instituições de saúde sem onerar a saúde financeira dos hospitais.
Os vereadores presentes estão dispostos a criar uma Comissão Mista entre Parlamentares e técnicos de saúde tendo como objetivos expandir o assunto em um Fórum regional com outras representações públicas, garantindo recursos paliativos e valores mais adequados na tabela federal.